quarta-feira, janeiro 31, 2007

MERCADO DE INVERNO - AQUISIÇÕES e... aquisições




O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL tem um rumo perfeitamente definido em matéria de estruturação da sua equipa de futebol, tendo apostado com toda a clareza na formação como pilar determinante dessa estruturação. Os valores que a Academia Sporting vai revelando, à medida que vão adquirindo experiência e maturidade, passam a integrar o plantel principal, reforçando-o.


Agitaram-se as parangonas dos jornais com a aquisição dos "davides luizes" e dos "renterías", supostamente grandes valores emergentes do futebol dos seus países de origem e onde os nossos mais directos rivais se foram abastecer. Esses mesmos jornais fazem, com a habitual manipulação desses nomes, a apologia da política de contratações desses mesmos rivais, sublinhando inclusivamente a juventude dessas aquisições e não reparando, ou não querendo reparar, que para seguir essa estratégia, o SPORTING, pura e simplesmente, não precisa de saír de casa...basta estar atento aos valores que formou e que evoluem, alguns por empréstimo, noutros clubes ! É precisamente o caso de Bruno Pereirinha ! Em obediência a esta mesma estratégia, lá foi o Fábio Paim rodar para o Olivais e Moscavide...


Se não há desafogo financeiro, para quê ir buscar lá fora o que cá temos e, provavelmente, de melhor qualidade ?


Só por má fé é que se pode dizer que não vieram reforços neste mercado de Janeiro... Repito: e Bruno Pereirinha ? Em que é que ele é diferente do tal David Luiz e do tal Rentería? É óbvio que certezas ninguém tem... pois se até, quantas vezes, as aquisições de nomes famosos redundam em fracasso... A propósito, para os mais cépticos apenas relembro que foi precisamente num Janeiro, exactamente o de 2005, que o nosso João Moutinho foi chamado à primeira categoria... Lembram-se ? O resultado está à vista...


Para estes cépticos e para algumas aves agoirentas que por aí desataram a perorar, chamo também atenção para a convocação de Adrien Silva, da nossa equipa de juniores, para a Selecção da Europa de Sub-18 que, em Barcelona, vai proximamente disputar a Meridian Cup com a selecção do continente africano. Esta Taça reúne as grandes certezas do futebol jovem dos dois continentes. Adrien Silva, foi o único jogador português a ser escolhido para participar neste certame ! O único !!!


(Já que falamos em selecções da Europa, permitam-me um parêntesis para relembrar e homenagear o nosso José Travassos, o "Zé da Europa", o primeiro português a ser convocado para uma selecção deste tipo...é que há para aí muito cavalheiro que, quando se fala nestas coisas, por ignorância ou por outra coisa qualquer que não digo o nome mas que se está mesmo a ver o que é, só se lembra do moçambicano Sr. Eusébio da Silva Ferreira...)


É, portanto, por demais óbvia e evidente a correcção da aposta na formação, e será com os valores que dela vão emergindo que se constituirá a base nuclear dum SPORTING CAMPEÃO !