quinta-feira, maio 29, 2008

Noite de assembleia

Foi uma noite má para o SPORTING. Não o digo pelo resultado da votação. O projecto de reestruturação financeira mereceu uma maioria ampla de apoio e, segundo julgo perceber, o facto de não se ter atingido a maioria qualificada de dois terços apenas inviabiliza a transferência da SCS, o que não compromete o resto do projecto, legitimado pelo voto, nem põe em causa a devida preparação da próxima época.
A assembleia foi francamente mal dirigida. O dr. Rogério Alves, que tão bem orientara os trabalhos na sua primeira assembleia, esteve ontem desastroso. Para além de um tom que nunca me pareceu certo, teve decisões péssimas. Consentiu que o dr. Dias Ferreira acumulasse o tempo de intervenientes que desistiram de falar, desorientou-se por completo na contagem de votos do requerimento entrado na mesa para que se passasse de imediato à votação e lembrou-se desse autêntico disparate que foi abrir a votação enquanto decorriam as últimas intervenções. Mau de mais.
O ambiente da assembleia também deixou muito a desejar. Tornou-se evidente que o grupo do dr. Dias da Cunha está disposto a tudo. Como é possível que um homem que, com toda a razão, tanto se indignou contra os insultos que a claque lhe dirigia em cada jogo da equipa, possa vir para uma assembleia com um grupinho organizado, apostado em fazer da reunião magna do Clube um comício ou uma arruaça? Lamentável. A este respeito, cumpre destacar a diferença da conduta do dr. Sérgio Abrantes Mendes, que fez uma notável intervenção, proporcionando até, com a homenagem ao prof. Moniz Pereira, a mais sentida ovação da noite.
Senti na plateia a falta de muitos ilustres sportinguistas, que sempre me habituei a ver em assembleias. Os núcleos reunidos no passado fim-de-semana exigiram que as assembleias passem a ser convocadas para os fins-de-semana. Têm toda a razão. É preciso criar condições para que todos os sportinguistas possam estar presentes.
Da noite de ontem, guardo apenas uma nota de grande satisfação. A minha filha Madalena foi pela primeira vez na sua vida a uma assembleia-geral do SPORTING, aguentando a pé firme até ao encerramento dos trabalhos. Como é óbvio, tenho pena que as coisas não tivessem corrido melhor. Gostaria que a assembleia tivesse sido convenientemente preparada por quem a dirigiu e que a unidade sportinguista tivesse prevalecido, o que não sucedeu. Fica-me o orgulho de a Madalena ser, às duas manhã, a sócia mais jovem presente na assembleia. Viva o SPORTING!