domingo, dezembro 17, 2006

"PAIXÃO" A DOBRAR - II parte

CONTINUO A PERGUNTAR PARA VER SE PERCEBO:

No rescaldo do SPORTING-Académica, revejo a actuação do senhor árbitro, na qual, entre outros atropelos, sobreleva, e de que maneira, a não marcação de uma grande penalidade favorável ao Sporting, quando ao minuto 55 o nosso Tonel é, pura e simplesmente, "engravatado" por um jogador da Académica, dentro da grande área coimbrã...grande penalidade clara e indiscutível, aliás unanimemente constatada na imprensa desportiva, desde os próprios comentadores até aos especialistas de arbitragem que aí observam e analisam os lances...mas, pasme-se (ou talvez não...), o senhor arbitro não assinalou o castigo máximo.

PERGUNTO PARA VER SE PERCEBO - Porque não assinalou o senhor árbitro a grande penalidade a favor do SPORTING e que toda a gente viu???
Deficiente colocação no terreno dirão uns, legítimos critérios do árbitro dirão outros, helas... intenção de prejudicar o SPORTING dirão os maledicentes e eternos mal intencionados...

Procurando integrar o facto em análise num contexto mais alargado que o explique, começo por me referir à arbitragem global do próprio jogo. Para que essa referência não seja considerada facciosa, remeto-vos para as análises que a imprensa fez ao trabalho do senhor árbitro... leiam-
-nas e depois concluam vós mesmos...

Por outro lado, a memória é implacável... Que bom seria para alguns que num qualquer teclado extra-vida se pudesse accionar o botão "delete" e assim apagar, sem deixar rasto, do curriculum de cada um, alguns actos cometidos... pois é, tal não acontece e, de facto, a memória é implacável...
Assim, respigo, ao acaso, factos, repito factos, que a minha memória retém, e que encontro???

1º. Há 3 ou quatro semanas, no Marítimo-SPORTING, uma falta cometida fora da área é transformada em grande penalidade, como se tivesse sido cometida dentro da área ! Afinal, este senhor árbitro marca mesmo grandes penalidades - mesmo as que não existem... PERGUNTO PARA VER SE PERCEBO - porque não marcou esta contra a Académica, que existiu ???

2º Na época passada, no Penafiel-SPORTING, só pela excelente qualidade do tecido das camisolas utilizadas, o nosso Liedson não acabou o jogo em tronco nú, tantos foram os puxões e agarrões dentro da área ! Afinal, este senhor árbitro é mesmo avesso a marcar grandes penalidades... PERGUNTO PARA VER SE PERCEBO - Então, marca-as ou não as marca???Começo a ficar "baralhado"...

3º Na época 2003/2004, no Boavista-SPORTING, no Bessa, ganhávamos por 0-1, com um golo de Liedson. No último quarto de hora o senhor árbitro expulsa o Pedro Barbosa e o Rui Jorge e inventa uma falta inexistente de cuja marcação resulta o golo da vitória do Boavista (aconselho a leitura da imprensa da época, na análise que fez ao trabalho do senhor árbitro). Quem beneficiou com este resultado. Eu respondo:
a) - O Porto, que com SPORTING arredado do título com este resultado, mais descansadamente preparou a sequente jornada europeia;
b) - O benfica, que se viu assim catapultado para pré-eliminatória da Liga dos Campeões (a chatice foi o Anderlecht, em Bruxelas...3 secos...)
c) - O Boavista, que viu relançada a hipótese de, nesse ano, chegar ainda à Taça UEFA (o que, creio, não chegou a conseguir).
PERGUNTO PARA VER SE PERCEBO - Porque foi o SPORTING o grande prejudicado desta tramóia???

e, agora, para terminar este breve mergulho na memória, LA CRÈME DE LA CRÈME:

4º estádio da luz, jogo benfica-Oliveirense para a Taça de Portugal, dia 21.12.2004, às 18.30 horas. Com a Oliveirense a ganhar por 1-0, o senhor árbitro marca uma grande penalidade contra Oliveirense. Na respectiva conversão, o benfica falha.
Uns tantos minutos depois, nova grande penalidade contra a Oliveirense. O benfica torna a falhar...
Entretanto, o empate não surge... claro, terceira grande penalidade contra a Oliveirense. À terceira foi de vez, a bola lá acabou por entrar. Só assim foi possível chegar ao prolongamento no qual a Oliveirense finalmente soçobrou... (para os que gostam de relacionar factos, sublinho que esta a foi época de 2004-2005, do jogo com o Estoril no Algarve, do empurrão do Luisão ao nosso Ricardo dentro da pequena área, etc...tudo isto como "préalables" do resultado final de que todos estão certamente recordados...)
PERGUNTO PARA VER SE PERCEBO - Porque marcou o senhor árbitro 3, III, três - olhem que foram mesmo três - grandes penalidades num só jogo a favor do benfica contra a Oliveirense???? ( à margem do que aqui me traz, sempre vou dizendo que este facto é que é digno de figurar no Guiness...).

Já vai longo o arrazoado. É, pois, tempo de concluir.
PERGUNTO PARA VER SE PERCEBEM - Que há de comum entre o jogo SPORTING-
-Académica da gravata ao Tonel e os jogos acima referidos em 1º, 2º, 3º e 4º ????
EU RESPONDO PARA PERCEBEREM - Todos estes jogos foram arbitrados pelo mesmo senhor árbitro...
....................FAITES LA LIAISON.......................



Termino, com um requerimento ao Exmo Sr. Victor Pereira, M.I. Presidente da Comissão de Arbitragem da Liga Portuguesa de Futebol Profissional:



Exmo Senhor Presidente:

Considerando que

1º a Liga Profissional de Futebol comporta actualmente 32 jogos;

2º existem no quadro de árbitros destinados a arbitrar os jogos da Liga, um número mais do que suficiente para que cada árbitro não arbitre a mesma equipa mais do que duas vezes na mesma época;

3º o senhor árbitro que soprou no apito no jogo SPORTING-Académica já o havia feito muito recentemente no Marítimo-SPORTING;


POR FAVOR, NÃO TORNE A NOMEAR MAIS O SENHOR ÁRBITRO REFERIDO NO CONSIDERANDO Nº 3 PARA JOGOS DO SPORTING ESTA ÉPOCA........E JÁ AGORA, PARA TANTAS ÉPOCAS VINDOURAS QUANTAS AS QUE FOREM POSSÍVEIS.

Pedimos Deferimento

















se