terça-feira, janeiro 30, 2007

O dilema (homenagem a Júlio Machado Vaz)

O psiquiatra e sexólogo Júlio Machado Vaz é, entre várias outras virtudes, um comunicador espantoso, co-autor de um deliciosa rubrica diária na Antena 1 chamada O Amor É. Sou há muitos anos seu confesso admirador. O único defeito público que ostenta é mesmo ser benfiquista.
Ontem, na dita rubrica radiofónica, contou uma história maravilhosa (marabilhosa, mesmo) sobre uma carta, estilo provocador- «correio sentimental», que tinha recebido e que rezava mais ou menos assim:
Meu caro, doutor, venho pedir-lhe a sua ajuda.
Tenho x anos e tenho dois irmãos: um é sócio do Benfica, outro está na prisão, condenado a 25 anos de cadeia por homícidio. Ainda tenho três irmãs, todas com gravíssimos problemas de toxicodependência e que, por via disso, se dedicaram à prostituição. (Agora confesso que me esqueci o que se dizia sobre o pai e mãe, mas também eram histórias de um dramatismo exacerbado...). Conheci uma moça, que acabou de sair de um reformatório onde foi internada por ter afogado um seu filho recém-nascido quando era adolescente.
Estou apaixonado e quero fazer a vida com ela. Mas tenho um dilema: devo falar-lhe do meu irmão que é sócio do Benfica?