terça-feira, fevereiro 26, 2008

Liedson sim

Nas três épocas que já leva de treinador do SPORTING, Paulo Bento sempre criou para três ou quatro jogadores da equipa um estatuto de super-titulares. São jogadores que jogam sempre de início, nunca são substituídos e não são poupados em jogo nenhum. Para eles, não há gestão de esforço nem rodagem de plantel. Ainda que estejamos a jogar em casa com o Alguidares de Baixo e a ganhar por 10-0, recebendo o Porto ou o Benfica três dias depois, os nossos homens jogam sempre os 90 minutos. O caso mais paradigmático é o do capitão João Moutinho. Este cinco reis de gente, se levarmos em conta que nunca se lesiona, deve ser o jogador que mais joga no mundo inteiro. No final da época, quem terá mais minutos de competição? Liedson é outro caso. Só sai por lesão. O imperador da defesa, Anderson Polga, completa este elenco dos imprescindíveis, apesar da excepção que foi a sua substituição em Basileia.
Como é evidente, a equipa vive muito da inspiração destes habitués. E, em minha opinião, em particular da produção de jogo do levezinho. Não me refiro apenas aos golos que marca, mas à interferência que tem em toda a manobra da equipa, incluindo no jogo defensivo. Liedson faz como ninguém a mais alta de todas as barreiras defensivas, começando a chatear o adversário ainda antes de este começar a jogada. O número de recuperações de bola de que é capaz, sempre difíceis e em locais privilegiados para lançar venenosos contra-ataques, é impressionante.
Só que este ano o Liedson resolve só cá tem estado a espaços. Este factor explica muito a carreira aos soluços que a equipa tem vindo a fazer desde o início da temporada. Domingo à noite, em Setúbal, foi bem evidente. Desde cedo se percebeu que era dia de Liedson menos. O nosso jogo procurava o brasileiro e este... não respondia. Quando, depois de falhar uma oportunidade escandalosa a cerca de um quarto de hora do fim, o 31 se agigantou de raiva, foi ver a equipa a crescer. Com um pouco mais de tempo, ainda poderíamos ter dado a volta ao texto.
Esperemos que amanhã e domingo (dia de visita do carro do lixo a Alvalade) sejam dias de Liedson sim.