terça-feira, abril 21, 2009

PARA QUE A TERRA NÃO ESQUEÇA !!!!!!!!!!

Comentando o “post” anterior, pede um NQAmigo anónimo que o esclareçam sobre “o que se passou num jogo no Bessa, entre o Paulo Bento e o apitador do Guimarães-SCP que levou o nosso treinador a afirmar que nunca mais se esqueceria”.

Meu caríssimo amigo, rebuscando o que a memória ainda conserva – e esta é uma daquelas "indignidades" que jamais esquecerão !!!!! – esclareço-o que o campeonato de 2003-2004 chegava ao fim, faltando apenas 4 ou 5 jornadas e o NQSPORTING, então treinado põe Fernando Santos, em 2º lugar a 5 ou 6 pontos do 3º, que era o clube da galinha, deslocava-se ao Bessa. Com um golo de Liedson, ganhava por 1-0. A cerca de um quarto de hora do fim, inexplicável expulsão de Rui Jorge e depois de Pedro Barbosa. Com o NQCLUBE reduzido a nove jogadores, o Boavista empata e, depois consegue o 2-1 na sequência de um livre inexistente. Nesta fase “brilhante” do jogo ainda recordo um “bárbaro” fora de jogo assinalado ao mesmo Liedson ainda no meio campo do SPORTING !!!

Consequências desta malfeitoria:
1. O FCPorto ficou mais folgado na classificação e com o título nacional praticamente resolvido, o que lhe permitiu encarar com outra disponibilidade os jogos finais da então Champions League, que então, treinado por Mourinho, veio a ganhar.
2. Os galináceos começaram assim a ser transportados ao colo para o 2º lugar de que o NQCLUBE era arredado , ficando com acesso à referida Champions League (creio mas não garanto, que na pré-eliminatória foram despachados pelo Anderlecht com 3 secos em Bruxelas…).
3. O Boavista ganhou um novo alento na luta pela Europa, mas, tanto quanto me lembro, nem assim acabou por conseguir…

Terminado o jogo, tenho bem presente uma imagem televisiva que mostrava um camarote, onde, lado a lado, se riam prazenteiramente e com ar de muito gozo, os srs. Pinto da Costa e Valentim Loureiro, ambos na altura com uma relação com o Sr. Luís Filipe Vieira como a de Deus com os anjos… Tão amigos que eles eram... Uma imagem perfeita que tão bem ilustrava o "sistema" de então... Era a fase em que "eles" escolhiam e combinavam quem eram os árbitros que iam soprar nos apitos... Lembram-se ??? Diziam então que uns "podiam ser" e outros não...

A nós restava-nos a REVOLTA !!!!
O NQPaulo Bento era nessa altura um dos nossos valorosos atletas.

O árbitro, esse foi o tal paixão, cuja cara acima dou à estampa, PARA QUE A TERRA NÃO ESQUEÇA…