segunda-feira, abril 21, 2008

Olhemos em frente

Ninguém estava decerto à espera que a equipa nos pregasse uma partida destas depois da brilhante vitória de quarta-feira. E ninguém tem dúvida nenhuma de que ontem em Leiria se jogou pouco, sobretudo na fase inicial do encontro.
Resisto, contudo, a reduzir o problema a uma suposta falta de empenho dos jogadores ou a uma atitude displicente face ao adversário. Vi todos os jogadores actuarem com vontade e senti-os como nós frustrados com a derrota.
O jogo da equipa não é o reflexo da vontade de cada um dos jogadores. No futebol, o colectivo não equivale à soma das partes. Felizmente, aliás. Nessa desconformidade reside um dos aliciantes do jogo.
Também não partilho de uma visão catastrófica sobre as consequências da derrota em Leiria. Creio, desde logo, que a goleada só vai espevitar o orgulho do grupo e, deste modo, contribuir para chegarmos à vitória nos três jogos que faltam. E, por outro lado, a derrota (mais uma) do inimigo e o empate do Guimarães conservam, apesar de tudo, intactas as condições para podermos chegar ao 2º lugar.
PLA estava ontem muito certo. Não há motivo para desesperos. Cerremos os dentes e olhemos em frente!