terça-feira, agosto 19, 2008

Jogos Olímpicos (I)

A tendência para a inveja é uma das piores características dos portugueses e com uma canalhada de comunicação social que não ajuda, pelo contrário, só contribui para a exploração do que de pior temos.
Um exemplo disso é a forma como tem reagido à participação olímpica dos atletas portugueses, como se todos tivessem a obrigação de lutar pelas medalhas. Pelos vistos só deviam ir aos Jogos quem aspirasse a ganhar, todos os outros deviam ficar por casa, por que só vão «chular» o dinheiro dos portugueses.
Alguns comentadores da nossa praça, em vez de terem nesta questão um papel pedagógico só contribuem para acirrar estes sentimentos, cedendo ao populismo mais miserável (ainda virá o dia em que o PP pedirá a presença do Governo no Parlamento para dar explicações sobre os maus resultados dos atletas portugueses...).
Gustavo Lima, o velejador que foi hoje quarto classificado em Pequim, pôs hoje o dedo na ferida e anunciou que não está mais disponível para aturar essa lenga-lenga de que está a gastar o dinheiro dos portugueses para passear.