segunda-feira, dezembro 31, 2007
Viva 2008!
Mas nem tudo muda. Nem todas as ilusões se desvanecem, nem todas as alegrias são breves, nem todas as euforias se revelam infundadas. O amor pelo SPORTING, esse, não tem fim e permanece, ano após ano, íntegro, bem no centro da nossa alma. Obrigado, SPORTING. Viva 2008!
quinta-feira, dezembro 27, 2007
Dispensas
domingo, dezembro 23, 2007
VUKCEVIC - LEÃO DE MUITA "RAÇA"
De facto o jogador montenegrino esteve na base dos quatro golos que valeram os seis preciosos pontos. Mas se tal facto foi importante e decisivo, o que, porém, há que reter como mais relevante é a atitude do nosso atleta, evidenciada por uma entrega e empenho sem reservas, que tem que constituir uma das matrizes da nossa equipa.
Para além disso, é justo salientar a “raça” que pôs em duas situações fundamentais – exactamente a dos segundos golos de qualquer dos jogos, que selaram a reviravolta e garantiram as vitórias.
No Funchal, VUKCEVIC, com a defesa do Marítimo em cima, recebe a bola de costas para a baliza, rodopia ao mesmo tempo que sofre um toque, sustenta o embate, progride e remata para o golo.
Contra o Paços de Ferreira, depois de primorosamente isolado por Romagnoli, sofre, dentro da área, uma evidente falta dum defesa adversário, oscila mas não cai, até ser grosseiramente abalroado pelo guarda-redes contrário, dando origem ao penalty cuja transformação conduziu à vitória. Aliás, este lance é paradigmático, já que ao começar por sofrer a primeira falta poderia naturalmente ter caído, dando logo origem ao penalty. Ao invés, resistiu com valentia e lealdade à carga sofrida e progrediu para a baliza em busca do golo.
Em qualquer destes dois lances decisivos VUKCEVIC, se foi um leal adversário ao jogar limpo e não tentando qualquer tipo de batota, foi sobretudo um leão de “muita raça”, à medida do que deve ser o NQSPORTING !!!
Bela sobremesa
sexta-feira, dezembro 21, 2007
Um escândalo
Um caso de polícia II
quinta-feira, dezembro 20, 2007
Um caso de polícia
Grande momento
Preparativos...
O programa é aliciante: cozidinho à portuguesa com todos os matadores (a presença de AM já foi comunicada à cozinha) e, ao fim da tarde, carregadinhos de esperança, lá rumaremos à última missa do ano...
segunda-feira, dezembro 17, 2007
Um que não é parvo...
Parabéns NQC71!
As comemorações desta incomensurável efeméride terão início na Quinta-Feira, pelas 20,00 horas, com uma Monumental Garraiada de Natal, a realizar na Esterqueira da Luz, durante a qual poderemos certamente assistir às chicuelinas dos garraios da Amadora sobre a suinagem rosa de Carnide – a não perder!
Sábado dia 22 de Dezembro, pelas 14,00 horas - "Almoço NQC Primeiro Aniversário / Natalício & de Assalto ao 2º Lugar da Liga" (pela tarde dentro, com romagem directa a Alvalade), a realizar no Restaurante Painel de Alcântara (sito na Rua do Arco n.ºs 7 a 13, Alcântara, Lisboa).
Estamos perante um verdadeiro imperativo de presença – até para aqueles que sofrem com as denominadas “Obssessions” de espaço …
Viva o Sporting Clube de Portugal – Viva o NQC71
SUGESTÃO
domingo, dezembro 16, 2007
OUTRA PERGUNTINHA
Afinal o que é que ele é "lá"???????
Adenda a convocatória
Uma perguntinha
Uma festa de Natal
CONVOCATÓRIA
Todos ao Portela XXI para seguir o jogo com o Maritimo !!!!
sexta-feira, dezembro 14, 2007
Um ano
O paraíso
Salvé, 14 de Dezembro! Viva o nosso muito querido SPORTING!
quarta-feira, dezembro 12, 2007
Operação Dínamo de Kiev
terça-feira, dezembro 11, 2007
RUI PATRÍCIO, LEÃO DE CARÁCTER QUE "CRESCE" COMO GUARDA-REDES...
Numa das rúbricas do referido programa passaram os “frangos” da semana, entre os quais o do nosso Rui Patrício, no jogo com a União de Leiria. E se os referidos lances foram alvo de todo o tipo de comentários mais ou menos jocosos ou depreciativos – o que, aliás, é natural naquelas circunstâncias – a verdade é que a intervenção do guarda-redes do NQSPORTING foi, além disso, alvo duma apreciação suplementar de um dos comentadores, que chamou a atenção para a atitude do jogador leonino que, sendo um jovem, de imediato, assumiu sem hesitações a culpa do lance, penitenciando-se, por gestos, perante colegas e adeptos, evidenciando assim o seu carácter.
O mesmo comentador sublinhou também a reacção da massa associativa do SPORTING, que não deixou de consolar o seu atleta, tributando-lhe um grande aplauso.
São analises destas, desapaixonadas e imparciais, distanciadas de interesses imediatos e mesquinhos relacionados com certas “instituições”, que nos permitem ter orgulho na acção desenvolvida na Academia de Alcochete, onde a formação dos atletas também como HOMENS é, de facto, uma preocupação nuclear.
Que o facto que relatei sirva também de incentivo para Rui Patrício, de quem todos nós muito esperamos e que, ao afirmar-se como homem de carácter, continuará a crescer como grande guarda-redes que já é !
segunda-feira, dezembro 10, 2007
Bravo, professor!...
sábado, dezembro 08, 2007
Um lamento
Louletano
sexta-feira, dezembro 07, 2007
A ONDA DE LESÕES CONTINUA...
Mais uma grave baixa, desta vez no plantel do NQC71.
Depois do NQRui Fernandes, a vítima foi agora o NQAmigo Pedro Lopes de Almeida, certamente alvo duma entrada devastadora dum energúmeno “lampião”, que só à cacetada inviabilizou uma sua perigosíssima incursão pelo flanco esquerdo, que, não fora isso, acabaria, de certo, em golo monumental...
Operado ontem ao tendão de Aquiles, esperamos vê-lo tão brevemente quanto possível de regresso aos compromissos do NQC71.
Força, Pedro !!!!!!!!
terça-feira, dezembro 04, 2007
Taça
Por isso, devemos ir todos! Em força a Alvalade! SPORTING, SPORTING, SPORTING!
Outro abutre...
A certa altura, vá-se lá saber porquê, deu-lhe para se tornar especialista em arbitragem e, à pala disso, mantém na folha de propaganda do Benfica uma crónica intitulada, com aquela originalidade e graça natural que sempre teve o Santos, Vivò Árbitro.
As suas crónicas são imperdíveis. Notoriamente caduco, o Santos, embora armado em expert das leis do jogo, não consegue disfarçar o seu facciosismo lampião.
Há cerca de um ano, ficou célebre a sua justificação para o penalty assinalado contra o SPORTING nos Barreiros (que, aliás, o Rui Patrício defendeu), argumentando com o ângulo da perna do defesa para tentar esconder o que toda e gente viu - que a falta tinha sido cometida fora da área.
Esta semana, a criatura comenta a arbitragem do SPORTING-Leiria. Apesar de considerar muito bem anulado o golo a Purovic (pudera!), o Santos censura fortemente o árbitro Rui Costa. Sabem porquê? Deixou passar em claro duas grandes penalidades contra o SPORTING e logo na primeira meia hora de jogo! Não viram? Pois o pândego do Santos viu...
segunda-feira, dezembro 03, 2007
O Abutre da SIC...
Ora meu senhor abutre, eu também não tenho puto ideia de quem é que lhe disse que você poderia aspirar a ser um bom comentador.
Quem é que vocemecê pensa que é para proferir injurias contra a equipa técnica do Sporting??
- Já alguma vez treinou uma equipa de futebol digna desse nome??
- Já alguma vez foi treinador de um único atleta profissional??
Você só vocifera calunias contra o treinador do Sporting quando a equipa está diminuida, num momento recessivo, visivelmente em baixo. É como os abutres que só atacam quando vêm a presa caída.
Mas desengane-se senhor abutre. O Paulo Bento é do Sporting e não vai a lado nenhum. Vai-se levantar juntamente com a equipa e vai-he mostrar como é que são as coisas quando abrir a época de cáça!
domingo, dezembro 02, 2007
Convocatória
Operação União de Leiria - concentração às 17,30 horas na Nova Lisboa.
Incentivo extra: PLA e dm vão divulgar os termos do Tratado de Bilbao, que na madrugada de quarta-feira foi negociado e prontamente fechado a milhares de metros de altitude. Todos a Alvalade! Viva o SPORTING!
sábado, dezembro 01, 2007
Outra efeméride...
Aldrabões
O mais desatento poderá interrogar-se sobre o que terá levado o clube da galinha a pretender ser quatro anos mais velho. A explicação é simples: à prosápia e farronca lampiã convém apresentar-se como sendo mais antigo do que o SPORTING, fundado em 1906. Como, de facto, não o é, tinha duas alternativas: ou conformar-se com a realidade, como faria qualquer instituição de bem, para utilizar uma expressão tão do agrado do seu característico presidente, ou falsificar, mesmo grosseiramente, essa realidade. Não custa adivinhar qual foi o caminho seguido...
Sucede que o benfiquismo, para além de jactante, é burro, não se dando conta do ridículo a que se expõe quando a manipulação dos factos fica mais à vista. É o que sucede agora com a evocação do suposto 1º "derby" SPORTING-Benfica feita pelo ex-jornal "A Bola". Segundo a dita folha, o SPORTING teria disputado, faz hoje precisamente cem anos, o seu 1º jogo com o Benfica, o que é mentira. O SPORTING jogou, isso sim, com o Sport Lisboa, tendo ganho por 2-1. Não se pode dizer, como hoje em "A Bola", que o Benfica ainda era só Sport Lisboa, visto que o Sport Lisboa e Benfica resulta de uma fusão entre dois clubes e não de qualquer transformação do Sport Lisboa. E, ainda que resultasse, só se pode falar de jogos entre o SPORTING e o Sport Lisboa e Benfica depois de 1908 - e esse é que é o "derby". A desfaçatez do antigo jornal, hoje transformado em agência de comunicação do sr. Vieira, chega ao ridículo de escrever, referindo-se ao jogo SPORTING-Sport Lisboa de há cem anos: Empatou o Benfica por (...); O Benfica jogou já com o "seu" equipamento de sempre. E o emblema da galinha que publica é o de 1908, com a roda da bicicleta que veio do Grupo Sport Benfica!
Pelo menos uma coisa "A Bola" mostra. É que o Benfica é mesmo um clube diferente - até já perdia jogos antes de existir!
quinta-feira, novembro 29, 2007
AGUARDEMOS "COM TRANQUILIDADE"...
.... Porém, estes manipuladores da opinião pública, se calhar não repararam que ainda nem meia época está decorrida e o NQCLUBE, no plano nacional, pese embora um claro deficit exibicional que se reflecte nos resultados obtidos, continua a disputar todas as provas !
Na Europa, pasme-se, é o único que tem assegurada a sua continuidade, garantida que está a passagem para a TAÇA UEFA.
De facto, se para o Braga é, de momento, prematuro fazer qualquer tipo de prognóstico, a verdade é que os de Carnide terão que ganhar na Ucrânia... a ver vamos...
Quanto ao FCPorto, já deram conta que se na remota hipótese de perder em casa com o Besiktas e se houver empate no Marselha-Liverpool, caí para 4º lugar no respectivo Grupo e nem à Taça UEFA vai...???
Enfim, aguardemos “com tranquilidade”...
quarta-feira, novembro 28, 2007
Cinquenta minutos muito especiais
Não foi só estar a ganhar em Old Trafford. Foi estarem 72.500 cavalheiros, adeptos de uma das mais poderosas equipas do mundo, muito quietinhos e caladinhos no seu lugar e 1.500 leões de juba rija, de pé o tempo todo, orgulhosos e destemidos, fazendo ecoar pelo Estádio o vasto reportório dos seus cânticos. "Só eu sei...", "Até morrer...", "Curva belíssima...", "Cantarei só para ti...", etc., etc.. Parecíamos ingleses...
Claro que gostaria de ter ganho ou, pelo menos, de ter aguentado o empate. Mas não trocaria por nada aqueles cinquenta minutos, que me fizeram recuar vários anos. Até segurei na faixa da "Torcida Verde". Já não achava possível voltar a encantar-me assim num estádio de futebol.
Num reconhecimento do que se passou, a equipa agradeceu e o presidente atravessou o relvado para vir saudar a malta sportinguista e sublinhar o bigode que, na bancada, tínhamos acabado de dar aos ingleses.
domingo, novembro 25, 2007
DOIS POEMAS DE JOSÉ SALSORTE
E um forte alento aos camaradas da "campanha de Manchester", com redobradas saudações leoninas.
A TAÇA
SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
FINAL DA TAÇA DAS TAÇAS DA EUROPA
Suor e sacrifício em cada eliminatória
E nas bancadas multidões bradaram um surdo malefício
Das inesquecíveis evasões da memória.
Aos empurrões roeram todos os ossos do ofício
Aqueles onze leões
Até ao triunfante urro da vitória
Engalanada de verdes ambições.
Da conclusão da história
E do uníssono pânico dos berros
Fará o mundo vista grossa.
Mas o essencial, desta Taça arrancada a ferros,
Foi o proveito da luta metafórica
Nossa, e final.
SPORTING
É um símbolo que persiste, insiste
Constante e obrigatório
Que nos envolve e resiste
Para além da razão,
Como o bater corpóreo
De um invencível coração.
Sporting,
É uma ambição que sufoca
Toca as raias do imaginário
Que nos satisfaz e provoca
Como um beijo extraordinário,
Imenso e voluntário
Na sofreguidão da boca.
Sporting,
É um verde que apetece
Enternece esplendores por onde avança
O cântico da nossa prece
Sempre inundado de esperança.
Sporting,
É uma mágica emoção estupenda
Como o encanto da criança
Que relembra as glórias de um campeão
Nessa célebre e secular lenda
Do indomável leão.
sábado, novembro 24, 2007
Recordações e emoções
quinta-feira, novembro 22, 2007
RUMO A MANCHESTER COM ESCALA EM MATOSINHOS
Parafraseando o referido Juiz, será caso para dizer – Cumprida a qualificação da nossa Selecção para a fase final do Europeu 2008, vamos ao que interessa, isto é, o NQSPORTING !
Estão à porta duas jornadas decisivas, a primeira das quais já no próximo sábado, em Matosinhos.
A concentração será no NQMa Geu, às 17 horas, donde, após repasto, seguiremos para o Portela XXI para acompanhar o jogo, na esperança dum resultado que nos recoloque mais confortavelmente na senda da luta pelo título !
Teremos também a oportunidade de acertar todos os pormenores da deslocação a Manchester, onde, em Old Trafford, o NQCLUBE vai ter, in loco, o incondicional apoio do NQC71.
Caso exemplar
O SPORTING, que me parece estar carregadinho de razão, optou, ao invés, pelo decoro do silêncio, resistindo à verborreia vieirista.
Maneiras de estar na vida...
Apuramento
Ontem, apesar do empate, as críticas não tiveram cabimento - a selecção jogou bem e só não ganhou a partida por manifesta infelicidade.
Quanto ao treinador, também merece nota alta na noite do Dragão. Não deu socos a ninguém e percebeu que, para Portugal seguir viagem, tinha de correr da equipa com esse jogador ordinário que deverá representar o maior barrete que o Atlético de Madrid enfiou ao longo da sua história. Aliás, se o amigo Filipão tivesse mandado entrar o Makukula mais cedo para o lugar do híbrido Gomes, teria provavelmente poupado à nação aquele sofrimento final...
terça-feira, novembro 20, 2007
A esta hora...
O amor ao SPORTING não tem fim!
sexta-feira, novembro 16, 2007
PRIMAS DONAS...???
“Aqui d’el rei” bramaram os próprios, bem secundados pelo coro de alguns dos seus mais representativos pares...
Como se de algo inédito se tratasse, vêm-se invocando os mais diversos argumentos... mas, pasme-se...
... segundo o sr. Vítor Pereira, Presidente da Comissão de Arbitragem, na época passada, a Comissão de Análise, num total de 268 casos analisou 191 reclamações, dos quais 103 tiveram provimento e 165 não tiveram (in Jornal O JOGO, de hoje, pág.36).
Quer dizer, os senhores árbitros nunca questionaram o “sistema” instituído e, agora fazem todo este ruído, inclusivé com ameaças de recurso para a UEFA e FIFA - talvez fosse também de mandar para a UEFA e FIFA os dvd’s de certos jogos arbitrados pelos árbitros portugueses, para não falar das escutas do “Apito Dourado”...
Enfim, das duas uma – ou é mera coincidência que os jogos em causa tenham como principal prejudicado o NQCLUBE ou então, embora não se trate propriamente de ópera, há, de facto, primas donas na arbitragem portuguesa, ainda que certas arbitragens sejam dignas duma hilariante ópera bufa, com todo o respeito pela ópera bufa...
quinta-feira, novembro 15, 2007
Curiosidade...
terça-feira, novembro 13, 2007
Basta existir...
As derrotas do SPORTING não têm, ao contrário do que pensam, e eu compreendo que pensem, esse condão de me esfrangalhar a alma. Não que eu não ame o nosso Clube com todas as forças que tenho. É que as derrotas, sobretudo as que carregam uma maior carga dramática (como esta última, por se seguir a uma exibição magnífica, que a não fazia minimamente prever), embora me angustiem, libertam em mim uma espécie de sentimento agradável, que é talvez perverso, ou egoísta. Quando perco, sinto-me ainda mais do SPORTING e sinto que o SPORTING é ainda mais meu. Ou não é verdade que o amor se exprime melhor na aflição do que na euforia? Na hora do golo, da vitória e da festa, ainda pensamos: "o que estou a sentir é tudo amor pelo SPORTING ou é, pelo menos em parte, o gosto (humano) por vencer?" Ao invés, quando se perde e, mais a mais, quando se perde desta maneira, o que sentimos, podemos ter a certeza, é só amor e mais nada.
A hora do infortúnio é aquela em que melhor temos a possibilidade de transmitir o nosso sentimento. Num jogo do título, com o estádio cheio, um entre cinquenta mil aos pulos, como posso eu exprimir o amor que trago no peito? Já no jogo a seguir a uma desgraça, com o Estádio com menos gente, à chuva ou ao frio, mas sempre a aplaudir, sempre a compreender, sempre a ajudar, é pelo menos possível exprimir este amor imenso.
No domingo à noite, logo que terminou o jogo, o NQAmigo PB, pesaroso, disse-me: "lá vamos a Old Trafford na mó de baixo...". E eu não consegui ficar triste com isso. Claro que queria ir a Manchester só com vitórias. Se eu mandasse, ninguém duvide de que o SPORTING ganhava sempre. Os outros que se amanhassem com a gloriosa incerteza do desporto. Mas a perspectiva de ser um dos que vão com o SPORTING apesar das derrotas só me enche de orgulho. Para mim, o SPORTING não precisa de ganhar. Basta existir...
segunda-feira, novembro 12, 2007
Esperança
sábado, novembro 10, 2007
Diferenças...
Curiosamente, as últimas semanas também foram agitadas do outro lado da Segunda Circular, apesar de a equipa, comandada por um treinador que mais parece um ganadero, ter ganho uma série de jogos nos últimos minutos. Um e-mail mal endereçado e uma assembleia-geral destinada a ser pacífica mas que acabou em tumulto desatinaram por completo a "instituição". O episódio revela bem o carácter do Presidente. Ao advogado corrido, ao vice-presidente da mesa da assembleia-geral e agora até ao pobre do Vilarinho, que não fizeram nada de especial, chamou Vieira todos os nomes, impondo-lhes que se demitam e que se humilhem na praça pública, sob pena de atiçar a ira da populaça contra tais espiões e inimigos do Benfica. Aos distintos e educados jovens dos Diabos Vermelhos e dos No Name Boys, que o insultaram do pior, Vieira não se atreveu a fazer o mesmo e disse até que são grandes benfiquistas, não vá o feitiço virar-se contra o feiticeiro. Vieira só entende e respeita os poderes de facto. Os valores e os princípios nada valem para ele. Não admira que assim seja. Vieira, desde que chegou ao futebol, tem feito com os outros o mesmo que os simpáticos meninos das claques fizeram consigo - espalhafato, chantagem, abuso de poder.
Só ainda não teve tempo para mandar pagar a conta da água do Seixal. E que falta que ela faz para limpar a porcaria que lá está...
Seriedade e entrega
Por isso, neste mundo que anda triste, continuarás a ser uma referência importante, porque de memória, porque ancestral, porque correcta. Resiste Leão, sempre!
quinta-feira, novembro 08, 2007
MÁ FORTUNA...
Perante o momento menos bom que atravessava, o NQCLUBE soube estar à altura da equipa personalizada e com carácter que é, ultrapassando com êxito inquestionável os jogos com o Fátima e com a Naval.
Mas a resposta definitiva foi dada ontem frente à Roma.
Só algumas situações adversas, altamente adversas mesmo, impediram a consumação do que deveria ter sido uma mais do que justíssima vitória. Se não, vejamos:
1. golo madrugador do adversário, sofrido logo aos 3/4 minutos, tempo de jogo ainda claramente insuficiente para justificar o justiça de qualquer alteração do marcador.
2. Mais do que duvidosa anulação dum golo aos 13 minutos.
3. A “crueldade” do golo do empate romano, no último minuto e em consequência duma intervenção infeliz do NQPolga, que fez auto-golo... golo, aliás tão esporádico, que de modo algum traduziu qualquer posição hegemónica da equipa italiana nessa fase do jogo...
Porém, o que de fundamental releva é que estas injustas vicissitudes ocorreram num encontro pautado por uma excelente exibição do SPORTING, talvez a melhor da época até ao momento, e na qual todos os jogadores, sem excepção, deram uma resposta cabal a todos os que – nomeadamente intra-muros.... – duma forma ou doutra, têm tentado pô-los em causa.
A atitude da equipa e a forma profissional e empenhada como se bateu, constitui uma firme garantia que prosseguirá a senda da recuperação nos jogos que se avizinham.
Mais uma vez também nós, sportinguistas, temos um dever de inequívoco apoio a cumprir, de forma a estarmos à altura do NQCLUBE !
Dia 27...
terça-feira, novembro 06, 2007
Noite transcendente
O jogo de há quinze dias demonstrou que a vitória é possível. Com o plano A (losango no meio-campo), o plano B (três defesas), o plano C (Miguel a defesa-central e João a trinco) ou o plano D (Miguel e João à frente da defesa em 4-4-2, a virar para 4-3-3, como no final do jogo de domingo) - aqui estamos nós, carregadinhos de esperança!
A preparação para o jogo tem de ser cuidada. A partir das 16,00 horas, concentração no "Nortenho". O NQAmigo PCR estará bem cedo no local a preparar o dilúvio (que será, pelo menos, daquele verdinho fresco tão próprio da quadra estival que atravessamos...).
Força, SPORTING!
domingo, novembro 04, 2007
Convocatória
quinta-feira, novembro 01, 2007
AS GRANDES EQUIPAS E OS MAUS MOMENTOS
Todas as equipas, sem excepção, têm os seus maus momentos. Nesta perspectiva é óbvio que o NQCLUBE atravessa um desses momentos, inclusivamente reconhecido pelo nosso treinador.
Mas se todas as equipas têm maus momentos, só as grandes equipas, mesmo nesses maus momentos, sabem superar-se e ultrapassar os obstáculos que lhes surgem pela frente, ganhando os jogos que disputam. Aí se faz a diferença.
Assim aconteceu ontem perante o Fátima. Superando carências de momento, o SPORTING soube contrariar os factores negativos com que nesta fase se debate, e com base numa atitude de combate e crer, levou de vencida o seu adversário. Não é para o efeito pertinente invocar agora a maior ou menor valia desse adversário ou o factor sorte, já que o que releva é a atitude da equipa e o resultado final, inclusivamente conquistado a partir de duas situações de desvantagem no marcador.
Seguem-se outros dois jogos da máxima importância que podem constituir a confirmação que o tal mau momento está a ser ultrapassado, jogos nos quais é importante conquistar resultados positivos.
Mas se para esses jogos se pede aos nossos atletas a entrega, a vontade e a crença que são apanágio das grandes equipas, também nós, sócios e simpatizantes, não nos podemos alhear do nosso dever, assumindo uma atitude de presença indefectível e apoio inequívoco, já que, como disse, se as grandes equipas são aquelas que mesmo nos maus momentos sabem ganhar os seus jogos, também nós, se queremos afirmar a nossa diferença enquanto massa associativa, temos que saber apoiar o NQCLUBE em situações menos felizes de forma a, TODOS EM CONJUNTO, contribuirmos para as ultrapassar.
Nunca como agora me apetece cantar aos quatro ventos – ATÉ MORRER.... SPORITNG ALLEZ !!!!
A esperança é verde...
quarta-feira, outubro 31, 2007
segunda-feira, outubro 29, 2007
E o senhor...
Há muitos anos, no tempo do homem da bandeira, lembro-me de ouvir na antiga superior sul um sócio perguntar a outro que assobiava a equipa: E o senhor, é perfeito no seu trabalho? Pela boca deste adepto falava o melhor que há em nós, o que de mais precioso o nosso Clube trouxe ao desporto português - a distinção, a dedicação incondicional, esta sensação inigualável de amor sereno e absoluto por um ideal.
Convocatória de Mobilização
Convoco assim os MQAmigos - Grupo NQC71 - para uma concentração em Caxias onde será servido um almoço ajantarado na Próxima Quinta-feira - SEM LIMITES.
Caxias - Casa do CEM - Quinta-feira a partir das 14h00
VIVA O SPORTING!!!
domingo, outubro 28, 2007
O inconformismo do João
sábado, outubro 27, 2007
Excerto de um articulado...
(...) O Autor é um adepto apaixonado do Sporting Clube de Portugal, que assiste ao vivo a todos os jogos que o Clube realiza no seu Estádio.
Esperemos que se faça justiça e que a indemnização arbitrada esteja à altura do dano sofrido...
sexta-feira, outubro 26, 2007
CONVOCATÓRIA
A LUTA CONTINUA !!!
ATÉ MORRER.......SPORTING ALLEZ !!!
Merda+Merda= Muita Merda
Mas, em abono da verdade, diga-se que jamais o primeiro número de um jornal em Portugal fora tão rigoroso sobre si próprio. A manchete é o seu verdadeiro estatuto editorial: «Chegou o circo».
O falecido Vítor Correia celebrizou-se em tempos por dizer que já nada o surpreendia depois de ter ido ao circo e ter visto uns porcos a andar de bicicleta. Pois o número acaba de ser superado: o Bonzinho é director de um jornal!
Em resumo: nem dado!
quarta-feira, outubro 24, 2007
Entra sempre...
NADA ESTÁ PERDIDO !!!
Serenamente, se revirmos o filme do encontro, constatamos que, apesar de jogar no terreno do adversário, em termos globais, o SPORTING ombreou taco a taco com os donos da casa e só claros erros cometidos nos lances dos golos romanos ditaram um resultado final negativo.
Tal como no jogo com o Manchester United, ficou a sensação de que, a derrota não espelhava a verdade do que acontecera dentro das quatro linhas...
Ao reagir de pronto a um golo sofrido muito cedo e em circunstâncias perfeitamente evitáveis, a equipa demonstrou personalidade e crença no que é capaz de fazer, tendo a atitude assumida no resto da partida sido um sinal claro de que a 7 de Novembro, no ALVALADE XXI, poderemos suplantar a Roma e readquirir uma posição pontual e classificativa que permita encarar os restante jogos com confiança na qualificação.
Há que não esmorecer e, enquanto adeptos, é nosso dever transmitir à equipa todo o incondicional apoio de que carece para dar continuidade aos golos de Tonel e Polga em Kiev e de Liedson no Olímpico de Roma !
TUDO PERMANECE EM ABERTO E NADA ESTÁ PERDIDO !!!
terça-feira, outubro 23, 2007
Porto Salvo
segunda-feira, outubro 22, 2007
As dores que não param o mundo...
" (...) O que eu invejo, doutor, é quando o jogador cai no chão e se enrola e rebola a exibir bem alto as suas queixas. A dor dele faz parar o mundo. Um mundo cheio de dores verdadeiras pára perante a dor falsa de um futebolista. As minhas mágoas que são tantas e tão verdadeiras e nenhum árbitro manda parar a vida para me atender, reboladinho que estou por dentro, rasteirado que fui pelos outros. Se a vida fosse um relvado, quantos penalties eu já tinha marcado contra o destino? (...)
Mia Couto, in O fio das missangas , Editorial Caminho, Lisboa, 2004.
domingo, outubro 21, 2007
Prémio "desportista do ano"
CONVOCATÓRIA
Contraste
A reacção dos treinadores aos maus resultados foi, contudo, muito diferente. Paulo Bento, porventura arrependido das rotações que fez na equipa e de não ter optado por jogar a primeira-mão fora, assumiu a inteira responsabilidade pelo sucedido, defendendo os jogadores, mesmo aqueles que foram rendidos ao intervalo e não são habitualmente titulares. Já Luciano Spalletti descascou forte e feio nos seus jogadores, ameaçando-os: "Temos muito a falar...".
Veremos se na terça-feira o SPORTING beneficia deste contraste e se a estabilidade e a confiança que Paulo Bento quis incutir aos nossos jogadores contribui para que o SPORTING consiga reforçar a sua candidatura a um lugar nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões...
quarta-feira, outubro 17, 2007
A chave do êxito
segunda-feira, outubro 15, 2007
Ainda a terra de Alvalade...
domingo, outubro 14, 2007
Grande estreia
sábado, outubro 13, 2007
Rica figura...
quinta-feira, outubro 11, 2007
BOA NOVA
Haja fair play, e merecendo-o, saibamos ser dignos desse fair play...!!!
Hoje e sempre, esteja onde estiver - ATE MORRER... SPORTING ALLEZ !!!!
Bela ideia
Confirma-se
terça-feira, outubro 09, 2007
Eric Hobsbawm fala sobre futebol em entrevista à Folha de São Paulo
HOBSBAWM - O futebol hoje sintetiza muito bem a dialética entre identidade nacional, globalização e xenofobia dos dias de hoje. Os clubes viraram entidades transnacionais, empreendimentos globais. Mas, paradoxalmente, o que faz do futebol popular continua sendo, antes de tudo, a fidelidade local de um grupo de torcedores para com uma equipe. E, ainda, o que faz dos campeonatos mundiais algo interessante é o fato de que podemos ver países em competição. Por isso acho que o futebol carrega o conflito essencial da globalização.
Os clubes querem ter os jogadores em tempo integral, mas também precisam que eles joguem por suas seleções para legitimá-los como heróis nacionais. Enquanto isso, clubes de países da África ou da América Latina vão virando centros de recrutamento e perdendo o encanto local de seus encontros, como acontece com os times do Brasil e da Argentina. É um paradoxo interessante para pensar sobre a globalização.
segunda-feira, outubro 08, 2007
Grande bronca!
Ainda o jogo de sábado
Acho, não obstante, que foi cometido um risco desnecessário: deixar Gladstone, um belíssimo defesa-central, de fora da convocatória pode ser muito perigoso. Ainda bem que a lesão de Polga ocorreu numa fase em que o jogo já estava controlado...
quinta-feira, outubro 04, 2007
NINGUÉM PARA O BENFICA!
Mais vociferando que, essa sua equipa, “está cada vez melhor”.
Aliás, para o ridículo se elevar a patamares sobrenaturais, só faltou ao etílico treinador acrescentar que NINGUÉM PARA O BENFICA!
Aí está!...
Balanço de uma semana de emoções fortes
O SPORTING fechou em Kiev com saldo muito positivo um terrível ciclo de três jogos fora em seis dias. A equipa não jogou sempre bem, mas revelou organização, concentração e empenho. Depois de ver estes três jogos, percebe-se o que Paulo Bento pretendia quando pediu aos jogadores capacidade de sofrimento. Como explicou, mesmo quando não se pode dominar, há que conseguir controlar. Foi uma estratégia realista e que deu frutos.
Não posso, por outro lado, deixar de exprimir a minha discordância em relação à posição tomada pelo Clube (treinador e SAD) quanto à arbitragem na estriqueira. Em minha opinião, não fomos prejudicados (o lance do grego não é penalty) e não vejo nenhum motivo para deixar de considerar Pedro Henriques como dos poucos árbitros sérios que andam por aí. A justa e legítima indignação com as roubalheiras a que vamos assistindo não nos pode levar a meter tudo no mesmo saco.
Tenho também muitas dúvidas de que o nosso Presidente devesse ter ido almoçar, a convite de "A Bola", com o rufia do outro lado da Segunda Circular. Compreendo perfeitamente o exemplo de elevação e de desportivismo que Soares Franco quis dar e aplaudo-o convictamente. Só que se prestou a mais uma escandalosa manobra de manipulação desse antigo jornal, hoje uma agência de comunicação do clube da galinha. O tratamento dado à entrevista, as parangonas escolhidas (sem qualquer correspondência com as declarações de Soares Franco) e a própria gestão do tempo de publicação, deixando uma parte dos comentários para depois do derby, deixou claro que o pasquim mais não pretendeu do que, à custa do SPORTING, branquear o "apito encarnado" e atenuar as ondas de choque provocadas pela escandaleira da Amadora.
No campo e fora dele, temos de estar atentos e vigilantes na defesa do nosso Clube.
segunda-feira, outubro 01, 2007
1 de Outubro
domingo, setembro 30, 2007
QUÃO FECUNDA E CRIATIVA É A ARBITRAGEM EM PORTUGAL ! SEMPRE A INVENTAR...
Não vou aqui perorar sobre o óbvio – no jogo de ontem, houve, de facto e no mínimo, dois penalties por assinalar, um por clara mão de Katsoutranis dentro da área, aos 71 minutos e outro, já ao cair do pano, por derrube, dentro da área, do nosso João Moutinho sobre o que veio da terra do Bush.
São situações que podem acontecer a qualquer árbitro, que mesmo equivocando-se, pode continuar a merecer, no mínimo, o benefício da dúvida, sem que tais julgamentos errados possam, só por si, justificar a condenação definitiva.
Porém, tudo o que na vida acontece, insere-se num contexto, e é no âmbito desse contexto que cada acto ou facto deve ser analisado. Quero com isto dizer que as circunstâncias que rodearam a caricata cena do penalty cometido por Katsouranis não pode ser desinserida do recentíssimo antecedente protagonizado na Reboleira, exactamente 72 horas antes, aquando do penalty (?) redentor que permitiu ao mesmo Katsouranis e seus colegas continuarem na Taça da Liga...
Na Reboleira, o Sr.Gomes, perante o sinal do bandeirinha Lima assinalou um penalty que não era, e que ele próprio, Gomes, pelo excelente posicionamento em que se encontrava, não viu (tanto assim que acabava de assinalar um falta contra o Benfica cometida na mesma área visual do pretenso penalty)... Porém, perante a indicação que recebeu do Sr. Lima, via intercomunicador, aceita o que este lhe diz (atenção, eles agora falam uns com os outros !!!), interrompe o jogo, e ao fazê-lo, porque já sabe que lhe foi dada indicação de penalty, dá a sua concordância ao conteúdo da mensagem do Lima, e o jogo recomeça com a marcação do penalty.
Se entendesse não seguir a indicação do seu fiscal de linha, o jogo prosseguiria normalmente sem que esta indicação tivesse qualquer relevância, já que o árbitro é quem decide !
Mas na Luz a música foi outra...
Tal como na Reboleira, o fiscal de linha comunica ao árbitro Henriques que há penalty cometido por Katsouranis (atentem no depoimento do nosso capitão), o árbitro interrompe o jogo já sabendo que a indicação é a de penalty (repito, atenção, eles agora falam uns com os outros !!!), mas...mas... o jogo reata-se com uma bola ao solo !!!! Se calhar foi porque o fiscal de linha se chamava Gabínio Evaristo...
Mas que é isto ?????????
O Sr. árbitro, já sabendo que o fiscal de linha lhe deu sinal de penalty (atenção, eles agora falam uns com os outros !!!), das duas uma – ou discorda ( e está no seu direito, já que é ele que, em última instância, decide) e, nesse caso, pura e simplesmente, não interrompe o jogo e este prossegue normalmente, ou, se o interrompe, é para sancionar a indicação que o fiscal de linha lhe transmitiu, e que ele, antes de apitar, já conhece, marcando, portanto, o penalty que lhe foi indicado!
Ao converter o penalty em bola ao solo, o Sr. Henriques INVENTOU uma nova regra até aqui inexistente! ( ou então o Gabínio, entre o momento em que disse a João Moutinho que assinalara penalty e o momento em que falou com árbitro, mudou de opinião...)
Já não bastava considerar “atraso para o guarda-redes” qualquer corte para trás, agora transformam-se penalties em bola ao solo...
De facto, muito fecunda e criativa está a ser a nossa arbitragem !
Na realidade, o nosso Paulo Bento só tem razão quando diz que os árbitros e quem os dirige são os que mais desprestigiam o futebol português !
Falou o conselheiro Acácio...
No rescaldo do derby
sábado, setembro 29, 2007
Eu já suspeitava...
sexta-feira, setembro 28, 2007
Alucinações...
A conhecida autora de guiões cinematográficos, Leonor Pinhão, convertida numa espécie de Padre Américo das meninas, explicou ao mundo a verdadeira justificação do penalty assinalado na Reboleira. Na sua crónica no ex-jornal "A Bola", a amiga de Carolina defendeu que o árbitro só quis prejudicar o Benfica. Segundo essa Rumsfeld do neo-benfiquismo, ao roubar o Estrela, o sr. Gomes mais não pretendeu do que criar as condições para que o Benfica, coitadinho, fosse prejudicado amanhã à noite no jogo com o SPORTING, logo esse infame clube, conhecido por ser sempre beneficiado pelas arbitragens. Perante esta extraordinária teoria da conspiração, e como amigo da Leonor Pinhão, fiquei a pensar a que estado de alucinação é preciso chegar para se escrever isto sem ser a brincar e para fazer de prosas destas um modo de vida.
Mas, para espanto meu, o árbitro parece dar razão a tal peregrina tese. À noite, ao voltar a casa, ouvi na rádio que o sr. Duarte Gomes, reconhecendo o erro, pedira desculpa a ambas as equipas. Notável. O Benfica é escandalosamente beneficiado e o árbitro ainda lhe pede desculpa! Não, não é só a Leonor Pinhão que está alucinada...
quinta-feira, setembro 27, 2007
A GRALHA ...
“O BENFICA SÓ NÃO FOI ELIMINADO DA TAÇA DA LIGA PORQUE O ÁRBITRO DUARTE GOMES E O SEU “ASSISTENTE” JOSE LIMA COMETERAM UM ERRO DO ARCO-DA-VELHA. ESTES DOIS SENHORES DEVERIAM PEDIR DESCULPA AOS ADEPTOS DO FUTEBOL E FICAREM TODA A TEMPORADA SEM DIRIGIR QUALQUER JOGO. ISTO JÁ LÁ NÃO VAI COM CONVERSINHAS MANSAS E MEDIDAS SUPOSTAMENTE PROFILÁTICAS. UM ESCÂNDALO E UMA VERGONHA A FORMA COMO O BENFICA CHEGOU AO EMPATE. O DESCRÉDITO TOTAL”.
O inenarrável escarro brilhantinoso que assina a citada crónica deve estar furioso pela gralha editorial de verdade inserta no meio de tanta, e sequencial, diarreia mental.
A marca
Chega!
Saudações leoninas.
segunda-feira, setembro 24, 2007
Semana de tripla
Agora, Guimarães, quarta à noite (20.45). O NQAmigo PB alterou a reunião que tinha. Por isso, a partir das 19,00 horas, NQAmigo Ma-Geu Sem Limites e... Portela XXI!
É semana de tripla: vitória em Guimarães, na estriqueira e em Kiev!
domingo, setembro 23, 2007
PEDRO ALPIARÇA (1959-2007)
Convocatória
sábado, setembro 22, 2007
Carácter
Esperança
sexta-feira, setembro 21, 2007
A UEFA ceguinha...
Depois do escândalo da Amadora, com mudança de leis do jogo à mistura, ainda se atreveram a multar o nosso jogador Abel. O sr. Pereira provocador, se tivesse vergonha, demitia-se de imediato e devia ser obrigado a pagar ao SPORTING os cinquenta euros da multa.
Não satisfeito, ainda achou que era o momento próprio para lançar uma campanha por um árbitro português na fase final do Euro-2008 - nem mais nem menos do que o famigerado Olegário!
De que tal personagem seria um representante perfeito do estado a que chegou a arbitragem portuguesa, ninguém duvida. Agora ir à Áustria e à Suiça, só se a UEFA estiver ceguinha...
quinta-feira, setembro 20, 2007
Pioneiros
Mais uma em que somos pioneiros!...
quarta-feira, setembro 19, 2007
NO COMMENTS...
segunda-feira, setembro 17, 2007
1964 e 2003
Força, rapazes! Vamos repetir 1964 e 2003!
Unidade sportinguista
OS "PEREIRAS"
Quando se vêm e revêm as imagens do lance ocorrido aos 44 minutos do jogo que o SPORTING disputou na Reboleira contra o Estrela da Amadora, a primeira reacção é a de ficar sem reacção perante o absurdo da decisão do tal Pereira, lá de cima de Viana do Castelo... Como é possível escamotear uma grande penalidade e, do mesmo passo, converter em simulação um paquidérmico abalroamento????? É tudo tão evidente, que só pode haver uma explicação – o homem é avesso a marcar penalties e, à cautela, leva tudo à conta de simulações...é que a ele ninguém o engana... - ah "ganda Pereira", a ti ninguém te vira !!!! E esta tese – a de ser avesso a grandes penalidades - confirmou-se ao minuto 66 com o mesmo jogador do Estrela (Maurício) a fazer penalty sobre Vukcevic e o Pereira, mais uma vez, a não marcar... enfim, coerente consigo próprio !
Porém, já quase ao caír do pano, a dúvida assaltou-me, mas no que respeita às simulações – é que aos 88 minutos, Cardoso, jogador do Estrela simula grosseiramente uma inexistente falta de João Moutinho, ao que eu pensei – "Cardoso, já te lixaste ! O Pereira vai-te "amarelar" e como é o segundo, vais mais cedo para a banhoca !" Mas não... o Pereira, desta vez, "baldou-se" e o Cardoso lá continuou em campo. Afinal, o fulano apresentava fissuras na sua coerência... o que é mau ! Mas, pronto, ficávamo-nos apenas pela aversão do "artista" à marcação de penalties...
Mas....
Nestas coisas, o pior é a memória !
E, eis que recordo o dia 9 de Janeiro deste ano (só passaram oito mesitos...), em que, em pleno Estádio do Dragão, o Atlético elimina o FCPorto da Taça de Portugal por 0-1...Feito heróico dos bravos da lisboeta Alcântara ! Pormenor pertinente: este jogo foi também apitado pelo Pereira de Viana, que aos 95 minutos, sim aos 95 minutos, mais concretamente no último minuto dos 5 que deu de compensação marcou uma grande penalidade contra o Atlético, que o Quaresma se encarregou de falhar !
Resta acrescentar que alguma imprensa considerou a falta duvidosa... mas, de momento não é isto que está em causa...
O que me baralha é ficar sem saber o que leva o Pereira a marcar um penalty aos 95 minutos dum jogo a eliminar – se calhar até terá sido mesmo penalty – e a não marcar neste Estrela-SPORTING dois, repito, dois penalties que parece que só ele não viu, sobretudo o primeiro... oh Pereira, diz lá à malta o que te faz correr de apito na boca...
Confesso que só neste tom brejeiro sou capaz de abordar o escândalo que se passou ontem na Amadora ! A falar a sério muitas palavras feias teria que escrever....
Mal vai a arbitragem enquanto pontificarem os pereiras (este e outros....) !!!!
quinta-feira, setembro 13, 2007
A crise
quarta-feira, setembro 12, 2007
Francamente
Já hoje, a perigosa e ainda ostracizada Sérvia. Dentro de uma semana, a "equipa maravilha" do grande poder económico e financeiro. Vamos a eles. Que o Cristiano e o Nani não se atrevam, posteriormente, a emitir anúnicos publicitários roídos pelo falso pecado. Podemos ganhar ao Manchester se formos verdadeiros. Seria das melhores prendas que jamais recebi, que jamais recebemos. Verdad? Saludos!
terça-feira, setembro 11, 2007
Cachim!! - Com a benção do Dr. Spin, claro!
- O NQSPORTING já tem acordo com a CML acerca de parte dos terrenos. 24 milhões e tal de Euros já podem ser recuperados - CaCHIM!!! Os outros 24 ficam para mais tarde.
O NQDrSpin merece os parabéns!!
19 de Setembro
A coincidência de tão importante jogo com a data em que o Pedro se coloca na mesma situação do célebre homem da bandeira (ambos à espera do 50...) justifica amplamente um festejo redobrado. Será que o aniversariante pode almoçar com o NQC71? E será que os mais atarefados se poderão libertar dos seus compromissos a tempo de um almoço? Poderíamos marcar para as 14,00 ou 14,30, prolongando o "estágio" pela tarde, pelo menos até o NQAmigo dm começar a insistir em ir ver o aquecimento da equipa... Quanto ao local, proponho um regresso ao NQAmigo Galito.
Estão de acordo?
segunda-feira, setembro 10, 2007
Tomem nota
Grande alcateia!
Como no meu tempo o SPORTING já não praticava a modalidade e não me lembro de alguma vez ter visto jogar a selecção, nunca tinha assistido a uma partida de râguebi a puxar por um dos lados. Até ontem. Sensível à proeza da qualificação para o Mundial, decidi não perder o Portugal-Escócia, jogo de abertura da nossa participação na prova. E hoje, devo dizer-vos, já sou adepto do râguebi!
Devo-o, em primeiro lugar, ao que se passou ainda antes do início da partida. O extraordinário arrebatamento com que os nossos jogadores cantaram o hino nacional comoveu-me profundamente. Senti, naquele preciso momento, que tinha passado a ser do râguebi! E, com efeito, pouco depois, ali estava eu aos saltos e aos gritos, mesmo sem saber o nome dos jogadores. A excitação atingiu o auge nas alturas em que aquela espécie de gazela oxigenada que joga pela Escócia insistia em passar, com um sorriso irritante, pela nossa defesa (suponho que se diz linhas atrasadas...). Nessas alturas, vi-me a placar uma almofada, como se assim ajudasse a deter tão indesejável criatura. Mais uma vez, confirmei que o desporto é para viver com paixão - o que, antes, sempre me parecera um pouco arrastado e monótono, senti agora como verdadeiramente empolgante.
O meu comentário, por ser de um ignorante, não vale nada - mas a verdade é que acho que jogámos muito bem. Pela minha parte, nunca mais perco um jogo dos lobos - alcateia que é, como se sabe, dirigida pelo NQProf. Tomaz Morais!
sábado, setembro 08, 2007
Parabéns, Sr. Capitão!
SORTEIO ????
Sobre as regras que presidem ao sorteio da Taça da Liga, apenas um breve comentário - tratando-se duma prova em que apenas participam os clubes da Liga Profissional, portanto, clubes todos eles profissionais, não se entende o "protecionismo" aos mais "fraquinhos", concedendo-lhes, à partida, a vantagem de não arriscarem jogar fora. Sendo clubes profissionais e participando na Liga em pé de igualdade com todos os outros, deveriam sujeitar-se aos desígnios dum sorteio, sem vantagens previamente definidas.
O velho tumba
Ocorre-me isto a propósito do sorteio de ontem da Taça da Liga. Entre os oito adversários possíveis, o Guimarães era, à partida, o mais temível. Não custa adivinhar com quem levámos, pois não?
Entretanto, ao inimigo saiu-lhe a Amadora e ao Porto do dentuças do sr. Jesualdo o Fátima.
Ah, grande tumba dos sorteios, estás sempre em forma!...
quarta-feira, setembro 05, 2007
ESCLARECIMENTO QUE NÃO ESCLARECE
O propalado anúncio de que a Comissão de Arbitragem iria emitir um comunicado esclarecedor sobre os lances duvidosos dos jogos Porto-SPORTING e SPORTING-Belenenses gerou naturais expectativas, mas o dito comunicado não só nada adianta quanto a uma clara conclusão final, como, entretanto, escamoteia o dado mais essencial do problema, e quanto a nós, determinante.
Ora vejamos.
1. De, facto, em termos de conclusão final, nada se esclarece.
Conclui a dita Comissão no seu comunicado, e cito, “que, ao contrário do que foi veiculado em diversos meios de informação, se um defensor efectua um pontapé que leve a bola no sentido da linha de baliza, seja esse pontapé um corte ou um passe, pode ser punido com pontapé-livre indirecto, no caso de o guarda-redes tocar a bola com as mãos.”
Ora o que o que se queria ver esclarecido era se nos casos concretos em causa tinha ou não sido, de facto, livre indirecto. Ao dizer-se que “pode”, obviamente que tudo é deixado, em última análise, para o critério do árbitro.
Mas isso já se sabia... quer dizer, ficámos na mesma....
2. Entretanto, escamoteia-se o dado mais essencial e, quanto a nós, determinante, isto é a base de qual deve ser o critério do árbitro para poder marcar ou não o livre indirecto.
No arrazoado que antecede a referida conclusão, citam-se a lei 12 do livro das Leis do Jogo editado pela FIFA, bem como uma alteração aprovada na reunião anual realizada em Newport, País de Gales, em 31.5.1992.
Ora a conceptualização da referida lei 12 assenta claramente no conceito de “...passe atirado deliberadamente...”; a citada alteração, por sua vez, esclarece que “cada vez que um jogador atira deliberadamente a bola em direcção ao guarda-redes da sua equipa...”
Na conclusão do dito esclarecimento da Comissão de Arbitragem, nem uma palavra sobre a necessidade deste comportamento ser "deliberado” para se poder estar perante uma falta a sancionar com o tal livre indirecto... Pura e simplesmente, escamoteia-se este dado, que afinal é básico para fundamentar a opção sancionatória prevista, isto é, o tal livre indirecto.
É mais do que evidente que o espírito da lei tem em vista sancionar passes deliberados para o guarda-redes ! E o que depende do critério do árbitro é julgar se a bola é ou não atirada deliberadamente para o guarda-redes!
Portanto, vir concluir, nos casos em análise, que o árbitro pode marcar um livre indirecto, mas calar que só o pode fazer se considerar que a bola foi atirada deliberadamente para o guarda redes é manhoso e só serve para baralhar !
Assim sendo, parecendo-me que Polga não atirou deliberadamente a bola para o seu guarda-redes, o Sr. Proença, em minha opinião, julgou mal, errou !
Por outro lado, também me parecendo que o jogador do Beleneses não atirou a bola deliberadamente para Costinha, o Sr. Xistra, em minha opinião ajuizou bem !
A Comissão de Arbitragem, essa é que nos deixou na mesma, porque fugiu ao dado essencial da questão...se calhar, deliberadamente...