terça-feira, maio 08, 2007

Um derby é um derby

O derby (opto pela transcrição da palavra na sua expressão original) de há quase duas semanas entre o nosso Sporting e o slb para o campeonato de júniores, e que se saldou por uma vitória leonina, atraiu centenas de adeptos à Academia de Alcochete. Não estive presente mas, referiu-me quem se deslocou, os automóveis quase obstruíam a entrada do complexo, para além das viaturas mal estacionadas junto à estrada e que poderiam comprometer uma eventual intervenção de emergência. Grandes dificuldades de circulação, e muitos foram forçados ao caminho de regresso sem sequer entrarem no recinto. Assim, e no seguimento de algumas sugestões nesse sentido, que se reforçe a perspectiva para que jogos deste calibre, sobretudo na fase final, passem a ser realizadas no Alvalade XXI. Seria estimulante para todos, para os nossos futuros craques, para o público leonino, e ainda uma justa homenagem ao esforço que está a ser protagonizado pela equipa de formadores do NQC.
Uma nota suplementar: no último programa Trio D'Ataque, Rui Oliveira e Costa disse preferir, julgo que nas próximas duas épocas, dois segundos lugares para o Sporting em alternativa a um primeiro e um terceiro lugares, argumentando com as vantagens financeiras dessa classificação. Não posso deixar de manifestar a minha discordância face a estas declarações. O nosso Sporting terá lutar sempre pelo primeiro lugar, "vocação natural" do Clube, porque segundos lugares já bastam... Temos de voltar a ultrapassar o fcp em títulos nacionais e reduzir a preocupante distância face aos "lampiões". E preparar, sempre, com grande responsabilidade e profissionalismo as campanhas europeias. Uma Taça Europeia, a Liga dos Campeões, é um sonho possível de concretizar! Como já sucedeu com algumas das nobres modalidades que continuamos a manter e acarinhar, com destaque para o nosso Atletismo.
Mas para já, e voltando ao futebol, as prioridades chamam-se Académica e Belenenses. Vamos a isso! Mesmo que, esta época, "apenas" se garanta o segundo lugar deste nosso campeonato.