segunda-feira, março 16, 2009

Cartazes

A história dos cartazes e da intervenção policial na bancada merece um comentário. Seria muito grave se a iniciativa da Polícia tivesse sido decidida pela Direcção do Clube - mas não foi. Como é óbvio, o critério de intervenção policial é estabelecido pela própria Polícia. As reacções contra a Direcção são, assim, despropositadas.
Isto não significa que a retirada dos cartazes não tenha sido lamentável. Não estou de acordo com o conteúdo dos ditos cartazes (um dizia Vassourada e outro Vergonha), nem com a oportunidade da sua exibição, mas não aceito que tenham sido retirados. Nenhum dos cartazes continha mensagens ou sinais ofensivos, de carácter racista ou xenófobo e, por isso, os comandos policiais decidiram muito mal.
Para mais, na altura em que foram exibidos, já se tinha tornado absolutamente claro que a maioria do público não estava ali para insultar a equipa, mas sim para a apoiar. Por isso, nem sequer se poderia argumentar que os cartazes fossem potenciadores de violência. O que foi potenciador de mais violência foi o uso da violência para os retirar da bancada.
Vamos todos, responsavelmente, manter o diálogo e o debate democráticos no nosso querido SPORTING, mesmo com aqueles que, do nosso ponto de vista, prejudicam o Clube. O que nos une não é pensarmos o mesmo, mas sentirmos o mesmo.