segunda-feira, setembro 10, 2007

Grande alcateia!

Confesso que cheguei a esta idade sem nunca ter olhado devidamente para o râguebi. Quando andava no liceu, altura em que começaram as transmissões televisivas dos jogos do Torneio das Cinco Nações, com comentários de Cordeiro do Vale, ainda olhei de soslaio para algumas partidas. Mais tarde, o Zé Machado, velho companheirão e amigo dos tempos da faculdade, tentou-me convencer, vejam lá bem, a ser... árbitro de râguebi! Creio que ainda tenho um caderninho amarelecido com as leis do jogo, certamente já muito desactualizado, e que, reconheço, nunca abri. Nem de uma nem de outra vez me deixei tentar pelo jogo da bola oval, entregue que sempre estive ao futebolzinho nosso de cada dia e ao ciclismo amado do meu coração.
Como no meu tempo o SPORTING já não praticava a modalidade e não me lembro de alguma vez ter visto jogar a selecção, nunca tinha assistido a uma partida de râguebi a puxar por um dos lados. Até ontem. Sensível à proeza da qualificação para o Mundial, decidi não perder o Portugal-Escócia, jogo de abertura da nossa participação na prova. E hoje, devo dizer-vos, já sou adepto do râguebi!
Devo-o, em primeiro lugar, ao que se passou ainda antes do início da partida. O extraordinário arrebatamento com que os nossos jogadores cantaram o hino nacional comoveu-me profundamente. Senti, naquele preciso momento, que tinha passado a ser do râguebi! E, com efeito, pouco depois, ali estava eu aos saltos e aos gritos, mesmo sem saber o nome dos jogadores. A excitação atingiu o auge nas alturas em que aquela espécie de gazela oxigenada que joga pela Escócia insistia em passar, com um sorriso irritante, pela nossa defesa (suponho que se diz linhas atrasadas...). Nessas alturas, vi-me a placar uma almofada, como se assim ajudasse a deter tão indesejável criatura. Mais uma vez, confirmei que o desporto é para viver com paixão - o que, antes, sempre me parecera um pouco arrastado e monótono, senti agora como verdadeiramente empolgante.
O meu comentário, por ser de um ignorante, não vale nada - mas a verdade é que acho que jogámos muito bem. Pela minha parte, nunca mais perco um jogo dos lobos - alcateia que é, como se sabe, dirigida pelo NQProf. Tomaz Morais!