terça-feira, setembro 08, 2009

Alma de leão

Poucas vezes a diferença com o rival foi tão grande: temos uma Direcção eleita num processo democrático exemplar, com um amplo debate sobre o Clube e os rumos a seguir para o seu futuro e com um comportamento responsável dos vencidos, desfazendo a oposição na hora em que foi conhecido o resultado eleitoral; temos um projecto desportivo sólido, assente numa equipa técnica coesa, liderada há quatro anos pelo mesmo treinador, antigo jogador do Clube e técnico das camadas jovens; apostamos no trabalho feito na formação, conseguindo nas últimas épocas segurar as principais pérolas vindas de Alcochete; temos associada ao Clube uma imagem de seriedade e de honestidade, num mundo muito pouco recomendável como é o do futebol português, dos apitos dourados e das escandaleiras de toda a ordem.
Todavia, a esperança parece morar do outro lado da rua. É claro que embandeirar em arco é a especialidade do clube da galinha. Terem hipotecado o futuro e mais seis meses para tentar, à viva força, romper a miséria competitiva dos últimos anos, não os parece incomodar, o que não me surpreende nada. A tropa do córato quer lá saber do futuro, quer é ganhar de qualquer maneira, como se verificou pelo modo como, na época passada, celebraram entusiasmados a prenda oferecida pelo águia de ouro Lucílio Batista.
O que me surpreende, isso sim, é que haja sportinguistas que arrefeçam o seu entusiasmo só por o inimigo ter entrado bem. Como disse, com toda a razão, o nosso querido compatriota Liedson da Silva Muniz (que o sr. LFV, cheio de dor de cotovelo, em tempos qualificou como um jogador vulgar) isto interessa é como se acaba e não como se começa.
Não se esqueçam de que, quando mais alto se sobe, maior é a queda. Deixem o vento mudar e verão como o exterminador vai passar a besta, sem ter ninguém que o defenda como no SPORTING o nosso treinador tem sido sempre defendido. Nessa altura, vai começar a falar o maestro rançoso, que anda amuado por não ter sido ele a conduzir as negociatas das contratações.
Quanto a nós, tenham calma. As dificuldades iniciais só tornarão o nosso triunfo mais saboroso. Temos ou não temos, mesmo sem os milhões gastos em contratações, uma equipa com uma enorme potencialidade para jogar bom futebol, que luta, acredita e tem vontade? Quem julga que as batalhas estão ganhas à partida é a lampionada! Por cá, gostamos de desafios difíceis. Desafios que só podem ser ganhos com alma de leão!