quarta-feira, fevereiro 07, 2007

Onde é que já vi este filme?

Notícia da agência Lusa: «O encontro entre o Desportivo das Aves e o Benfica, da 20ª jornada da Liga portuguesa de futebol, agendada para 4 de Março, vai disputar-se no estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.»
Esta notícia faz lembrar o célebre Estoril- Benfica, peça decisiva da caminhada lampiona para o título, toda ela emporcalhada por vários destes episódios da mais tocante falsidade desportiva (para não lhe chamar outra coisa).
A Liga de Clubes tem de fazer algo para evitar estas situações, que, além de falsearem a verdade desportiva, constituem objectivamente situações de concorrência desleal.
Que se saiba, no início de cada época desportiva, a Liga envia comissões que verificam a aptidão dos recintos de cada clube - ou outro que ele indique - para acolher os jogos das competições profissionais. Ora, depois de aprovado, não é legítimo que um clube vá saltando de recinto, de acordo com as suas conveniências. Salvo motivo de força maior - por exemplo, a interdição do campo -, deve disputar no mesmo recinto, seja o seu, seja qualquer outro, todos os jogos na condição de visitado.
Esta é, obviamente, uma norma que tem de ser introduzida rapidamente nos regulamentos das competições profissionais. Em nome da verdade desportiva e da leal concorrência.

PS - E, para cortar cerce qualquer tentativa de comparação absolutamente infundada, não se compare esta situação anunciada com a do Pinhalnovense- Sporting. Desde logo, porque é óbvio que o recinto do Pinhalnovense não passaria, tal como está, na vistoria da Liga de Clubes (o clube do Pinhal Novo não disputa uma competição profissional), ao contrário do que se passou com o estádio do Desportivo das Aves. Depois, porque numa competição como a Taça, a eliminar, nem sequer se pode falar, neste caso, numa situação de concorrência desleal. No campeonato já não é assim: porque é que Sporting, FC Porto, Braga ou Vitória de Setúbal têm de jogar nas Aves e outros não?