quinta-feira, dezembro 28, 2006

Declaração de voto (II)





A (minha) escolha de João Moutinho como jogador do ano 2006 do Sporting, não invalida outras referências no futebol sportinguista.
A começar na baliza, para Ricardo, que exibiu em 2006 uma grande forma, no clube e na selecção (onde lhe devemos um dos mais emocionantes momentos de 2006, no jogo com a Inglaterra do Mundial), silenciando definitivamente quem insistia em o deitar abaixo (mesmo dentro do Sporting). Além do mais, tem feito sucessivas declarações que demonstram um grande respeito pelo clube e pelos seus adeptos. Mais do que respeito, um crescente amor. Ricardo já merece ser considerado um dos grandes guarda-redes do Sporting. E um dos «nossos». Sem dúvidas.
Caneira também merece ser assinalado. O seu regresso ao clube, de onde saíra num triste episódio, foi uma indiscutível mais-valia para a consistência defensiva do Sporting. Nota-se, e sabe-se, que é hoje uma das referências do balneário de Alvalade e o seu profissionalismo e entrega são inegáveis. Está «perdoado» e volta a ser um dos «nossos», com óbvio prazer para todas as partes.
Tonel chegou pé-ante-pé, um pouco tímido até. Mas impôs-se pela sua entrega e pela sua qualidade e nem por isso o vemos a pôr-se em bicos dos pés. Antes pelo contrário, cada declaração pública que faz revela um homem ponderado e entregue ao Sporting. É um jogador importante para o clube, assim como Polga, que teve em 2006 o seu melhor ano com a camisola leonina, respirando classe.