domingo, novembro 30, 2008

Concentração

Durante o longo período de 18 anos sem títulos, o público de Alvalade ganhou fama pela sua fidelidade à equipa, por apoiar sempre e acreditar sempre. Esta têmpera causava inveja aos outros, que reconheciam ter o SPORTING os melhores adeptos do mundo. Estes melhores adeptos do mundo foram, não tenho dúvidas disso, um dos mais importantes esteios que levaram a que o Clube resistisse ao longo jejum e não deixasse de ser um dos grandes do futebol português, como os inimigos sonhavam. Ainda hoje, se repararmos, as assistências em Alvalade, não atingindo números tão elevados como na Luz ou no Dragão, nunca baixam de um determinado patamar, como sucede, por exemplo, com o Benfica, que já tem tido assistências em jogos da Liga abaixo dos 10.000 espectadores, o que nunca aconteceu no nosso Estádio. Isto só demonstra que em Alvalade há pelo menos 15.000 espectadores que vão sempre, faça calor ou chova, sejam férias, fins-de-semana prolongados ou dias de semana. E, sobretudo, que vão mesmo depois das maiores desilusões, tristezas e más exibições. Para eles, tanto faz. O SPORTING está acima de qualquer outro compromisso. São, não tenho dúvida, em grande parte, os que caldearam o seu sportinguismo nos tempos da fome de títulos.
Faço, por isso, um apelo aos melhores adeptos do mundo para que não se esqueçam da responsabilidade desta condição que não devem querer perder. Contra tudo e contra todos, incluindo contra o sr. Duarte Gomes, vamos ganhar ao Guimarães. Acarinhando os jovens, apoiando a equipa, sobretudo quando ela mais necessitar. Unidos. Sempre unidos. Deixemos as vaias, a maledicência, o bota-abaixismo e a descrença para os outros. Nós somos os melhores adeptos do mundo!
Concentração NQC71 na Nova Lisboa, às 18,00 horas. Que não falte ninguém. Todos a Alvalade. Alma até Almeida! Força, SPORTING!

sábado, novembro 29, 2008

Atenção

A ladroeira já chegou aos juniores. Esta tarde, na Academia, escandalosa arbitragem a favorecer o Benfica. Mesmo com 10 jogadores, chegámos ao empate (1-1) no último minuto dos descontos. Atenção amanhã ao sr. Duarte Gomes!

Que vergonha...

Ontem, a manchete de "A Bola" sobre a derrota do Benfica na Grécia era Um mal nunca vem só. Ou seja, perder com o Barcelona ou com o Pireu é a mesma coisa. Perder já apurado para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões ou ficar praticamente afastado da Taça UEFA ainda na fase de grupos é a mesma coisa. Extraordinário.
Hoje, em vez de destacar o facto de Quim ter conseguido sofrer 11 golos numa semana, ou de Quique ter desatado aos gritos no treino, o ex-jornal preferiu virar-se para o SPORTING. A parangona é Liedson está no mercado, podendo sair já em Janeiro, o que, segundo "A Bola", agita Alvalade. Sobre o possível regresso de Vukcevic e a reunião de ontem do montenegrino com Ribeiro Teles e Pedro Barbosa, nem uma pequena referência, pelo menos na primeira página.
Isto é jornalismo? É claro que não. Isto é uma bosta. O produto ordinário que o sr. Serpa (que já saiu do Sindicato) coloca nas bancas todos os dias é pura propaganda, cada vez menos encapotada. Ai que vergonha sentiriam, se cá estivessem, os homens que criaram aquele jornal...

sexta-feira, novembro 28, 2008

Deus

Deus não dorme!...

quinta-feira, novembro 27, 2008

Erros meus...

Erros meus, má fortuna, amor ardente. Erros defensivos, quase infantis, que deitaram tudo a perder. Má fortuna no auto-golo de Caneira, numa fase em que Alvalade já cheirava a empate. Amor ardente na torrente ofensiva que ditou a recuperação do início da segunda parte. A tal ponto, que bem podemos dizer como Camões:

Erros meus, má fortuna, amor ardente
Em minha perdição se conjuraram;
Os erros e a fortuna sobejaram,
Que para mim bastava amor somente.

É com o amor ardente, a nós que nos basta o amor somente, que vamos ganhar ao Guimarães no domingo.
Quanto ao Barcelona, quem sabe se não nos voltaremos a ver esta época. Talvez então venha ao de cima o génio leonino. Até porque o célebre soneto termina assim:

De amor não vi senão breves enganos.
Oh! quem tanto pudesse, que fartasse
Este meu duro Génio de vinganças!

Que Jogo Tão Estranho

Marcamos mais golos que o Barcelona e mesmo assim perdemos!!...
Sporting Sempre!

quarta-feira, novembro 26, 2008

Lobito

Ao telefone, o NQAmigo PLA acaba de informar que irá assistir ao jogo com o Barcelona no mais fino e requintado restaurante do Lobito - que se chama SPORTING!
Mesmo em paragens distantes, o PLA continua a privilegiar os ambientes selectos e cosmopolitas. Um autêntico dandy dos nossos tempos. Um rapaz de bom senso e de bom gosto!...

Concentração

Para a operação 1º lugar do grupo, concentração no sr. Carlos, a partir das 18,00 horas. Grandes atractivos para hoje: regresso do NQAmigo PCR (anunciada aos amigos por correio electrónico!) e estreia em Alvalade do distinto cavalheiro, sr. Pedro Matos, ilustre cidadão de 9 anos de idade. Mais um leão!

Evocação

Impossível não recordar na data de hoje esse espantoso SPORTING-Barcelona de 5 de Novembro de 1986. Uma exibição espectacular, uma vitória justa e uma eliminação amarga. Um autêntico recital dado pelo jovem defesa-esquerdo Fernando Mendes, produto das escolas do Clube, que nesse preciso dia completava 18 anos de idade. Recordo bem que, com o resultado em 2-0, já na segunda parte, o aniversariante falhou por um triz o terceiro golo, quando poderia ter entregue a bola a Manuel Fernandes. Falhou, mas ninguém recriminou o bom do Fernando. Ninguém como ele merecia aquele golo que, afinal, nos veio a fazer tanta falta.
Pena que o Fernando Mendes, por erros próprios, não tivesse querido continuar em Alvalade, em vez de andar a saltitar de clube para clube, chegando até à ignomínia de vestir a camisola da galinha, o que arrasa a carreira de qualquer praticante desportivo.
Tantos anos volvidos, faço votos para que este SPORTING de 2008 consiga estar à altura do SPORTING dessa noite de há mais de 22 anos.

Nota

Já foi anteontem, mas não quero que fique sem uma nota de muito agrado a iniciativa do dr. Miguel Ribeiro Teles de ir ao balneário agradecer aos jogadores o estoicismo revelado na Figueira da Foz, lutando com apenas nove elementos (e num período com oito) contra os catorze jogadores da Naval, com especial destaque para o do apito. Uma vitória à SPORTING, como disse.
Trata-se de um reconhecimento justo e de um gesto bonito. Revela que a direcção já se apercebeu de que tem de olhar mais para a alma do Clube. O SPORTING deve ser gerido com rigor empresarial, mas não é uma empresa!

Ídolo

O Porto conseguiu ontem uma bela vitória na Turquia e acompanha, assim, o SPORTING nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões. Duas equipas no top-16 da Europa não está nada mau. Sem desprimor para os golos de Lisandro, não posso deixar de assinalar que o golo do Fenerbahçe foi apontado pelo meu ídolo Kazim Kazim. Desde o Portugal-Turquia de Junho passado que fiquei um grande admirador deste jogador!

domingo, novembro 23, 2008

Dobrámos o cabo Mondego

Bela vitória obtida na Figueira por 9 contra 14. Depois de andarmos anos a levar com o pai, agora temos de aturar o filho. Arbitragem ordinária e provocadora, a prejudicar intencionalmente o SPORTING, como muito bem salientou o NQAmigo PCCB. Pontos positivos: segura exibição de Rui Patrício, Liedson a resolver ao seu melhor estilo, excelente reacção da equipa às expulsões que o aldrabão de apito ia decretando, determinação na abordagem ao jogo por parte de todos os jogadores, espírito de corpo entre todo o grupo, tanto dentro como fora do campo e, muito importante, Pedro Barbosa a falar no final do jogo. Disse mal do árbitro e bem da equipa. Ou seja, disse o que devia ter dito.
Agora, vamos lá tratar do Barcelona.

...JÁ AOS 37 MINUTOS, O DIAS DISSE "AO QUE VINHA"...



A Figueira da Foz foi palco de mais uma exemplar actuação da arbitragem portuguesa no jogo Naval-SPORTING, protagonizada pelo Sr. Artur Soares Dias.
Por lá deambulou um jovem sujeito que tinha por missão julgar com isenção os lances da partida, de forma a que, para além de eventuais erros que pudesse cometer – só não erra quem nada faz… - mostrasse claramente que, pelo menos, se posicionava equidistantemente em relação aos contendores em presença.
Terá sido isso a que assistimos ??? Digo claramente que NÃO !!!

Sem discutir a expulsão de Derlei, por falta sobre um jogador que segundos antes tinha ficado disciplinarmente impune por entrada grave sobre o mesmo Derlei (o árbitro estava mesmo ali !!!), nem o maior ou menor rigor do julgamento da falta que ditou o segundo amarelo e consequentemente expulsão de Caneira (confesso que depois de ver e rever as imagens até duvido da gravidade da própria falta…), houve uma decisão do “cavalheiro” Artur que deu o mote ao seu trabalho.
Ainda na primeira parte, decorria o minuto 37 e numa reposição de bola em jogo pelo guarda-redes Rui Patrício, o Dias não esteve com meias medidas – provavelmente já “preocupado “ com o golo de Liedson que tinha ocorrido aos 14 minutos… - e mostrou-lhe o cartão amarelo !!! Como nada tivesse ocorrido que justificasse tal punição, esta decisão do Dias só podia ter como fundamento o facto de o guarda-redes leonino estar intencionalmente a perder tempo… Quer dizer, imaginem que já aos 37 minutos da primeira parte Rui Patrício se preocupava em “queimar” tempo para assim assegurar a vitória… Isto é, no mínimo de gargalhada !!!

O que para mim releva no julgamento que acabo de referir não será a decisão em si, mas o patético do seu fundamento. Haverá alguém de boa fé que acredite que neste jogo o guarda-redes ou qualquer outro jogador do SPORTING, aos 37 minutos da primeira parte já estivesse a jogar com o tempo para ganhar o jogo ??? É evidente que não… até o próprio Dias sabia muito bem que não era esse o caso !!!
Simplesmente ao decidir como decidiu, o cavalheiro, logo aos 37 minutos, disse claramente “ao que vinha”…

E “ao que vinha” ele ??? perguntarão vocês…
Analisem serenamente as restantes incidências do trabalho daquele simulacro de árbitro e muito facilmente encontrarão a resposta, verificando que tudo bate certo…

A terminar, daqui sugiro a Paulo Bento que no processo disciplinar que lhe foi movido, para sua defesa, junte como peça instrutória as edificantes imagens do “trabalho” do Dias, para assim fundamentar e provar o que disse sobre a vergonha e o nojo que grassam na arbitragem em Portugal !!!

sábado, novembro 22, 2008

Concentração

Dia de jogo crucial na Figueira da Foz. Os cavaleiros da esperança do NQC71 concentram-se no NQAmigo Ma Geu, a partir das 18,30 horas. De seguida, Portela XXI, aberta ao NQC apesar das limitações físicas do dono da casa. Durante o jogo, informações minuto a minuto para o sul de Angola, onde está o NQAmigo PLA. Todos ao Ma Geu! Força SPORTING!

A que se deverá?

Em conferência de imprensa para lançamento da partida com a Juventus, Mourinho, a propósito do prognóstico do presidente do clube de Turim, que previu uma vitória da sua equipa por 2-1, lembrou cena idêntica protagonizada pelo impagável dr. Vilarinho que, há uns anos, ainda o special one era treinador do Porto, vaticinou a vitória do Benfica sobre os dragões por 3-0 (sempre a mania lampiã das grandezas...). É claro que o Porto acabou por ganhar e quem levou três foi o clube de A Casinha.
Ontem, depois desta referência de Mourinho, os jornalistas procuraram o antigo presidente do Benfica, mas este declarou que não se lembra de ter dito que ia ganhar por 3-0. É muito estranho este lapso de memória do sempre bem disposto dr. Vilarinho. A que se deverá?

sexta-feira, novembro 21, 2008

Coentrão

Prossegue a carreira ascensional do jovem que Vieira foi buscar ao Rio Ave só para o desviar do SPORTING. No princípio da época, sem lugar no plantel de estrelas concebido pelo maestro rançoso, estava de malas feitas para a Holanda. Eis senão quando o Platini da Damaia, numa operação relâmpago, de avioneta e fotógrafo de "A Bola", contratou ao Saragoça um rapaz com aspecto de arrumador de automóveis apresentado como um dos três melhores número dez do mundo, mas que já não jogava para aí há um ano. O Coentrão foi metido no genial negócio e recambiado para Saragoça (do que o Feyenoord se livrou!...). Nas margens do Ebro, em vez de se transformar no terror das defesas contrárias, o Fábiozinho afirmou-se mais como terror dos vizinhos, por causa das festanças que dava em casa até altas horas. Nunca jogou e agora foi devolvido à procedência. À chegada, disse que é muito bom e que o treinador do Saragoça é que não percebe nada de futebol. Destino? Ainda não sabe, vai falar com o empresário. Fala-se no Nacional, do amigo Alves, uma solução natural. Assim vai a carreira de Fábio Coentrão.

quinta-feira, novembro 20, 2008

Em grande

A prodigiosa dupla Queirós-Quim continua em grande. Ontem à noite encaixaram seis do Brasil, na maior goleada sofrida pela selecção desde há mais de 50 anos. Toda a gente já percebeu que o sucessor de Scolari foi muito bem escolhido e que o afastamento de Ricardo, para entregar a baliza a Quim, como insistentemente reclamava a lampionada, se revelou uma medida de enorme perspicácia...

quarta-feira, novembro 19, 2008

Liga Intercalar

Em mais uma jornada da Liga Intercalar disputada esta tarde, o SPORTING bateu o Torreense por 1-0, com o golo a ser marcado nos instantes finais da partida. O clube de A casinha deslocou-se à Reboleira e levou cinco secos do Estrela, dois da autoria de Celsinho. Começa a interessar esta Liga Intercalar...

Merchandising No Name Boys

Camisola

Faz hoje 82 anos que num jogo de râguebi uma equipa do SPORTING alinhou pela primeira vez com a sagrada camisola às listas horizontais verdes e brancas - que viria a ser transpirada por Lopes (campeão olímpico da maratona), por Agostinho (o maior ciclista português de todos os tempos), por Mamede (recordista mundial dos 10.000 metros), pelos 5 violinos (a melhor linha avançada de sempre do futebol português), por Azevedo, Gomes e Damas (a grande linhagem de guarda-redes do futebol português), por Yazalde (o máximo goleador que já passou pelo futebol nacional), por Livramento (o melhor hoquista do mundo de todos os tempos) e por uma plêiade de desportistas que a honraram e por ela se bateram com a galhardia e a elevação que fazem parte do código genético do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
E trata-se, para além do mais, da mais linda camisola do mundo!...

terça-feira, novembro 18, 2008

A diferença

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória. Eis o Sporting.


Associação criminosa, tráfico de estupefacientes, posse e tráfico de armas de fogo, roubo, incêndio, ofensas à integridade física qualificada. Eis o Benfica.

Generalizações

A rusga levada a cabo pela Polícia a esse acolhedor reduto da estriqueira docemente apelidado A Casinha, onde, entre várias outras valências disponibilizadas aos sócios, funcionava um entreposto de droga, suscitou na comunicação social mais um ror de textos sobre as claques de futebol. Os comentadores alinhados com o clube de A Casinha insistem na tecla que lhes convém de que as claques são todas iguais. Ora aí é que não estamos de acordo. Todas as generalizações são abusivas e, neste caso, até odiosas. A verdade é que nenhuma das claques do Benfica se legalizou e o clube sempre assobiou para o lado, incapaz ou até desinteressado nessa legalização. Não foi isso que aconteceu em Alvalade. As três claques do SPORTING estão legalizadas, com o incentivo da direcção. Mais: o SPORTING tem o orgulho de contar entre as suas claques com a pioneira no cumprimento escrupuloso da lei, uma claque que teve desde sempre um comportamento verdadeiramente exemplar - a Torcida Verde. Meter os jovens da Torcida no mesmo saco dos delinquentes dos NN ou dos Super Dragões constitui uma manifesta injustiça. Não resisto também a recordar que o sr. Vilarinho, aprumada figura que chegou a presidente do Benfica, foi ao ponto de ir assistir a um jogo para o meio da claque dos rapazes de A Casinha, isto muito depois de ser conhecido o envolvimento dessa turba no episódio do very light, que custou a vida a um adepto do SPORTING. O dr. Vilarinho teve tempo para esses convívios com os No Name Boys, mas nunca para respeitar a palavra dada pelo Benfica de realizar um jogo com receita a favor da família de Rui Mendes, como foi prometido pelo sr. Damásio e esquecido por este e por todos os seus sucessores. É este o valor da palavra e o sentido da honra que cultivam os tipos de A Casinha...

segunda-feira, novembro 17, 2008

17 de Novembro

Em 1982, o jogo do título foi na Amoreira com o Estoril-Praia. O António Coimbra da Mota à cunha, cheio que nem um ovo. Jogo à tarde. Excursão a sair de Lisboa de manhã bem cedo, com piquenique na... praia do Tamariz! Bem recordo a bandeira (à atenção do dr. PCR!) espetada na areia, marcando o território da merenda. Já no campo, que nem bancada tinha, toda a gente em pé. Resultado para mim: 90 minutos com um jovem leãozinho de 10 anos de idade às cavalitas. Hoje, passados todos estes anos, no dia em que esse leãozinho faz 37 anos, tenho um enorme orgulho que ele tenha assistido a essa festa do título (que até meteu um golo de Jordão a passe de Meszaros!) às minhas costas. Parabéns PLA!

domingo, novembro 16, 2008

Mais notícias do crime

Durante a noite, ao autoridades detiveram uma trintena de adeptos da "instituição", filiados nessa simpática agremiação que dá pelo nome de No Name Boys. A coisa foi em grande, que é como quem diz à Benfica. Os petizes são acusados, entre outros mimos, de tráfico de droga. Uma escola de virtudes o benfiquismo...

Prevenção criminal

O título de ontem de "A Bola" era: Benfica assalta 1º lugar. Ora, como se sabe, o grande segredo do combate ao crime está na prevenção...

sábado, novembro 15, 2008

Concentração

O SPORTING recebe esta noite a melhor equipa de encarnado na tabela classificativa. O dejecto impresso que se publica com o título outrora prestigiado "A Bola" esfrega as mãos com a possibilidade de o outro encarnado passar para a frente, dando o jogo com o Estrela como antecipadamente ganho. Esquece, é claro, que ao maestro rançoso e companhia convinha muito mais deixar o Leixões na frente e ganhar avanço sobre o SPORTING. Enfim, eles disfarçam, mas nós sabemos de quem têm medo...
Para a partida com o Leixões, concentração NQC71 na Nova Lisboa às 18,00 horas. Se o sr. Proença deixar, passaremos a noite na frente do campeonato! Força, SPORTING!

sexta-feira, novembro 14, 2008

Solidariedade

Noite de solidariedade sportinguista no Casino Estoril, com uma presença entusiástica do NQC71. Em particular destaque, o NQAmigo dm, que se revelou um verdadeiro émulo do cantor José Cid. Espantoso também o efeito benéfico que o SPORTING exerceu sobre a maleita no joelho direito que afecta o distinto atleta e NQAmigo PCCB, que recolhi coxeando na Av. 5 de Outubro e que, ao chegar ao Casino, já caminhava, feito Lázaro, sem a menor claudicação na marcha. Mais tarde, com os acordes de Cid, até dançou...
Nenhum Clube no mundo tem uma obra como a que é feita pelos "Leões de Portugal", com a atribuição de dezenas de bolsas de estudo (incluindo ao melhor aluno da Academia), que engrandece este projecto desportivo, que os fundadores quiseram, logo de início, que fosse diferente. Em noites como a de ontem, sentimos bem esse âmago especial do sportinguismo, esta forma de estar no desporto e na vida que fez e faz do amor ao nosso Clube uma distinção para quem o sente.

terça-feira, novembro 04, 2008

Concentração

Mais uma jornada daquela competição a que não tem acesso o quarto classificado do campeonato do ano anterior. Vamos todos apoiar a NQEquipa a conquistar um lugar entre os dezasseis melhores da Europa. Concentração na Nova Lisboa, às 18,00 horas. Depois do jogo, segue-se ceia em casa do NQAmigo António Matos. As eleições americanas são, após o SPORTING-Shaktar, o mais importante acontecimento desta noite. E o NQC71 declara o seu firme apoio a Barack Obama e a um novo rumo para a política norte-americana, pondo fim a uma era para esquecer. Não sei se já repararam que, populista, demagoga, nova-rica, pirosa, aldrabona, ignorante e manipuladora, a Sra. Palin, se fosse portuguesa, era de certeza do Benfica...

segunda-feira, novembro 03, 2008

4 de Novembro: Yes, we can!

É dia de escrever História.
Esta noite em Alvalade, madrugada fora em frente à televisão.
YES WE CAN

PARA QUE CONSTE...



Sporting continua o melhor representante no «ranking» IFFHS
O Sporting continua a ser o clube português mais bem posicionado no «ranking» da Federação de História e Estatística (IFFHS), tendo na actualização referente ao mês de Outubro protagonizado salto de 14 lugares (do 36.º para o 22.º).

O mês de Outubro valeu ainda mudança de líder, com o Manchester United a ser ultrapassado por Barcelona e Liverpool, isto apesar de os «red devils» terem sido considerados o clube do mês.
No que diz respeito aos portugueses, e com excepção do Sporting, todos os restantes desceram neste «ranking». O FC Porto é agora 53.º, estando agora na sua «peugada» o Sp. Braga (59.º). O Benfica é 96.º e o V. Setúbal 320.º.

Eis o «ranking» (entre parênteses a posição do mês anterior):
1. (5.) Barcelona, 270,0
2. (3.) Liverpool, 270,0
3. (1.) Manchester United, 269,0
4. (1.) Chelsea, 260,0
5. (4.) Boca Juniors, 250,0
6. (6.) Bayern, 239,0
7. (7.) Fiorentina, 235,0
8. (7.) Inter, 229,0
9. (10.) Olympique Lyon, 224,0
10. (11.) Arsenal, 222,0
...
22. (36.) Sporting, 181,5
53. (37.) FC Porto, 144,5
59. (54) Sp. Braga, 140,5
96. (78.) Benfica, 115
320. (277.) V. Setúbal, 64

domingo, novembro 02, 2008

TEM 3 SÍLABAS... TERMINA EM "....ALHO"... MAS É "RAMALHO"...



O regresso do NQCLUBE às vitórias na Liga profissional de futebol foi ontem abrilhantado por um festival de “bandeirola no ar” protagonizado por um tal de três sílabas e terminado em “....alho”, mas que é Ramalho.

Na segunda metade da segunda parte, em fase crucial do jogo e num curto espaço de tempo de menos de 20 minutos, essa sinistra personagem “desarrincou” 3 foras de jogo em jogadas eminentemente perigosas do ataque do SPORTING – uma das quais até redundou em golo limpo mas anulado, - cotando-se assim como o mais eficaz elemento da defesa do Rio Ave.
Foram, porém, 3 foras de jogo que só o “artista” descortinou, vá- -se lá saber porquê...

Vendo e revendo as imagens televisivas, constata-se que o dito Ramalho estava muitíssimo bem posicionado para “ver” que nem Liedson nem Izmailov (duas vezes) estavam em posição ilegal.
As imagens provam que ele não podia “ver” qualquer fora de jogo desses jogadores já que as referidas imagens evidenciam que qualquer dos atletas tinha entre eles e a linha de baliza o número suficiente de adversários para estarem em posição correcta (quantas vezes acontece que defesas em cima da linha de golo, encobertos pelos postes, enganam os “ramalhos”... mas não foi o caso !)
Provando as imagens televisivas que o campo visual do Ramalho só lhe permitia ver que os jogadores em causa não estavam deslocados, é óbvio que não foi por deficiente posicionamento que o Ramalho “inventou” os ditos foras de jogo...

Terá sido por incompetência, como sugeriu, por exemplo Jorge Baptista, em comentário na SIC ?
Não creio ! O homem até é internacional, portanto do melhor que temos cá no burgo...
... e os erros foram demasiado grosseiros para serem levados à conta de incompetência...

Tanto quanto se sabe, não sofrendo o dito Ramalho de “Parkinson precoce” causador de incontroláveis acessos de tiques que o levassem a, descontroladamente, levantar o braço - ainda por cima logo aquele bracinho que empunhava a “bandeirinha”... - eu deixo aqui uma pergunta “à Jardel” – PORQUE SERÁ ????
Responda quem souber...

(eu cá não sei pela certa, mas... desconfio...)