segunda-feira, dezembro 14, 2009

14 de Dezembro

Foi há 23 anos o nosso dia inicial inteiro e limpo. O 14 de Dezembro representa o símbolo mais perfeito de um SPORTING transcendente e imorredoiro. A já tradicional resposta do inimigo à nossas evocações dos 7-1, a de que foram campeões nessa época, só reforça a lenda. Num discurso muito apropriado aos tempos que correm, diria que um benfiquista, mesmo em fase de prosápia e de arrogância extrema, sabe sempre que ao virar da esquina pode estar uma cabazada à sua espera. Lembrei-me disso quando vi, há 15 dias atrás, a melhor equipa do mundo e arredores a jogar com muito respeitinho atrás da linha da bola.
A tarde mágica de 14 de Dezembro de 1986 foi de todos nós - mas de um em especial. Número 9 nas costas e braçadeira de capitão, o NQManuel Fernandes foi um cavalo à solta nos campos de Alvalade. Espécie de herói pícaro dos tempos do jejum de títulos, representa ainda hoje um sportinguismo que não pode morrer e com que todos contamos para enfrentar os complexos desafios do presente.
O 23º aniversário da tarde mais linda de todas as tardes não nos apanha num momento agradável, com a equipa de futebol a atravessar uma fase muito fraca. Que a memória desse jogo fantástico inspire todos os sportinguistas para fazermos face às dificuldades dos tempos de hoje. Que o espírito do 14 de Dezembro nos ilumine a todos. Em futebol, o impossível às vezes acontece.