sexta-feira, fevereiro 16, 2007

BATOTA - As "carecas" cada vez mais à mostra...

O post "BATOTA - Postura que vem de longe...", que escrevi neste nosso Blog às 12.39 horas do dia 9 de Fevereiro de 2007, terminava, dizendo "Aguardemos as cenas dos próximos capítulos, em nome da tão apregoada regeneração do futebol português........."

Confesso que me não passou pela cabeça (embora encanecido pelo tempo, ainda tem bastante cabelo...) que a tão breve trecho (passou só uma semaninha...) viesse de novo a terreiro referir mais um episódio desta saga de cariz capilar. Assim, lê-se na edição electrónica do jornal O JOGO, de hoje, reproduzida na página 39 da edição em papel, o seguinte:


"Benfiquista Paulo Barata com antidoping positivo

Resultado da análise ao jogador do Benfica acusou o mascarante sinasteride e a contra-análise confirmou a ingestão dessa substância

O jogador de râguebi do Benfica Paulo Barata, antigo internacional "sevens", acusou o mascarante sinasteride, substância confirmada com a contra-análise realizada a 30 de Janeiro, revelou ontem à Agência Lusa o director do Laboratório de Análises e Dopagem. Luís Horta explicou que a análise ao jogador detectou "o agente que vai poder mascarar a utilização de determinadas substâncias do grupo dos anabolisantes".
O director do Laboratório de Análises e Dopagem avançou ainda que este é o primeiro caso de doping de 2007, uma vez que o jogador foi controlado a 7 de Janeiro, após a vitória dos "encarnados" frente ao Técnico (31-16), em jogo a contar para a quarta jornada do campeonato nacional de honra de râguebi.
A substância em questão pode ser utilizada para casos de queda de cabelo, com o medicamento Propecia a ser o mais utilizado em Portugal para este tipo de problema, mas, de acordo com Luís Horta, o atleta "não solicitou a autorização para o recurso à terapêutica". No entanto, Luís Horta esclarece que mesmo que o pedido tivesse chegado ao CNAD (Conselho Nacional Antidopagem) teria sido recusado, uma vez que "nem em Portugal, nem a nível mundial é autorizado".
Luís Horta revelou ainda que a Federação Portuguesa de Râguebi já foi notificada do resultado da contra-análise e que será esta a dar conta do mesmo ao Benfica.
Com este, eleva-se para dois o número de casos de atletas do Benfica a acusarem a presença do mascarante sinasteride, depois da contra-análise do "capitão" da equipa de basquetebol António Tavares ter confirmado a presença da mesma substância.
No dia em que o caso de António Tavares foi conhecido, o Benfica defendeu o atleta, avançando que foi "o responsável clínico da equipa que sancionou a utilização de um medicamento contra a queda do cabelo, sem saber que o produto fora incluído na lista de substâncias proibidas".


Como eu os compreendo... Com todo o respeito pelos carentes capilares e como se vê pelas fotos comparativas aqui ao lado, fica-se muito mais jeitozinho com o alto da tola fornecido do que com ele descascado...
A verdadeira realidade é secundária, o que interessa é a imagem... É que ali para Carnide até se trabalha com empresas desta especialidade, aquelas que ensinam a falar, evitando sons esquisitos, ensinam também a vestir a preceito, a usar os tiques e as expressões estereotipadamente adequadas e a ter as devidas poses para se parecer um verdadeiro senhor ! A parecer... Técnicas...

Mas pondo de lado o tom jocoso e brejeiro, convenhamos que isto é uma verdadeira VERGONHA !

Com toda a sinceridade, pergunto - Que credibilidade merecem uns sujeitos que "apregoam" a regeneração e mais não sei o quê, mas que, de facto, fazem uma BATOTA descarada que desvirtua a verdade desportiva ?????? Acontece no futebol, no basquetebol, no rugby, eu sei lá...
O despudor vai ao ponto de nos tentarem, depois, impingir descabeladas historietas de carecas em tratamento ! Mas nós somos parvos ou quê ????

E o que é mais grave ainda, é o vil recurso à tecnica da "vitimização" !
Coitadinhos, estão a ser perseguidos... como se a irrefutável prova das urinas conspurcadas não estivesse lá, evidenciando a triste, mas óbvia, realidade !

A este propósito, perorou o Sr. Fernando Tavares, vice presidente com o pelouro das actividades amadoras da agremiação em causa:
"É uma perseguição feita por um funcionário público, pago com dinheiros do erário público, com o Secretário de Estado a assistir". (in O JOGO, página 39)
Eu daqui digo a este senhor, que é exactamente por serem pagos com dinheiros do erário público que estes funcionários públicos tem o "especial dever público" de estarem atentos às poucas vergonhas que ocorrem na área das suas competências ! Apenas e tão só cumprem o seu mais elementar dever ! O que era grave era se, tendo irrefutavelmente acontecido a vigarice, como aconteceu, nada se fizesse e o Secretário de Estado se limitasse a assistir ! Isso é que era gravíssimo !
Como tudo seria diferente se, fiéis ao lema do "senhor chefe", que disse que o que era bom era ocupar lugares na Liga, eles controlassem também o controlo anti-doping... Percebem agora o verdadeiro alcance e objectivos daquele princípio de ter lugares na Liga ??? Pudessem eles...

QUE LHE NÃO DOAM AS MÃOS, SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO ! A SI A AOS SEUS SERVIÇOS !

Enfim, repito, e agora com mais fundadas expectativas - Aguardemos as cenas dos próximos capítulos...