sexta-feira, abril 04, 2008

EM IBROX PARK HOUVE RIGOR E CONCENTRAÇÃO



O SPORTING demonstrou em Ibrox Park que sabia ao que ia e o que queria.

Face ao ambiente escaldante que sabia ir encontrar, mercê do entusiástico apoio do púbico local à sua equipa, haveria que começar por ter insistente posse de bola, tirando o seu controlo e iniciativa ao adversário, de forma a evitar uma pressão sufocante junto da baliza defendida pelo nosso Rui Patrício, nomeadamente na fase inicial do jogo.
Foi justamente o que aconteceu, com um SPORTING rigoroso tacticamente – destaco as exibições de Tonel e Miguel Veloso - que, dando luta sem tréguas no meio campo, impediu que um futebol directo tipicamente britânico surtisse efeito. Registe-se que ao intervalo a posse de bola cifrava-se em 60% para o SPORTING e em 40% para o nosso adversário, diferença que se foi diluindo ao longo do encontro e admito que no final se terão apurado valores equilibrados quanto a este aspecto. Sintomático...
E tanto assim foi que em 90 minutos de jogo, para além de um ou outro lance de mais ou menos perigo, creio poder afirmar que não houve uma única jogada em que se pudesse afirmar que o Rangers tenha estado na clara eminência de marcar. Atente-se, por exemplo, que na eliminatória anterior, naquele mesmo estádio e ambiente, o Werder Bremen havia soçobrado, sofrendo dois golos...

Complementando esta postura com uma atitude ofensiva suficiente para obrigar o adversário a ter preocupações defensivas sérias, o SPORTING pôs em campo um modelo de jogo que só pecou por um baixo grau de eficácia na concretização, já que neste aspecto, tirando também um ou outro lance potencialmente mais perigoso, não houve propriamente uma oportunidade flagrante de golo em que se pudesse ter marcado.

Após, portanto, uma prestação altamente positiva, nomeadamente em termos de resultado, e em que pela primeira vez se não perdeu um jogo na Escócia para competições oficiais, tudo ficou adiado para o NQEstádio, onde, se a equipa tem a última palavra a dizer, a nós, adeptos, cabe a primeiríssima responsabilidade de criar um ambiente de apoio inquestionável e vibrante que leve o SPORTING às meias-finais desta Taça UEFA, permanecendo assim como o único representante de Portugal nesta Europa do futebol !