segunda-feira, janeiro 22, 2007

Alma até Almeida

Senti no jogo com o Rio Ave o esforço da equipa em tentar voltar ao "paulobentismo" puro da segunda volta do campeonato da época passada: extrema solidez defensiva, muita posse de bola, domínio territorial, rapidez de execução na área do golo.
Por razões que serão certamente várias e que não são fáceis de determinar, não tem sido possível reproduzir esta época esse futebol tremendamente eficaz, sem deixar de ser agradável, que nos levou o ano passado, depois de um início de temporada horripilante, ao segundo lugar no campeonato.
Ontem, pelo menos com a bola nos pés, a equipa pareceu querer voltar a esse futebol competitivo e eficaz. Mais rapidez a pensar e a executar, passes mais tensos, troca de bola mais certa e mais capacidade para jogar directo na altura própria. Sem a bola, o processo parece mais atrasado. Como bem observou o nosso amigo DM durante o jogo, o meio campo, na fase final do desafio, deixou de marcar - e daí as dificuldades escusadas que sentimos no fim.
A primeira linha tem de voltar a defender como defendia (ontem, neste e noutros aspectos, o Alecsandro foi uma agradável surpresa), os laterais têm de voltar a subir como subiam (ai que saudades do Abel do ano passado...) e, é claro, o Liedson tem de voltar a resolver como resolvia (diga-se que o jogo de ontem, como o do Restelo, demonstra que o verdadeiro "levezinho" parece estar de volta).
Enfim, as coisas não estão propriamente bem, mas em Alvalade (e em Alcochete) trabalha-se - disso, ninguém pode legitimamente duvidar. Capacidade e competência, também há. Assim sendo, alma até Almeida. O SPORTING ainda nos pode dar grandes alegrias esta época!