domingo, janeiro 10, 2010

O nosso João

Na passagem de João Vieira Pinto pelo SPORTING, sempre me impressionou a forma como se tornou, assim que vestiu de leão, num jogador correctíssimo, ele que noutras paragens sempre se revelara um atiçador de conflitos e um propenso a perder facilmente a cabeça. O seu caso revela que nunca é tarde para mudar.
Chegado muito mais novo a Alvalade, João Pereira bem se deve inspirar nesse exemplo. Tanto mais que essa conversão ao fair-play não implica, muito pelo contrário, qualquer perda de qualidade futebolística, como as inesquecíveis épocas leoninas de João Pinto bem o demonstram.
Vem isto a propósito da notável estreia do nosso novo 21 ontem à noite em Alvalade. Foi, para mim, o melhor jogador em campo, mas reparei em dois lances, escusados, em que o seu sangue quente poderia ter deitado tudo a perder. No final, declarou que foi um prazer jogar de leão ao peito. Para nós, foi também um prazer vê-lo jogar e jogar tão bem. Mas não se esqueça que jogar com esta camisola não é igual a jogar com outras que já vestiu no passado, em que a regra é ganhar a qualquer preço. Que se lembre do exemplo de João Pinto, de quem tem tudo para ser o sucessor em Alvalade. Pelo meu lado (visto que para Moutinho está reservado o título nobiliárquico de NQCapitão), já comecei a tratá-lo por "o nosso João".