quarta-feira, agosto 05, 2009

Volta a Portugal

Começou hoje, na Praça do Marquês de Pombal, a 71ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta. Ninguém terá dado por isso, nem se terá interessado em evocá-lo, mas foi precisamente nesse local, em Abril de 1927, que se iniciou a 1ª Volta a Portugal. Os corredores dividiam-se em três categorias: fortes, fracos e militares. Seguiram, como hoje, Avenida abaixo, mas os de há 82 anos apanharam o cacilheiro, carregando as bicicletas, e partiram a sério quando o barco atracou, decerto com uma data de burros como espectadores, que eles (os burros) constituíam o ex-libris do cais do Ginjal, a par das caldeiradas - prato, aliás, em que a Volta a Portugal sempre foi fértil...
Hoje, rolando pelo Passeio Público, nenhum corredor decerto se lembrou de dizer como João da Ega para Carlos da Maia, na rampa de Santos para o Aterro: Ainda o apanhamos! Ainda o apanhamos!..., nem há já americanos em Lisboa (o último a sério foi o Carlucci) mas quem melhor do que os ciclistas para adoptar esse lema do Ainda o apanhamos?
Amanhã, 230 longos kms. até Castelo Branco, com o corredor do povo (Cândido de seu nome) de amarelo.
Como eu vou nesse comboio, lembrei-me disto: deixar aqui, de vez em quando, duas linhas sobre a Volta. Leão de lágrima ao canto do olho, aqui vou contar um pouco da Volta e da memória de outras Voltas, daquelas que ajudaram a fazer do nosso querido SPORTING o que, no desporto português, ele é. Vejam lá a minha ideia. Até amanhã.