quarta-feira, outubro 31, 2007

Confissão

Eu, incréu, me confesso: vou passar o dia a pensar em Fátima e a rezar...

segunda-feira, outubro 29, 2007

E o senhor...

Segundo parece, no domingo de madrugada, um grupo de adeptos compareceu no Aeroporto e no Estádio para vaiar e insultar jogadores, treinador e responsáveis do nosso Clube. Bem sei que os profissionais têm de estar preparados para tudo. Bem sei que cenas destas sempre existiram. Bem sei que, nos tempos que correm, elas são cada vez mais naturais. Bem sei até que, às vezes, se compreendem certas reacções. Assim como bem sei que existem provocações orquestradas e agitadores de massas com fins inconfessáveis. Sei isso tudo. Mas também sei que aqui no SPORTING temos uma imagem e uma memória a preservar, que está nos antípodas desse tipo de comportamento. Que saudades do tempo em que até os adversários reconheciam que o SPORTING tinha os melhores adeptos do mundo, capazes de suportar todas as desilusões, obstinadamente do lado do Clube, sobretudo nas más horas. Foi esse o SPORTING que eu conheci, foi por esse que me apaixonei e é a esse que eu pertenço. Não estou sempre de acordo e muito menos sempre contente. Nunca deixo é de apoiar o Clube e quem em cada momento o representa. Até porque eu não sou do jogador A, do treinador B ou do dirigente C. Eu sou do SPORTING.
Há muitos anos, no tempo do homem da bandeira, lembro-me de ouvir na antiga superior sul um sócio perguntar a outro que assobiava a equipa: E o senhor, é perfeito no seu trabalho? Pela boca deste adepto falava o melhor que há em nós, o que de mais precioso o nosso Clube trouxe ao desporto português - a distinção, a dedicação incondicional, esta sensação inigualável de amor sereno e absoluto por um ideal.

Convocatória de Mobilização

Após exibição menos conseguida da NQEquipa, importa mobilizar o grupo do NQC71 com uma festa compensatória.
Convoco assim os MQAmigos - Grupo NQC71 - para uma concentração em Caxias onde será servido um almoço ajantarado na Próxima Quinta-feira - SEM LIMITES.
Caxias - Casa do CEM - Quinta-feira a partir das 14h00
VIVA O SPORTING!!!

domingo, outubro 28, 2007

O inconformismo do João

A noite triste da Choupana terminou com uma imagem a reter. Aquele remate fortíssimo do nosso João no último instante da partida faz-nos acreditar na capacidade dos nossos jogadores para darem a volta aos resultados e às exibições. O seu desespero por a bola não ter entrado demonstra que é o líder da equipa e dá-nos de fora a sensação de que é um de nós lá dentro. O inconformismo do João é um clarão de esperança para os desafios difíceis que aí vêm. Força, SPORTING!

sábado, outubro 27, 2007

Excerto de um articulado...

Peço licença para reproduzir o excerto de um articulado que subscrevi em representação do NQAmigo dm e que diz respeito a um pedido de indemnização pelos danos sofridos num acidente que o vitimou há alguns anos:
(...) O Autor é um adepto apaixonado do Sporting Clube de Portugal, que assiste ao vivo a todos os jogos que o Clube realiza no seu Estádio.
Em consequência do acidente e do período de convalescença a que a recuperação da lesão o obrigou, o Autor não pôde acompanhar a carreira desportiva do seu Clube no resto da época 2001-2002, o que lhe causou um tremendo desgosto. Mais a mais,
Na época de 2001-2002, o Sporting Clube de Portugal sagrou-se campeão nacional de futebol, tendo o Autor ficado amagurado por não poder seguir ao vivo os jogos que conduziram a sua equipa do coração ao título (...)
Esperemos que se faça justiça e que a indemnização arbitrada esteja à altura do dano sofrido...

sexta-feira, outubro 26, 2007

CONVOCATÓRIA

Após a jornada nos Leões de Porto Salvo, onde nos foi dado constatar a excelente prestação radiofónica do NQDM (meu querido amigo, calculo a tristeza por não ter sido possível comentar uma vitória...), a jornada insular de amanhã impõe nova concentração segundo o mesmo esquema - 17.30h/18.00h ponto de encontro no NQMA GEU e, após repasto, rumo ao Portela XXI.

A LUTA CONTINUA !!!
ATÉ MORRER.......SPORTING ALLEZ !!!

Merda+Merda= Muita Merda

Dois dos maiores embustes e sub-produtos jornalísticos do País uniram-se para fazer um semanário gratuito chamado Sexta. O minímo que há a dizer, depois de analisado o primeiro número, é que corresponde à expectativa: não é comparável a papel higiénico, mas é comparável, sim senhor, àquilo para que o papel higiénico serve para limpar.
Mas, em abono da verdade, diga-se que jamais o primeiro número de um jornal em Portugal fora tão rigoroso sobre si próprio. A manchete é o seu verdadeiro estatuto editorial: «Chegou o circo».
O falecido Vítor Correia celebrizou-se em tempos por dizer que já nada o surpreendia depois de ter ido ao circo e ter visto uns porcos a andar de bicicleta. Pois o número acaba de ser superado: o Bonzinho é director de um jornal!
Em resumo: nem dado!

quarta-feira, outubro 24, 2007

Entra sempre...

O "Expresso" da semana passada inventaria as negociatas que o filho do sr. Jardim Gonçalves andou a fazer com o BCP, na mais completa e escandalosa impunidade. Entre o rol, salta aos olhos uma operação que meteu a distribuição de uma medalha comemorativa do alegado centenário do Benfica. Não há dúvida que a porcaria atrai a porcaria. Nestas histórias de aldrabices entra sempre o "glorioso"...

NADA ESTÁ PERDIDO !!!


O jogo com a Roma ontem disputado no Estádio Olímpico da capital italiana deixou bem claro que a qualificação para a fase seguinte da "Champions League" está ainda ao alcance do NQCLUBE.

Serenamente, se revirmos o filme do encontro, constatamos que, apesar de jogar no terreno do adversário, em termos globais, o SPORTING ombreou taco a taco com os donos da casa e só claros erros cometidos nos lances dos golos romanos ditaram um resultado final negativo.

Tal como no jogo com o Manchester United, ficou a sensação de que, a derrota não espelhava a verdade do que acontecera dentro das quatro linhas...

Ao reagir de pronto a um golo sofrido muito cedo e em circunstâncias perfeitamente evitáveis, a equipa demonstrou personalidade e crença no que é capaz de fazer, tendo a atitude assumida no resto da partida sido um sinal claro de que a 7 de Novembro, no ALVALADE XXI, poderemos suplantar a Roma e readquirir uma posição pontual e classificativa que permita encarar os restante jogos com confiança na qualificação.

Há que não esmorecer e, enquanto adeptos, é nosso dever transmitir à equipa todo o incondicional apoio de que carece para dar continuidade aos golos de Tonel e Polga em Kiev e de Liedson no Olímpico de Roma !

TUDO PERMANECE EM ABERTO E NADA ESTÁ PERDIDO !!!

terça-feira, outubro 23, 2007

Porto Salvo

Sem querer perturbar a sempre impecável organização do NQPCCB, tenho uma proposta para o Roma-Sporting de hoje. Uma concentração nos Leões de Porto Salvo (a que se chega pela A5) para ver o grande jogo em que o leão se vai atirar à loba. Eu terei que lá estar e gostava muito de ver por lá o NQC71. Vamos a isso?

segunda-feira, outubro 22, 2007

As dores que não param o mundo...

" (...) O que eu invejo, doutor, é quando o jogador cai no chão e se enrola e rebola a exibir bem alto as suas queixas. A dor dele faz parar o mundo. Um mundo cheio de dores verdadeiras pára perante a dor falsa de um futebolista. As minhas mágoas que são tantas e tão verdadeiras e nenhum árbitro manda parar a vida para me atender, reboladinho que estou por dentro, rasteirado que fui pelos outros. Se a vida fosse um relvado, quantos penalties eu já tinha marcado contra o destino? (...)
Mia Couto, in O fio das missangas , Editorial Caminho, Lisboa, 2004.

domingo, outubro 21, 2007

Prémio "desportista do ano"

A Confederação do Desporto de Portugal promove uma gala do Desporto, com a eleição do atleta do ano, da atleta, da equipa, da esperança e do treinador. Até dia 25, a votação decorre em http://galacdp.sapo.pt/ Pela minha parte, atentos os candidatos, votei em Cristiano Ronaldo, Naide Gomes, selecção de râguebi, João Moutinho e Tomaz Morais, respectivamente. Toca a votar!

CONVOCATÓRIA

Na ressaca do milagre "do" Fátima ( não obstante os erros que o NQCLUBE cometeu e a esperança que na terra do Santuário resgataremos o desaire, confesso que o meu agnosticismo sofreu ontem um rude golpe - será que a Senhora existe mesmo ???), há que não esmorecer e concentrarmo-nos já, decididamente, na próxima batalha - Roma é o objectivo !!!

Às 17.30H da próxima 3ª feira, o NQMa Geu Sem Limites será o local da concentração, donde, após meditação gastronómica, rumaremos ao Portela XXI ! Que ninguém falte !!!

ATÉ MORRER....SPORTING ALLEZ !!!!!!!!

Contraste

O SPORTING e a Roma, que na próxima terça-feira se defrontam no Estádio Olímpico, decepcionaram ontem os seus adeptos. A equipa italiana recebeu o Nápoles e empatou 4-4, voltando a evidenciar grandes fragilidades no sistema defensivo. O SPORTING, em casa emprestada, deixou-se surpreender pelo Fátima e vai ter agora de disputar, a meio das partidas com a Roma, uma diabólica segunda-mão desta eliminatória da Taça da Liga. Ganhar por 1-0 em Fátima não chega...
A reacção dos treinadores aos maus resultados foi, contudo, muito diferente. Paulo Bento, porventura arrependido das rotações que fez na equipa e de não ter optado por jogar a primeira-mão fora, assumiu a inteira responsabilidade pelo sucedido, defendendo os jogadores, mesmo aqueles que foram rendidos ao intervalo e não são habitualmente titulares. Já Luciano Spalletti descascou forte e feio nos seus jogadores, ameaçando-os: "Temos muito a falar...".
Veremos se na terça-feira o SPORTING beneficia deste contraste e se a estabilidade e a confiança que Paulo Bento quis incutir aos nossos jogadores contribui para que o SPORTING consiga reforçar a sua candidatura a um lugar nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões...

quarta-feira, outubro 17, 2007

A chave do êxito

A selecção partiu para os jogos no Azerbaijão e Cazaquistão numa situação bem difícil, com o apuramento em perigo. Felizmente que as lesões de Petit, Nuno Gomes e Simão permitiram a Portugal alcançar dois preciosos triunfos, que quase garantem o passaporte para a fase final...

Desafio

Os dirigentes do SPORTING têm insistido na necessidade de o Clube chegar rapidamente aos 100.000 sócios. O NQC71 deve aderir a esse esforço. Que cada um de nós proponha até ao fim do mês pelo menos três sócios novos. Vamos a isto!

segunda-feira, outubro 15, 2007

Ainda a terra de Alvalade...

O NQAmigo Rui Fernandes, apesar de lesionado, está imparável. Para além dos frasquinhos de terra, conseguiu resgatar um pedaço de relva do NQEstádio, que vai implantar em terreno condigno. Pela minha parte, pedi-lhe o máximo rigor na escolha do local, que deverá poder acolher os muitos peregrinos que decerto acorrerão a contemplar a relíquia. E já agora que fique ao pé de uma tasquinha, para os romeiros mais esbaforidos poderem matar convenientemente a sede...

domingo, outubro 14, 2007

Grande estreia

No mesmo dia em que Miguel Veloso se estreou na selecção nacional, o NQAmigo dm iniciou a sua colaboração com o Rádio Clube Português, na difícil missão de comentador de jogos de futebol. Ao lado desse rijo leão e monstro sagrado dos relatos de futebol em Portugal que é Fernando Correia, o Duarte comentou o Azerbaijão-Portugal. E a coisa correu-lhe muitíssimo bem! Num registo muito diferente do que tem utilizado na televisão, optando por um ritmo mais desenvolto e assertivo, fácil se tornou verificar que a sua "radiogenia" é muito superior à "telegenia". Absolutamente imperdível o momento em que, comentando a ausência de Nuno Gomes no ataque da equipa nacional, o Duarte teve de dizer, um pouco entre dentes, que fazia votos para que o jogador recuperasse para o Cazaquistão. O que custa ganhar a vida...

sábado, outubro 13, 2007

SEMPRE!

Juca, obrigado! Esforçadamente, devotadamente, dedicadamente, gloriamente. Até sempre!

Rica figura...

Estava eu ontem ao balcão de uma pastelaria cheia de gente e leio no jornal o anúncio da saída no dia 26 do semanário gratuito Sexta. Diz "A Bola" que está garantido um jornalismo independente e fiel aos princípios éticos e deontológicos da profissão de jornalista. Logo a seguir, informa que o director será João Bonzinho. Não resisti. Dei uma valente gargalhada, que pôs toda a gente a olhar para mim. As figuras que um tipo faz ao ler em público a imprensa satírica...

quinta-feira, outubro 11, 2007

BOA NOVA

Sentimo-nos reconfortados, num misto de alegria e muito orgulho, quando, longe de casa e dos nossos, neste fim de tarde parisiense emerge do anonimato que nos rodeia a boa nova de que o NQCLUBE foi distinguido, pelo Sindicato dos Jogadores, como a 'equipa fair play' de Setembro 2007, afinal a nossa forma de estar no desporto.
Haja fair play, e merecendo-o, saibamos ser dignos desse fair play...!!!
Hoje e sempre, esteja onde estiver - ATE MORRER... SPORTING ALLEZ !!!!

Bela ideia

Como se sabe, a relva do NQEstádio está a ser mudada, obrigando à remoção de uma camada de terra. Estava eu ontem com o NQAmigo Rui Fernandes quando este recebeu um telefonema de alguém que está a trabalhar na obra e lhe propôs receber já não sei quantos metros cúbicos dessa terra tão especial. A proposta foi aceite e as indicações dadas foram precisas: na altura em que a terra for recebida, uma parte será colocada em alguns frascos, com que o Rui pretende presentear os membros do NQC71. Ficam, por isso, avisados para ir arranjando um lugar de destaque no altar dos santinhos das vossas devoções, sejam eles quais forem, para aí colocar o frasco com a terra sagrada que já foi pisada pelos nossos heróis. Viva o SPORTING!

Confirma-se

Há alguns dias, escrevi aqui sobre as alucinações de Leonor Pinhão. Sucede que o título da sua crónica de hoje no antigo jornal "A Bola" é este: Estamos a dois pontos do FC Porto. Ou seja, confirma-se o diagnóstico...

terça-feira, outubro 09, 2007

Eric Hobsbawm fala sobre futebol em entrevista à Folha de São Paulo

*FOLHA - No ensaio 'Nations and Nationalism in the New Century', o sr. lamenta o fato de que as seleções de futebol nacionais estejam perdendo força para os chamados superclubes internacionais. Seria o fim do 'último refúgio de emoções de um mundo antigo'. Mas o sr. não acha que o nível do esporte tenha, por conta disso, tenha melhorado?
HOBSBAWM - O futebol hoje sintetiza muito bem a dialética entre identidade nacional, globalização e xenofobia dos dias de hoje. Os clubes viraram entidades transnacionais, empreendimentos globais. Mas, paradoxalmente, o que faz do futebol popular continua sendo, antes de tudo, a fidelidade local de um grupo de torcedores para com uma equipe. E, ainda, o que faz dos campeonatos mundiais algo interessante é o fato de que podemos ver países em competição. Por isso acho que o futebol carrega o conflito essencial da globalização.
Os clubes querem ter os jogadores em tempo integral, mas também precisam que eles joguem por suas seleções para legitimá-los como heróis nacionais. Enquanto isso, clubes de países da África ou da América Latina vão virando centros de recrutamento e perdendo o encanto local de seus encontros, como acontece com os times do Brasil e da Argentina. É um paradoxo interessante para pensar sobre a globalização.

segunda-feira, outubro 08, 2007

Grande bronca!

Afinal, o filme do ano acabou mal. O realizador Botelho zangou-se com a produção e já não assina o "Corrupção", libelo destinado a por a nu os podres do nosso futebol. Mexeram-lhe na música e cortaram-lhe partes dessa comovente saga de uma jovem ingénua e inocente que se arrepende do pecado e pede desculpa ao santo que antes tratara desdenhosamente por "orelhas". Uma fita que, a avaliar pelas reportagens diárias das filmagens no "Correio da Manhã", nos reconciliaria com a vida e nos faria acreditar na vitória do Bem. Não se faz! Querem ver que o Barbas já não vai à estreia?

Ainda o jogo de sábado

O jogo de sábado confirma inteiramente o que já aqui tenho escrito e que, à força de se repetir, não pode ser coincidência: o nosso treinador revela uma notável capacidade de mexer na equipa ao intervalo. Desta vez, não recorreu ao "plano B" (três centrais), tendo optado por fazer recuar Moutinho para trinco e Veloso para a esquerda da defesa, a fim abrir uma vaga nas alas para Izmailov, que se veio a revelar "o homem do jogo". Impressionante a atitude da equipa logo após o início da segunda parte. Paulo Bento bem tinha avisado que era partida para ganhar em noventa e não em dez ou quinze minutos.
Acho, não obstante, que foi cometido um risco desnecessário: deixar Gladstone, um belíssimo defesa-central, de fora da convocatória pode ser muito perigoso. Ainda bem que a lesão de Polga ocorreu numa fase em que o jogo já estava controlado...

quinta-feira, outubro 04, 2007

NINGUÉM PARA O BENFICA!

O Bêbado da Gran-Via, após o jogo de ontem com o Shakhtar Donetsk, em discurso directo, disse que está “a fazer uma equipa forte para ver onde pode chegar”.

Mais vociferando que, essa sua equipa, “está cada vez melhor”.

Aliás, para o ridículo se elevar a patamares sobrenaturais, só faltou ao etílico treinador acrescentar que NINGUÉM PARA O BENFICA!

Aí está!...

O grande Benfica europeu prometido até à exaustão por LFV, arrogante e poderoso, melhor ainda do que a equipa dos anos sessenta, aí está...

Balanço de uma semana de emoções fortes

Do jogo de Kiev e da preciosa vitória que ali obtivémos retiro uma nota importante e, aliás, recorrente: a capacidade que o treinador revela de corrigir ao intervalo as deficiências do jogo da equipa, sejam provocadas por infelicidade própria ou pelo jogo do adversário. Foi, uma vez mais, o que aconteceu na Ucrânia. Apesar de os golos terem sido marcados na primeira parte, foi na segunda que o SPORTING jogou melhor e cimentou o seu merecido triunfo - que representa um passo de gigante na luta por um lugar na Taça UEFA e nos permite continuar a acalentar a esperança de uma qualificação para a fase seguinte da própria Liga dos Campeões.
O SPORTING fechou em Kiev com saldo muito positivo um terrível ciclo de três jogos fora em seis dias. A equipa não jogou sempre bem, mas revelou organização, concentração e empenho. Depois de ver estes três jogos, percebe-se o que Paulo Bento pretendia quando pediu aos jogadores capacidade de sofrimento. Como explicou, mesmo quando não se pode dominar, há que conseguir controlar. Foi uma estratégia realista e que deu frutos.
Não posso, por outro lado, deixar de exprimir a minha discordância em relação à posição tomada pelo Clube (treinador e SAD) quanto à arbitragem na estriqueira. Em minha opinião, não fomos prejudicados (o lance do grego não é penalty) e não vejo nenhum motivo para deixar de considerar Pedro Henriques como dos poucos árbitros sérios que andam por aí. A justa e legítima indignação com as roubalheiras a que vamos assistindo não nos pode levar a meter tudo no mesmo saco.
Tenho também muitas dúvidas de que o nosso Presidente devesse ter ido almoçar, a convite de "A Bola", com o rufia do outro lado da Segunda Circular. Compreendo perfeitamente o exemplo de elevação e de desportivismo que Soares Franco quis dar e aplaudo-o convictamente. Só que se prestou a mais uma escandalosa manobra de manipulação desse antigo jornal, hoje uma agência de comunicação do clube da galinha. O tratamento dado à entrevista, as parangonas escolhidas (sem qualquer correspondência com as declarações de Soares Franco) e a própria gestão do tempo de publicação, deixando uma parte dos comentários para depois do derby, deixou claro que o pasquim mais não pretendeu do que, à custa do SPORTING, branquear o "apito encarnado" e atenuar as ondas de choque provocadas pela escandaleira da Amadora.
No campo e fora dele, temos de estar atentos e vigilantes na defesa do nosso Clube.

segunda-feira, outubro 01, 2007

1 de Outubro

O NQAmigo Martins está de parabéns! Nesta longa marcha que é a vida completa hoje as primeiras quarenta voltas ao circuito. Pelo que sei, as comemorações desta noite serão muito reservadas. Mas, amanhã, que é dia de ir buscar três pontinhos a Kiev, teremos ocasião de erguer os nossos copos à saúde do aniversariante. A propósito, concentração NQC71, a partir das 17,30 horas no NQAmigo Ma-Geu, o Sem Limites. A seguir, Portela XXI - enquanto for possível, visto que o NQAmigo PB já foi confrontado na assembleia de condóminos com a produção de decibéis proveniente de sua casa sempre que joga o SPORTING. Se pensarmos que, depois da barulheira de sábado, sobretudo protagonizada pelo NQAmigo dm, o Martim é bem capaz de pedir ao avô que requeira uma providência cautelar para correr com os ruidosos amigos do pai que perturbam o seu infantil sossego, qualquer dia temos de ir ouvir os relatos para um descampado...