domingo, junho 03, 2007

SILÊNCIOS SÓ NEGLIGENTES ???????

Há silêncios que podendo não ser criminosos, são, se não cúmplices, pelo menos sê-lo-ão negligentes, e, se calhar, muito negligentes mesmo, sem direito a qualquer perdão.
As transmissões televisivas e radiofónicas têm-nos habituado, no decorrer da narração de eventos desportivos, ao fornecimento, durante o decurso dessa mesma narração, de dados marginais ao evento em curso, mas que dizem respeito a aspectos que, duma qualquer forma, com ele se relacionam. É o caso, por exemplo, da evocação de efemérides relativas a factos relevantes ocorridos nos recintos em que o evento desportivo está a acontecer.

A cobertura, pela RTP1, do jogo Bélgica-Portugal, há poucas horas disputado no Estádio Rei Balduíno, anteriormente denominado “de Heysel” e situado no parque bruxelense com o mesmo nome, não fugiu a esta característica.
Muito naturalmente, os senhores ditos profissionais que ali se deslocaram – Srs. Luis Baila, António Tadeia e um terceiro cujo nome não consegui captar – quando entenderam oportuno, lá destacaram factos ocorridos naquele Estádio e que julgaram relevantes.

Assim, referiram-se à tragédia ali ocorrida na final da Taça dos Clubes Campeões Europeus, disputada em 29 de Maio de 1985, entre o Liverpool e a Juventus.
Evocaram também a triste eliminação de Portugal pela França na meia-final do Euro 2000, em que, após o penalty assinalado por mão de Abel Xavier, Zinedine Zidane bateu Victor Baia, colocando a sua equipa na final, que veio a vencer contra a Itália.

Até aqui tudo bem.
Mas a partir daqui começou também o tal imperdoável silêncio, no mínimo negligente.
Então os cavalheiros da RTP, evocando efemérides, nem uma só palavra disseram sobre o heróico empate do NQSPORTING contra o MTK da Hungria, na final da Taça das Taças que teve lugar a 13 de Maio de 1964, exactamente naquele mesmo Estádio ???
Empate de 3-3, que levou a uma finalíssima, 48 horas depois, no Estádio de Duerne, em Antuérpia, em que o “cantinho” do Morais fez o 1-0 que nos deu o troféu e que constitui, sem dúvida, um dos momentos altos na história do futebol português !
Sobre este facto, nem um ai, nem um ui... Blackout total !

Acham normal que, nestas circunstâncias, se silencie um facto desta dimensão no panorama do nosso futebol... ?
....Ou a história do futebol português é tão fértil em títulos internacionais que possamos considerar normal o escamotear dum resultado positivo obtido numa final da UEFA...?
Os senhores que a RTP destacou para a cobertura deste Bélgica-Portugal, se fossem competentes e responsáveis, teriam feito convenientemente o chamado “trabalho de casa”! Não o fizeram...
Sem invocar o, por alguns, considerado estafado argumento segundo o qual se se tratasse de outro clube isto não acontecia, não me coíbo de sublinhar que com o SPORTING aconteceu, e isso é o que, de momento, releva.
Direi mesmo mais. Para a história do futebol português o que de mais importante e significativo aconteceu até à data no relvado que é hoje o do Estádio Rei Balduíno, então Estádio de Heysel, foi justamente o feito do SPORTING naquela competição da UEFA !
Terá sido mera negligência ??? Se o foi é de muita gravidade, sobretudo se pensarmos que se trata dum serviço público de televisão pago por todos nós, sportinguistas incluídos...
Que cada um faça o seu juízo...
Da minha parte, o veemente protesto aqui fica, à atenção de quem manda na RTP !


E para que os senhores da RTP não pensem que estou a falar de qualquer passe de magia, aqui fica um documento da troca de galhardetes ocorrida antes da final de Heysel entre o então nosso capitão Fernando Mendes e Sandor, seu homólogo do MTK.






E já agora, uma fotografia da heróica equipa do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, que em 1964, venceu com sangue, suor e lágrimas, a Taça dos Vencedores de Taças, a então segunda competição mais importante da UEFA !
Senhores da RTP, juro que estas fotos não são montagem... Isto é mesmo verdade, aconteceu mesmo !!!