domingo, maio 24, 2009

Concentração

Para a última partida da temporada e atendendo à hora do jogo, concentração directa no NQEstádio e... terceira parte!
Todos a Alvalade! Viva o SPORTING!

quinta-feira, maio 21, 2009

APELO


Subscrevendo plenamente a análise anterior do NQAmigo JHS, queria porém, reiterar aqui o apelo que nela se contem no sentido de o Dr. Dias Ferreira, abdicando da sua pretensão de se candidatar, poder integrar a lista do Dr. José Eduardo Bettencourt. Tendo manifestamente evidenciado, por actos e palavras, a sua concordância com a linha estratégica do Conselho Directivo que agora vai cessar funções e à qual Bettencourt se propõe dar continuidade, penso não fazer grande sentido vir esgrimir forças no mesmo espaço.
É exactamente por não ter dúvidas que o Dr. Dias Ferreira, grande sportinguista e cuja militância em prol do NQClube recordo desde os já algo longínquos “anos sessenta” em que ambos frequentámos a Faculdade de Direito de Lisboa, porá sempre acima de tudo os “superiores interesses do SPORTING”, que lhe dirijo este apelo…!!!

Uma última nota para o candidato Paulo Cristóvão.
Se foram lamentáveis as insinuações que fez sobre a eventual autoria das agressões que atingiram Dias Ferreira – basta ouvir as palavras que pronunciou – mais lamentável ainda é, não as assumindo, vir na imprensa de hoje colocar-se também na posição de vítima de eventuais ameaças com o mesmo sentido…

1000

O milésimo post deste blogue só pode ser este: MIL VEZES VIVA O NOSSO QUERIDO SPORTING!

Eleições

Gostaria de dizer que considero a candidatura do dr. José Eduardo Bettencourt a melhor solução para o SPORTING. O meu desejo principal é ver assegurado que o Clube continuará a ser dirigido por pessoas de bem, com princípios e interessadas em servir o SPORTING. Acresce que Bettencourt, na sua passagem anterior pelo futebol leonino, provou ser uma pessoa competente. Revela, por outro lado, a capacidade para, nesta fase, conciliar a paixão com a razão, fórmula que, como estamos todos de acordo, corresponde ao que o SPORTING mais precisa para enfentar os desafios dos próximos anos. No próximo dia 5, será, por isso, com toda a convicção, com todo o entusiasmo e com todo o fervor leonino que darei os meus votos à lista de Bettencourt para os corpos sociais do SPORTING.
O processo atribulado de escolha do candidato feriu, no entanto, algumas susceptibilidades, mormente as do próprio presidente cessante e do dr. Dias Ferreira. Em ambos os casos, trata-se de situações que são bem compreensíveis.
O dr. Soares Franco não poderá deixar de se ter sentido um pouco desconfortável ao ver avançar quem se terá recusado a segui-lo. São, todavia, coisas que acontecem na vida. O próprio candidato reconheceu que enganou toda a gente, ao ceder, à última hora, ao apelo de se candidatar. Seja como for, o ainda presidente do Clube parece ter ultrapassado a situação sem ressentimentos, sendo que a inclusão de Nobre Guedes na lista de Bettencourt poderá revelar isso mesmo. Soares Franco não quis ser um segundo Dias de Cunha e fez muito bem. A confirmar-se esta atitude, o actual presidente revela, uma vez mais, a sua nobreza de carácter.
Quanto a Dias Ferreira, o seu incómodo é também compreensível, visto que estaria tudo encaminhado para ser ele a opção... até Bettencourt ter decidido afinal avançar. Parece-me, contudo, que o dr. Dias Ferreira deverá, como Soares Franco, colocar os interesses do Clube acima da sua legítima ambição de ser presidente do SPORTING. A ver vamos se tem essa lucidez e se estará disponível para aceitar um lugar, como seria desejável, na lista de Bettencourt.
Quanto aos outros candidatos, considero muito positivo que Pedro Souto tenha abdicado e se tenha entendido com Bettencourt e lamento que Paulo Cristóvão não lhe siga o caminho, mesmo depois do próprio Dias da Cunha ter apoiado José Eduardo Bettencourt. A reacção de Cristóvão à agressão a Dias Ferreira é lamentável e significa que a sua candidatura decidiu seguir por um caminho que não interessa nada ao SPORTING e não quadra com o conceito que tenho de alguns grandes sportinguistas que o apoiam.
A terminar, um desejo: que Liedson renove antes do jogo de domingo, como é justo que aconteça. Ficará, depois, a faltar a renovação de Paulo Bento, para que o nosso capital de esperança para a próxima época se mantenha intacto.

terça-feira, maio 12, 2009

Alegria

Faz a esta hora precisamente 20 anos, nasceu uma leoa. Tem-me dado, ao longo deste tempo, mais do que alegrias - a alegria. E também a alegria de compartilharmos o amor pelo SPORTING.

domingo, maio 10, 2009

Mudanças

Numa almoçarada hoje realizada na Casa do Benfica da Charneca da Caparica (deve ter sido para homenagear o águia de ouro Lucílio Batista...), o grande Vieira, que não assiste aos jogos, mas adora estes convívios benfiquistas (Deus o conserve muitos e bons anos à frente da nau encarnada!...), afirmou peremptório aos que, depois da sardinhada e do bom tintol, ainda o conseguiam ouvir: Vai haver mudanças!
E houve. À hora dos bagaços, ligaram para a Sport TV e viram o Benfica comer 36-25 do NQAndebol. Na estriqueira, tinham ganho por 2 golos, agora perderam por 11. Ou seja, mudou. O homem não perde tempo a cumprir as promessas...

Dedicatória

Pode ser por apenas 24 horas, mas a questão do 2º lugar e do consequente apuramento para a Liga dos Campeões ficou arrumada antes da questão do título.
Apenas mais uma contribuição para aqueles que, de forma capciosa, pretendem meter o SPORTING no mesmo saco do Atlético de Carnide, dizendo que nenhum deles joga nada. Comparem a reacção da nossa equipa na 2ª parte, a garra e o empenho que pôs no jogo, com a apagada e vil tristeza da tal equipa maravilha que ia conquistar a Europa.
Nesta hora de balanço, é justo reconhecer o grande papel do NQLiedson, esteio da equipa, como ontem à noite se voltou a ver. Foi com orgulho que beijei a sua camisola.
Nota final: poderia dedicar a qualificação para a Liga dos Campeões ao maestro rançoso, ao esbugalhado sr. Flores, ao urrante dr. Gonçalves, ao arcanjo Gabriel, à Leonor Pinhão, ao diabo de Gaia, ao dr. Alberto da Ponte, ao ladrão Batista ou até a esse colectivo benfiquista que dá pelo nome "A Bola". Mas não. A minha dedicatória, ainda com o pensamento na final da Taça da Liga, vai para o porco que, nessa noite da vergonha, depois de marcar o último penalty veio comemorar para a frente do banco do SPORTING. Esta é para ti, ó grande nojo!...

sábado, maio 09, 2009

Lapso

Esta tarde, o Benfica de Fernando Chalana, perdão, de Quique Flores, defronta o Trofense...

Concentração

Concentração para o jogo com o Vitória de Setúbal, às 18,00 horas, na Nova Lisboa (pedido especial do NQAmigo dm...). Na ordem do dia, o momento eleitoral do Clube. Saída para o Estádio mais cedo (outro pedido do NQAmigo dm, justificadíssimo por haver homenagem a Agostinho à entrada do Estádio, antes do jogo começar).
Todos a Alvalade! Viva o SPORTING!

terça-feira, maio 05, 2009

4 anos

Faz hoje 4 anos, elevando-se nos céus da Frísia para cabecear para o golo salvador, Miguel Garcia deu-nos uma das maiores alegrias das nossas vidas.
Volvido este tempo, é, tanto quanto sei, um jogador desempregado, imagem da crueldade deste mundo da bola.
Mas que nos deu a todos aquela alegria imensa, lá isso deu!

Processo eleitoral

Nesta fase tão delicada do processo eleitoral no SPORTING, gostaria de dizer o seguinte:
À escolha do meu voto vão presidir dois desejos fundamentais: ver prosseguido o processo de reestruturação financeira que a actual Direcção tem em curso e evitar que o SPORTING caia em populismos mais próprios de outras paragens.
Verifico, com mágoa, a dificuldade de manter na classe dirigente do futebol português pessoas com a seriedade daqueles que dirigem o Clube desde 1995. É um problema geral da sociedade portuguesa, que nesta altura afecta particularmente o SPORTING. Só faço votos para que os dirigentes actuais, mesmo sem se candidatarem, ou candidatando-se apenas a cargos de menor exposição e/ou desgaste, consigam encontrar uma solução directiva que convenha aos superiores interesses do SPORTING.
Neste momento, parece-me imperioso encontrar alguém capaz e interessado em ser Presidente, com o contributo e o apoio do conjunto dos dirigentes actuais, designadamente para levar para a frente o projecto de reestruturação financeira.
Seria também muito desejável, já que o dr. Filipe Soares Franco não avança, que esse nome conseguisse afirmar-se como paladino da unidade sportinguista - expressão que está numa lápide do Estádio, aplicada a um antigo Presidente, de que sempre ouvi dizer o melhor, o dr. António Ribeiro Ferreira, que dirigiu o Clube nos anos de ouro entre 1946 e 1953.
O dr. Rogério Alves, que se perfila como possível candidato, não pode, pelo menos de momento, colher o meu apoio. Em primeiro lugar, vejo nele um interesse demasiado recente pelo SPORTING. Em segundo lugar, é colunista do ex-jornal "A Bola", o que não abona nada a seu favor. Em terceiro lugar, é advogado do sr. Vieira, o que, pelo menos para mim, é incompatível com o exercício do cargo de Presidente do SPORTING. E, em quarto lugar, não me parece que se disponha a seguir na íntegra o projecto de reestruturação financeira.
Pelo meu lado, gostaria muito de ver avançar o dr. Paulo Abreu, cujo perfil é bem diferente. Infelizmente, sei que não o pode fazer.
Perante este quadro, e mesmo antes de saber da posição que ontem à noite tomou na televisão, defendo que o sportinguista que melhor corresponde a este perfil é o dr. Dias Ferreira. Senão, vejamos: tem vontade de ser Presidente, ama o SPORTING, está disposto a servir o Clube e não a servir-se dele, tem experiência do futebol português e é capaz de se bater no seu terreno com qualquer adversário, tem carisma suficiente e um posicionamento no Clube susceptíveis de fazer a ponte entre o SPORTING mais popular e o mais elitista e já deu provas de apoiar sem qualquer hesitação o projecto de reestruturação financeira desenhado pela actual Direcção.
Por isso, em nome dos interesses e da unidade do SPORTING, tenho como cenário mais favorável que se estabeleça uma ponte entre o núcleo essencial dos actuais dirigentes e o dr. Dias Ferreira.

segunda-feira, maio 04, 2009

Entregue

Com a vitória de ontem, o Porto arrumou a questão do título, a três jornadas do fim. Quanto a nós, ganhámos dois troféus (Supertaça e Taça da Liga), mas voltámos a falhar o campeonato. Cumpre agora manter o segundo lugar e deixar, pelo quarto ano consecutivo, o inimigo para trás.

domingo, maio 03, 2009

Na bancada da Choupana

Para esquecer as nossas amarguras, nada melhor que as caras do maestro rançoso e do impagável Gonçalves na bancada da Choupana. Só não vi lá o arcanjo Gabriel, o rei do mini-bar e a nova estrela do "ruicostismo", um tal Pedro Guerra...

Nós também

Ontem, ao sofrer o terceiro golo, Quim sorria, sorria muito. Nós também.

Fim de Semana Feliz

Este fim de semana sinto-me feliz, porque é sempre uma alegria ver o Benfica a perder... E por 3-1 ainda é melhor!

sábado, maio 02, 2009

Concentração

Para o jogo importantíssimo desta tarde em Coimbra, concentração no Portela XXI, a partir das 18,30 horas. Vai ser o adeus (com uma vitória, espera-se!) à televisão do NQAmigo PB, que já encomendou uma nova, que deverá ser estreada no jogo com o Marítimo - isto, se não formos todos passear à Madeira. A televisão nova é o último grito da tecnologia. Uma espécie de Rosa Púrpura do Cairo - quando for golo, até o João Moutinho sai do ecrã para nos vir abraçar!
Todos ao Portela XXI! Vamos a isso, querido SPORTING! Leão Rampante (belo comentário esta semana no nosso blogue), aparece! Viva o SPORTING!

sexta-feira, maio 01, 2009

25 anos

Fez ontem 25 anos (um quarto de século!) que em Quarteira um cão se atravessou à frente do maior corredor português de todos os tempos e um dos símbolos máximos e imorredoiros do nosso muito querido SPORTING. O tempo não disfarça a dor nem a saudade.

Manobras

Este ano, as fornadas de jogadores começaram a chegar à Luz mais cedo. Os contratados são todos, como é evidente, grandes craques mundiais, que sonhavam desde pequeninos jogar no Benfica. Esta vaga destina-se, para além de outros objectivos ainda menos confessáveis, a encobrir os falhanços da época em curso. O sr. Vieira e o maestro rançoso pretendem evitar que os sócios e adeptos lhes cobrem as promessas de construção de uma grande equipa feitas no início da temporada. Se a coisa não resultar, cada um deles tem um plano B: responsabilizar o outro, para salvar a própria pele. Talvez não falte muito para desatarem à chapada, com aquela elegância de que qualquer um deles é capaz. É o Benfica...