domingo, março 04, 2007

Um assalto em Leiria

Independentemente de tudo, o Sporting foi esta noite roubado em Leiria. Não há que ter medo das palavras: o que se passou hoje foi um roubo, perpetrado pelo nosso bem conhecido Paulo Costa (que está longe de ser virgem em assaltos ao NQC) e pelo fiscal de linha que acompanhou o ataque leonino na primeira parte.
O Sporting foi espoliado de duas grandes penalidades, ambas sobre Liedson. Ainda por cima, na sequência do segundo desses lances há uma expulsão inacreditável do NQlevezinho, quando o máximo que podia acontecer era Liedson receber o mesmo castigo do adversário. Ou seja, o Sporting reduzido a dez jogadores por quase 70 minutos, altamente penalizado por um erro de Paulo Costa e seus «muchachos».
Sobre a expulsão de Liedson vale a pena um parênteses. Para dizer que deve aguardar-se com grande curiosidade o seu castigo. Não me esqueço que Nuno Gomes, que foi expulso em Alvalade por agressão a João Moutinho (e era a sua segunda expulsão neste campeonato), foi castigado com um jogo. Convém lembrar que o jogo do Dragão é daqui a duas jornadas...
Do jogo de Leiria, vale a pena ainda dizer: boa exibição do Sporting, muito deficitária em matéria de concretização. Mas dos nossos jogadores, esta noite, não lhes há que apontar nada em termos de entrega ao jogo. Em circunstâncias muito difíceis, deram o litro. Convém não esquecer que se tratam, na sua maioria, de jogadores jovens e a maturidade não se compra de um dia para outro.
Apesar da boa exibição, um empate. Não é ignorável. O título está, obviamente, longe.
No discurso dos nossos responsáveis isso não é admissível, como é óbvio, até porque ainda há muito para ganhar ou perder. Resta-nos, no campeonato, pensar jogo a jogo. E, no fim, fazer as contas.