quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Importante notícia

O jornal SPORTING anunciou ontem que o andebol e o futsal do Clube vão passar a ser patrocinados pela Caixa Geral de Depósitos, podendo o patrocínio estender-se ao atletismo.
Esperemos pelos frutos deste ambicioso "sponsoring" (desculpem lá, mas é assim que lhe chamam) e apoiemos decididamente o tão desejado reforço das modalidades.

segunda-feira, fevereiro 26, 2007

ASSOBIOS, NÃO !!!!!

Está tudo praticamente dito.
Todos nós já desabafámos. Cada um à sua maneira.
Olhando para trás, fica a sensação mais do que frustrante de se ter empatado um jogo que “era” de ganhar e que “tinha” que se ganhar.
Esta sensação justifica as reacções e palavras de desalento que se verificaram após o jogo, evidenciando a nossa mágoa e frustração.
Mágoa e frustração vividas e sentidas por causa do nosso profundo e orgulhoso sportinguismo.

Porém,

Nada justifica começar a assobiar a nossa equipa – ou certos jogadores – pouco depois do início do jogo.
ASSIM, NÃO !!!!!!!!
ENQUANTO MASSA ASSOCIATIVA, TEMOS QUE SABER DIMENSIONAR A NOSSA POSTURA À MEDIDA DA JUVENTUDE DA EQUIPA !!!! (...E QUEM NÃO SOUBER, QUE APRENDA...)

Por isso, o sinal certo deu-o a direcção da SAD, pelas pessoas do Presidente e Vice-Presidente, Drs. Filipe Soares Franco e Ribeiro Telles, ao estarem presentes em Alcochete, logo no primeiro treino matinal após o insucesso da noite anterior, estendendo pessoalmente a mão à equipa técnica e aos jogadores.
Para eles o meu aplauso !

Convocatória

O NQC71 tem dois postadores que se formaram muito recentemente - o Rui Pedro, em engenharia, e o Bernardo, em gestão de empresas. Estes meninos que, ainda há bem pouco, iam pela nossa mão ao futebol, a quem ensinámos com tanto desvelo a amar a camisola do leão, são agora dois homens a sério, de curso feito, prontos para enfrentar os desafios da vida. Como na 4ª feira o SPORTING joga com a chamada equipa dos doutores, vamos homenagear os nossos recém licenciados, num lanche caprichado a decorrer no Pomar de Alvalade, a partir das 17,30 horas. Com o SPORTING no coração, vamos dar um abraço a estes jovens que se vão agora atirar (como leões...) à vida profissional. E, já agora, fazendo votos para que, arrumadas as últimas cadeiras, passem a ser mais assíduos no NQC71. Esta maneira (mais uma) que encontrámos de exprimir o amor pelo SPORTING que a todos nos vai na alma, precisa da colaboração deles. Vamos a isso...

Granda Treta!

Permitam-me uma análise simplista do jogo de Sexta-Feira:
Em vez de uma equipa que faz "caça" à baliza do adversário, onde o mais leigo nestes assuntos como eu, denota um movimento do todo e de cada um individualmente em constante ataque e com ganas de chegar lá à frente, vimos uma equipa a jogar atrás... a perder tempo e mais tempo... sem um objectivo... sem saber o que fazer e por fim a passar a bola ao guarda redes...
Uma equipa letárgica e anémica, foi o que eu vi.
Causas... não faço puto ideia. Sei que já vi a nossa equipa a jogar como deve ser e não consta que tenha havido noitada de copos na noite anterior, portanto não me parece que a causa esteja nos jogadores.
O Paulo Bento é um óptimo profissional - um dos melhores activos do Sporting. Sabe o que anda a fazer e está bem entrosado com o plantel. Tem dado tudo de si e é ele que nos faz acreditar que temos capacidades para sermos os melhores. Agora.... a falta de animosidade e de propósitos concretos que a equipa demonstrou, a meu ver, é sua responsabilidade. Qualquer coisa falhou do lado do Paulo Bento.

sábado, fevereiro 24, 2007

O momento leonino

Não é por acaso que o SPORTING de Paulo Bento, versão 2006-2007, consegue melhores resultados fora do que em casa. O estilo de jogo da equipa e as armas de que dispõe no meio campo e na transição para o ataque dão-se pessimamente com um adversário a jogar sempre atrás da bola e a defender logo à saída da sua área. O nosso jogo perde velocidade, tornando-se mais evidente do que nunca a falta de extremos, que constitui uma das pechas do plantel. Enquanto nos jogos fora o domínio de bola se traduz em jogo e em oportunidades de golo, em casa significa... pólvora seca! Foi isto que (mais uma vez) aconteceu ontem em Alvalade.
Tal como revelam as mudanças que foram tentadas na segunda parte, o nosso treinador está bem consciente deste problema e ele, melhor do que ninguém, poderá tentar resolvê-lo. Em grande parte, estas debilidades têm como explicação a juventude dos nossos jogadores. Os jovens que estamos a lançar representam a matriz da equipa. O SPORTING tem hoje uma equipa de miúdos com alguns consagrados (Ricardo, Caneira, Polga, Liedson) e não uma equipa de consagrados com alguns miúdos. O que é bem diferente.
Foi este o caminho que escolhemos e é este que teremos de trilhar. Por mim, acho uma opção correcta que, para além do mais, foi anunciada e está assumida. Ainda que não concordasse com ela, não julgaria legítimo pô-la em causa a meio da época. O título ficou mais longe? Claro que sim - mas os grandes generais não querem ganhar, querem é combater. Assim se devem comportar os leões que estamos a formar como profissionais de futebol. É essa, para além do mais, a marca da casa e o sentido que há um século o ideal sportinguista trouxe à sociedade portuguesa - competir com elevação, com honra e com compostura. Precisamente aquilo que leva Leonor Pinhão, com um desprezo que só revela complexo de inferioridade e até inveja, a dizer que somos um clube "chique"...
Façamos, pois, votos para que Paulo Bento consiga limitar os danos deste empate, restituindo o moral às tropas e mobilizando a equipa para o jogo de quarta-feira com a Académica. Como já se devem ter apercebido, é o jogo mais importante da época...

Declaração de apoio

Desenvolverei o tema muito em breve, mas gostava de deixar aqui dito, neste exacto momento, o seguinte: na minha opinião, Paulo Bento é o melhor treinador que o Sporting pode ter neste momento.
Toda a crítica é legítima. Mas devem evitar-se, devem evitar-se sempre, as injustiças.

Frustração

Em futebol não há certezas absolutas - é uma das coisas que o torna mais fascinante. Mas é verdade que o empate desta noite com o Desportivo das Aves é um contributo fortíssimo para a ideia da impossibilidade em chegar ao título. Mais do que o resultado, e é muito negativo empatar em casa com o último classificado, é a pobre exibição produzida que deixa de forma muito nítida aquela sensação no ar.
Hoje à noite era preciso «comer relva» para ganhar o jogo e, com raras excepções, isso não sucedeu. Ao contrário de há uma semana, em Paços de Ferreira, em que apesar de um resultado menos positivo a exibição tornava legítima a esperança, a saída de Alvalade esta noite foi francamente descoroçoante para os adeptos leoninos. E a equipa não pode ter deixado de sentir profundamente este resultado, de um ponto de vista anímico.
Escrevi-o esta semana, antes do jogo, que considerava absolutamente fulcral a conquista dos nove pontos em disputa nos três jogos que antecediam a nossa ida ao Dragão. Falhámos o primeiro obstáculo, porventura o mais fácil dos três. Espero - oh, como espero! - ter-me enganado naquela análise, mas temo bem que não.
Não se pode, é certo, atirar a toalha ao chão. Não faz parte dos hábitos do Sporting e bem fazem os responsáveis do NQC em lembrá-lo. Há que lutar, jogo a jogo, para manter acesa a chama. E há, em todo o caso, ainda muito que está em jogo até ao final do campeonato.
Termino como comecei: em futebol não há certezas absolutas. Mas continua a haver momentos muito dolorosos, como o desta sexta-feira à noite. Mas a luta, essa tem de continuar!

sexta-feira, fevereiro 23, 2007

Paris

A antiga Lutetia Parisiorum é hoje uma das maiores cidades da Europa e do Mundo. Capital do bom gosto, do requinte e da elegância. Palco, em várias eras, de combates decisivos pela democracia e a liberdade. Cidade de história, de cultura, de arte e de amor. Chamam-lhe até cidade-luz... Paris, je t'aime!

quinta-feira, fevereiro 22, 2007

Europa

O futebol português está de parabéns. O Sporting de Braga continua na Taça UEFA.

Festa na terra do drácula

Mircea Rednic (conhecido nos círculos íntimos como Conde Drácula) prepara hoje um festím nos confins da trânsilvania!
            • Entrada:
              Pézinhos de Miccoli
            • Prato principal de peixe:
              petit sarrafeiro no espeto
            • Prato principal de carne:
              cabeça de simão em bandeja de talhante
Aproveito para desejar ao Sr. Conde um feliz repasto, uma mão cheia de Rennies e boa literatura de latrina para ajudar a digestão de tão inergumes vermes.

Bem haja quem livra a humanidade desta praga lampiona.

Apelo

Verifico que o NQ Amigo PLA tem andado ausente deste seu blogue. E que falta fazem os textos do PLA! Inspirados, contundentes, polémicos e com um sentido de humor muito especial - ou seja, exactamente o registo que é próprio desta forma de comunicar. Faço, por isso, um apelo à retoma da sua intervenção. Em nome do NQC71 e, se me é permitido, em nome do SPORTING!

Curiosa resposta...

Entrevistado ontem por Judite de Sousa, o Procurador-Geral da República, tendo-lhe sido perguntado se o processo "Apito Dourado" se dirigia contra Pinto da Costa, respondeu que não se dirigia contra ninguém em especial. Nem contra Pinto da Costa, nem contra o sr. major, nem contra o presidente do Benfica. Curiosa resposta...

quarta-feira, fevereiro 21, 2007

Convocatória

Convocatória NQC para 6ª feira (operação Desportivo das Aves): concentração sr. Carlos, às 16,30 horas. PB, se o avião atrasar, salta de pára-quedas... Todos a Alvalade! Rumo ao título!

Marquês de Pombal

Ao passar pela Rotunda, espreitei para o túnel que se encontra prestes a ser inaugurado e verifiquei com agrado que é todo revestido a verde. A somar ao verde dos prédios, ao verde da relva do Parque Eduardo VII e ao leão lá nas alturas, os símbolos do SPORTING vão ganhando força neste emblemático local da cidade, onde passou a ser moda comemorar os grandes feitos desportivos dos clubes da capital. Em Maio próximo, o cachecol que vamos colocar ao pescoço do circunspecto Marquês vai ficar ainda mais a condizer. Com as cores da Praça e com a alma de todos nós...

terça-feira, fevereiro 20, 2007

A defesa do milhafre

O pobre milhafre, NQCEM, é uma ave honrada, que não deve ser confundida com águias pulguentas, galinhas ou outras aves de arribação.
Já lhe basta, coitada, que a tenham confundido com os açores (outra nobre ave de rapina) e que, à conta disso, as belas ilhas dos Açores não sejam hoje as belas ilhas dos Milhafres.
Aquele pobre milhafre que um mecânico alentejano com óbvios sintomas de profundo atraso mental passeia pela esterqueira, tentando fazê-lo passar por águia, perante a ululante ralé lampiona, não merecia esse tratamento.
Ao milhafre o que é do milhafre. À galinha (de Carnide) o que é da galinha!

O milhafre que se cuide


Esta foto, tirada logo a seguir ao jogo do Benfica-Nacional foi a gota que fez transbordar o copo de água e deixar os nervos à flor da pele. Vejam o estado em que a pequena rosinha ficou!! O milhafre que se cuide. O seu voo desengonçado está na mira! E a fera sportinguista anda à solta!

segunda-feira, fevereiro 19, 2007

Os cês pelos bês

Acabou o Belenenses- Académica.
De Salzburgo a Belém vai um longo caminho, mas um bostinha é sempre um bostinha.

Retalhos do nacional-benfiquismo

1. O segundo golo do Benfica ontem, na Madeira, foi obtido num lance iniciado com uma falta de Micolli sobre Patacas. O que é completamente ignorado pelos jornais desportivos de hoje, com a honrosa excepção do Jogo.

2. O mal-cheiroso Bonzinho, conhecido lambe-botas a soldo do benfiquismo em geral, e de Vieira em particular, na sua putrefacta escrita nas páginas emporcalhadas da outrora Bíblia, lembra os tempos em que os árbitros conviviam com os dirigentes do FC Porto a seu bel-prazer e diz esperar que os tempos tenham mudado. Como se ele não soubesse que mudaram e que, agora, os almoços são outros, mais encarnados chamemos-lhe assim.

3. A forma como o narrador da Sport TV (Miguel Prates) relatou os golos do Benfica não engana ninguém, parecia que tinha sido um golo da selecção nacional na final de um Campeonato do Mundo. Ontem, o homem veio-se duas vezes. Nada mal para os tempos que correm...

domingo, fevereiro 18, 2007

Cosa Nostra

Terminou há pouco na lusitana Sícilia uma cimeira da Camorra. Ganharam os encarnados. Fabrízio, dito a ratazana, decidiu.

Objectivo: 9 pontos nos próximos 3 jogos

Este Paços de Ferreira deve ter uma protecção divina qualquer quando joga com o Sporting. O jogo de ontem da equipa de Paulo Bento merecia claramente outro resultado (terceiro empate consecutivo fora de casa, sendo que em dois deles a equipa esteve a ganhar e sofreu o golo do empate).
Ficou a exibição, a dar a entender que o período menos positivo de depois da pausa natalícia está superado ou em vias de superação. Há que olhar em frente e com confiança.
Penso que é absolutamente crucial somar os nove pontos em disputa nos próximos três jogos (Aves e Amadora, em casa, União de Leiria, fora) para entrar no relvado do Dragão olhos-nos-olhos e poder aí carimbar, de uma vez por todas, uma forte candidatura ao título.
Há que acreditar, e os últimos sinais dão, apesar do empate de ontem, confiança. E há que apoiar muito a nossa jovem equipa, a começar por sexta-feira, na recepção ao Desportivo das Aves

Continuamos na corrida!...

Falhámos a vitória, deixámos de depender de nós próprios e corremos o risco de ver o inimigo regressar ao segundo lugar. A verdade, contudo, é que o SPORTING fez em Paços de Ferreira uma bela exibição e só por grande infelicidade não chegou à vitória, numa partida de futebol muito bem disputada. Assim sendo, a confiança na equipa tem de se manter. Tudo o justifica. Aconteça o que acontecer daqui a pouco na Madeira, no jogo entre os clubes do sr. Alves e do sr. Vieira (dois dos grandes regeneradores do futebol português...), é preciso contar com o SPORTING. Continuamos na corrida!...

sábado, fevereiro 17, 2007

Em Paços

É há, além do mais, um resultado batoteiro para vingar...

A maré está a encher!...

Mais uma final, logo à noite em Paços de Ferreira. Senti claramente ao longo desta última semana que a equipa está confiante. A resposta muito bem dada pelo treinador a José Peseiro contribui para reforçar esse sentimento. Paulo Bento disse exactamente o que deve dizer um líder e disse-o na altura certa. Na Mata Real, espero, por tudo isso, um SPORTING ambicioso, conquistador, lutador do primeiro ao último minuto. Concentrado e competitivo. Capaz de dar corpo a esta enorme esperança. Vamos a isto, leões. A maré está a encher!...

sexta-feira, fevereiro 16, 2007

BATOTA - As "carecas" cada vez mais à mostra...

O post "BATOTA - Postura que vem de longe...", que escrevi neste nosso Blog às 12.39 horas do dia 9 de Fevereiro de 2007, terminava, dizendo "Aguardemos as cenas dos próximos capítulos, em nome da tão apregoada regeneração do futebol português........."

Confesso que me não passou pela cabeça (embora encanecido pelo tempo, ainda tem bastante cabelo...) que a tão breve trecho (passou só uma semaninha...) viesse de novo a terreiro referir mais um episódio desta saga de cariz capilar. Assim, lê-se na edição electrónica do jornal O JOGO, de hoje, reproduzida na página 39 da edição em papel, o seguinte:


"Benfiquista Paulo Barata com antidoping positivo

Resultado da análise ao jogador do Benfica acusou o mascarante sinasteride e a contra-análise confirmou a ingestão dessa substância

O jogador de râguebi do Benfica Paulo Barata, antigo internacional "sevens", acusou o mascarante sinasteride, substância confirmada com a contra-análise realizada a 30 de Janeiro, revelou ontem à Agência Lusa o director do Laboratório de Análises e Dopagem. Luís Horta explicou que a análise ao jogador detectou "o agente que vai poder mascarar a utilização de determinadas substâncias do grupo dos anabolisantes".
O director do Laboratório de Análises e Dopagem avançou ainda que este é o primeiro caso de doping de 2007, uma vez que o jogador foi controlado a 7 de Janeiro, após a vitória dos "encarnados" frente ao Técnico (31-16), em jogo a contar para a quarta jornada do campeonato nacional de honra de râguebi.
A substância em questão pode ser utilizada para casos de queda de cabelo, com o medicamento Propecia a ser o mais utilizado em Portugal para este tipo de problema, mas, de acordo com Luís Horta, o atleta "não solicitou a autorização para o recurso à terapêutica". No entanto, Luís Horta esclarece que mesmo que o pedido tivesse chegado ao CNAD (Conselho Nacional Antidopagem) teria sido recusado, uma vez que "nem em Portugal, nem a nível mundial é autorizado".
Luís Horta revelou ainda que a Federação Portuguesa de Râguebi já foi notificada do resultado da contra-análise e que será esta a dar conta do mesmo ao Benfica.
Com este, eleva-se para dois o número de casos de atletas do Benfica a acusarem a presença do mascarante sinasteride, depois da contra-análise do "capitão" da equipa de basquetebol António Tavares ter confirmado a presença da mesma substância.
No dia em que o caso de António Tavares foi conhecido, o Benfica defendeu o atleta, avançando que foi "o responsável clínico da equipa que sancionou a utilização de um medicamento contra a queda do cabelo, sem saber que o produto fora incluído na lista de substâncias proibidas".


Como eu os compreendo... Com todo o respeito pelos carentes capilares e como se vê pelas fotos comparativas aqui ao lado, fica-se muito mais jeitozinho com o alto da tola fornecido do que com ele descascado...
A verdadeira realidade é secundária, o que interessa é a imagem... É que ali para Carnide até se trabalha com empresas desta especialidade, aquelas que ensinam a falar, evitando sons esquisitos, ensinam também a vestir a preceito, a usar os tiques e as expressões estereotipadamente adequadas e a ter as devidas poses para se parecer um verdadeiro senhor ! A parecer... Técnicas...

Mas pondo de lado o tom jocoso e brejeiro, convenhamos que isto é uma verdadeira VERGONHA !

Com toda a sinceridade, pergunto - Que credibilidade merecem uns sujeitos que "apregoam" a regeneração e mais não sei o quê, mas que, de facto, fazem uma BATOTA descarada que desvirtua a verdade desportiva ?????? Acontece no futebol, no basquetebol, no rugby, eu sei lá...
O despudor vai ao ponto de nos tentarem, depois, impingir descabeladas historietas de carecas em tratamento ! Mas nós somos parvos ou quê ????

E o que é mais grave ainda, é o vil recurso à tecnica da "vitimização" !
Coitadinhos, estão a ser perseguidos... como se a irrefutável prova das urinas conspurcadas não estivesse lá, evidenciando a triste, mas óbvia, realidade !

A este propósito, perorou o Sr. Fernando Tavares, vice presidente com o pelouro das actividades amadoras da agremiação em causa:
"É uma perseguição feita por um funcionário público, pago com dinheiros do erário público, com o Secretário de Estado a assistir". (in O JOGO, página 39)
Eu daqui digo a este senhor, que é exactamente por serem pagos com dinheiros do erário público que estes funcionários públicos tem o "especial dever público" de estarem atentos às poucas vergonhas que ocorrem na área das suas competências ! Apenas e tão só cumprem o seu mais elementar dever ! O que era grave era se, tendo irrefutavelmente acontecido a vigarice, como aconteceu, nada se fizesse e o Secretário de Estado se limitasse a assistir ! Isso é que era gravíssimo !
Como tudo seria diferente se, fiéis ao lema do "senhor chefe", que disse que o que era bom era ocupar lugares na Liga, eles controlassem também o controlo anti-doping... Percebem agora o verdadeiro alcance e objectivos daquele princípio de ter lugares na Liga ??? Pudessem eles...

QUE LHE NÃO DOAM AS MÃOS, SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO ! A SI A AOS SEUS SERVIÇOS !

Enfim, repito, e agora com mais fundadas expectativas - Aguardemos as cenas dos próximos capítulos...

Altura própria

Depois de rebentar o "caso João Pinto", o sr. Veiga, à saída do Tribunal, ameaçou "por a boca no trombone". Deu prazos curtos aos dirigentes do SPORTING para "contarem tudo". Ninguém contou nada, os prazos passaram, mas o castiço empresário manteve-se intrigantemente calado. Apesar de continuar a ser arguido, de se manter sujeito a uma caução anormalmente elevada e ainda não ter sido readmitido no clube do amigo Vieira, quanto às revelações surpreendentes, nada!
Agora, de um momento para o outro, anuncia que vai quebrar o silêncio. A charla está marcada para domingo à noite, na SIC. Percebe-se finalmente a razão de tanta espera. Veiga aguardou pela altura própria para falar - o Carnaval...

quarta-feira, fevereiro 14, 2007

Solidariedade

Sem merecer, sem brilho, sem nada, o slb lá conseguiu um golito ordinário, com que vai viajar até Bucareste.
Força, Dínamo! A corja não joga nada! Temos todas as condições para, em casa, dar a volta à eliminatória.
A trampa do benfiquita europeu não revelou estar à altura de seguir em frente na Taça UEFA!
A nossa solidariedade com o Dínamo. Para a semana, somos todos romenos!...

terça-feira, fevereiro 13, 2007

Alvalade

A FPF acaba de marcar o decisivo Portugal-Bélgica da qualificação para o Euro-2008, para Alvalade, a 24/3/2007. Não admira. O nosso querido Estádio transformou-se num talismã para a selecção nacional. No novo Alvalade, Portugal ganhou sempre e esse é exactamente o único resultado que interessa na partida frente aos belgas. Depois de alguns tropeções na fase inicial de disputa do grupo de apuramento, os escolhidos de Scolari não podem voltar a falhar.
Que melhor, então, do que escolher o palco fantástico de Alvalade, onde Portugal ganhou à Espanha e à Holanda em 2004, isto para não falar da impressionante vitória por 7-0 sobre a Rússia na caminhada para o Alemanha-2006?
O nosso querido Estádio, pela sua concepção, esmaga o visitante. O treinador espanhol e antigo técnico da galinha, José António Camacho, antes do decisivo Portugal-Espanha do Euro-2004, alertou os seus compatriotas para os perigos de jogar no Estádio do SPORTING. Disse-lhes mesmo que iriam jogar no "La Bombonera" portuguesa, comparando Alvalade ao estádio do Boca Juniors, em Buenos Aires, considerado o maior inferno do mundo para as equipas visitantes!
Lembro-me também de Beto, o nosso antigo defesa-central, contar que no inesquecível SPORTING-Newcastle da Taça UEFA em 2005 o chão até tremia.
Faço, pois, um apelo a todos os sportinguistas para que compareçam a esse jogo. Apoiando os onze jogadores das quinas que entrarem em campo - ou os dez se jogar esse tipinho que veio viver para Alvalade com 13 anos e cujo lugar certo, se um dia quiser regressar, é no fundo do fosso!

Académica na Taça

Dia 28 é preciso dar uma lição ao Tonico Bastos do futebol português!
Rumo ao Jamor, a luta continua!

segunda-feira, fevereiro 12, 2007

Ilha Verde

Escrevo este post da Ilha Verde, da maravilhosa ilha de bruma. Aqui a cem metros fica o café Sporting, do Sr. Fernando, um grande sportinguista que pintou o seu estabelecimento com as cores do nosso equipamento: calções pretos, camisa às listas verdes. Paragem obrigatória no Livramento.
Hoje à noite, a chuva cai lá fora e o meu irmão Carlos Ferreira prepara - já cheira...- uma «roupa velha», com os restos do cozido de ontem. Nem em casa me sinto tão em casa. A Ilha continua Verde e isso diz tudo.
Viva o Sporting!

domingo, fevereiro 11, 2007

Parabéns, Professor.

Completa hoje oitenta e seis anos de juventude (e outros tantos de sócio do SPORTING) o Professor Moniz Pereira, verdadeiro símbolo vivo das virtudes inigualáveis do sportinguismo. Quando, há meses, o NQC visitou a sede do Clube, o nosso anfitrião, dr. Ernesto Ferreira da Silva, mostrou-nos o gabinete de trabalho do Professor, confidenciando-nos que, apesar da sua idade, era o primeiro a chegar e o último a ir embora. Mais palavras para quê? Obrigado e parabéns, Sr. SPORTING!

Sonho e realidade

Esta noite houve um sonho. O velho campo repleto, com as bancadas a tocar no relvado, estava-se quase na Primavera, adeptos com as cores verde e branca invadiam pacificamente o terreno de jogo para saudar os jogadores leoninos. O ambiente era de festa, poucos os polícias e os seguranças. Golos de antologia, pelo menos um golo de antologia. Um dia perfeito. Ao acordar, o sonho quase se confundiu com a realidade. Um compromisso inalienável, e sobretudo uma forte e traiçoeira gripe, impediram que este ambiente idílico ficasse registado de forma mais consciente. Mas o sonho, que depois se estendeu do Lavradio até à Póvoa, tudo compensou. Apenas foi pena que na Tapadinha também não prosseguisse outro sonho. Mereciam-no. Há dias reconfortantes. Saudações leoninas.

Campus baptizado

Tarde de festa no Seixal! O caixa futebol campus recebeu ontem pela primeira vez a visita do SPORTING, em jogo a contar para o Campeonato Nacional de Juniores. Sentindo o peso do visitante, a lampionagem encheu as bancadas - ou seja, os montes de terra, erva e lama que ladeiam o recinto. Muito entusiasmados com o craque que foram buscar à China, os adeptos encarnados viveram uma tarde empolgante. Enquanto iam ouvindo pela rádio os golos do Lavradio, assistiram à vitória dos jovens leões por 1-0, resultado que relega o slb para o terceiro lugar na tabela, que não dá acesso à fase final. O novo Eusébio de olhos em bico não marcou, mas nem por isso o campus deixou de ser baptizado, com o golo do SPORTING, apontado por esse craque a sério, Adrien Silva, recentemente convocado para a selecção da Europa de sub-17! E, para completar a festa, o melhor em campo foi o lateral esquerdo dos leões, Tiago Pinto. Filho daquele a que eles chamavam o menino de oiro...

METAMORFOSES NA COR DO APITO???



Depois de ver as imagens do jogo da Póvoa, fica-me uma grande sensação de revolta pela forma miserável como um tal benquerença se exibiu em termos disciplinares!

Ainda o estou a ver, no ano passado, no Dragão, a olhar para a "molhada" de jogadores e escolher, cirurgicamente, o nosso Caneira para lhe mostar o 2º amarelo, seguido de expulsão... no Bessa, há dias, autoritariamente empinadinho, não teve qualquer escrúpulo na amostragem do 2º amarelo ao Alecsandro...

Porém, hoje, despudoradamente, deixou em campo o loiro Beto e o careca Luisão (deve estar quase a iniciar tratamento capilar contra a visível falta de cabelo...), ao não lhes mostrar o segundo amarelo em faltas mais do que óbvias para tal, a meio da 2ª parte ao primeiro, nos minutos finais a este último – as imagens não enganam, estão lá e basta olhar! Eu vi tais imagens e estou-me "borrifando" para o que os jornais e as televisões vão dizer (ou calar...) amanhã sobre estes lances ! Estou, ou, pelo menos, tento estar imune à manipulação...

Lá porque os de Carnide perderam não há que assobiar para o lado e fingir que se não deu por isso !
UMA VERGONHA ! UM NOJO ! SOBRETUDO QUANDO COMPARADAS ESTAS SITUAÇÕES COM OUTRAS SEMELHANTES !

Sob pena de entrar também na batota, o sujeito não pode exercer o poder que a posição de árbitro lhe confere para, arbitrariamente, expulsar quem entende e quem quer, sem qualquer respeito pelas regras instituídas, mas se calhar respeitando outros ditames !

Será que tanta dualidade de critérios significa que o cavalheiro teve medo de novos “poderes” emergentes e que os apitos estão a mudar de cor?

Não nos podemos distraír com os danos que a operação "Apito Dourado" está a causar ao "poderes" que estavam estabelecidos e pensar que tudo fica saneado, porque o vazio que com isso vai surgindo, pode estar a ser ocupado pelos referidos novos "poderes" emergentes! Atenção aos que falam em "regeneração", mas o que pretendem é "instalar-se" a partir dos cacos dos "poderes" destituídos ! NÃO A NOVOS PAPAS!!!!!!

À atenção de quem manda... e, muito particularmente, de quem está a investigar !

sábado, fevereiro 10, 2007

Os terríveis ventos da Póvoa soam assim (esta noite)

AHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

Registo

Declarações do engenheiro no final do jogo na Póvoa: "dar os parabéns ao Varzim, de alguma forma ganhou"; "o que correu mal, foi que perdemos".
La Palice não diria melhor. Ninguém pára o Benfica!...

Multidão no Lavradio

Mais do que os seis golos (belíssimos) no Lavradio, encantou-me ver o estádio cheio. Bravo SPORTING! Em terras do Barreiro, em que o teu nome sempre contou tanto, terra de Azevedo, de Albano e de tantos outros heróis do futebol português, é tão bonito que a tua presença tenha levado aquela multidão às bancadas do Alfredo da Silva, onde o nosso Manel se estreou. Aqueles que duvidam do SPORTING do povo, que olhem para esta demonstração de força. O SPORTING a sério está vivo!

BATOTA E ENTRUDO...


Num comunicado pseudo-esclarecedor sobre a tramóia do “doping” em cujas malhas caiu o atleta António Tavares, capitão da sua equipa de basquetebol, a direcção da agremiação de Carnide emitiu, às 19.06 horas do dia 9.2.2007, um comunicado de imprensa, onde se lê este naco de prosa:
“.........................
8) Contrariamente ao que foi veículado pela imprensa desportiva durante o dia de hoje, a substância em causa não é um produto dopante, entrando sim na categoria dos agentes ditos “mascarantes”.
.........................”

Quer dizer, a dúvida permanece e adensa-se... É que, a ter havido ingestão de produto dopante, este não se topa porque se “mascarou”...
....Sendo assim, está bem para a época... É que o Entrudo é já para a semana...

sexta-feira, fevereiro 09, 2007

ÚLTIMA HORA!!!


Depois de mais uma “caldeirada”, Orelhas passeia-se na praia da Costa da Caparica...

Hi...Hó

Hi...Hó

Na Póvoa, amanhã, para além de excelente areal também propício ao passeio, prevê-se trovoada da grossa...

BATOTA - Postura que vem de longe...


I

Com a devida vénia, transcrevo a notícia publicada na edição electrónica do jornal RECORD, datada de 9.2.2007, às 00.49 horas:

"António Tavares, jogador internacional do Benfica e capitão de equipa, acusou doping em dois controlos recentes, razão pela qual não tem sido utilizado, nas últimas partidas, pelo técnico Henrique Vieira.O rumor de que algo de errado se passava com o base encarnado já era conhecido há alguns dias (até porque não foi visto junto dos companheiros nas três partidas em que não alinhou), mas os responsáveis do conjunto da Luz apenas adiantavam que o assunto era “do foro médico”. Constava mesmo que estaria constipado.Ontem, através do vice-presidente Fernando Tavares, as águias confirmaram a verdadeira situação de António Tavares. “O jogador foi controlado a 8 de Dezembro de 2006, após o jogo com o Ginásio, na Figueira da Foz, e mais tarde, a 27 do mesmo mês, durante uma sessão de treino. O resultado foi positivo nas duas situações. A contra-análise foi efectuada na última segunda-feira, no CNAD. O Benfica, logo que seja informado do resultado, irá emitir um comunicado sobre o tema”, explicou Fernando Tavares.
Queda de cabelo
Embora o vice-presidente benfiquista se tenha recusado a prestar mais esclarecimentos – o atleta em causa esteve incontactável todo o dia –, Record sabe que na origem deste duplo resultado positivo pode estar um medicamento que Tavares terá utilizado, nos últimos meses, para evitar a queda de cabelo. Caso o resultado da contra-análise seja positivo, o jogador deverá ser suspenso vários meses."

...permitam-me um breve comentário - esta de ser para tratar da "careca" não lembrava ao "careca"...


II

Também com a devida vénia, passo a transcrever na íntegra uma crónica - Ainda o "doping". Quando começou a luta? - publicada no DIÁRIO DESPORTIVO de hoje e da autoria do Sr. Dr. Armando Rocha, que, se me não falha a memória, era o Director-geral dos Desportos à época em que ocorreu este edificante e elucidativo episódio:

"Já agora, volto ao tema para assinalar o início preciso da luta contra o flagelo do "doping", através de um mero ensaio. Não quisemos avançar nessa luta sem fazer uma "experimentação" no terreno...
Escolhemos a data da final da Taça de Portugal em futebol, de 1970, que teve lugar como era hábito, no Estádio Nacional. O Sport Lisboa e Benfica e o Sporting Clube de Portugal levaram ao Jamor uma enorme assistência a quem proporcionaram um excelente espectáculo. E foram eles o alvo desse ensaio anti-"doping".
O planeamento da acção foi feito na Infante Santo, debaixo de segredo absoluto. Apenas dela tiveram prévio conhecimento o próprio Director-geral dos Desportos, o inspector do futebol e o médico escalado para fazer a recolha do líquido orgânico.
Durante o intervalo do jogo, na tribuna presidencial, falei com os presidentes dos dois clubes, Drs. Borges Coutinho e Brás Medeiros, a quem expliquei o que se pretendia fazer e dei a garantia de que não haveria consequências quer para os atletas quer para os clubes se, eventualmente, viessem a ser detectadas substâncias interditas, nas análises laboratoriais.
Ambos os presidentes deram a sua aquiscência sem reservas e logo ali se sortearam os nomes dos 4 jogadores a controlar. De seguida, o inspector dos desportos desceu ao relvado e deu conta da acção programada aos "bancos" dos dois intervenientes no jogo.
Da parte do Sporting, o capitão Lobo da Costa não levantou o mínimo problema. Porém, da parte do Benfica, o "magriço" José Augusto, de uma forma correcta, aliás, recusou totalmente o controlo aos seus atletas...
Acrescento que os dois jogadores do Sporting, escolhidos para serem submetidos ao controlo, revelaram ausência de substâncias proíbidas...
Quanto à postura do Benfica ainda hoje estou para saber a causa da recusa! O José Augusto poderá explicar."

Perdemos o jogo por 3-1...e, como tinhamos sido campeões nesse ano, falhámos a "dobradinha"...
Tenho bem presente a tristeza com que nessa tarde abandonei o vale do Jamor... Triste, mas conformado... Eles tinham sido melhores, chegaram mesmo aos 3-0, minorado por um golo, creio que do Peres, quase ao findar do jogo, tinham corrido mais do que nós e chegavam sempre primeiro à bola... Pudera, hoje calculo porquê...


III

...Nos "entretantos", ele é a transferência atabalhoada dum tal defesa central, Ronaldo de seu nome, para o Besiktas da longínqua Turquia, com um certificado internacional "arranjado" às "três pancadas" e muito depressinha por causa das dúvidas..., ele é o caso Nuno Assis...


IV

Porém, tudo isto tem um nome - B A T O T A !

E continuo a trascrever:

"batota s.f. 1. Desrespeito das regras do jogo, sem que o outro ou outros jogadores se deem conta, com o objectivo de ganhar. ALDRABICE, TRAPAÇA. 2. Desrespeito ou não cumprimento de uma regra, um uso ou daquilo que se combinou previamente. 3. Jogo ilícito" (in "Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea" da Academia das Ciências de Lisboa, editado pela Editorial Verbo, 2001, página 501, 1º volume).

"batota s.f. (palavra entrada na língua portuguesa em 1871). 1 fraude em jogo; patota 2. qualquer forma de trapaça; falcatrua, maroteira" (in "Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa", editado pelo Círculo de Leitores, 2002, página 540, 1º volume)


V

Aguardemos as cenas dos próximos capítulos, em nome da tão apregoada regeneração do futebol português.........

Nanis Injustos ...


Portugal (em Sub 21) conquistou ontem o Torneio Vale do Tejo.

O menino nani (o presidiário do lado) foi considerado o melhor jogador do Torneio.

Segundo o Record de hoje (in pág. 27) o dito jogador “aproveitou o facto…para fazer um desabafo direccionado a Alvalade” – tendo proferido, entre outras, as seguintes afirmações:

“Estava a precisar de um incentivo…”

“…Penso que também estava a precisar de voltar a sentir o apoio dos adeptos e gostei bastante da forma como fui aplaudido aqui.”

Para além destas transcrições, ouvi em directo, via rádio, o mesmo rapazola vociferar algo como o seguinte: o grupo aqui é muito bom e o balneário é forte…

Então esse Animal que tudo deve ao Sporting, ao NQC que muito naturalmente se impunha ser o dele – com a particularidade de, naquele caso concreto, o ter retirado da sarjeta da qual, pelos vistos, nunca deveria ter saído – continua a destacar-se como o único jogador do plantel a manter uma postura sempre mal agradecida, deselegante e recorrentemente provocatória. Acrescendo a tudo a notoriedade das suas desastrosas (ultimas) exibições (ou, como já as caracterizou o NQJHS, propositadamente desastrosas)...

É inqualificável. É muito triste. É de “Símio”…

Para Carnide … E JÁ!

quinta-feira, fevereiro 08, 2007

Dias injustos

Gostava de manter o respeito pelo Dr. Dias da Cunha, ex-presidente do Sporting Clube de Portugal, embora depois do seu comportamento no período que antecedeu as últimas eleições no NQC seja difícil fazê-lo.
As suas declarações de hoje à Rádio Renascença caiem outra vez no domínio do lastimável.
O ex-presidente tem todo o direito à sua opinião e a expressá-la.
Mas o ataque pessoal que dirigiu a alguns dos nossos actuais dirigentes e, em particular, a Agostinho Abade, cuja dedicação ao Sporting é absolutamente indesmentível, é lamentável e profundamente injusto.
E é melhor ficar por aqui...

BUENO entrega 2000 euros aos IPOS de Lisboa e Coimbra



Na quinta-feira, dia 8 de Fevereiro, pelas 14h30, no auditório do Estádio José de Alvalade, a Roche e a Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) entregarão um cheque de 15 000 euros aos IPO’s de Lisboa, Porto e Coimbra. Esta iniciativa decorre no âmbito do lançamento do site http://www.infocancro.com/, apresentado no dia 2 de Fevereiro, durante o primeiro jogo da 17.ª jornada.
O encontro contará com o apoio de Carlos Bueno, jogador do Sporting, uma vez que foi o melhor marcador da jornada, com quatro golos, contribuindo desta forma com 2.000 euros para estas instituições. Estarão igualmente presentes, o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Hermínio Loureiro, o director médico da Roche, Prof. Tavares de Castro e os presidentes dos IPOs de Lisboa e Coimbra, Dr. Ricardo da Luz e Dr. Manuel António, respectivamente.


Já passa das 16.30H deste dia 8 de Fevereiro, e constou-me que o início desta cerimónia está muito atrasado, porque não param de chegar camions transportando os cheques correspondentes à prolífera produção das equipas, sobretudo a da casa, no jogo da 17ª jornada que teve lugar em Carnide, em frente ao Centro Comercial Colombo, na sexta-feira passada.
É só cheques, cheques e mais cheques... (...pois, foram os reforços de Janeiro...)

Agora percebo o NQJHS que se queixou, dizendo que o programa desta semana "Só Golos", que mostra todos os golos da jornada (mas só mesmo os golos...) e é transmitido pela SPORT TV, nunca mais acabava, tendo entrado pela noite dentro, até raiar a madrugada...

BUENO reconhece: "Houve falta no primeiro golo"



Bueno reconhece: «Houve falta no primeiro golo»
O avançado uruguaio Carlos Bueno reconheceu hoje que o primeiro dos quatro golos que «assinou» pelo Sporting no recente encontro com o Nacional da Madeira foi obtido de «forma ilegal».

«Sim, reconheço que fiz falta no lance, embora sem intenção. Tentei chegar mais longe que o adversário e admito que me tenha apoiado no jogador. O árbitro não viu bem o lance, o que acontece muitas vezes no futebol, não tenho culpa disso, e o importante é que a bola entrou», declaração de Bueno à Antena 1.
08-02-2007 12:50


POIS É MEUS CAROS... POR AQUI SE VÊ A DIMENSÃO ÉTICA DO SPORTING E DE QUEM O SERVE !

MAIS UM EXEMPLO, A JUNTAR A TANTOS OUTROS, PARA SE PERCEBER COMO É DIFERENTE O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL !

JANTAR NQC71 - 13 de Fevereiro

Venho lembrar a todos os NQC71 que, aquando da última jornada no Portela XXI, ficou aprazado o nosso próximo jantar para o dia 13 de Fevereiro, 3ª feira, em princípio no restaurante "O Galito", do nosso amigo sportinguista, Sr. Henrique.
Haverá que:
1. Confirmar as presenças.
2. Tratar do contacto para efeitos logísticos.

SAUDAÇÕES LEONINAS

Em tempo: Espero que o repasto post Pinhalnovense-SPORTING termine antes do início do jantar de 3ª feira, de forma a permitir que os NQAmigos possam estar todos presentes neste jantar...

Operação Pinhalnovense

Convocatória NQC71: O nosso amigo DM tem sete bilhetes para o Pinhalnovense (sábado, às 15,00 horas, no Estádio Alfredo da Silva, no Lavradio).
O próprio vai, este que assina também. O NQR (nosso querido rival) António Matos, grande admirador de Yannick Djaló, foi convidado.
Desistentes já anunciados, PB e Rui Pedro, Humberto e Lurdes, Madalena e Bernardo.
Importa saber: PCR confirma? PLA confirma? Rui Fernandes alinha?
Mesmo com esta equipa (DM, JHS, AM, PCR, PLA e RF) ainda temos um bilhete. Avanço uma sugestão: que tal o PLA convidar esse NQC de 1ª hora, Carlos Jordão? Completaria maravilhosamente (sem desprimor para os ausentes) um septeto de luxo para atacar o Lavradio. Diria mesmo que se trataria de um grupo com uma elevada propensão marginal para uma lancharada de truz na Outra Banda...

quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Onde é que já vi este filme?

Notícia da agência Lusa: «O encontro entre o Desportivo das Aves e o Benfica, da 20ª jornada da Liga portuguesa de futebol, agendada para 4 de Março, vai disputar-se no estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.»
Esta notícia faz lembrar o célebre Estoril- Benfica, peça decisiva da caminhada lampiona para o título, toda ela emporcalhada por vários destes episódios da mais tocante falsidade desportiva (para não lhe chamar outra coisa).
A Liga de Clubes tem de fazer algo para evitar estas situações, que, além de falsearem a verdade desportiva, constituem objectivamente situações de concorrência desleal.
Que se saiba, no início de cada época desportiva, a Liga envia comissões que verificam a aptidão dos recintos de cada clube - ou outro que ele indique - para acolher os jogos das competições profissionais. Ora, depois de aprovado, não é legítimo que um clube vá saltando de recinto, de acordo com as suas conveniências. Salvo motivo de força maior - por exemplo, a interdição do campo -, deve disputar no mesmo recinto, seja o seu, seja qualquer outro, todos os jogos na condição de visitado.
Esta é, obviamente, uma norma que tem de ser introduzida rapidamente nos regulamentos das competições profissionais. Em nome da verdade desportiva e da leal concorrência.

PS - E, para cortar cerce qualquer tentativa de comparação absolutamente infundada, não se compare esta situação anunciada com a do Pinhalnovense- Sporting. Desde logo, porque é óbvio que o recinto do Pinhalnovense não passaria, tal como está, na vistoria da Liga de Clubes (o clube do Pinhal Novo não disputa uma competição profissional), ao contrário do que se passou com o estádio do Desportivo das Aves. Depois, porque numa competição como a Taça, a eliminar, nem sequer se pode falar, neste caso, numa situação de concorrência desleal. No campeonato já não é assim: porque é que Sporting, FC Porto, Braga ou Vitória de Setúbal têm de jogar nas Aves e outros não?

Verdade e histórias

O mundo está em mudança, em acelerada mudança, e os sinais de alarme já começaram a soar. A crise é profunda e prolongada. Por isso, a memória, a História, como os ensinamentos de muitas outras disciplinas do vasto campo das ciências humanas e sociais, são âncoras decisivas para a preservação da ética, instrumentos que devem contribuir para melhorar a natureza dos humanos e a sua deteriorada relação com a Natureza, num mundo que se deseja mais equilibrado, mais justo, mais solidário. Os tempos estão adversos. E parece que a verdade, uma busca que deve ser incessante, está ameaçada. As reacções de mediáticos representantes dos principais rivais à vitória do Sporting sobre o Nacional inserem-se no actual turbilhão de "contra-informação" e confirmam a tentativa de imposição de um novo estilo comportamental em que vale mesmo tudo. Quem tem, ou tenta cultivar, a ética, a seriedade, quem tenta perseguir a verdade, parece já não ter lugar neste mundo. O que vale então? Manipular "ex-namoradas" de presidentes de clubes, promover negócios ilícitos, participar em programas de entretenimento onde impera a mediocridade, e muito mais... Atitudes que afinal confirmam o sinal dos tempos. O Sporting não está imune a estes fenómenos. Mas sempre cultivou um sentido de verdade desportiva impar neste pequeno país. Perdê-la seria destruir um património único. E todos os sportinguistas têm o dever de se empenharem para o preservar. Este deverá constituir o núcleo da nossa batalha quotidiana. Saudações leoninas.

Foi rápido...

Assim sim:


07-02-2007
MARCELO REBANDA NOMEADO ASSESSOR DA JUVENTUDE DO SPORTING

6 DE FEVEREIR0 - OBRIGADO, AMIGOS !

Grato e sensibilizado, venho agradecer a todos os meus amigos, bloggers e não só, as mensagens de parabéns que ontem me enviaram, pelos meus 36 (maldita disléxia !!!) anos.

À vossa AMIZADE fico a dever os votos e as palavras que os transmitiram, é certo que de excessivo exagero, pois que actos “a favor do nosso Sporting”, “timoneiros” e “comandantes” somos nós todos quando nos empenhamos em prol deste nosso bem comum que é o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, que tanta emoção e comoção traz às nossas vidas...

Quanto à prenda do plantel, que desde já agradeço, veículada pelo NQJHS, essa será para todos nós !

OBRIGADO E BEM HAJAM !


Neste meu primeiro “6 de Fevereiro NQC71” folheio outros 6 de Fevereiro e evoco o que nesta data, principalmente no futebol, tem feito o NQC ao longo do seu centenário historial (centenário de 100 anos...porque há quem "cobre menos"...). Apenas meras efemérides, mas que falam da caminhada que tem sido feita com tanto ESFORÇO, DEDICAÇÃO DEVOÇÃO E GLÓRIA...

A propósito de 6 de Fevereiro... Era uma vez...





6 de Fevereiro de 1938, derrota por 2-1 com o F.C.Porto, no Estádio do Lima, num ano em que nos quedámos pelo 3º lugar, mas apenas a um ponto do líder.

6 de Fevereiro de 1944 (por sinal, dia em que nasci, já lá vão os tais 36...), vitória sobre a Académica por 2-0, no nosso vélhinho Estádio do Lumiar. Mês e meio depois, com 5 pontos de avanço, sagrávamo-nos Campeões Nacionais !



6 de Fevereiro de 1949, no Estádio Padinha, em Olhão, copiosa vitória sobre o Olhanense por 3-7, mais um passo para novo título de Campeão, também com 5 pontos de avanço !

6 de Fevereiro de 1955, vitória caseira no Estádio Nacional, sobre o Barreirense, por 1-0, no ano em que um golo de Martins a 4 minutos do fim do último jogo contra o Belenenses os impediu de serem campeões, para entregarmos o título a um clube com sede em Carnide... Distracções...



6 de Fevereiro de 1966, suada vitória sobre o Leixões, no Estádio do Mar, em Matosinhos, por 0-1. No fim da época, o SPORTING era Campeão !

6 de Fevereiro de 1972, empate a 0-0 com o Atlético, na Tapadinha, numa época sem grande história.

6 de Fevereiro de 1983, vitória fora sobre o Rio Ave, por 0-1, mas que para pouco serviu... Era o começo do chamado “jejum” de 18 anos, tão apregoado por alguns, mas cujas reais razões começam hoje a superficializar com as revelações do processo “Apito Dourado”...

6 de Fevereiro de 1999, empate com o Campomaiorense, em Campo Maior, por 0-0... Tão bom futebol jogámos nessa época, sob o comando do Mirko Jozic ! Curiosamente, foi este o último ano do tal “jejum”, com umas arbitragens de “se lhes tirar o chapéu”... Lembro-me duma, nas Antas, do actual sr. Presidente da Comissão de Arbitragem da Liga, que, se calhar como prémio, arbitrou também o jogo da 2ª volta em Alvalade... Coincidências... Foi o ano do nosso “luto” no jogo com a Académica, em Alvalade, alvo de tanto gozo e chacota de muitos que, hoje, vestem, ou tentam vestir, a capa de “regeneradores”... quem não os conheça que os compre...


6 de Fevereiro de 2002, em Alvalade, eliminação do Marítimo por 3-2, após prolongamento, numa gloriosa caminhada rumo ao Jamor, onde conquistámos a Taça de Portugal, que se veio juntar ao título de Campeão Nacional !


E como não só de futebol vive o nosso SPORTING, não há forma mais brilhante de fechar a evocação deste dia do que de trazer às nossas memórias a data de

6 de Fevereiro de 1977, dia em que o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL venceu pela primeira vez a Taça dos Clubes Campeões Europeus de Corta-Mato, com um podium verdadeiramente impressionante ! Senão, vejamos:
1º Carlos Lopes
2ºFernando Mamede
3º Aniceto Simões

...se mais podium houvera, lá chegara...

VIVA O SPORTING !!!


Sábado NQC (Service complet)

Caros camaradas e amigos NQC, sportinguistas em geral,
Sábado depois do jogo do Barreiro há outra missão importante a cumprir. Às 20h10 no Pavilhão do Casal Vistoso, Sporting- FC Porto em andebol. Não podemos negar apoio aos nossos rapazes!
Um sábado em cheio!

Mudem lá isso...

Do site do Sporting:
07-02-2007
MARCELO REBANDA NOMEADO ACESSOR DA JUVENTUDE DO SPORTING


Esperemos que o assessor para a Língua Portuguesa seja rapidamente nomeado...

Compreensão lenta

Agora já perceberam porque é que lhe chamam Ninja?

Tributo ao Mérito

Apesar de ter estado em campo apenas meia hora, Derlei estreou-se em grande no SLB, revelando uma adaptação perfeita ao clube (perdão, à instituição).
A Liga, sempre atenta à promoção das grandes vedetas do nosso futebol, decidiu assinalar o lance mais vistoso do Ninja na partida de 6ª feira passada e moveu-lhe um processo sumaríssimo.
O gladiador comprado ao Dínamo de Moscovo vai ficar agora dois joguinhos na bancada. Quando regressar, até morde...

terça-feira, fevereiro 06, 2007

Informação

Em Londres, terminou o jogo particular entre Portugal e o Brasil.
Ganhou Portugal por 1-0, com golo de Ricardo Carvalho.

P. Borges

Parabéns, Grande Timoneiro!

6 de Fevereiro II


Parabéns NQPedro Borges!

Neste dia 6 de Fevereiro de 2007, se fosse vivo, faria 75 anos o “Comandante do Povo” – Camilo Cienfuegos.

Fazendo do nosso estádio uma verdadeira “Sierra Maestra” tens de ser tu o “NQComandante de Alvalade”, timoneiro de uma contenda quotidiana contra a mentira e a vergonha que, cada vez mais, grassam no panorama desportivo português. O post infra é revelador disso mesmo!

Força NQCPCCB! A luta continua! Vamos até ao fim!

Viva o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!

6 de Fevereiro

O NQC71 está hoje em festa. O nosso querido amigo PB, leão mor deste blogue, autor do magnífico texto anterior a este, faz hoje 36 anos! Parabéns, Pedro!
O nosso plantel reunido na Academia manda também os parabéns e pede-me para informar que a prenda segue pelo correio. Deve chegar lá para meados de Maio...

O "DAY AFTER" DOS 5 A 1...


O tempo passa, a poeira assenta e, então, passadas as emoções, olhando já com um certo distanciamento para o que aconteceu, torna-se evidente que aquilo que afinal foi mais importante não foi dito ou escrito, ou porque não se reparou ou porque não se quis mesmo reparar. Há silêncios, mas há também silêncios cúmplices cujo ruído é ensurdecedor e que pretendem dissimular outras verdades dolorosas e difíceis de suportar por estes que, manhosamente, se calaram...

Já passaram mais de 48 horas sobre aqueles 20 minutos demolidores em que o Nosso Querido Clube SPORTING acabou por desfazer o adversário, numa reviravolta sensacional que tanta alegria nos deu...

O day after dos media teve aspectos, alguns deles a roçar o rídiculo e o grotesco, relevando sobretudo a falta de honestidade intelectual de alguns especialistas na baixa manipulação ! Sorte do SPORTING... o Nacional até podia ter feito o 0 – 2, disseram uns... (é caso para perguntar – que fez o Nacional até àquela altura para justificar o golo que marcou ? E o golo que o Yannick podia ter marcado ?); Um dos golos é precedido de falta do atacante, bramaram outros... (é caso para perguntar – e os outros 4 golos ? ); O penalty fez mossa, disseram ainda outros tantos... (é caso para perguntar – apesar de não ter existido, não terá feito mais mossa em quem falhou a sua conversão ?). Eu sei lá o que mais foi dito e bolsado por algumas mentes clarividentes...

A tudo isto apenas respondo com as palavras do próprio Carlos Brito, treinador do adversário, a quem saúdo e tiro o meu chapéu – “quando se perde por 5-1 há coisas que caem por terra”. Como seria bom que alguns escribas da bola que por aí pululam, aprendessem com as palavras deste senhor... É ou não é verdade que é supinamente rídiculo e pouco sério questionar a sorte ou o azar numa vitória por 5 a 1 ? Francamente...

Senhores administradores e accionistas das empresas de comunicação social – atenção à qualidade duvidosa de alguns escrevinhadores que emporcalham as redacções dos vossos órgãos de comunicação ! Imponham a esses cavalheiros respeito pelos consumidores ! É que nós temos inteligência e sensibilidade... o apito dourado e de outras cores tem também os seus tentáculos na comunicação social !

Enfim, pondo de lado estas coisas tristes e, saboreando os 5 a 1 e a forma galvanizante como foram obtidos








( Gracias, Bueno pelos 4 golos, o último dos quais é um verdadeiro monumento !









Saravá, Liedson pelo pormenor delicioso que foi o toque de calcanhar com que te desenvencilhaste do defesa adversário no nosso 3º golo, só ao alcance dos grandes jogadores !),

acabo como comecei, referindo, depois da festa acabada, aquilo que não foi devidamente realçado, e talvez calado ou secundarizado pelos tais silêncios cúmplices, mas que para mim foi o mais importante e significativo pelo que representa de garantia para o futuro:


1º - dos 11 jogadores escalados por Paulo Bento para iniciar o encontro, 6, repito por extenso, seis, são oriundos da nossa formação ! 59,99999%, aritmeticamente falando ! Do meio campo para a frente só o Liedson não foi nado e criado em Alvalade !


2º - dos 14 jogadores utilizados pelo nosso treinador em todo o jogo, 7, repito por extenso, sete, fizeram nas escolas do SPORTING a sua aprendizagem ! 50%, aritmeticamente falando !







Isto é que é lindo ! É bonito !
Mas em tal não repararam alguns dos senhores ditos jornalistas...provavelmente mais preocupados com o chinesinho no Seixal...

Ah, GRANDE SPORTING !!!

segunda-feira, fevereiro 05, 2007

"Mui Bueno" Rapaziada ...






A centenas de quilómetros do epicentro de Alvalade, ainda efervescendo com o resultado do Porto (da mesma forma que efervesciam com vigor interminável espirituosas bolhas em flutes de Cava), rejubilei com o magnífico resultado do jogo de Sábado com o Nacional da Madeira.

Um respeitoso e sempre Amigo OBRIGADO ao NQCPCCB que, sem qualquer tipo de “manha”, de forma irrepreensível, equilibrada, calma e, claro está, também sem sofrimento, me foi informando, em directo, sobre o rumo dos acontecimentos.

Um dia de festa em Alvalade que se estendeu até Vigo – essa bonita cidade onde o NQC71 foi já homenageado por um NQC70 (Nosso Querido Celta 7 – 0).

Estamos no caminho certo. Temos reforços de Inverno (sem gastar um tostão). Enfim, temos equipa para o TÍTULO!

VIVA O SPORTING!

O sentido das proporções (é de ficar com os olhos em bico...)

Os chamados jornais desportivos de domingo dedicaram todos uma página à estreia de um jogador chinês pelos juniores do Benfica... O Record chamou mesmo um tema à primeira página (!), talvez para tentar que algum benfiquista mais folclórico tivesse vontade de comprar um jornal depois de tão aziago fim-de-semana. Extraordinário!
É mais ou menos o mesmo espaço que dedicam aos campeões dos campeonatos de juniores, juvenis e iniciado, e apenas no final dos respectivos campeonatos. São os chamados critérios editoriais...

domingo, fevereiro 04, 2007

Uma vitória sobre todos os Manhas!

Infelizmente não pude estar presente em Alvalade para assistir in loco à memorável noite de ontem. E o infelizmente ganha, neste caso, duplo sentido. Primeiro, por aquilo que se passou, uma demonstração inolvidável da raça leonina, no seu melhor. Ninguém tem dúvidas que este é um jogo que ficará na história do NQC, até porque 5 golos em 19 minutos é qualquer coisa de verdadeiramente extraordinário.
Segundo, porque ao ter de assistir ao jogo pela TVI fui obrigado a ouvir, num exercício de puro masoquismo, os comentários de João Querido Manha, mais conhecido como o «manhoso» lampião. Comentários que exalam, a cada frase, ódio ao Sporting, sempre, sempre com a preocupação de apoucar o clube e os seus jogadores. Compare-se com os que faz quando joga a sua equipa do coração! Um nojo absoluto, um defecar intelectual constante.
Da cabeça do Manha, quando fala do Sporting na televisão do Moniz, não saiem ideias. Saiem cagalhões, putrefactos e mal cheirosos. É mesmo a TVI que lhe paga???

Lá chegaremos


Viveu-se, ontem em Alvalade, um momento de emoções incontroláveis, não só pela oportunidade de virar o campeonato a nosso favor, como pela atitude dos nossos jogadores e pelos cinco bons golos.
Parece-me óbvio que se guarde uma palavra de carinho e agradecimento para Bueno. Para aqueles, muitos por sinal, que, como o NQBAS, sempre fizeram questão de frisar que era um jogador sem espaço no plantel e sem técnica, ontem foi uma noite revelação. Em 13 minutos marcou 4 golos, como diz hoje o jornal Record. Vejamos, mesmo que tão cedo não faça outra igual, já justificou a sua vinda para o Sporting ou não fosse o jogo de ontem decisivo para o Sporting. Contudo, o que este jogador precisava era de confiança e de se conseguir encaixar no Sporting, ontem foi a sua noite.
Os jovens promessas do Sporting subiram ontem todos ao relvado e todos revelaram que merecem a titularidade. Miguel Veloso entrou bem e tornou-se importante para a equipa na parte inicial do jogo, bem como no fim, ao ajudar na defesa. Nani, ao contrário de outras vezes, soube jogar para o colectivo e esquecer as suas manias. Yannick entrou na posição em que se sente melhor e deu provas de confiança, embora com algumas infantilidades à mistura. Moutinho é um jogador que não sabe jogar mal e, não estando ao seu melhor nível, acabou por ser importante na parte final no auxílio à defesa, recuperando bolas que ajudaram a segurar o resultado. Pereirinha que entrou já na segunda parte deu alguma estabilidade à equipa e esteve na origem de bons lances. Por outro lado, Carlos Martins conseguiu ontem convencer o público em Alvalade, jogando bem e mostrando-se essencial à equipa.
O treinador, embora forçado pela lesão de Tello, esteve bem nas substituições, arriscando uma mudança de táctica e lançando mais uma promessa, Bruno Pereirinha. Este que também se mostrou apto a ajudar-nos na caminhada em direcção ao título. A maneira como a equipa consegue reagir a momentos difíceis e de pressão faz-nos acreditar que alcançaremos o objectivo e, até agora, como o nosso treinador adora dizer, "apenas dependemos de nós" para o conseguir.
Com o Porto a três pontos, temos todas as hipóteses e, se jogarmos com a atitude de ontem e com um pouco mais de organização inicial, lá chegaremos!

Jogo do caraças

Que jogo do caraças! Quem se atreveria a vaticinar, a um quarto de hora do fim, a perdermos por 1-0 e depois de um "penalty" falhado, que ainda ganharíamos por 5-1?
Notas desse quarto de hora que fica para a memória:
1) Antes de tudo, "chapeau" para Carlos Bueno. Modéstia à parte, sempre defendi que se tratava de um jogador muito melhor do que parecia. Que noite memorável! Ora aí está, para os cépticos, o nosso grande reforço de inverno!
2) Já agora, "chapeau" também para Bruno Pereirinha. Entrou muito bem , óptimo a jogar e a fazer jogar. Outro reforço de inverno...
3) Para o treinador, é um "chapeau" de aba larga. Deixem-me explicar: no Restelo, com a equipa a jogar muito mal e após um jogador essencial (Martins) ter sido estupidamente expulso, passámos com muita garra a jogar melhor; com o Boavista, depois de outra expulsão estúpida, voltámos a reagir muito bem, não deixando de lutar pela vitória; hoje, depois de falhar um "penalty", foi o que se viu. Sabem o que isto significa? Balneário limpo. Ou seja, um grande treinador! A este respeito, gostei de ouvir José Peseiro, ainda há pouco na TVI, reconhecendo a coesão do SPORTING. Ele lá sabe... O SPORTING não joga hoje o futebol bonito que jogou sob a sua direcção. Mas a verdade é esta: o SPORTING de Peseiro, esta noite, nunca ganharia ao Nacional!
4) O Campeonato, pois claro! O inimigo, em quinze minutos, perdeu a vontade de rir. Quase acreditavam que, depois de empatarem em casa, não só ganhavam um ponto ao Porto, mas também outro a nós. Enganaram-se! Voltam ao terceiro lugar e ficam a saber que o leão está bem vivo. Têm de se conformar: em vez de rematarmos ao poste, especializámo-nos em rematar ao golo! Que Bueno me acho, ó cambada de Carnide!...
5) A inquietação do SLB começou a manifestar-se ainda o nosso "bambino" uruguaio completava o seu número de bailado no novo relvado de Alvalade. Por SMS, a bafienta lampionagem questionava o primeiro golo de Bueno e até o "penalty" falhado. Perante tal nervosismo, lembrei-me daquela vez, há muitos anos, em que ganharam por oito ao Belenenses e em que o treinador dos "azuis" reclamou que o terceiro, o quinto e oitavo estavam "off-side". Caramba, três golos roubados era muito! Só que, mesmo assim, o SLB ganhava por cinco...
6) Nota final: que esta partida, com todo o seu dramatismo, sirva para nos unirmos ainda mais em torno da equipa. O treinador (que é do Benfica, mas que parece já estar a aprender a ser do SPORTING) fez um apelo aos verdadeiros sportinguistas. Eu sei que os verdadeiros sportinguistas somos todos nós, mesmo aqueles que, a dada altura, são mais críticos. Esses, não são menos do SPORTING e podem até ser mais. Mas, numa hora como esta, em que, por tantas razões, é tão importante que não fraquejemos, vamos todos puxar para o mesmo lado: SPORTING!

sábado, fevereiro 03, 2007

Dia de São Futebol

Saio neste momento de casa para me dirigir para o local de todos os sonhos - o nosso querido Estádio. Como sempre, cheio de esperança.
Na vida, são muitos os prazeres que vamos perdendo e alguns com pena. Este, o de ir ao futebol, mantenho-o como dantes.
É, pois, com um velho entusiasmo juvenil que aí vou eu, todo contente por hoje ser (como dizia o saudoso prof. Reis Pinto) dia de São Futebol.
Vamos a isto, SPORTING!

JANTARES...PENALTIES INVENTADOS.... Coincidências...ou talvez não ???... vá la saber-se...

Na página 46 do Jornal O JOGO de hoje, dia 3 de Fevereiro, na secção “O Pato”, pergunta o Sr. António Tavares-Telles – e passo a citar: “quem é que, no passado dia 14 de Novembro, jantava no restaurante do Guincho Quinta do Cortador com João Rodrigues e o árbitro Bruno Paixão ? Quem souber...

Começo por referir que não sei quem acompanhava o referido árbitro e o Sr. Dr. João Rodrigues, figura sobejamente conhecida no meio desportivo português (e não só) que dispensa qualquer tipo de apresentação.
Não sei, mas gostava de saber...

É que...É que... bom, é que a memória ainda vai sendo razoável mas como às vezes já falha, saquei do meu telemóvel onde está registado tudo o que é importante sobre os eventos actuais do NQClube, com lembrete e tudo... (muito me gozam os NQAmigos...) e encontro apenas estes factos:
1º - Dia 14 de Novembro, terça-feira, ao fim da tarde, o site da Liga Portuguesa de Futebol Profissional divulga os árbitros escolhidos para a jornada seguinte, neste caso a 10ª, e para o jogo Marítimo-SPORTING sai-nos o apitador Paixão...
2º - Dia 19 de Novembro, domingo, às 19.15 h tem início, no Estádio dos Barreiros, no Funchal, o Marítimo-SPORTING, “soprado” pelo referido Paixão...
3º - Entre estes momentos, e segundo Tavares-Telles, teve lugar o referido repasto...

Até aqui tudo normal. Apenas coincidêncas...ou talvez não ??? ...vá lá saber-se... É que, porém...
No citado jogo, o dito cujo arrancou uma arbitragem miserável relativamente ao SPORTING, que só não teve consequências danosas porque a grande penalidade que inventou contra o nosso clube foi defendida por um valoroso jovem de 19 anos, o nosso Rui Patrício... Foi uma grande penalidade relativamente a qual a posição do Sr. árbitro no terreno (revejam-se as imagens televisivas e constate-se a sua colocação bem perto do lance, sem nenhum outro jogador de permeio) era excelente para ver que a falta tinha sido cometida a uma clara distância da linha da grande área...
Não fora Rui Patrício, e o Sr. Paixão tinha influenciado descaradamente o resultado...
Quer dizer, o SPORTING teve que derrotar o Marítimo e....o Sr. Paixão...

Ora bem, foi o clique que me trouxe à memória estes factos e a sua proximidade temporal, que despertou em mim uma curiosidade imensa em saber quem era a equipa completa que jantou no Guincho, no dia 14 de Novembro.. saber quem lá estava para além do Sr. Dr. João Rodrigues e do Paixão soprador de apitos... porque em relação áquilo de que trataram, pois...pois...só eles saberão.... Se calhar até quem esteve também presente foi uma reencarnação da santa Irmã Lúcia ou do saudoso Padre Américo, e então tudo indica que trataram de obras de caridade...

Sr. Tavares-Telles, enquanto leitor assíduo desse Jornal que muito prezo, penso que me assiste o direito de lhe pedir, por favor, que me não deixe nesta dúvida e, se e quando souber, diga-nos o que está por esclarecer... quem sabe até se, depois de conhecer a identidade dos restantes participantes, não terei de me penitenciar de, mais uma vez, estar a ver bruxas onde elas não existem... pero que las hay las hay...

P:S. Para quem quiser detalhar um pouco mais algumas das “diabruras” mais recentes do Paixão, permito-me sugerir a consulta do posts que escrevi neste blog - “Paixão a dobrar...” e “Paixão a dobrar – II parte” – em 14 e 17 de Dezembro de 2006.

sexta-feira, fevereiro 02, 2007

Wrestling

O Boavista, com muita sorte e algum mérito, alcançou um nulo na partida que veio disputar em frente ao centro Colombo, assim abrindo a porta ao SPORTING para o regresso ao segundo lugar da tabela.
O inferno da Luz mostrou-se em toda a sua grandeza: muita maralha (50.000), várias bolas no poste (4), duas agressões descaradas (ambas de jogadores encarnados), a que o sr. Henriques fez vista grossa e muito melão à saída, para os maiores especialistas mundiais a embandeirar em arco.
O regresso do brasileiro Derlei ao futebol português foi sensacional. Passou a primeira parte a fazer de engenheiro, dando indicações aos colegas para dentro de campo. No segundo tempo, entrou, não jogou a ponta de um chavelho e o único lance digno de nota foi o do murro que deu a um defesa boavisteiro.
Em noite de wrestling no Pavilhão Atlântico, o terrível Ninja actuou no rinque da Luz...

Para trautear no fim-de-semana (Saravá, Caetano)

Gosto muito de te ver, Leãozinho
Caminhando sob o sol
Gosto muito de você, Leãozinho

Para desentristecer, Leãozinho
O meu coração tão só
Basta eu encontrar você no caminho

Um filhote de leão, raio da manhã
Arrastando o meu olhar como um ímã
O meu coração é o sol pai de toda a cor
Quando ele lhe doura a pele ao léu

Gosto de te ver ao sol, Leãozinho
De te ver entrar no mar
Tua pele, tua luz, tua juba

Gosto de ficar ao sol, Leãozinho
De molhar minha juba
De estar perto de você e entrar numa

Leaozinho
Caetano Veloso

Bom fim-de-semana a todos e viva o Sporting!

O Leão da Estrela

Uma pequena nota apenas para dar conta de que fiz hoje um comentário a um post em "O Leão da Estrela", blogue sportinguista que já teve a gentileza de nos incluir nos seus "links" e que esse comentário foi rapidamente publicado.
Aproveito para chamar a atenção de todos para "O Leão da Estrela", um belíssimo blogue de leitura obrigatória.

Balanço e perspectivas

Recordo-me que há alguns anos contribuiu para uma discussão num jornal desportivo sobre o estado do futebol português, e insurgia-me contra o oculto e sinistro "sistema" que tudo fazia para "belenencizar" o Sporting Clube de Portugal. Foram tempos difíceis, durante a longa "travessia" do deserto, que se prolongou até meados de 2000. Foi o tempo, entre muitos outros incidentes, da vergonhosa arbitragem nas Antas que privou o Sporting de três jogadores decisivos para o seguinte e decisivo embate com o Benfica. Julgo que estávamos em 1996, e o NQC possuía uma equipa de "luxo". Em 2004, foi o que se viu, num outro decisivo embate com o clube da Luz. E como é o futebol que hoje impõe o nome e a memória dos clubes, poderá registar-se alguma apreeensão pelo facto de a nossa equipa não ter adquirido reforços. Reforços foram, admita-se, o facto de nenhum dos talentos do clube ter abandonado as fileiras. E contra todas as adversidades, resta-nos encarar de frente e com coragem uma difícil segunda volta. E ter a convicção de que a nossa equipa vai conseguir demonstrar aquilo que de facto vale. Uma defesa cada vez mais sólida, um meio campo mais coeso (força Carlos Martins!), um ataque mais eficaz (avante, Liedson). O jogo deste sábado com o Nacional poderá confirmar a reemergência do futebol do Sporting, claro, agressivo, inteligente, maduro, atacante. Contra todos os que ainda não desistiram em "belenencizar" o Sporting, que se responda com um grande jogo, e uma vitória categórica!

quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Ahahahahaha!

Ricardo Rocha já começa a fazer furor em Inglaterra. Ao segundo jogo, primeira assistência para golo do... Arsenal! Lindo...

Anúncio Importante

Dado que o próprio, por qualquer razão, não o divulga, cabe-me a mim fazer figura de indiscreto e anunciar que o nosso amigo Duarte já encomendou bilhetes para o Lavradio. É o regresso do SPORTING ao Estádio em que, há mais de trinta anos, com a camisola da CUF, se estreou na 1ª Divisão um jovem avançado chamado... Manuel Fernandes.
Jamor, aí vamos nós!...

Já passaram quatro dias...




e não consigo deixar de pensar no jogo do Bessa.

A “besta” não me sai da cabeça.

Não é o empate que me aflige.

Nem a exibição da equipa (que, ao contrário do secundado por aberrantes paineleiros alegadamente sportinguistas, se pautou a um nível superior).

Nem sequer o facto de estarmos em terceiro lugar na Liga 2006/2007 – o meu amor ao Sporting não se mede por resultados.

O que me tem verdadeiramente atormentado a alma é a imagem de Olegário – mais um tentáculo da “besta”.

Desde logo pela forma como se dirigiu durante os 90 minutos aos nossos jogadores, treinadores e dirigentes. Cada disputa uma falta, cada falta uma intimidação desmedida e consertada...tendo como corolário já previsto, em história repetida e fresca nas nossas memórias, a caricata expulsão do Alecsandro (aqui exemplarmente analisada pelo NQdm)…

Esta, infelizmente, é a sina repetida do Sporting Clube de Portugal. Já nos habituámos. Para vencermos um jogo não basta ser-mos a melhor equipa em campo. Temos de ser muito, mas muito, superiores aos nossos adversários – de tal forma que as perpetradas incursões dos corruptos e vendidos na verdade desportiva, ainda assim, não sejam suficientes para nos roubar e espoliar a merecida vitória…

Num juízo puro de prognose já os NQFundadores eternizaram como lema o “Esforço, Dedicação, Devoção e Glória”.

Vamos ganhar a difícil jornada que se avizinha! Vamos superar a mentira que a cada fim-de-semana emporcalha a primeira liga! Ainda é possível!

Eis o SPORTING! Viva o SPORTING!

Prata da casa

Terminou a época das transferências "et les jeaux sont faits...". O SPORTING não vendeu nenhum jogador e, certamente por isso, limitou-se a ir buscar Pereirinha ao Olivais e Moscavide.
Devo confessar que não vejo nenhum drama especial nesta situação. Não é novidade para ninguém que estamos em fase de contenção de despesas, em execução de um projecto de viabilização do Clube que foi apresentado aos sócios com toda a clareza e sufragado por uma maioria esmagadora nas últimas eleições.
Assim sendo, o caminho deve ser seguido, sem hesitações e com coragem. A seu tempo, os resultados serão avaliados.
Não podemos esquecer que o investimento feito na formação constitui um dos motivos das limitações orçamentais actualmente impostas ao futebol do Clube. Criar e manter as estruturas do futebol jovem não sai de borla. Um dos retornos desse investimento consiste precisamente em não estarmos dependentes das aquisições para valorizarmos a nossa equipa.
Apelo, por isso, à confiança. Acreditemos na prata da casa. É com ela que vamos enfrentar os difíceis desafios da segunda parte da temporada.
Por mim, no sábado lá estarei. Para aplaudir o SPORTING - como é evidente.