sábado, setembro 13, 2008

ESTE É UM DOS NOSSOS ORGULHOS !


No NQClube os “projectos” não se inventam porque um qualquer fora-de-série nos cai do céu aos trambolhões, sem que para isso algo se tivesse feito.

No SPORTING, fomenta-se, forma-se, e nada acontece por acaso...
O que se segue é disso exemplo.
Para que conste, permito-me transcrever esta nota publicada no site http://www.sporting.pt/


"12-09-2008
ONDA VERDE VOLTA A INVADIR O PAÍS

As primeiras semanas de Setembro, marcam o regresso à actividade desportiva de mais de 3.000 jovens, com idades compreendidas entre os cinco e os 15 anos de idade, que militam naquele que é, reconhecido como um projecto de sucesso de formação futebolística em Portugal: as Escolas Academia Sporting. Os mais de 3000 atletas inscritos, 20 escolas espalhadas de Norte a Sul do país, são números que atestam bem a validade deste inovador projecto, lançado pelo Sporting, na época de 2006/2007 e que vai entrar na sua terceira época.

As Escolas Academia Sporting combinam na sua génese a tradição do Sporting, os ensinamentos colhidos ao longo dos anos e a excelente qualidade dos técnicos, para formar jovens valores de acordo com os pergaminhos centenários do Sporting, não só na área desportiva, mas também na vertente humana. Aquele que é apontado como o clube, em Portugal, com maior taxa de sucesso na área de formação do futebol juvenil, recrutando e seleccionando jovens valores de todo o país, já recrutou, para as suas equipas de formação, 21 jovens atletas oriundos das Escolas Academia Sporting, número que traduz a validade do projecto.

O actual modelo de formação de jovens valores do Sporting já existe em 20 pontos de norte a sul do país, a saber: Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Alfena, Oiã-Aveiro, Marinha Grande, Gaeiras-Óbidos, Turcifal-Torres Vedras, Almeirim, Samora Correia, Póvoa de Santa Iria, Alta de Lisboa, CIF-Restelo, Carcavelos, Manique, Cacém, Sintra, Corroios, Setúbal, Lagoa (João Moutinho) e Faro. As duas épocas já realizadas permitiram para além do desenvolvimento desportivo e intelectual dos jovens atletas, a vivência de momentos inolvidáveis, como a possibilidade de jogar no Estádio José Alvalade, na Academia Sporting/Puma, entre outras actividades exclusivas relacionadas com o universo Sporting.

Num futuro, que se augura como auspicioso, é intenção da Coordenação das Escolas Academia Sporting - que recorde-se opera numa lógica de dentro do clube para o exterior - manter os elevados padrões de qualidade que caracterizam o projecto, nomeadamente através de um rigoroso e criterioso processo de selecção de novos parceiros, bem como um contínuo acompanhamento das unidades existentes. “O grande objectivo continua a ser inovar, pelo que, para o futuro estão reservadas novas ideias que, uma vez mais, vão permitir manter-nos na linha da frente, na formação de jovens valores”, reconhece Diogo Matos, Coordenador das Escolas Academia Sporting."

Não é por mera coincidência que na edição deste ano da Liga dos Campeões da Europa - em que Portugal está representado pelo NQClube e pelo FCPorto - só 3 dos 32 clubes que nesta Liga participam, tem mais jogadores inscritos que o SPORTING oriundos das respectivas camadas jovens.
Mais considerações para quê ?
A realidade fala por si.