quinta-feira, maio 21, 2009

Eleições

Gostaria de dizer que considero a candidatura do dr. José Eduardo Bettencourt a melhor solução para o SPORTING. O meu desejo principal é ver assegurado que o Clube continuará a ser dirigido por pessoas de bem, com princípios e interessadas em servir o SPORTING. Acresce que Bettencourt, na sua passagem anterior pelo futebol leonino, provou ser uma pessoa competente. Revela, por outro lado, a capacidade para, nesta fase, conciliar a paixão com a razão, fórmula que, como estamos todos de acordo, corresponde ao que o SPORTING mais precisa para enfentar os desafios dos próximos anos. No próximo dia 5, será, por isso, com toda a convicção, com todo o entusiasmo e com todo o fervor leonino que darei os meus votos à lista de Bettencourt para os corpos sociais do SPORTING.
O processo atribulado de escolha do candidato feriu, no entanto, algumas susceptibilidades, mormente as do próprio presidente cessante e do dr. Dias Ferreira. Em ambos os casos, trata-se de situações que são bem compreensíveis.
O dr. Soares Franco não poderá deixar de se ter sentido um pouco desconfortável ao ver avançar quem se terá recusado a segui-lo. São, todavia, coisas que acontecem na vida. O próprio candidato reconheceu que enganou toda a gente, ao ceder, à última hora, ao apelo de se candidatar. Seja como for, o ainda presidente do Clube parece ter ultrapassado a situação sem ressentimentos, sendo que a inclusão de Nobre Guedes na lista de Bettencourt poderá revelar isso mesmo. Soares Franco não quis ser um segundo Dias de Cunha e fez muito bem. A confirmar-se esta atitude, o actual presidente revela, uma vez mais, a sua nobreza de carácter.
Quanto a Dias Ferreira, o seu incómodo é também compreensível, visto que estaria tudo encaminhado para ser ele a opção... até Bettencourt ter decidido afinal avançar. Parece-me, contudo, que o dr. Dias Ferreira deverá, como Soares Franco, colocar os interesses do Clube acima da sua legítima ambição de ser presidente do SPORTING. A ver vamos se tem essa lucidez e se estará disponível para aceitar um lugar, como seria desejável, na lista de Bettencourt.
Quanto aos outros candidatos, considero muito positivo que Pedro Souto tenha abdicado e se tenha entendido com Bettencourt e lamento que Paulo Cristóvão não lhe siga o caminho, mesmo depois do próprio Dias da Cunha ter apoiado José Eduardo Bettencourt. A reacção de Cristóvão à agressão a Dias Ferreira é lamentável e significa que a sua candidatura decidiu seguir por um caminho que não interessa nada ao SPORTING e não quadra com o conceito que tenho de alguns grandes sportinguistas que o apoiam.
A terminar, um desejo: que Liedson renove antes do jogo de domingo, como é justo que aconteça. Ficará, depois, a faltar a renovação de Paulo Bento, para que o nosso capital de esperança para a próxima época se mantenha intacto.