terça-feira, dezembro 04, 2007

Outro abutre...

Cruz dos Santos foi um apagado jornalista do antigo jornal "A Bola". Figura de terceira linha de uma redacção cheia de estrelas, que evidentemente nunca conseguiu acompanhar, ninguém se lembra de o ver escalado para qualquer grande jogo ou acontecimento desportivo. Para si ficavam sempre reservados aqueles jogos entre equipas de meio da tabela que não contam para nada. Para isso, embora sem brilho, servia o Santos.
A certa altura, vá-se lá saber porquê, deu-lhe para se tornar especialista em arbitragem e, à pala disso, mantém na folha de propaganda do Benfica uma crónica intitulada, com aquela originalidade e graça natural que sempre teve o Santos, Vivò Árbitro.
As suas crónicas são imperdíveis. Notoriamente caduco, o Santos, embora armado em expert das leis do jogo, não consegue disfarçar o seu facciosismo lampião.
Há cerca de um ano, ficou célebre a sua justificação para o penalty assinalado contra o SPORTING nos Barreiros (que, aliás, o Rui Patrício defendeu), argumentando com o ângulo da perna do defesa para tentar esconder o que toda e gente viu - que a falta tinha sido cometida fora da área.
Esta semana, a criatura comenta a arbitragem do SPORTING-Leiria. Apesar de considerar muito bem anulado o golo a Purovic (pudera!), o Santos censura fortemente o árbitro Rui Costa. Sabem porquê? Deixou passar em claro duas grandes penalidades contra o SPORTING e logo na primeira meia hora de jogo! Não viram? Pois o pândego do Santos viu...