segunda-feira, agosto 27, 2007

O SR. PROENÇA SÓ TEVE CORAGEM. NÃO TEVE "MUITA" CORAGEM...

Nos jogos florais que antecederam o jogo Porto-Sporting, o Sr. Jesualdo Ferreira pediu que o árbitro tivesse coragem. Paulo Bento, por seu lado, também pediu qualquer coisa - que o árbitro tivesse muita coragem.
No rescaldo do encontro que acabou de se disputar, é evidente que o resultado final fica claramente marcado pela decisão do árbitro Pedro Proença em considerar que Anderson Polga “atrasou” a bola para o guarda-redes Stojkovich, que tendo-a agarrado com a mão, deu origem ao livre indirecto dentro da área e do qual veio a resultar o único golo do jogo, que deu a vitória ao FCPorto.
Porém, vistas e revistas as imagens do lance, é nítido que não há qualquer atraso de Polga para o seu guarda-redes, mas tão somente um corte “in extremis” para a frente, com a biqueira da bota, que a faz seguir na direcção de Stojkovich, porque era para onde Polga estava virado. Reparem que, na sequência da intervenção de Polga, até há um jogador do SPORTING, creio que Tonel, que abre deliberadamente as pernas para que a bola passe para o seu guarda-redes !
Nestas circunstâncias, este não estava impedido de a agarrar à mão !
Errou o Sr. Proença que enquanto juiz, não soube interpretar correctamente a intenção do jogador, tendo decidido, afinal, como decidiria um banal e medíocre árbitro... É em situações destas que se vê quem são os grandes árbitros... muito pouco, portanto, para alguém que na época passada foi considerado o melhor árbitro português e que se quer afirmar entre os melhores.
Eu daqui lembro ao Sr. Proença que esta regra foi criada para evitar o anti-jogo e tem em vista impedir que um jogador, com a bola dominada, repito, com a bola dominada, a atrase deliberadamente para o seu guarda-redes.
Ora não foi isto que aconteceu. Polga, nem tem a bola dominada, nem a atrasou deliberadamente para o guarda-redes. Basta ver, com isenção, as imagens...
Se a isto acrescentarmos a metamorfose para amarelo do cartão mostrado a Quaresma, e que devia ser vermelho, pela "bárbara" entrada sobre Miguel Veloso, e o amarelo que ficou no bolso e que devia ter sido mostrado a Bosingwa por entrada com os pitons em riste sobre João Moutinho (nesta, até o treinador do Porto se arrepiou todo...), eu diria que o Sr. Pedro Proença teve a coragem pedida pelo Sr. Jesualdo, mas não teve a muita coragem que Paulo Bento pretendia....

Fazendo coro com a asneira do Sr. Proença, já antevejo os "escribas" do costume, nos panfletos do costume e servindo os interesses do costume, a crucificarem Stojkovitch... Mas como já os conhecemos, haverá que dizer ao nosso guarda-rdes que em Portugal há um ditado popular que diz que "vozes de burro não chegam ao céu..."
Deixem-nos zurrar!!!

sábado, agosto 25, 2007

Convocatória

Primeira convocatória da época para o Portela XXI: amanhã, 26, às 18,00 horas, no NQAmigo Ma Geu Sem-Limites.
No programa, uma inauguração e um agradecimento.
A inauguração: o NQAmigo PB, na ânsia de melhorar as já extraordinárias condições do Portela XXI, aproveitou as suas férias fuzeteiras para se deslocar de propósito a Ayamonte para comprar duas ergonómicas cadeiras, próprias para acolher leões inquietos (eu que o diga, atirado para o hospital com suspeita de costelas partidas após o terceiro golo em Aveiro na época passada...). Tirando a censura patriótica que merece o ter ido fazer compras do outro lado da fronteira, é de realçar que nem em pleno defeso o NQAnfitrião se esquece de nós. Grande PB!
Um agradecimento: ao NQAmigo Ma Geu Sem-Limites. Tendo decidido passar a fechar o seu estabelecimento aos domingos às 16,00 horas, excluiu de imediato os dias em que o SPORTING jogar fora, em que o estabelecimento se manterá aberto para o NQC 71. Cumpre, amanhã, agradecer-lhe este gesto de grande gentileza, amizade e sportinguismo.
É caso para dizer que a época começa de forma promissora. Lanço a todos o desafio de acompanharmos o SPORTING ainda com mais paixão!...

quarta-feira, agosto 22, 2007

Dabao

O chinês com que Leonor Pinhão delira e que o ordinário pasquim "A Bola" promoveu como o novo Eusébio, parece que, afinal, vai parar ao Estrela da Amadora. Lá para o Natal, é capaz de ser emprestado ao Atlético da Malveira e, para o ano, por esta altura, é capaz de já estar a trabalhar numa loja dos trezentos...

Ainda a Volta

A Volta a Portugal terminou em Viseu há precisamente uma semana. A prova foi um sucesso. Sem casos de doping, com emoção até ao fim, com audiências televisivas muito interessantes e a conseguir trazer autênticos banhos de multidão para a estrada (Santo Tirso, Fafe, Gondomar, São João da Madeira...).
Cândido Barbosa e a Liberty Seguros ficaram, pelo terceiro ano consecutivo, à porta do êxito, disputando a corrida até ao contra-relógio final, mas perdendo-a no último dia. Ainda assim, Cândido atingiu este ano o cume da sua enorme popularidade. Vencedor vibrátil de quatro etapas, foi o herói mediático da prova - cognominado justamente como corredor do povo.
Haverá para ele, com esta ou com outra camisola, uma quarta oportunidade?
Para o vencedor, Xavier Tondo, e a sua equipa, LA-MSS, o reconhecimento de um trabalho muito consistente, correndo para o grande objectivo final, conseguido sem sequer ganhar uma etapa.
A Volta foi rijamente disputada do princípio ao fim. Logo na primeira etapa (Portimão-Beja), destinada em princípio a não ter grande história, assistiu-se a uma corrida espectacular, que marcou o destino da prova.
Vale a pena contar: à passagem por Castro Verde, a menos de 50 kms. da chegada, a planície alentejana era varrida por um fortíssimo vento quente. Uma longa fuga de meia dúzia de corredores trazia uma vantagem sobre o pelotão de mais de sete minutos, sem que o jogo das equipas mais poderosas, em fase de estudo recíproco, parecesse capaz de agregar as energias necessárias para evitar que os fugitivos chegassem isolados a Beja. À saída de Castro Verde, os corredores do Benfica saltaram para a cabeça do pelotão e imprimiram à coluna um ritmo diabólico. Com os corredores rolando a toda a velocidade em fila indiana, as rajadas de vento rapidamente provocaram fracturas no grupo, dividindo-o em três. Surpreendidos, dois dos candidatos à vitória final ficaram arredados do primeiro grupo - Cândido e Tondo. O primeiro foi mais lesto a reagir e num esforço enorme conseguiu chegar-se à frente, mas a deitar os bofes pela boca. O catalão, que havia de vencer a prova, ficou irremediavelmente para trás e se, na frente, o ritmo não tivesse abrandado, teria ali mesmo enterrado todas as suas ilusões. A equipa Liberty Seguros foi acusada de não ter colaborado com o Benfica e de ter perdido a oportunidade de liquidar o chefe-de-fila da LA-MSS. Só que, se o fizesse, Cândido não teria, ele próprio, aguentado. Américo Silva também confiava muito (e com razão) em Hector Guerra, mas não podia derrotar Cândido no primeiro dia...
O episódio de Castro Verde para Beja é ainda muito interessante por um outro motivo: demonstra o modo arrogante com o Benfica encarou a prova, julgando que poderia dominar todas as fugas, para que Benitez fosse ganhando etapas ao sprint, até Azevedo deixar toda a concorrência para trás, quando a corrida chegasse à Serra. Como foi possível pensar que a corrida poderia ser ganha dessa forma? A verdade é que, como se demonstrou à saciedade, a equipa do Benfica, a começar pelo seu chefe-de-fila, não tinha condições para dominar a prova, como pretendeu.
A prosápia vieirista também chegou ao ciclismo, com os resultados que estão à vista. O patrocínio diz tudo: Sagres ZERO!
Só tenho pena que o fanfarrão que veio a este blogue quando aqui saudei a vitória de Cândido no campeonato nacional, ainda cá não tenha voltado, comentando a prestação da equipa encarnada...

segunda-feira, agosto 20, 2007

O ANDEBOL NO BOM CAMINHO


Uma categórica vitória por 32-21 sobre o clube de Carnide, no torneio de São Mateus, em Andebol, é uma claro sinal que este ano o nosso Andebol irá ter uma postura à altura dos pergaminhos do historial do NQCLUBE na modalidade.
A equipa reforçou-se atempada e convenientemente, de forma a poder dar a adequada resposta aos desafios que vai encontrar na época que se aproxima.
Mas se a valia do plantel é uma excelente base, a garantia do êxito reside também na capacidade e competência do NQTREINADOR, Prof. José Tomaz, a quem daqui endereço um grande abraço não só de felicitações pela vitória conseguida, mas também de total confiança nos resultados que a equipa vai, de certeza, conseguir durante a época.
Força, Amigo José Tomaz !!!!
SPORTING SEMPRE !!!

EM COIMBRA, A ASNEIRADA CONTINUA...



No rescaldo do concludente arranque do NQCLUBE, que se saldou por um inequívoco 4-1 à Académica, verificou-se que a “asneirada” continua lá para as bandas de Coimbra, na sequência do “paleio” provocatório da época anterior sobre estado do relvado do Estádio Cidade de Coimbra, tendo-se então tentado criar uma polémica sobre uma questão relativamente à qual o SPORTING não dissera nem uma palavra.

Foi o Sr. Pedro Roma, um dos “artistas” da referida tentativa de polémica, a atribuir a responsabilidade pelo resultado final à “terceira equipa” – leia-se equipa de arbitragem – que não terá marcado um penalty a favor da Académica, tendo indevidamente assinalado um outro contra a sua equipa...
Para além de não fazer qualquer sentido atribuir à arbitragem a responsabilidade duma derrota quando se “encaixam” 4 golos e só se marca um, acontece que o dito Roma parece não ter visto o penalty sobre o Liedson, logo aos 7 minutos nem o braço do Lito a dominar a bola imediatamente antes do sofrer a tal falta merecedora de grande penalidade... estava distraído... Quanto ao penalty sobre o Liedson, de que resultou o 4º golo, foi tão evidente (nem eram precisas as imagens televisivas...) como grotesca foi a correria desenfreada do Roma em direcção ao árbitro quando este assinalou a falta !

Mas mesmo piadético foi o Machado do bigodinho, a considerar estranho que se marque um penalty quando o jogador que sofre a falta fica.... de pé !
O cavalheiro, quando fez esta judiciosa observação, devia era estar saudoso dum tal Martins dos Santos que, em Setembro de 2003, num célebre jogo do NQCLUBE com o Moreirense, então por ele treinado, não viu (?) um penalty contra a sua equipa grosseiramente cometido sobre Silva... e dessa vez o Siva até caíu...
Claro que se desta vez o Liedson tivesse caído, se calhar, lá vinha o homem a dizer que o “Levezinho” tinha simulado a queda...
Com estas considerações quem não ficou de pé foi o treinador da Académica !

quinta-feira, agosto 16, 2007

Leiria verde

Da grande festa de Leiria no passado sábado, retenho (como na final da Taça) aqueles minutos finais, com aquela magnífica e comovente banda sonora: «Até morrer, Sporting allez, até morrer, Sporting allez».

Ninguém pára o Benfica (Volta a Portugal)

Inolvidável o regresso do Benfica ao pelotão da Volta a Portugal.
Após o anúncio urbi et orbi de uma maré vermelha pelas estradas do País, nenhuma etapa ganha, nenhuma camisola conquistada, derrota na classificação por equipas, um ciclista (um!) nos 20 primeiros da classificação geral. Zero total.
É caso para dizer que, também no ciclismo, ninguém pára o Benfica!

sexta-feira, agosto 03, 2007

A Macacada continua ...

O jornal Record atribuiu hoje uma medalha de ouro a Símio.

De acordo com o distribuidor de medalhas “NÃO ERA PRECISO MOSTRAR NADA, MAS O EX-CAPITÃO DO benfica ESTREOU-SE NO ATLÉTICO DE MADRID DE FORMA ARRASADORA”.

Tão “arrasadora” que o seu clube perdeu com o, ora modesto, Ajax por 2-0.

Devem estar mesmo muito "arrasados" os vibrantes "Atletis" ...

quinta-feira, agosto 02, 2007

UM GRUPO FORTÍSSIMO

Nas páginas mais nobres, as centrais, do gorgulho terminal a que chamam “Record”, um comissário cor-de-rosa (e que não é do governo), alcunhado de Rui Dias, gatafunhou, entre outras prosápias, o seguinte:

“ENCARNADOS CONSTRUÍRAM UM GRUPO FORTÍSSIMO”.

Confrontado com a transcrita parangona, logo me interroguei - Como é que isto é possível? Numa altura em que a época futebolística ainda nem sequer começou! Em que as equipas estão no início das suas actividades! Os atletas continuam a chegar, a conhecer-se, a assimilar as exigências técnicas e o clube onde se inserem!

Para além do que - Estaria o autor a reportar-se à agremiação que empatou com um clube Romeno de quinta categoria e perdeu com os pobres egípcios do Cairo? O tal clube treinado pelo derrotado Santos e que foi apetrechar-se com Zorrros, Marias, Burgessos e Americanos? E o grupo fortíssimo será aquele onde, em “Discurso Directo”, o Sportinguista Pedro Mantorras afirma categoricamente que o departamento médico lhe terá f … dido o joelho e, em consequência, a carreira?

A resposta a tamanha inquietação surgiu-me com naturalidade – A relatada frase, construída por um alegado profissional do jornalismo, só pode apontar para uma de duas conclusões: ou a massa cefálica do gazeteiro foi substituída pelos excrementos do milhafre Vitória (versão “de rapina” da filha do Néne); ou, em alternativa única, trata-se do cometimento consciencioso de um verdadeiro atentado ideológico.