sábado, dezembro 30, 2006

...and the SPORTING OSCAR 2006 goes to...JOÃO MOUTINHO !!!

Pois é meus caros camaradas contributors, eu sei que, em resposta ao desafio do nosso querido amigo DM, ao escolher o "nosso Joãozinho" não estou a ser original...
Porém, as razões da minha escolha não resultam da constatação do manifesto alto grau da sua produtividade em prol da equipa ou de que joga bem em qualquer das pontas do losango ou ainda do seu inquestionável sentido de disciplina tática... Deixo estas avaliações para os "experts"...

O João Moutinho ensinou-me, enquanto sportinguista, a ter por ele um enorme respeito, por um simples e banal episódio que passarei a relatar.
Assim, aqui há uns tempos, no início da sua afirmação no mundo do futebol profissional em geral e na nossa equipa senior em particular, numa entrevista cuja retransmissão televisiva vi por mero acaso, um senhor jornalista confrontou-o com a possibilidade de um dia poder ser cobiçado pelos emblemas milionários do universo futebolistico. Perante tal questão, o "nosso menino João" respondeu qualquer coisa como isto - "o que eu gostava era de jogar sempre no SPORTING...". Confesso que me sensibilizou...
...É que havia tantas respostas "politicamente correctas", que a serem utilizadas ninguém lhe levaria a mal ( "-se aparecer uma proposta boa para mim e para o clube...", "-gostava de jogar num clube do top mundial..." etc)... mas o João Moutinho, singelamente, limitou-se a exprimir a sua expontânea vontade, quem sabe, a deixar falar a verdade do fundo do seu coração de leão, respeitando e amando a instituição onde cresceu e se fez como profissional... Um verdadeiro exemplo para tantos outros que se julgam craques antes de o ser e, por isso mesmo, nunca o serão ! São jogadores da têmpera de João Moutinho que jogam SEMPRE bem, independentemente da solução geométrica, seja em losango, quadrado ou círculo !!!

Eu bem sei que muito provavelmente um dia teremos que o ver partir... será a lei dos cifrões, como muito bem refere o nosso DM. De qualquer modo, João Moutinho, como homem, valerá todos os esforços e sacrifícios que se fizerem para que isso não aconteça, mas se (eu digo "se" e não "quando"...) isso acontecer, aposto que ele levará uma lágrima ao canto do olho, uma lágrima de antecipada saudade do nosso querido SPORTING CLUBE DE PORTUGAL... Mas tenho esperança que este cenário não se venha a verificar...

Bem hajas JOÃO MOUTINHO, o meu jogador NQC71 do ano 2006 !