sexta-feira, março 30, 2007

COENTRÕES, SIM, MAS..."made in SPORTING"...



Confesso que nunca nutri grande entusiasmo pela hipótese de contratação do tal Coentrão, ainda que, naturalmente me tivessem sensibilizado as suas declarações de sportinguismo, pelos vistos, algo vulnerável... Mas só isso.

Sem questionar o seu potencial futebolístico, sempre me interroguei em que medida se justificava despender verbas num tipo de jogador que, se calhar, até poderia vir a entrar em concorrência com outros, nados e feitos na nossa Academia e que certamente asseguram um mesmo grau de produtividade, sem necessidade do investimento suplementar que a aquisição de Coentrão exigia.

Tendo o NQClube uma das melhores escolas de formação do mundo – atenção, tenho bem a noção de que estou a dizer....”do mundo” - as aquisições a fazer nesta área tem de o ser em faixas etárias que potenciem margens de progressão a serem geradas pelo trabalho de excelência que se faz em Alcochete. Será da Academia que deverão sair os jogadores jovens que vão enriquecer o plantel profissional.

Nesta perspectiva, sinceramente pergunto – Não germinarão em Alcochete outros “coentrões” ?

Salvo em situações de valor absolutamente excepcional, que não me parece ser o caso, sangue novo com valia e qualidade tem de resultar do trabalho que se faz nas camadas jovens, devendo a margem financeira disponível para aquisições ser criteriosamente reservada para jogadores de um patamar mais elevado que tragam experiência e maturidade à equipa.

Coentrões, esses, havê-los-à em Alcochete....