quarta-feira, agosto 13, 2008

O «projecto olímpico» (ou o vampirismo puro)

O proclamado «projecto olímpico» do Benfica passou unicamente por pegar no livro de cheques e contratar alguns atletas que podiam aspirar a medalhas nos Jogos Olímpicos de Pequim.
Foi assim com Vanessa Fernandes, que aliás foi contratada avulsa, sem sequer apostar na criação de uma equipa para a acompanhar, o que seria o mínimo, sem nenhuma aposta no triatlo, nem nada. Puro livro de cheques para ter uma atleta medalhável e poder explorar o feito mediaticamente. Se Vanessa Fernandes ganhar uma medalha na China, concerteza que A Bola não esquecerá de se referir, vezes sem conta, à «atleta benfiquista».
Foi assim com Telma Monteiro, nesta com a diferença de ter contratado a equipa feminina onde ela estava integrada, o «custo» a pagar para ter uma atleta medalhável, mas sem nenhum tipo de aposta de fundo no judo, sem qualquer tipo de aposta na formação. Nada. Puro livros de cheques, numa mera lógica vampiresca ou de abutre, como preferirem. Como nada ganhou em Pequim, para A Bola foi apenas uma «judoca portuguesa». Se tivesse sido medalhada, certamente seria a «judoca benfiquista»
Na verdade, o «projecto olímpico» nada tem de olímpico, é o mais puro vampirismo.