segunda-feira, março 03, 2008

...FAITES LA LIAISON...

Perante mais de quarenta mil testemunhas presenciais e de largas centenas de milhar de outras testemunhas a ver pela televisão, o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL foi ontem vítima de um verdadeiro “assalto” no seu próprio Estádio, levado a cabo por um trio de artistas comandado por um tal paulo paraty.

Não vou repisar o “produto do assalto” que teve influência decisiva no resultado final e no ordenamento da actual classificação do campeonato (...cotoveladas nos queixos por sancionar, óbvio penalty por assinalar, eu sei lá que mais...), já que a imprensa de hoje dá conta das barbaridades perpetradas pelo tal trio, com a concomitante análise feita por especialistas da arbitragem.
Leiam, que é edificante !!!


I CAPÍTULO – QUEM É paraty ?

Mas, quem é este paraty ? (Peço desculpa, mas o meu computador, não sei porquê, sempre que escrevo este nome, recusa-se a dar-lhe um tipo de letra maior... informo que é um computador de última geração, equipado com o mais moderno software... lá terá as suas razões...)
Esclarecido este pormenor, debrucemo-nos sobre o dito cujo.
Assim, era uma vez...

...corria o dia 22 de Fevereiro de 2004, e o SPORTING deslocava-se a Barcelos para defrontar o Gil Vicente...
Sobre este jogo, assegurava o “Diário de Notícias” de 7 de Setembro de 2006, quinta-feira...que o Sporting foi prejudicado pelas arbitragens na época de 2003/04.
De acordo com o «DN», existem referências no processo do «Apito Dourado» sobre um alegado caso de corrupção no Gil Vicente-Sporting, de 22 de Fevereiro, onde a Polícia Judiciária interceptou antes da partida um contacto telefónico comprometedor entre António Araújo, que tem ligações ao FC Porto, e o árbitro assistente Devesa Neto.
O Sporting acabou por empatar a um golo esse jogo, numa partida onde a equipa «leonina» foi prejudicada em diversos lances.

Sobre a mesma situação, outro órgão informativo, mais concretamente o http://www.sportugal.pt/noticia.php?categoriaID=9&noticiaID=6447, tendo como base de referência o mesmo Diário de Notícias, rezava assim:
”O Sporting poderá ter sido outra das equipas prejudicadas pela arbitragem na época de 2003/2004. A informação é do Diário de Notícias que faz referência a um jogo entre o Gil Vicente e o clube leonino, realizado a 22 de Fevereiro de 2004, e a jogos de bastidores para prejudicar a equipa verde e branca. paulo paraty foi o árbitro da partida, que terminou empatada a um golo, e no relatório da peritagem ao jogo pode ler-se que houve vários lances que ficaram por punir faltas ao clube de Barcelos que poderiam resultar na “possibilidade do Sporting marcar golo”.
A Polícia Judiciária interceptou alguns contactos entre o empresário António Araújo (que mantém negócios com o FC Porto) e o árbitro assistente Devesa Neto. "Eu depois de amanhã ligo-lhe, que eu precisava de, eu precisava de falar com o paulo(...) que preciso de lhe dar uma palavrinha, está bem?", disse o empresário ao auxiliar de paulo paraty. No despacho de arquivamento do MP de Gondomar refere ainda que o árbitro da partida falou com Devesa Neto por telefone e, pelo teor da conversa, deu a entender que Serafim Nogueira (o outro árbitro auxiliar da partida) “iria beneficiar o Gil Vicente e um terceiro clube, o FC Porto”. "O Serafim vai vacinado, vai benzido(...) vai benzido pelo lado norte. Bruxo. Vai benzido por dois lados até(...) pelo Minho e pelo norte", diz paulo paraty. Devesa Neto responde assim: "Ele também nunca pode fazer muito, o jogo dá na televisão, percebes?".


II CAPÍTULO – O ADVERSÁRIO DO SPORTING NO JOGO ONTEM ARBITRADO PELO TAL paraty


As barbaridades cometidas pelo sr. paraty, foram-no em jogo contra o benfica, presidido pelo sr. Luís Filipe Vieira.

A propósito...
Excertos da escuta de uma conversa telefónica entre o sr. major Valentim Loureiro, à altura presidente da Liga de Clubes e o citado sr. Vieira, e que consta do processo “Apito Dourado”:

“LFV – F… António Costa? F… Isso é tudo Porto!
VL – Pronto… E Lucílio?
LFV – Não, não me dá garantia nenhuma o Lucílio.
VL – E o Duarte [Gomes]?
LFV – Nada, zero, ninguém dá. […] Ó major, eu nem quero, nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado.
VL – E o Proença?
LFV – O Proença também não quero.
VL – E o João Ferreira?
LFV – O João… Pode vir o João. Agora o que eu queria… Disseram que era o paulo paraty o árbitro. Agora, dizem-me a mim, que não tenho preferência por ninguém, à última hora vêm dizer-me que não pode ser o paraty por causa do Belenenses.”

Quer dizer, tendo rejeitado vários nomes, o sr. presidente do benfica, que confessa textualmente que "estava a fazer as coisas por outro lado", quem aceitava era mesmo o paraty ou o sr. João Ferreira...


... Parafraseando um velho programa de humor da rádio portuguesa, o saudoso PÃOCOMANTEIGA, eu direi...

...FAITES LA LIAISON...


DESABAFO FINAL - ... Qual "Apito Dourado" qual carapuça...
... a "bandalheira" continua instalada !!! ... as moscas é que são outras !!!