quinta-feira, julho 31, 2008

À deriva...

Uma jangada superlotada que ontem à tarde tentava atravessar a Lagoa de Óbidos foi interceptada pela Polícia Marítima. A ideia de transformar o numeroso plantel do Benfica num conjunto de náufragos revela que Quique Flores afinal conhece bem os jogadores que tem à sua disposição, revelando uma noção muito clara do estado em que se encontra a equipa. A intervenção das autoridades, detendo a jangada, conferiu à cena aquele toque castiço que é tão próprio do clube. A rapaziada toda sentadinha nos pneus, com os pés dentro de água, a meio da Lagoa, à espera que a Polícia levantasse o auto, constitui uma imagem de marca do Benfica 2008-09. Ao que chegou a instituição!...

terça-feira, julho 29, 2008

Cinema (com dedicatória)

Uma pérola:
http://www.youtube.com/watch?v=BH8ADuPrmOw

PS- Especialmente dedicada ao atento leitor do NQC71, senhor Rui Costa

Tudo em «famiglia»

O Vitória de Guimarães, o mais recente aliado de Carnide, teve o excelso bom gosto de apresentar o seu plantel numa festa com motivos mafiosos, intitulada La Famiglia. No próximo fim-de-semana organiza um torneio para o qual não podia deixar de convidar o SLB. Afinal, os amigos são para as ocasiões.
E, aliás, fica tudo em famiglia.

segunda-feira, julho 28, 2008

Obrigado Moutinho

Digam o que disserem eu não consigo ficar amargurado com o João Moutinho.
Primeiro porque não acredito que ele tenha esquecido o Sporting, ou deixado de ser sportinguista de coração.
Segundo porque acho perfeitamente legítimo que sendo um jogador de grande categoria, deseje alcançar novas metas dentro da sua profissão, ganhar mais dinheiro e quem sabe prestígio.
Terceiro, porque ao fazê-lo não me parece que tenha vendido a alma ao diabo. Não agiu de forma a honrar os compromissos com o seu clube. Mas talvez hoje em dia seja só assim que se consegue mudar de clube... Não sei. Não foi ele que fez as regras, isso é certo.
E por último porque lhe estou grato por todo o tempo em que esteve connosco. Foi capitão por mérito próprio. Defendeu a nossa camisola a 200% e foi um exemplo para os colegas e jovens Sportinguistas sempre que entrou em campo.

Boa Sorte Moutinho e Volta Sempre

Gratidão Eterna


Este sim. Não engana. Nunca enganou. Jamais se deixou enganar.


"Várias vezes tive convites de outros clubes, até do benfica a ganhar muito mais, mas recusei sempre por amor ao Sporting" (in Record, 28/07/2008, pág. 3).


Obrigado Manel
NQEterno Capitão


(In)Gratidão?

“É um Sportinguista como nós. Ainda menino, em Silves, vivia e sofria o Nosso Querido Clube - certamente, por lá sentiu as derrotas como nós sentimos, e exaltou as vitórias como um verdadeiro Leão.Chegou ao Clube (e assim permanece) com a humildade característica dos que nada necessitam para a verdadeira e salutar afirmação (quer desportiva, quer pessoal) – note-se, em sinal de respeito, até tratava o actual Director Desportivo (então companheiro de balneário e equipa) por “Senhor Pedro”. Hoje, tempos passados, continua a ser o mesmo só que já não é o “Menino” – o “Nosso João” cresceu. O João Moutinho cresceu mantendo-se fiel às raízes, aos sentimentos, à sua pessoa intrínseca, não necessitou de brincos, nem gel, penteados, nem de carros ou roupas amaricadas, nem de discutir contratos em público ou mandar recados por empresários e jornalistas, e com esse crescimento só engrandeceu o Sporting.O João agora é, ele próprio, O SENHOR. Um exemplo para os Colegas. Uma referência para os adeptos (do Futebol, de qualquer sensibilidade clubista). Um Jogador pleno – inatingível, inabalável. Um Símbolo Vivo do Sporting Clube de Portugal – assim o saibamos aproveitar, como ele tanto quer…Obrigado João!”

O texto supra foi aqui postado por mim.

Espero não me vir a envergonhar de ter escrito aquelas palavras.

Aliás, quero e desejo continuar a poder dizer “Obrigado João” – mas o João Moutinho, Capitão do Sporting Clube de Portugal, também tem de saber estar grato, para sempre, ao Clube que o formou, como jogador e como homem.

Todos juntos...

Do jogo de ontem, ficam as imagens impressionantes do banco do Benfica, verdadeiramente com lotação esgotada. Uma catrefada de jogadores (o plantel já chega quase aos 40 e ainda se anunciam novas contratações!), tantos que tiveram de alinhar em duas filas.
De Veiga a Vieira e de Vieira ao maestro rançoso, cada um que pega naquilo desata a comprar à parva. Em comum a cada ímpeto aquisitivo, a megalomania que constitui a marca da casa. O resultado está à vista. Um autocarro já não chega para transportar a equipa. O banco dos suplentes parece a Malveira em dia de feira de gado.
A avaliar pela mostra de ontem, o problema é que, todos juntos, não valem meio bom...

Melhores em tudo

O Sporting já conseguiu alcançar com três semanas de preparação tudo aquilo que o Benfica conquistou ao longo de toda a época passada! Vitória sem margem para dúvidas, foi melhor em tudo que o velho rival.
O benfiquismo de turno na comunicação social não tardou em vir arranjar explicações para a derrota de ontem à noite, em Vila Real de Santo António. Por exemplo, que a preparação do Sporting está mais adiantada que a do Benfica. Mas como? Só se for por incompetência encarnada, porque os treinos no Benfica começaram um dia depois dos do Sporting.
Que o Sporting jogou com uma equipa mais próxima da que vai enfrentar a época, foi outro dos argumentos para tentar retirar brilho a uma vitória sem discussão. Ah, mas esse é um problema do Benfica e com a sua gestão. É verdade que no Sporting não há 35 jogadores no plantel, quando falta menos de um mês para o início do campeonato. É verdade que no Sporting não se continua à espera de reforços, as dispensas a fazer foram feitas e o plantel está fechado, salvo algo inesperado. Mas, a isso, chama-se boa gestão contraposta a má gestão. E isso é um factor essencial para ganhar no futebol.
O Sporting ganhou ao Benfica, essa é que é essa.

domingo, julho 27, 2008

O SR. MOUTINHO...

O NQAmigo DM tirou-me as palavras da boca...

O dia amanheceu excelente para a minha “corridinha” no Estádio Universitário.
Reconfortado pelo resultado obtido ontem contra o Blackburn saí, começando pela busca dos jornais e na expectativa do reencontro, mais logo, com os companheiros do NQC71, em casa dum bom Amigo e NQRival, para vivermos o primeiro “derby” da época.

Porém, as primeiras páginas traziam estampadas em letra de forma a imagem da desilusão – as declarações daquele que foi o “nosso João” e que, subitamente, se metamorfoseou no “Sr. João Moutinho”, afinal tão banal e igual a tantos outros...

A “corridinha” já não foi a mesma...
Curiosamente, enquanto corria, vieram-me à mente muitas das ideias que o NQDM referiu – a escolha do tal Pina Zahavi, o cada vez maior” “grande capitão” Manuel Fernandes, cuja imagem se vai engrandecendo quando somos confrontados com declarações como a do “Sr. Moutinho”, a vontade daqueles que querem mesmo o SPORTING (Caneira, Grimi...)...
Lembrei-me também duma declaração do Sr.Nelson Moutinho, pai dele, proferidas nos dias que antecederam a partida da Selecção Nacional para o Europeu e que, no turbilhão da euforia que esse facto despoletou, passaram despercebidas. Disse então o Sr. Nelson mais ou menos isto – “está é a altura para o João saír do Sporting !”

Tudo isto me entristeceu profundamente e o NQAmigo PLA foi o primeiro a ouvir-me desabafar !

Não terá o “Sr. João Moutinho” percebido que o peso específico duma declaração por si proferida nestas condições só tem o peso mediático que tem dada a posição que o NQCLUBE lhe proporcionou ???

Sendo mais do que legítimo o seu desejo de saír para ganhar mais dinheiro (obviamente que lhe não peço a dimensão humana e o sportinguismo do grande Manel Fernandes...), não terá o “Sr. João Moutinho” percebido que com estas declarações, em plena negociação com o Everton, só enfraquece a posição negocial do SPORTING ???

Não terá o “Sr. João Moutinho” percebido que tem um contrato por si livremente assinado com o SPORTING e que basta um qualquer clube pagar a cláusula de rescisão por si assinada para o levar para fora do SPORTING ???

Não terá o “Sr. João Moutinho” percebido que se quer saír, não tem que pressionar o SPORTING, mas apenas o clube para onde quer ir para pagar a cláusula de rescisão que com ele foi acordada ???

Enfim, peço desculpa do algo desordenado que foi este grito de alma, mas toda esta desilusão é muito triste...

Moutinho

Os clubes estão hoje reféns dos jogadores profissionais, apesar da existência de contratos assinados livremente por estes. Veja-se o caso de Ronaldo com o Manchester United, onde não basta ao jogador português made in Alvalade ser o jogador mais bem pago do mundo, quer ser ainda mais bem pago pelo Real Madrid. Veja-se a azia de Quaresma no FC Porto. Os jogadores sabem o que assinam, sabem que os contratos definem as condições em que podem sair, mas isso pouco vale, essa é que é essa.
Não há que negar: as palavras de João Moutinho a dizer que gostava de sair do Sporting serão um choque para muitos sportinguistas. Se é verdade que Moutinho tem sido um atleta exemplar ao serviço do NQC (e que é um grande jogador de futebol), também não é menos verdade que o Sporting lhe deu tudo o que ele é hoje. Mas não sejamos ingénuos: quem escolhe Pina Zahavi para seu empresário não é certamente com intenção de fazer a sua carreira no clube onde se encontra. Muitos sportinguistas «sonharam» com isso. Viam em João Moutinho, prematuramente alçado à condição de «capitão», o homem capaz de suceder ao inesquecível Manuel Fernandes, o nosso «grande capitão». Bastam as palavras hoje vindas a lume na comunicação social para perceber que, mesmo que Moutinho fique, nunca será um novo Manuel Fernandes.
Não terá sido por acaso - o nosso treinador sabe onde se move - que parece claro que é em torno de Rochemback que o jogo do Sporting irá assentar nesta temporada, como ficou mais uma vez evidente no jogo de ontem com o Blackburn.
Mas as palavras são também inoportunas. Moutinho sabe que nenhum clube cumpriu as regras estabelecidas, por ambas as partes, para a rescisão do seu contrato e que, neste momento, só sairá se o Sporting aquiescer. Sabe também que o Sporting considera, neste momento, o seu plantel «fechado» (tanto quanto isso exista no mundo de hoje...), terminados os prazos-extra dados para os clubes interessados apresentarem propostas por João Moutinho e Miguel Veloso. Sabe que, depois das suas palavras, deixa o Sporting e os seus dirigentes entre a espada e a parede.
Se Moutinho acabar por sair, o Sporting, embora esteja bem artilhado no meio-campo (Veloso, Rochemback, Vukcevic, Izmailov, Pereirinha, Adrien, Romagnoli), com parte do dinheiro recebido deverá fazer um esforço para ir buscar um jogador de grande valia. Eu cá não escondo a minha preferência: Maniche continua sem ser integrado no plantel do Atlético de Madrid... E é do Sporting, mesmo, desde pequenino.
E é também bom dizer que se há quem queira sair, há muitos que querm jogar no Sporting, como ainda neste defeso se viu com Marco Caneira e com o argentino Grimi, que tudo fizeram para voltar. É assim o mundo do futebol.

sábado, julho 26, 2008

Só acontece em Itália?

Segundo a imprensa desta semana, uma investigação das autoridades italianas permitiu concluir que a Lazio de Roma esteve prestes a ser adquirida por elementos ligados ao crime organizado em Itália.

quinta-feira, julho 24, 2008

Uma das melhores notícias do defeso

É uma das melhores notícias do defeso futebolístico: a TVI perdeu os direitos televisivos da Liga para os próximos dois anos. O que significa ficarmos livres daquela dupla «maravilha» formada por Valdemar Afonso e João Querido Manha! É, repito, uma das melhores notícias do defeso e um forte contributo para termos um país mais asseado. Um descanso!
Com o espírito desportista que o caracteriza, o grande educador do povo e desditoso esposo da sinistra e siliconicamente desbotada pivot Nelinha, afirmou, após conhecido o desfecho do concurso que atribuiu os direitos televisivos de alguns jogos à RTP: «Parabéns ao Governo!» Não sei se o Governo teve alguma coisa a ver com o assunto, até presumo que não, mas, para o caso de ter tido, deixo-lhe aqui as minhas felicitações.
Esperemos agora que a RTP esteja à altura e faça regressar o saudoso Domingo Desportivo, a horas decentes, e com transmissão em directo através da RTPi e RTP`África.

sexta-feira, julho 18, 2008

"El Palhaço" II



Em entrevista concedida ontem à segunda dama do clube de carnide (a primeira parece que é uma qualquer Testemunha de Jeová) o presidente da mesma agremiação, confrontado com a decisão do TAS que, muito acertadamente, diga-se, rejeitou os recursos apresentados, vociferou que, ainda que esses recursos tivessem obtido provimento e a corja de malfeitores pudesse por essa via abjecta entrar pela porta do cavalo na edição 2008/2009 da Liga dos Campeões – “o benfica não devia d´ir” (SIC).

É extraordinário como depois do estardalhaço que pessoalmente tem produzido (e alimentado); da campanha nojenta que tem movido junto da comunicação social e da bateria de assessores e advogados que nas várias instâncias e processos têm esgrimido argumentos (ainda que de uma debilidade assustadora), venha agora brindar a populaça encarnada com mais uma « mise en scène » digna de um verdadeiro profissional do Circo.

Afinal, Pablo Aimar não é o primeiro "El Palhaço" a chegar ao Benfica!

quinta-feira, julho 17, 2008

Sunderland

No domingo, o SPORTING defronta o Sunderland em Albufeira, no primeiro jogo da época, descontando o treino com o Atlético do Cacém.
Será que o NQAmigo PB está por cá e disponível para abrir as portas do Portela XXI?

quarta-feira, julho 16, 2008

...NO SPORTING APRENDE-SE A GOSTAR DO SPORTING...



A contratação definitva de Grimi é finalmente um facto consumado. Parece que para o êxito das negociações com o Milan contribuiu decisivamente a vontade do jogador que pressionou insistentemente o clube italiano para chegar a acordo com o SPORTING.

Contudo, com o mesmo jogador, há exactamente um ano tudo foi ao contrário. Havia acordo entre o Milan e o SPORTING, mas foi Grimi que inviabilizou esse acordo porque preferiu rumar ao Sienna, clube da Série A italiana.

Circunstâncias diversas trouxeram o atleta, por empréstimo com opção de compra, para o NQCLUBE na abertura de inverno do mercado na época transacta.

Grimi teve então a oportunidade de ver, viver e sentir o SPORTING em termos tais que agora foi ele próprio que tudo fez para ingressar definitivamente no nosso Clube com um contrato válido por 5 anos.

É que...
... em estando no SPORTING APRENDE-SE A GOSTAR DO SPORTING !!!

NOVOS EQUIPAMENTOS

Admito que em primeiríssima mão, o NQC71 divulga os equipamentos a usar esta época na Europa pelo clube de Carnide, pelo menos na pré-eliminatória da Taça UEFA, para a qual muito justamente foi apurado após um meritório 4º lugar no campeonato da época anterior, arduamente conquistado dentro das quatro linhas, onde, aí sim, se ganham jogos e consequentes apuramentos e acessos !!!

terça-feira, julho 15, 2008

15 de Julho de 1928

O jornal do Clube assinala hoje uma efeméride do maior significado - os 80 anos do nosso querido equipamento de camisola às riscas horizontais verdes e brancas e calções pretos. Ainda há dias eu escrevia aqui sobre o tema, errando a data da digressão ao Brasil (afinal, foi em 1928 e não em 1929, como estava convencido).
Seja como for, tenho ideia de que a equipa na ida para o Brasil fez uma escala na Madeira e logo aí realizou um jogo em que estreou o belo equipamento às riscas.
Este facto não é referido na evocação feita no jornal do Clube e leva-me, por isso, assim que tenha tempo, a averiguar o assunto.
Estreado na Madeira ou no Brasil, o certo é que se trata do mais bonito equipamento do mundo. Basta ver a fotografia da equipa no Estádio do Fluminense. Faz hoje 80 anos...

Toque a rebate

É altura de nos deixarmos de rivalidades doentias. É o futebol português no seu conjunto que está em causa. Vamos dar o exemplo. Todos à Luz apoiar o Benfica na pré-eliminatória da Liga dos Campeões!

segunda-feira, julho 14, 2008

Defeso

A estabilidade directiva e na equipa técnica, para além do profissionalismo dos responsáveis, levam a que o defeso esteja a correr aparentemente muito bem. Claro que a disponibilidade da Direcção para aumentar o orçamento do futebol também ajudou à concretização de 3 ou 4 contratações de que só não gostaram mesmo aqueles que dizem sempre mal.
Rochemback parece já em boa forma, Caneira reforça a equipa e o balneário, Postiga pode ser uma boa surpresa, Carriço outra. A pressão de Grimi para ficar entre nós merece também todo o destaque. Vukcevic e Izmailov são valores certos. E Paulo Bento esteve muito bem ao não transigir quanto ao guarda-redes sérvio, conflituoso e indisciplinado.
Quanto ao mais, resta-nos acender uma velinha para que Veloso e Moutinho continuem por cá. Com a nota de que o segundo se tem portado muito melhor com o Clube do que o primeiro. Que fiquem os dois é muito importante - mas se tiver de ir um... que fique o João! Um jogador que nunca devia sair. Tanto mais que deve continuar a jogar em grande pelo menos até aos 45 anos...

quinta-feira, julho 10, 2008

O torneio da conquilha

Há dois ou três anos que o SPORTING alinha, em princípio de época, numa porcaria de um torneio em Vila Real de Santo António, por sinal o único troféu que o Benfica ganhou a época passada. Para além de achar que o SPORTING só deve jogar com o Benfica os jogos que tem de jogar (ou seja, os oficiais), verifica-se que todos os anos a organização favorece o Benfica, marcando-lhe os jogos para sexta e domingo e obrigando o SPORTING a jogar o derby com menos um dia de descanso. Este tratamento desigual justificaria plenamente que o SPORTING se recusasse a participar e deixasse o inimigo a jogar com o Ayamonte e o Beira-Mar de Monte Gordo. Razão teve o Porto que nunca se prestou a disputar o torneio da conquilha...

terça-feira, julho 08, 2008

Confirma-se

Confirma-se a notícia: Fernando Chalana, que orientou o Benfica na verdadeiramente demolidora ponta final da época passada, vai continuar na equipa técnica. O pequeno genial, naturalmente satisfeito com a sua prestação, tinha já dito em Angola que se sentia mais solto.
Não sei se também vai dizer que foi assediado pelo Porto, mas o certo é que fica no Benfica. Será mesmo o único português na equipa técnica. Ou seja, se o penteadinho Flores, à primeira escorregadela, receber guia de marcha, lá terá Chalana de avançar de novo. Queira Deus - o futebol português nunca mais será o mesmo sem as antológicas conferências de imprensa desse special one de bigodes...

segunda-feira, julho 07, 2008

É hoje!...

Finalmente, regresso ao trabalho da equipa de futebol profissional. Eles aí estão de novo. Força, rapazes. Viva o SPORTING!

sexta-feira, julho 04, 2008

Equipamento

Foram ontem divulgados os equipamentos para 2008/2009. Em relação ao equipamento alternativo (todo branco), nada a dizer. Para além deste, espero que o equipamento Stromp seja também utilizado. Quanto ao principal, verifico com mágoa que voltámos às riscas finas, o que acho lamentável. As riscas devem ser do tamanho clássico, muito mais bonito e conforme à memória que temos do SPORTING e dos grandes sportinguistas que o envergaram ao longo dos anos. Aliás, defendo que só em caso de confusão com o equipamento do adversário é que o SPORTING deve prescindir do seu equipamento principal, estreado na triunfal digressão ao Brasil em 1929...

Sempre pioneiro

Mais uma página inédita na história do futebol português. Em vários clubes, já se tinha visto sócios a agredirem dirigentes. Ontem, na assembleia-geral do Benfica, foi o presidente que agrediu um adepto! Sempre pioneiro, este Benfica...

Alguém sabe?

Alguém sabe qual é o preço dos bilhetes de época do Benfica com a opção Liga dos Campeões?

quinta-feira, julho 03, 2008

Ainda faltam quatro dias...

Não é já possível controlar a ansiedade. Mês e meio sem SPORTING é demais. Dia 7, termina finalmente este insuportável defeso. Pelo primeiro jogo ainda temos, no entanto, de esperar mais alguns dias. Que sofrimento! Quem ama tem saudades...

quarta-feira, julho 02, 2008

Um pedido

Vou pedir uma autorização especial para subscrever as obrigações que a SAD lançou no mercado a uma taxa de juro diferente da fixada. Corro o risco de o meu pedido não ser entendido, tanto mais que vou pedir um juro mais baixo. Em vez de 7.3% ao ano, só quero 7.1 ...

Voltaremos...

No próprio dia em que o SPORTING for campeão, jantar comemorativo no "Galito". O sr. Henrique oferece as perdizes a leões habituados a devorar aves, sobretudo as de menor nobreza (que não é, manifestamente, o caso da perdiz...). Em Maio, voltaremos a Carnide...

Boa notícia

O jogo (SPORTING-Glasgow Rangers) foi, efectivamente, em 1971, mas o grande Yazalde já alinhava essa época pela nossa equipa e, como bem se recordava o NQAmigo PCR, marcou o 1º golo aos 22 minutos da 1ª parte.
Aqui deixo registada a minha declaração de derrota na aposta de ontem à noite e me confesso um perdedor feliz, desde logo pelo facto de poder contribuir para a concretização de um dos grandes objectivos traçados pelo NQC para a época que se aproxima - levar a "adepta SPORTING do ano" ao Portela XXI.
Com a cumplicidade já estabelecida entre ambos, a presença de PCR na bancada é essencial para realizar esse objectivo.
Viva o SPORTING do passado! Viva o SPORTING do presente! Viva o SPORTING do futuro!

terça-feira, julho 01, 2008

Bom gosto

Aqueles que se reuniram faz hoje precisamente 102 anos, criando um Clube desde o início diferente, foram homens de visão, de coragem e de muito valor. E foram também, podemos dizê-lo tantos anos depois, homens de muito bom gosto. Parabéns, SPORTING!