sábado, dezembro 01, 2007

Aldrabões

O Benfica, porque a aldrabice lhe está na massa do sangue, inventou que foi fundado em 1904, quando, na verdade, resultou em 1908 da fusão de dois clubes, o Sport Lisboa e o Grupo Sport Benfica. Dizer que o Sport Lisboa e Benfica foi fundado em 1904 é uma patranha, que o facto de ser muitas vezes repetida não torna verdade.
O mais desatento poderá interrogar-se sobre o que terá levado o clube da galinha a pretender ser quatro anos mais velho. A explicação é simples: à prosápia e farronca lampiã convém apresentar-se como sendo mais antigo do que o SPORTING, fundado em 1906. Como, de facto, não o é, tinha duas alternativas: ou conformar-se com a realidade, como faria qualquer instituição de bem, para utilizar uma expressão tão do agrado do seu característico presidente, ou falsificar, mesmo grosseiramente, essa realidade. Não custa adivinhar qual foi o caminho seguido...
Sucede que o benfiquismo, para além de jactante, é burro, não se dando conta do ridículo a que se expõe quando a manipulação dos factos fica mais à vista. É o que sucede agora com a evocação do suposto 1º "derby" SPORTING-Benfica feita pelo ex-jornal "A Bola". Segundo a dita folha, o SPORTING teria disputado, faz hoje precisamente cem anos, o seu 1º jogo com o Benfica, o que é mentira. O SPORTING jogou, isso sim, com o Sport Lisboa, tendo ganho por 2-1. Não se pode dizer, como hoje em "A Bola", que o Benfica ainda era só Sport Lisboa, visto que o Sport Lisboa e Benfica resulta de uma fusão entre dois clubes e não de qualquer transformação do Sport Lisboa. E, ainda que resultasse, só se pode falar de jogos entre o SPORTING e o Sport Lisboa e Benfica depois de 1908 - e esse é que é o "derby". A desfaçatez do antigo jornal, hoje transformado em agência de comunicação do sr. Vieira, chega ao ridículo de escrever, referindo-se ao jogo SPORTING-Sport Lisboa de há cem anos: Empatou o Benfica por (...); O Benfica jogou já com o "seu" equipamento de sempre. E o emblema da galinha que publica é o de 1908, com a roda da bicicleta que veio do Grupo Sport Benfica!
Pelo menos uma coisa "A Bola" mostra. É que o Benfica é mesmo um clube diferente - até já perdia jogos antes de existir!