terça-feira, agosto 25, 2009

Qual Crise !?!

É certo que as exibições do Sporting não têm motivado.

Também é por demais evidente que os resultados dos últimos jogos trouxeram para o seio da equipa uma instabilidade que se revela logo ao apito inicial.

Tudo acentuado por uma massa associativa impaciente, intolerante e injusta – que faz as delícias de mercenários do papel em parangonas nas bancas do dia seguinte.

A inversão deste sentido só se fará com incondicional apoio aos atletas – com aplausos e não com assobios, nem com dispensas, despedimentos, afastamentos ou novas contratações. No final daquele épico 5-3, lembro-me de ter ouvido o Paulo Bento dizer que, nesse dia, tinham sido os adeptos a puxar a equipa para a vitória. Eu digo, foi o Sporting, o mesmo Sporting que ao intervalo do jogo com a Fiorentina ovacionou espontânea e ruidosamente a equipa.

Mas a verdadeira questão, para lá dos cenários de crise – aquela que ninguém parece querer ver mas que está aqui ao virar da esquina – é mais uma vez o tratamento desigual.

Os nossos adversários directos (dos milhões, dos grandes craques, da euforia e da fantasia) não demonstraram um futebol diferente do nosso. Aliás, só construíram as respectivas vitórias a partir do momento em que beneficiaram de grandes penalidades e, consequentemente, da expulsão de três jogadores de campo – um do Vitória de Guimarães e dois do Nacional. Esse foi o momento de viragem dos referidos desafios.

Aos 5 minutos do jogo com o Braga existiu uma clara grande penalidade a favor do Sporting (curiosamente, em lance idêntico ao que originou as outras penalidades que beneficiaram Benfica e Porto) – naturalmente, o senhor do apito nada assinalou …

segunda-feira, agosto 24, 2009

Apoiar o Treinador

Analisemos a coisa do ponto de vista frio dos números.
Mandar o Paulo Bento para formação custa dinheiro e enfurece um sem número de sócios que o quem ver pelas costas. É provavel que se perca algum rendimento em mensaliades dos associados. E é muito provavel que aumento o ruído à volta do clube.
Mas, como dizem os peritos, não existe má publicidade. Ou seja, a controvérsia só poderá ser benéfica para o clube.
E a forma como se der o "spin" à controvérsia poderá chamar muita nova gente ao Sporting. Poderá em si mesmo, incutir motivação dentro e fora do clube.
Reforçará, sem dúvida, a marca de carácter associada ao Sporting e seu o espirito pioneiro.
E desde quando é que tomar a atitude correcta é mau negócio??...

Paulo Bento Forever - Tempo de Mostrar Carácter

Não digo forever de ânimo leve. Penso realmente que o Paulo Bento é, e será o treinador do Sporting por muitos anos.
A coisa está preta neste momento... Quando os jogadores trabalham para impressionar outros que não o seu próprio treinador é porque este os deixou de conseguir motivar e a culpa só pode ser sua.
Mas mesmo que o treinador tenha perdido o respeito dos jogadores deve ser mandado embora? Acho que não. Não gosto de ver os clubes tomar opções fáceis e cobardes (à benfica) reveladoras de pouco carácter.
Preferia ver o meu clube mandar o Paulo Bento para uma formação intensiva durante 2 ou 3 meses. Preferia que o meu clube apoiasse o Paulo Bento para que este conseguisse ultrapassar as suas lacunas e regressasse como um homem novo, revigorado e motivador. Quanto mais não seja, para mostrar o carácter de não deixar o treinador sózinho quando este está na mó de baixo. Lembro que o Sporting não é um partido político. É um clube eclético e honrado.
Durante este tempo a equipa poderia ser liderada por Carlos Pereira. E mesmo que esta opção custe uma época inteira sem nenhum título desportivo para o futebol do Sporting, prefiro isto a mandar o teinador embora.
Porque senão vejamos:
- Manda-se o treinador embora porque este perdeu o respeito dos jogadores.
- Os jogadores passam a entender que se não respeitarem o treinador ele é substituido
- A direcção técnica fica subjugada ao "respeito" dos jogadores e perde, por sua vez o respeito pela direção do clube.
- A erosão da marca do clube acaba por fazer com que não seja mais reconhecido como um clube de carácter e apenas como um sitio onde se podem fazer bons negócios e extorquir bom dinehiro.

Eu não gosto deste cenário. Vocês gostam?....

Seja como for, é nos momentos dificeis que se revela a verdade, e este é, sem dúvida, um tempo muito interessante para o Sporting!

quinta-feira, agosto 20, 2009

Futebol no pequeno ecran

Para aqueles que querem seguir os jogos e não podem sair da frente do computador, aqui vai uma ajudinha:
http://www.myp2p.eu/competition.php?competitionid=&part=sports&discipline=football
...Também têm ciclismo!

quarta-feira, agosto 19, 2009

E que tal uma ida a Florença?....

Ai que bom que era uma viagemzinha de mota até florença.....
Jogos como o de ontem fazem um gajo pensar. Vale mesmo a pena apoiar a nossa equipa esteja ela onde estiver!....
Hei-de lá chegar!

Talvez no sábado...

Após o jogo em Enschede, salientei aqui a importância de a equipa lutar e acreditar. Embora reconhecendo que havíamos jogado muito pouco, desdramatizei essa fraca prestação e escrevi que, mantendo-se a atitude, as boas exibições chegariam com facilidade. Como os cépticos hão-de fazer o favor de reconhecer, não foi preciso esperar muito tempo.
É certo que ainda não ganhámos, embora ainda não tenhamos perdido, um jogo oficial. Mas, a este respeito, gostaria de fazer uma profecia semelhante à anterior: assim como a vontade e a garra reveladas pela equipa em sucessivos jogos acabaram por gerar a boa exibição frente à Fiorentina, também o futebol de qualidade mostrado ontem à noite forçosamente gerará as ansiadas vitórias. Talvez já no sábado...

Destaque

Gostaria de destacar no jogo de ontem à noite a exibição de um jogador, que considero ter sido o melhor em campo - Matías Fernandez.
O chileno abriu o livro e explicou à bancada que se pode vir a tornar um caso muito sério neste SPORTING 2009/2010.

terça-feira, agosto 18, 2009

Boa onda

Para a importantíssima partida desta noite com a Fiorentina (clube que viveu há épocas atrás um período negro, ao contar nas suas fileiras com o maestro rançoso, que chorava muito pelo seu Benfiquinha, mas só queria era receber liras...), concentração na Nova Lisboa, às 18,00 horas.
Estará presente o NQAmigo Vítor Paulo, cujo coração foi duramente posto à prova nos últimos 15 dias, mas que acabou por celebrar um justíssimo e categórico triunfo na Volta a Portugal - e com um corredor português! O NQC71 dá-lhe os parabéns e confia na sua boa onda para levar de vencida os italianos!...

quarta-feira, agosto 05, 2009

Volta a Portugal

Começou hoje, na Praça do Marquês de Pombal, a 71ª edição da Volta a Portugal em Bicicleta. Ninguém terá dado por isso, nem se terá interessado em evocá-lo, mas foi precisamente nesse local, em Abril de 1927, que se iniciou a 1ª Volta a Portugal. Os corredores dividiam-se em três categorias: fortes, fracos e militares. Seguiram, como hoje, Avenida abaixo, mas os de há 82 anos apanharam o cacilheiro, carregando as bicicletas, e partiram a sério quando o barco atracou, decerto com uma data de burros como espectadores, que eles (os burros) constituíam o ex-libris do cais do Ginjal, a par das caldeiradas - prato, aliás, em que a Volta a Portugal sempre foi fértil...
Hoje, rolando pelo Passeio Público, nenhum corredor decerto se lembrou de dizer como João da Ega para Carlos da Maia, na rampa de Santos para o Aterro: Ainda o apanhamos! Ainda o apanhamos!..., nem há já americanos em Lisboa (o último a sério foi o Carlucci) mas quem melhor do que os ciclistas para adoptar esse lema do Ainda o apanhamos?
Amanhã, 230 longos kms. até Castelo Branco, com o corredor do povo (Cândido de seu nome) de amarelo.
Como eu vou nesse comboio, lembrei-me disto: deixar aqui, de vez em quando, duas linhas sobre a Volta. Leão de lágrima ao canto do olho, aqui vou contar um pouco da Volta e da memória de outras Voltas, daquelas que ajudaram a fazer do nosso querido SPORTING o que, no desporto português, ele é. Vejam lá a minha ideia. Até amanhã.

Dedicatória

No momento do júbilo, do alívio profundo pela conquista de uma vitória muito importante, pensei em muitos sportinguistas. Mas ontem particularmente num. Em José Eduardo Bettencourt.

Esperanças

Sem beliscar o papel dos deuses da fortuna e sem negar que a exibição foi, uma vez mais, muito fracota, cumpre reconhecer que a equipa lutou e acreditou. O bloco parece estar unido e, quando assim sucede, todas as esperanças são legítimas. Às vezes, o jogar bem é o mais fácil.

Dificuldade

Hão-de reconhecer que, depois da convocatória que ontem de manhã aqui fiz aos deuses da fortuna, é muito difícil continuar incréu...

terça-feira, agosto 04, 2009

É preciso acreditar

Apesar das exibições de inicio de época, este ano, mais do que nunca estou com a nossa equipa.
Concordo com o que diz Rogério Alves.
Não é fazendo um reshuffle à equipa que se vai a lado nenhum. Não há treinador milagreiro, jogadores milagreiros, directores milagreiros.
O que há é trabalho, planeamento, estratégia. E este rumo é o rumo certo! O Sporting não é um clube que ganha com "esquemas". É uma marca que precisa de se impor mais como marca de prestígio, fábrica dos melhores jogadores do mundo, escola de carácter e sensibilidade social.
A nossa equipa começou mal, mas já deu provas de entrega, de carácter e de que consegue fazer muito melhor!!!
Acreditar é preciso!

Que...

Que os deuses da fortuna que acudiram por nós na noite molhada de 5 de Maio de 2005, no momento em que Miguel Garcia se elevou nos céus da Frísia para marcar um golo inesquecível, não se esqueçam do jogo desta noite em Enschede e, se a coisa for outra vez decidida no detalhe, sorriam de novo ao leão rampante à procura do seu lugar na Europa...

segunda-feira, agosto 03, 2009

Convite

Neste dia de espera, em que a equipa voa para Enschede para a partida decisiva com o Twente, fica um convite: vão até ao excelente blogue leonino Tesouro Verde (http://tesouroverde.blogspot.com/) e cliquem nas imagens da festa do título em 1980. Para os que não viveram essa data, posso garantir-vos que foi das maiores jornadas de sportinguismo de todos os tempos, um entusiasmo sem limite pela conquista do mais improvável de todos os títulos, ganho com muita inspiração, alguma sorte e, sobretudo, muito coração.
A equipa desprezada pelo super-Porto de Pedroto e Pinto da Costa (diziam que o SPORTING só tinha quatro jogadores...) foi quem riu no final, numa festa verde-e-branca que contagiou, como só nós sabemos fazer, o país inteiro.
Que comoção ver essas imagens. Que saudades desse inigualável dia 1 de Junho de 1980... Conseguem distinguir um daqueles que entrou em campo junto à bandeirola de canto do lado esquerdo? Eu sei que não conseguem, mas era eu.