quinta-feira, dezembro 31, 2009
Réveillon
terça-feira, dezembro 29, 2009
Metropolitano de Lisboa
quinta-feira, dezembro 24, 2009
quarta-feira, dezembro 23, 2009
Mensagem de Natal
quinta-feira, dezembro 17, 2009
terça-feira, dezembro 15, 2009
segunda-feira, dezembro 14, 2009
14 de Dezembro
A tarde mágica de 14 de Dezembro de 1986 foi de todos nós - mas de um em especial. Número 9 nas costas e braçadeira de capitão, o NQManuel Fernandes foi um cavalo à solta nos campos de Alvalade. Espécie de herói pícaro dos tempos do jejum de títulos, representa ainda hoje um sportinguismo que não pode morrer e com que todos contamos para enfrentar os complexos desafios do presente.
O 23º aniversário da tarde mais linda de todas as tardes não nos apanha num momento agradável, com a equipa de futebol a atravessar uma fase muito fraca. Que a memória desse jogo fantástico inspire todos os sportinguistas para fazermos face às dificuldades dos tempos de hoje. Que o espírito do 14 de Dezembro nos ilumine a todos. Em futebol, o impossível às vezes acontece.
domingo, dezembro 13, 2009
terça-feira, dezembro 08, 2009
EM SETÚBAL, O SEGUNDO GOLO DE LIEDSON É LEGAL !!!

Muito foi o alarido que o segundo golo do SPORTING hoje gerou no seio daquilo a que se convencionou chamar de “comunicação social”, onde, nomeadamente na desportiva, cada um escrevinha o que lhe interessa, sem grandes escrúpulos ou preocupações pela factos realmente ocorridos, tendo apenas como objectivo “formatar” uma “determinada verdade”adequada aos fins que serve, e que depois de repetida até à exaustão se transforma na “verdade”, suposta, é claro...
Comecemos pela “matéria de facto”, isto é por aquilo que realmente aconteceu: 1. Através de um passe longo, a bola é metida em Liedson, que está em fora de jogo. O árbitro assistente sinaliza a deslocação, mas o árbitro principal nada marca, e bem, já que Liedson se desinteressa da jogada (as imagens comprovam exactamente o que acabo de referir). 2. A bola sai pela linha de cabeceira (as imagens comprovam exactamente o que acabo de referir). Nestas circunstâncias, de acordo com as regras de jogo, a bola deve ser reposta através dum pontapé de baliza. 3. O guarda-redes do Setúbal, num primeiro movimento capta a bola já fora do campo, e num segundo movimento, já dentro do campo, dando início a nova jogada, repõe-na em jogo, executando assim o referido pontapé de baliza, ainda que fora do sítio que deve ser utilizado para o efeito (as imagens comprovam exactamente o que acabo de referir. Além disso é o próprio Nuno Santos que o confirma, quando afirma textualmente na página 13 do Jornal “Record” de hoje, dia 8.12.2009 : “Fui buscar a bola fora e coloquei-a no relvado para a repor em jogo rapidamente por estarmos em desvantagem"). 4. No início desta nova jogada, Liedson não está em fora de jogo, já que, além de a bola vir directamente dum adversário, no momento em que a bola sai dos pés do guarda-redes do Setúbal, existem 2 jogadores adversários entre ele e a linha de baliza, a saber, o referido guarda-redes e Zoro (as imagens comprovam exactamente o que acabo de referir). Correndo em direcção à bola que tinha saído dos pés de Nuno Santos, Liedson capta-a e corre em direcção à baliza, fazendo um golo legalíssimo (as imagens comprovam exactamente o que acabo de referir).
Estes foram os factos. Agora apliquem-lhes as leis do jogo !!!!
domingo, dezembro 06, 2009
Solidariedade
terça-feira, dezembro 01, 2009
É dos nossos!
Sabem porquê seus encarnadões invertebrados?! Porque o treinador é um dos nossos e sabe meter os cabrões no lugar que eles merecem!
sábado, novembro 28, 2009
Mãos à obra!
Para todas estas empresas, é um dia grande. O trabalho começa pouco depois das 23,00 horas, na bancada norte do Estádio José Alvalade, sector dos adeptos da equipa visitante. Mãos à obra!
sexta-feira, novembro 27, 2009
Que Diferença
Noto com agrado a vontade de fazer bem em dedicação apaixonada ao Sporting – mas sem esquecer a responsabilidade do lugar que ocupa.
O Sá demonstra estar um homem diferente, à altura do desafio, o que não acontece por acaso. Preparou-se, aprendeu, estudou, não se conformou – curso de treinador de 3º nível; estágios na área técnica e direcção desportiva (Inter de Milão, Sevilha e Barcelona); formação em marketing desportivo e frequenta o último ano de um curso superior no Instituto Superior de Comunicação Empresarial (ISCEM).
Que diferença com relação ao seu homónimo rançoso da esterqueira do lado de lá da rua – esse, não necessitando de aprender, só tem formação em túneis, grunhidos, escarretas, golpes baixos, taxistas e Barbas (o homem que, muito recentemente, teve de mandar 1.000 caldeiradas ao mar).
segunda-feira, novembro 23, 2009
Convite
Caro Consócio
Sabedor do seu sonho, largamente divulgado durante a passada semana, de estar presente no Estádio Nacional no próximo dia 16 de Maio, vimos por este meio convidá-lo, no caso de o nosso SPORTING se qualificar para a chamada grande festa do futebol português, para nos acompanhar ao Jamor, com uma sardinhada prévia em casa do Martins, também conhecido pelo "rei da Malásia". Ainda para mais tratando-se de um consócio que já é leão de prata, temos todo o gosto em proporcionar-lhe a concretização desse sonho.
Saudações leoninas do
NQC71
domingo, novembro 22, 2009
Dia Alegre!
sexta-feira, novembro 20, 2009
Incompetentes...
quinta-feira, novembro 19, 2009
Solidário
A forma batoteira que o Thierry Henry arranjou para ajudar o senhor Platini a qualificar a França para a Africa do Sul é já bem conhecida do universo circundante do NQC.
Ao rever o lance, o jogador Francês aldrabão só não me pareceu um porco argentino qualquer porque (muito ao contrário desse suíno encarniçado) imediatamente se arrependeu e tomou consciência da ignomínia que acabara de cometer, inibindo-se, até, de festejar o apuramento no final do desafio.
Grande noite
terça-feira, novembro 17, 2009
17 de Novembro
Meu Querido Amigo PLA
Nestes tempos conturbados da vida do NQClube, em que, talvez para demonstrar o nosso ecletismo, nos especializámos na modalidade de tiros no pé, nós sabemos bem como isto se resolve. Como dizia uma canção antiga, o Benfica vai pagá-las em Alvalade. Que assim seja e a crise passa num instante. Por isso, dia 28 lá iremos com toda a fé do mundo. Enquanto o Tim Tim não resolver o assunto à cadeirada...
Um grande abraço de parabéns do
JHS
terça-feira, novembro 10, 2009
A Face Oculta (da bola)
O que é que o l.l. assinalou? Pontapé de baliza.
Com os actores do costume, cirúrgicos, bem instruídos, perigosos, aldrabões, sai sempre uma vitória “à benfica”.
domingo, novembro 08, 2009
Túnel com eles!
A cervejinha Lion Beer é potente e faz-me sonhar com o meu Sporting deste futuro que se aproxima. E com o benfica a ver o campeonato lá do fundo do túnel!
Chicotada na direcção
Mas agora que o Paulo Bento saiu espero que a sua saída não seja em vão.
Da direcção técnica que eu saiba até agora só saiu mais o Pedro Barbosa. O que considero acertado. Mas não chega!
Impera que se honre, a saída do Paulo Bento e o nosso sofrimento destes últimos meses, com uma renovação profunda da estrutura que gere a equipa profissional. A falta de eficiência não é exclusivo do treinador e dos jogadores. Aqueles de quem não se ouve falar, mas que se comprometeram com contratações ou decisões que não produziram nada, devem assumir também as suas responsabilidades e sair.
E a direcção vai ter que decidir entre largar os cordões à bolsa ou acabar de vez com o futebol profissional, porque não há meio termo.
Esta não foi uma chicotada psicológica para a equipa técnica e para os jogadores. Pelo contrário.
Força Sporting
Além do mais, é sempre refrescante ver aqui estes benfiquistas encarnadões menstruados a masturbarem-se com a saída do Paulo Bento nos comentários que escrevem.
É bom saber que apesar de tudo não descemos tão baixo.
Não perdem pela demora seus badamecos. O Sporting não é clube que s deixe ir abaixo pelas dificuldades. A gente apanha-os. E não vai haver tunel que vos safe!
sexta-feira, novembro 06, 2009
CARTA ABERTA A PAULO BENTO

Com a sua saída, o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL perdeu um HOMEM DE CARÁCTER e um grande treinador.
A todos aqueles que dentro do SPORTING o hostilizaram e contribuiram para a sua saída, apenas lhes recordo duas situações que bem espelham o seu grande carácter:
1. Ainda enquanto jogador, escassas horas após o falecimento de seu pai, fez questão de, mesmo nessas circunstâncias, alinhar pela equipa do nosso Clube. Apenas me lembro de que nesse dia jogávamos algures lá para o norte... Jamais esqueci essa sua atitude e nunca deixarei de a ter presente.
2. Apesar dum contrato válido ainda por dois anos, não exigiu nem mais um cêntimo para além do que lhe é devido pelo trabalho prestado até agora. Atitudes destas são raras, nomeadamente no meio em que exerce a sua actividade profissional !!!
Acredito que para muitos dos que "ulularam" pela sua saída, isto são factores de somenos importância... Fariam eles o mesmo ???? A consciência de cada um que responda....
Enquanto treinador, falam os resultados que alcançou e as provas que ganhou nestes quatro anos, apesar da exiguidade dos meios que teve ao seu dispor em comparação com os mais directos rivais. Quem, de boa fé, nega esta realidade ???
Do mais profundo da minha enorme tristeza, três palavras apenas - OBRIGADO PAULO BENTO...!!!
Eternamente grato, aceite um fraterno abraço do
Pedro Borges
(sócio do SCP nº 2765 - 48 anos de associado)
Dia Triste
Volta Paulo!! Reconsidera!!
segunda-feira, novembro 02, 2009
Nunca
Os jogadores estão com o treinador e fazem questão de garantir, através de uma declaração solene feita pelo capitão, que a responsabilidade não é Paulo Bento, mas da equipa.
Assim sendo, aos infectíveis da bancada resta esperar pelos efeitos desta unidade em torno do treinador e da vontade em "dar a volta por cima". Feridos, mas com uma esperança que não morre nunca.
domingo, novembro 01, 2009
quinta-feira, outubro 29, 2009
Aos Cretinos
Os últimos títulos que ostentam são vergonhosos - um pago ao l. Ladrão e outro atingido à força da pedrada.
Talvez a mesma pedrada com que o rufia mor brinda a manada antes dos desafios – um NQAmigo, com propriedade, não sei, chama-lhe “Orange Blaster”.
“Até ver!..”
terça-feira, outubro 27, 2009
Parece
domingo, outubro 25, 2009
O águia de ouro
sábado, outubro 24, 2009
Classificações
O galardão de melhor golo da jornada, apesar dos muitos golos marcados por outras paragens, foi muito justamente atribuído ao NQCapitão João Moutinho.
Em jactância, no entanto, são outros que vão à frente.
sexta-feira, outubro 23, 2009
Quatro cantos
quarta-feira, outubro 21, 2009
Izmailov
Vem nessa linha a sua vontade de abdicar dos salários referentes aos meses em que tem estado lesionado.
Atitudes destas (como a de Etxeberria, avançado do Atlético de Bilbau que, ao cabo de 15 anos no clube, fez questão de renovar por uma última temporada sem nada receber), elevam quem as toma e fazem-nos acreditar que os valores (?) dominantes ainda não perverteram toda a gente.
Que o SPORTING agradeça mas pague os salários ao Izmailov, que vem trabalhando a fundo para recuperar plenamente da lesão, e que todos nós possamos muito em breve voltar a contar com o nosso querido Marat na equipa, que tanta falta faz.
É o SPORTING!
segunda-feira, outubro 19, 2009
sábado, outubro 17, 2009
Grande Momento
quarta-feira, outubro 14, 2009
Alerta
Futuro
Os chamados notáveis que se haviam oposto ao plano passaram a admiti-lo ou, pelo menos, deixaram de se pronunciar. Mais difícil se revela convencer certas franjas das claques e a sui generis Associação de Adeptos, cuja posição é muito motivada pelas más prestações do futebol. No entanto, são visíveis os esforços do presidente em criar consensos e fomentar o diálogo. No final, a sua preocupação foi a de agradecer aos que tinham votado contra, realçando a sua contribuição para o debate.
Com a aprovação do plano, vira-se uma página. Logo na intervenção inicial, o presidente assegurou que tinha terminado o tempo de avaliar e que agora se trataria de agir. Com a confiança que o dr. Bettencourt merece e a legitimação que a assembleia de ontem lhe conferiu, esperemos então pelas medidas concretas, que terão de ser tomadas em todas as áreas de gestão do Clube. E façamos votos para que garantam o SPORTING do futuro com que todos sonhamos.
terça-feira, outubro 13, 2009
Efeméride
Teve um azar: não era Vítor Pereira que dirigia a arbitragem nacional no seu tempo. Inocêncio Calabote foi irradiado há 50 anos.
domingo, outubro 11, 2009
Cordão sanitário
sábado, outubro 10, 2009
quinta-feira, outubro 08, 2009
Paulo Bento
Só numa situação de grave ruptura na equipa é que se poderia justificar mudar de treinador. Ora, como é generalizadamente reconhecido, os jogadores têm revelado uma entrega à luta que não merece qualquer reparo, mesmo naquelas partidas em que a produção futebolística tem sido fraca. Não se verifica o menor indício de que os jogadores não estejam com o técnico e, ao contrário de outras eras, até recentes, não há problemas de balneário. Assim sendo, não faz o menor sentido mudar.
O público tem manifestado o seu desagrado com algumas exibições, mas creio que apenas uma escassa minoria defende a saída do treinador. Nas sondagens dos jornais, votam os adeptos de todos os clubes e não apenas os sportinguistas, a quem, em exclusivo, compete decidir.
Por outro lado, este treinador não é uma pessoa qualquer. Serve o Clube há uma década, primeiro como jogador, depois como treinador dos juniores e, desde há quatro anos, como treinador da equipa principal, sempre com um exemplar profissionalismo e uma seriedade que cumpre enaltecer. Não é sportinguista, mas revelou ao longo destes anos que partilha os nossos valores e se sente bem em nossa casa. Para aqueles a quem só interessa ganhar, se for preciso vendendo pai e mãe, isto não conta nada. Mas no SPORTING não é assim.
No outro lado da 2ª Circular, Paulo Bento já teria sido corrido em três tempos. Nós devemos proceder de modo diferente. Em questões pessoais e de carácter, diria até que é fácil definir um manual de boas práticas: é fazer o contrário do que faria o sr. Vieira. Dá sempre certo!
quinta-feira, outubro 01, 2009
Linda Prenda de Anos
Amem - Ares, Athena e Dionysus!
quarta-feira, setembro 30, 2009
Declaração
terça-feira, setembro 29, 2009
domingo, setembro 27, 2009
SE AS REGRAS DO JOGO TIVESSEM SIDO CUMPRIDAS...

Ainda que começando por parafrasear LUIS VAZ, abrirei carpindo...
... "Erros "nossos" (que os houve... alguns...), má fortuna (tanta falta de alguma sorte, então naqueles lances de Matías Fernández e de Postiga...),
Arrimo-me, porém, a RUDYARD KIPLING...
SE...
Se as regras do jogo tivessem sido cumpridas...
1. Se as regras do jogo tivessem sido cumpridas, aos 2 m, o corte limpo de Polga não teria sido sancionado com falta... (e o golo daí resultante não teria acontecido...)
2. Se as regras do jogo tivessem sido cumpridas, aos 25 m, Miguel Veloso, apesar da entrada faltosa, não deveria ter sido admoestado com o cartão amarelo... (Parece que houve pedidos de desculpa... de Judas...)
3. Se as regras do jogo tivessem sido cumpridas, aos 35 m, Polga não deveria ter sido admoestado com o cartão amarelo... nem sei se falta foi...
4. Se as regras do jogo tivessem sido cumpridas, aos 43 m, Raúl Meireles deveria ter visto o segundo amarelo, com a consequente expulsão... o FCPorto ficaria reduzido a 10 elementos...
5. Se as regras do jogo tivessem sido cumpridas, aos 52 m, na sequência da indiscutível grande penalidade e consequente amarelo, Polga não teria sido expulso, dada a injustificada amostragem do primeiro amarelo...
6. Se as regras do jogo tivessem sido cumpridas, cerca dos oitenta e poucos minutos, Tomás Costa, por falta sobre Moutinho a travar perigosa iniciativa atacante do SPORTING, deveria ter visto o cartão amarelo... seria o segundo... e o FCPorto ficaria apenas com 9 jogadores em campo...
7. Se as regras do jogo tivessem sido cumpridas, aos 90+2 minutos, o cartão amarelo a Veloso seria tão somente o primeiro, já que o que valeu como primeiro não se justificou... Por este primeiro, repito, parece que o "velhaco" lhe pediu desculpa...
ENFIM, SE AS REGRAS DO JOGO TIVESSEM SIDO CUMPRIDAS... provavelmente, o resultado final poderia não ter sido o que foi...
Comentários, para quê ??? A VERDADE é tão óbvia...
Contudo, um comentário final: apesar do que acabo de referir, ainda há comentadores e escrevinhadores desta tão aviltada e conspurcada comunicação social que temos, sobretudo a desportiva, que, apesar de as regras do jogo não terem sido cumpridas, têm o desplante de afirmar que o árbitro não teve influência no resultado... Francamente...
Pronto, por aqui me fico porque são horas de ir votar... e sei que vou votar BEM, Com Determinação e Utilidade...
A questão
Ainda para mais, essa entidade mantém um litígio com outro dos concorrentes, que é o SPORTING.
A nomeação do sr. Gomes e a arbitragem escandalosa que fez ontem no Dragão estão, por isso, à medida das conveniências do mega-patrocinador e constituem, por outro lado, a medida exacta da integridade do sr. Pereira.
sábado, setembro 26, 2009
Time Out...
Pena que o NQC não teha ganho o seu braço-de-ferro.
Mas não vos resigneis Sporting!! como diz o meu amigo Sócrates: mais vale fazer do que comprar feito. E a luta continua!!!
Sporting sempre!!!
Estava eu...
Podem crer que, nesse dia, as expectativas eram para nós muito piores do que hoje e... ganhámos!
Vamos a isso, ó coices-da-mula da actualidade! Vamos lá limpar o dragão!
quarta-feira, setembro 23, 2009
pereira PROVOCADOR, MENTIROSO E IGNORANTE !!!

Rua!
A Direcção do Clube tem de reagir e pedir a demissão imediata do sr. Pereira. Rua!
segunda-feira, setembro 21, 2009
Logo à noite
Efemérides
segunda-feira, setembro 14, 2009
É este!
Quem ontem à noite esteve muitos furos acima do que tem sido hábito e se revelou absolutamente decisivo no desfecho da partida foi o público, que apoiou incessantemente a equipa, mesmo quando o espectro do empate pairava já sobre Alvalade. Sem essa força de fora para dentro, será que tínhamos chegado à vitória? Muito provavelmente não. Tão importante como o génio do nosso querido 31 é a crença que a bancada transmite à equipa.
Assim, sim. É este o SPORTING que eu amo!
sábado, setembro 12, 2009
Concentração
Nós acreditamos! Viva o SPORTING!
quarta-feira, setembro 09, 2009
A Provocação Continua
Entre tantas outras, mais uma batalha a vencer. Vamos jogar contra o Paços de Ferreira e enfrentar a constante provocação e roubalheira de um dos maiores ordinários que terá, até hoje, pisado o sagrado relvado do NQEstádio.
terça-feira, setembro 08, 2009
Alma de leão
Todavia, a esperança parece morar do outro lado da rua. É claro que embandeirar em arco é a especialidade do clube da galinha. Terem hipotecado o futuro e mais seis meses para tentar, à viva força, romper a miséria competitiva dos últimos anos, não os parece incomodar, o que não me surpreende nada. A tropa do córato quer lá saber do futuro, quer é ganhar de qualquer maneira, como se verificou pelo modo como, na época passada, celebraram entusiasmados a prenda oferecida pelo águia de ouro Lucílio Batista.
O que me surpreende, isso sim, é que haja sportinguistas que arrefeçam o seu entusiasmo só por o inimigo ter entrado bem. Como disse, com toda a razão, o nosso querido compatriota Liedson da Silva Muniz (que o sr. LFV, cheio de dor de cotovelo, em tempos qualificou como um jogador vulgar) isto interessa é como se acaba e não como se começa.
Não se esqueçam de que, quando mais alto se sobe, maior é a queda. Deixem o vento mudar e verão como o exterminador vai passar a besta, sem ter ninguém que o defenda como no SPORTING o nosso treinador tem sido sempre defendido. Nessa altura, vai começar a falar o maestro rançoso, que anda amuado por não ter sido ele a conduzir as negociatas das contratações.
Quanto a nós, tenham calma. As dificuldades iniciais só tornarão o nosso triunfo mais saboroso. Temos ou não temos, mesmo sem os milhões gastos em contratações, uma equipa com uma enorme potencialidade para jogar bom futebol, que luta, acredita e tem vontade? Quem julga que as batalhas estão ganhas à partida é a lampionada! Por cá, gostamos de desafios difíceis. Desafios que só podem ser ganhos com alma de leão!
terça-feira, agosto 25, 2009
Qual Crise !?!
Também é por demais evidente que os resultados dos últimos jogos trouxeram para o seio da equipa uma instabilidade que se revela logo ao apito inicial.
Tudo acentuado por uma massa associativa impaciente, intolerante e injusta – que faz as delícias de mercenários do papel em parangonas nas bancas do dia seguinte.
A inversão deste sentido só se fará com incondicional apoio aos atletas – com aplausos e não com assobios, nem com dispensas, despedimentos, afastamentos ou novas contratações. No final daquele épico 5-3, lembro-me de ter ouvido o Paulo Bento dizer que, nesse dia, tinham sido os adeptos a puxar a equipa para a vitória. Eu digo, foi o Sporting, o mesmo Sporting que ao intervalo do jogo com a Fiorentina ovacionou espontânea e ruidosamente a equipa.
Mas a verdadeira questão, para lá dos cenários de crise – aquela que ninguém parece querer ver mas que está aqui ao virar da esquina – é mais uma vez o tratamento desigual.
Os nossos adversários directos (dos milhões, dos grandes craques, da euforia e da fantasia) não demonstraram um futebol diferente do nosso. Aliás, só construíram as respectivas vitórias a partir do momento em que beneficiaram de grandes penalidades e, consequentemente, da expulsão de três jogadores de campo – um do Vitória de Guimarães e dois do Nacional. Esse foi o momento de viragem dos referidos desafios.
Aos 5 minutos do jogo com o Braga existiu uma clara grande penalidade a favor do Sporting (curiosamente, em lance idêntico ao que originou as outras penalidades que beneficiaram Benfica e Porto) – naturalmente, o senhor do apito nada assinalou …
segunda-feira, agosto 24, 2009
Apoiar o Treinador
Mandar o Paulo Bento para formação custa dinheiro e enfurece um sem número de sócios que o quem ver pelas costas. É provavel que se perca algum rendimento em mensaliades dos associados. E é muito provavel que aumento o ruído à volta do clube.
Mas, como dizem os peritos, não existe má publicidade. Ou seja, a controvérsia só poderá ser benéfica para o clube.
E a forma como se der o "spin" à controvérsia poderá chamar muita nova gente ao Sporting. Poderá em si mesmo, incutir motivação dentro e fora do clube.
Reforçará, sem dúvida, a marca de carácter associada ao Sporting e seu o espirito pioneiro.
E desde quando é que tomar a atitude correcta é mau negócio??...
Paulo Bento Forever - Tempo de Mostrar Carácter
A coisa está preta neste momento... Quando os jogadores trabalham para impressionar outros que não o seu próprio treinador é porque este os deixou de conseguir motivar e a culpa só pode ser sua.
Mas mesmo que o treinador tenha perdido o respeito dos jogadores deve ser mandado embora? Acho que não. Não gosto de ver os clubes tomar opções fáceis e cobardes (à benfica) reveladoras de pouco carácter.
Preferia ver o meu clube mandar o Paulo Bento para uma formação intensiva durante 2 ou 3 meses. Preferia que o meu clube apoiasse o Paulo Bento para que este conseguisse ultrapassar as suas lacunas e regressasse como um homem novo, revigorado e motivador. Quanto mais não seja, para mostrar o carácter de não deixar o treinador sózinho quando este está na mó de baixo. Lembro que o Sporting não é um partido político. É um clube eclético e honrado.
Durante este tempo a equipa poderia ser liderada por Carlos Pereira. E mesmo que esta opção custe uma época inteira sem nenhum título desportivo para o futebol do Sporting, prefiro isto a mandar o teinador embora.
Porque senão vejamos:
- Manda-se o treinador embora porque este perdeu o respeito dos jogadores.
- Os jogadores passam a entender que se não respeitarem o treinador ele é substituido
- A direcção técnica fica subjugada ao "respeito" dos jogadores e perde, por sua vez o respeito pela direção do clube.
- A erosão da marca do clube acaba por fazer com que não seja mais reconhecido como um clube de carácter e apenas como um sitio onde se podem fazer bons negócios e extorquir bom dinehiro.
Eu não gosto deste cenário. Vocês gostam?....
Seja como for, é nos momentos dificeis que se revela a verdade, e este é, sem dúvida, um tempo muito interessante para o Sporting!
quinta-feira, agosto 20, 2009
Futebol no pequeno ecran
http://www.myp2p.eu/competition.php?competitionid=&part=sports&discipline=football
...Também têm ciclismo!
quarta-feira, agosto 19, 2009
E que tal uma ida a Florença?....
Jogos como o de ontem fazem um gajo pensar. Vale mesmo a pena apoiar a nossa equipa esteja ela onde estiver!....
Hei-de lá chegar!
Talvez no sábado...
É certo que ainda não ganhámos, embora ainda não tenhamos perdido, um jogo oficial. Mas, a este respeito, gostaria de fazer uma profecia semelhante à anterior: assim como a vontade e a garra reveladas pela equipa em sucessivos jogos acabaram por gerar a boa exibição frente à Fiorentina, também o futebol de qualidade mostrado ontem à noite forçosamente gerará as ansiadas vitórias. Talvez já no sábado...
terça-feira, agosto 18, 2009
Boa onda
Estará presente o NQAmigo Vítor Paulo, cujo coração foi duramente posto à prova nos últimos 15 dias, mas que acabou por celebrar um justíssimo e categórico triunfo na Volta a Portugal - e com um corredor português! O NQC71 dá-lhe os parabéns e confia na sua boa onda para levar de vencida os italianos!...
quarta-feira, agosto 05, 2009
Volta a Portugal
Hoje, rolando pelo Passeio Público, nenhum corredor decerto se lembrou de dizer como João da Ega para Carlos da Maia, na rampa de Santos para o Aterro: Ainda o apanhamos! Ainda o apanhamos!..., nem há já americanos em Lisboa (o último a sério foi o Carlucci) mas quem melhor do que os ciclistas para adoptar esse lema do Ainda o apanhamos?
Amanhã, 230 longos kms. até Castelo Branco, com o corredor do povo (Cândido de seu nome) de amarelo.
Como eu vou nesse comboio, lembrei-me disto: deixar aqui, de vez em quando, duas linhas sobre a Volta. Leão de lágrima ao canto do olho, aqui vou contar um pouco da Volta e da memória de outras Voltas, daquelas que ajudaram a fazer do nosso querido SPORTING o que, no desporto português, ele é. Vejam lá a minha ideia. Até amanhã.
Dedicatória
Esperanças
Dificuldade
terça-feira, agosto 04, 2009
É preciso acreditar
Concordo com o que diz Rogério Alves.
Não é fazendo um reshuffle à equipa que se vai a lado nenhum. Não há treinador milagreiro, jogadores milagreiros, directores milagreiros.
O que há é trabalho, planeamento, estratégia. E este rumo é o rumo certo! O Sporting não é um clube que ganha com "esquemas". É uma marca que precisa de se impor mais como marca de prestígio, fábrica dos melhores jogadores do mundo, escola de carácter e sensibilidade social.
A nossa equipa começou mal, mas já deu provas de entrega, de carácter e de que consegue fazer muito melhor!!!
Acreditar é preciso!
Que...
segunda-feira, agosto 03, 2009
Convite
A equipa desprezada pelo super-Porto de Pedroto e Pinto da Costa (diziam que o SPORTING só tinha quatro jogadores...) foi quem riu no final, numa festa verde-e-branca que contagiou, como só nós sabemos fazer, o país inteiro.
Que comoção ver essas imagens. Que saudades desse inigualável dia 1 de Junho de 1980... Conseguem distinguir um daqueles que entrou em campo junto à bandeirola de canto do lado esquerdo? Eu sei que não conseguem, mas era eu.
quinta-feira, julho 30, 2009
Alma até Almeida
A titularidade de Veloso demonstra que o jogador não deverá sair em Agosto. A sua bela prestação, tanto no meio campo como a defesa esquerdo, leva-nos a sonhar que este possa ser, finalmente, o ano do Miguel.
Agora, mãos ao trabalho até terça-feira, com a vantagem teórica de o Twente, ao contrário de nós, já ter campeonato no fim-de-semana.
Enfim, alma até Almeida!
terça-feira, julho 28, 2009
Convocatória
O mundo leonino tem de corresponder à mensagem de exaltação do ideal sportinguista que a Direcção se esforça por passar.
Todos a Alvalade! Concentração NQC71 na Nova Lisboa às 18,00 horas. Marcharemos juntos para o Estádio, certos da vitória. Viva o Nosso Muito Querido Clube! Viva o SPORTING!
segunda-feira, julho 27, 2009
Devaneios de António Lobo Antunes... Será Stress Pós Traumático?...
[...]
V: Ainda sonha com a guerra?
ALA: (...) Quando o Benfica jogava, punhamos os altifalantes virados para a mata e, assim, não havia ataques.
V: Parava a guerra?
ALA: Parava a guerra. Até o MPLA era do Benfica. Era uma sensação ainda mais estranha (...) Eu até percebo que se dispare contra um sócio do Porto, mas agora contra um do Benfica?
V: Não vou pôr isso na entrevista...
ALA: Pode pôr. Pode pôr. Faz algum sentido dar um tiro num sócio do Benfica?
FAZ!! - É o chamado "sentido da vida"!
domingo, julho 26, 2009
quinta-feira, julho 23, 2009
CADA VEZ MAIS - UM NOJO
Um facto indesmentível é que até ao minuto 26 (ou seja, até à chegada dos agressores) o jogo decorria dentro da normalidade, sem incidentes.
Ontem, assistimos a um NOJO sob a forma de decisão.
E o mais extraordinário é que o maestro rançoso proferiu declarações onde a nota dominante foi, pasme-se, a comemoração do Título - ainda mais NOJENTO, mas, vindo de quem vem, nada surpreendente.
O CIRCO

Naquele circo com tenda em forma de cesto, montado em frente ao Centro Comercial Colombo, em Lisboa, sucedem-se as singularidades, bem exemplificativas da matriz cultural da instituição.
Ninguêm pára a pedrada
sábado, julho 18, 2009
Que diferença!
sexta-feira, julho 17, 2009
Para quê jogar?
quinta-feira, julho 16, 2009
quarta-feira, julho 15, 2009
"O PADRINHO" de Francis Ford Coppola - Cena Cortada
Numa muito completa e excelente edição americana, em Blu-ray, de "O Padrinho", de Coppola, encontrei esta cena que na post-produção, por razões que desconheço, foi retirada da versão final. Porém, é uma pérola...
Trouxe-a para vocês.
http://www.youtube.com/watch?v=e0LZ_Xeg6dc
terça-feira, julho 14, 2009
Que diferença...
sexta-feira, julho 10, 2009
Vamos a eles!
Como se sabe, o Conselho Leonino é um órgão eleito pelo método proporcuional, pelo que alguns dos conselheiros eleitos faziam parte das listas apresentadas pelo candidato Paulo Cristóvão e pela Associação de Adeptos.
O Clube está finalmente pacificado e, pela primeira vez em muitos anos, arrancamos para uma época futebolística com toda a gente a puxar para o mesmo lado, factor que é da maior relevância. O leão está unido!
Agora, só faltam os golos. Vamos a eles!
sábado, julho 04, 2009
Já rola!...
Que pagode!
Exemplo prático da saudável independência de "A Bola" é dada noutra coluna humorística, o Editorial. O folgazão de serviço, Fernando Guerra de seu nome, num texto intitulado O maior (quem será?), conclui assim: Se o Benfica, mesmo afastado da discussão dos títulos nos últimos quinze anos, continua a ser o maior, imagine-se como será quando readquirir a sua vocação conquistadora...
Só num jornal que revela uma saudável independência seria possível, ainda por cima num editorial, escrever um texto tão isento e tão analítico.
Que pagode!
sexta-feira, julho 03, 2009
Fora da lei
Mas a realização das eleições de hoje, em rebelião frontal e assumida contra a decisão judicial de suspensão da deliberação de aceitação da Lista A, coloca o Benfica numa situação clara: fora da lei.
Até as Eleições São à benfica
quarta-feira, julho 01, 2009
1 de Julho
Meu Queridíssimo Amigo
Felicito-o neste dia do seu aniversário, desejando-lhe os maiores êxitos nas muitas batalhas que tem pela frente.
Regozijo-me de o ver forte e remoçado, mais capaz do que nunca para enfrentar todos os desafios. Vejo em si uma prometedora mistura entre a sabedoria dos antigos e o entusiasmo dos jovens - e sei-o fiel como sempre àquela linhagem, àquela maneira de ser diferente, que cativa os que estão por si e até os seus opositores reconhecem.
Contar consigo na minha vida, fazer o caminho consigo, é uma honra e uma riqueza para mim. Cada vez gosto mais de si.
Receba um forte e sentido abraço de parabéns do
JHS
Jesus Salvador
Benfica é bosta!
terça-feira, junho 30, 2009
Campanha eleitoral
Eis a contribuição do Benfica para a regeneração do desporto nacional...
segunda-feira, junho 29, 2009
Prémio "Fair-Play"
Esta distinção talvez sirva de inspiração à Federação Portuguesa de Futebol para atribuir à mesma agremiação o primeiro lugar no campeonato da pedrada.
domingo, junho 28, 2009
Campeão ibérico
Notável
Já no ano passado, apoquentado por uma lesão, o russo abdicou de representar a selecção do seu país para se preparar convenientemente para a época em Alvalade. Este ano, a contas com uma tendinite, prescindiu de parte das férias e apresentou-se em Alcochete mais cedo do que todos os outros. Ainda trabalha no ginásio, mas para a semana já integrará os treinos.
Notável!
Estricnina
O novo Pelé
Há coisas que, de facto, só naquela casa...
Sing-Sing ou Guantámano...
Não será decerto com esta direcção que o Benfica vai resolver o problema. Ainda ontem, o maestro rançoso apressou-se a responsabilizar o SPORTING pelos incidentes, por realizar o jogo em Alcochete, num raciocínio digno daquele juiz que considerou uma atenuante para um caso de violação o facto de a vítima usar uma saia curta. Em breve, jogar com o Benfica só vai ser possível em Sing-Sing ou em Guantámano...
sexta-feira, junho 26, 2009
Cavaleiros da Esperança
Começa hoje o sonho de sermos campeões em Maio. Que belo modo de, com mais um título, comemorarmos o 40º aniversário do campeonato de Fernando Vaz em 1970, o 30º do inesquecível título de 1980, ganho por uma equipa que só tinha 4 jogadores, e o 10º do campeonato do regresso, após 18 anos de jejum, em que na luminosa tarde de 14 de Maio de 2000 vestimos o país de verde-e-branco.
Força, cavaleiros da esperança! A cada um de vós cabe a maior honra que um desportista pode lograr - jogar de leão ao peito e mostrar, jornada após jornada, de que massa são feitos os eleitos. Estaremos, incondicionalmente, convosco! Viva o Nosso Muito Querido SPORTING!
segunda-feira, junho 22, 2009
Juniores
O jogo da decisão é no próximo sábado, 27/6, às 17,00 horas, em Alcochete, com o SPORTING a precisar da vitória. Que tal um almocinho NQC71 no "Arrastão", com derby à sobremesa?
sábado, junho 20, 2009
Processos eleitorais...
O processo eleitoral iraniano, ao pé das eleições no Benfica, parece uma brincadeira de crianças. O presidente Ahmadinejad tem muito aprender com o Supremo Líder da instituição galinácea, o ayatollah Vieira e o seu Conselho de Figurões, com o maestro rançoso, o cabotino Seara, o trio de Clérigos Combatentes Gonçalves/Gabriel/Guerra, uma espécie de guarda avançada do vieirismo radical, sem esquecer o Serpa do Corão (antiga Bíblia) da Travessa da Queimada...
quarta-feira, junho 17, 2009
Grande leão!
Faz hoje anos o sportinguista que é inspiração diária do meu sportinguismo, amigo, camarada, conselheiro, irmão.
Não há muitas palavras capazes de exprimir o que me une a tão extraordinária pessoa.
Obrigado por existires, JHS
segunda-feira, junho 15, 2009
Cálculos...
terça-feira, junho 09, 2009
Promete...
Uma arenga de Vilarinho a seguir ao jantar ganha, como se sabe, um interesse especial. Garantindo que Vieira ganhará a Veiga por 9-1 ou chamando Bruno não-sei-quantos ao pré-candidato Bruno Carvalho, a castiça criatura portou-se como um adepto de roulotte, o que não será propriamente o que se espera de um presidente da AG, a quem compete orientar com isenção o processo eleitoral.
Disse também que o título nacional de basquetebol não lhe interessa para nada, numa sanha contra esta modalidade que não se entende bem, visto que o terreno de jogo até tem dois garrafões.
Mas, para mim, o melhor foi a defesa que fez de Fernando Chalana, injustamente afastado por Quique das grandes decisões do futebol encarniçado. Vilarinho não se conforma. O pequeno genial tem de ter um papel mais destacado, com o que estou inteiramente de acordo. Aquele final da época passada, aquelas inesquecíveis conferências de imprensa estão ainda na minha memória... Jesus deveria, quanto muito, ser um adjunto de Chalana!
O processo eleitoral do Benfica promete...
sábado, junho 06, 2009
Clarão de esperança
Uma grande jornada de sportinguismo, pela participação eleitoral, pela elevação e serenidade com que decorreram as eleições, pelo entusiasmo transbordante com que foi vivida a longa espera pela divulgação dos resultados oficiais, pelo fair-play de vencidos e vencedores, que se seguiu a uma campanha eleitoral essencialmente correcta, que não envergonha o SPORTING nem os sportinguistas.
Um momento de viragem, por não restarem já grandes dúvidas de que a gestão do dr. José Eduardo Bettencourt terá um cunho pessoal muito vincado, representando uma ruptura, tranquila mas decidida, com o passado recente. Quem insistir em chamar a Bettencourt uma solução de continuidade, não está a ver bem o filme.
Os números esmagadores da vitória eleitoral permitem ao candidato vencedor apostar com redobrada energia na unidade sportinguista e na mobilização geral em torno do Clube, com uma aposta na relação com a massa associativa e na exaltação da alma leonina. Bem se pode dizer que o homem da bandeira, simbolizando o adepto apaixonado de bancada, está de volta e recebido como um herói.
A ver vamos se o ambiente de verdadeiro entusiasmo que ontem se viveu no auditório do Estádio até serem conhecidos os resultados, com cânticos, anedotas, memórias, evocações sentidas do passado e de figuras marcantes da história do SPORTING, que até deu para que um sócio espontâneo fosse à mesa fazer o relato radiofónico do primeiro golo da próxima temporada (passe de Abel para João Moutinho pela direita, cruzamento para a área e golão de cabeça de Liedson), pode ter expressão imediata no aumento do número de sócios, no aumento de bilhetes de época vendidos e no aumento de espectadores no Estádio, condições que dependem, não de qualquer projecto de reestruturação financeira, mas da mera vontade de cada um de nós em se empenhar ainda mais no esforço que é necessário fazer para engrandecer o SPORTING.
Veremos também se a oposição, reduzida depois do mandato de Soares Franco (que essa oposição tanto contestou) de 25% para 10% do universo leonino, tem a capacidade e o bom senso para entender o sentido do voto e a mensagem dos vencedores, garantindo ao Clube a paz na retaguarda sem a qual é muito difícil ganhar qualquer batalha.
É preciso também dizer que, nos tempos que correm, ver uma comunidade tão alargada como a massa associativa do SPORTING dar um exemplo destes de serenidade democrática, recusando o facilitismo, a demagogia, o populismo, a miragem do êxito a qualquer preço, o expediente da carta na manga, é muito reconfortante. As eleições de ontem e os seus resultados significam que a massa associativa do SPORTING é, de facto, única na sua relação com o Clube.
Ao sair, madrugada alta, do auditório de Alvalade, senti poder ter presenciado um momento de grande significado para o SPORTING. No regresso a casa, chamei a atenção da Madalena para a magnífica lua cheia no céu da nossa Lisboa. Nesse luar, vi um clarão de esperança. De esperança no futuro do Nosso Muito Querido Clube.
sexta-feira, junho 05, 2009
Votação
De seguida, jantar NQC71, cuja organização está a cargo do NQAmigo PLA. Todos a Alvalade! Viva o SPORTING!
quinta-feira, junho 04, 2009
Trabalhar, unir, vencer
segunda-feira, junho 01, 2009
Campanha eleitoral
domingo, maio 24, 2009
Concentração
Todos a Alvalade! Viva o SPORTING!
quinta-feira, maio 21, 2009
APELO

É exactamente por não ter dúvidas que o Dr. Dias Ferreira, grande sportinguista e cuja militância em prol do NQClube recordo desde os já algo longínquos “anos sessenta” em que ambos frequentámos a Faculdade de Direito de Lisboa, porá sempre acima de tudo os “superiores interesses do SPORTING”, que lhe dirijo este apelo…!!!
Uma última nota para o candidato Paulo Cristóvão.
Eleições
O processo atribulado de escolha do candidato feriu, no entanto, algumas susceptibilidades, mormente as do próprio presidente cessante e do dr. Dias Ferreira. Em ambos os casos, trata-se de situações que são bem compreensíveis.
O dr. Soares Franco não poderá deixar de se ter sentido um pouco desconfortável ao ver avançar quem se terá recusado a segui-lo. São, todavia, coisas que acontecem na vida. O próprio candidato reconheceu que enganou toda a gente, ao ceder, à última hora, ao apelo de se candidatar. Seja como for, o ainda presidente do Clube parece ter ultrapassado a situação sem ressentimentos, sendo que a inclusão de Nobre Guedes na lista de Bettencourt poderá revelar isso mesmo. Soares Franco não quis ser um segundo Dias de Cunha e fez muito bem. A confirmar-se esta atitude, o actual presidente revela, uma vez mais, a sua nobreza de carácter.
Quanto a Dias Ferreira, o seu incómodo é também compreensível, visto que estaria tudo encaminhado para ser ele a opção... até Bettencourt ter decidido afinal avançar. Parece-me, contudo, que o dr. Dias Ferreira deverá, como Soares Franco, colocar os interesses do Clube acima da sua legítima ambição de ser presidente do SPORTING. A ver vamos se tem essa lucidez e se estará disponível para aceitar um lugar, como seria desejável, na lista de Bettencourt.
Quanto aos outros candidatos, considero muito positivo que Pedro Souto tenha abdicado e se tenha entendido com Bettencourt e lamento que Paulo Cristóvão não lhe siga o caminho, mesmo depois do próprio Dias da Cunha ter apoiado José Eduardo Bettencourt. A reacção de Cristóvão à agressão a Dias Ferreira é lamentável e significa que a sua candidatura decidiu seguir por um caminho que não interessa nada ao SPORTING e não quadra com o conceito que tenho de alguns grandes sportinguistas que o apoiam.
A terminar, um desejo: que Liedson renove antes do jogo de domingo, como é justo que aconteça. Ficará, depois, a faltar a renovação de Paulo Bento, para que o nosso capital de esperança para a próxima época se mantenha intacto.
terça-feira, maio 12, 2009
domingo, maio 10, 2009
Mudanças
E houve. À hora dos bagaços, ligaram para a Sport TV e viram o Benfica comer 36-25 do NQAndebol. Na estriqueira, tinham ganho por 2 golos, agora perderam por 11. Ou seja, mudou. O homem não perde tempo a cumprir as promessas...
Dedicatória
Apenas mais uma contribuição para aqueles que, de forma capciosa, pretendem meter o SPORTING no mesmo saco do Atlético de Carnide, dizendo que nenhum deles joga nada. Comparem a reacção da nossa equipa na 2ª parte, a garra e o empenho que pôs no jogo, com a apagada e vil tristeza da tal equipa maravilha que ia conquistar a Europa.
Nesta hora de balanço, é justo reconhecer o grande papel do NQLiedson, esteio da equipa, como ontem à noite se voltou a ver. Foi com orgulho que beijei a sua camisola.
Nota final: poderia dedicar a qualificação para a Liga dos Campeões ao maestro rançoso, ao esbugalhado sr. Flores, ao urrante dr. Gonçalves, ao arcanjo Gabriel, à Leonor Pinhão, ao diabo de Gaia, ao dr. Alberto da Ponte, ao ladrão Batista ou até a esse colectivo benfiquista que dá pelo nome "A Bola". Mas não. A minha dedicatória, ainda com o pensamento na final da Taça da Liga, vai para o porco que, nessa noite da vergonha, depois de marcar o último penalty veio comemorar para a frente do banco do SPORTING. Esta é para ti, ó grande nojo!...
sábado, maio 09, 2009
Concentração
Todos a Alvalade! Viva o SPORTING!
terça-feira, maio 05, 2009
4 anos
Volvido este tempo, é, tanto quanto sei, um jogador desempregado, imagem da crueldade deste mundo da bola.
Mas que nos deu a todos aquela alegria imensa, lá isso deu!
Processo eleitoral
À escolha do meu voto vão presidir dois desejos fundamentais: ver prosseguido o processo de reestruturação financeira que a actual Direcção tem em curso e evitar que o SPORTING caia em populismos mais próprios de outras paragens.
Verifico, com mágoa, a dificuldade de manter na classe dirigente do futebol português pessoas com a seriedade daqueles que dirigem o Clube desde 1995. É um problema geral da sociedade portuguesa, que nesta altura afecta particularmente o SPORTING. Só faço votos para que os dirigentes actuais, mesmo sem se candidatarem, ou candidatando-se apenas a cargos de menor exposição e/ou desgaste, consigam encontrar uma solução directiva que convenha aos superiores interesses do SPORTING.
Neste momento, parece-me imperioso encontrar alguém capaz e interessado em ser Presidente, com o contributo e o apoio do conjunto dos dirigentes actuais, designadamente para levar para a frente o projecto de reestruturação financeira.
Seria também muito desejável, já que o dr. Filipe Soares Franco não avança, que esse nome conseguisse afirmar-se como paladino da unidade sportinguista - expressão que está numa lápide do Estádio, aplicada a um antigo Presidente, de que sempre ouvi dizer o melhor, o dr. António Ribeiro Ferreira, que dirigiu o Clube nos anos de ouro entre 1946 e 1953.
O dr. Rogério Alves, que se perfila como possível candidato, não pode, pelo menos de momento, colher o meu apoio. Em primeiro lugar, vejo nele um interesse demasiado recente pelo SPORTING. Em segundo lugar, é colunista do ex-jornal "A Bola", o que não abona nada a seu favor. Em terceiro lugar, é advogado do sr. Vieira, o que, pelo menos para mim, é incompatível com o exercício do cargo de Presidente do SPORTING. E, em quarto lugar, não me parece que se disponha a seguir na íntegra o projecto de reestruturação financeira.
Pelo meu lado, gostaria muito de ver avançar o dr. Paulo Abreu, cujo perfil é bem diferente. Infelizmente, sei que não o pode fazer.
Perante este quadro, e mesmo antes de saber da posição que ontem à noite tomou na televisão, defendo que o sportinguista que melhor corresponde a este perfil é o dr. Dias Ferreira. Senão, vejamos: tem vontade de ser Presidente, ama o SPORTING, está disposto a servir o Clube e não a servir-se dele, tem experiência do futebol português e é capaz de se bater no seu terreno com qualquer adversário, tem carisma suficiente e um posicionamento no Clube susceptíveis de fazer a ponte entre o SPORTING mais popular e o mais elitista e já deu provas de apoiar sem qualquer hesitação o projecto de reestruturação financeira desenhado pela actual Direcção.
Por isso, em nome dos interesses e da unidade do SPORTING, tenho como cenário mais favorável que se estabeleça uma ponte entre o núcleo essencial dos actuais dirigentes e o dr. Dias Ferreira.
segunda-feira, maio 04, 2009
Entregue
domingo, maio 03, 2009
Na bancada da Choupana
Fim de Semana Feliz
sábado, maio 02, 2009
Concentração
Todos ao Portela XXI! Vamos a isso, querido SPORTING! Leão Rampante (belo comentário esta semana no nosso blogue), aparece! Viva o SPORTING!
sexta-feira, maio 01, 2009
Manobras
quarta-feira, abril 29, 2009
Tem de ficar
segunda-feira, abril 27, 2009
Coincidência...
Ippon
É diferente
domingo, abril 26, 2009
Incómodo
quarta-feira, abril 22, 2009
Todos ao Casal Vistoso!
"PAIXÃO" QUE VEM DE LONGE...
Ora vejamos:
Quinta-feira, Dezembro 14, 2006
"PAIXÃO" A DOBRAR.......
PERGUNTO, PARA VER SE PERCEBO:Será que é normal, na 14ª jornada, nomear para um jogo do Sporting um senhor árbitro que na tão recente 10ª jornada apitou um jogo do Sporting???????
Será que é normal, no dia 16 de Dezembro deste ano de 2006, ser arbitrado pelo mesmo senhor árbitro que ainda no tão recente dia 19 de Novembro deste mesmo ano de 2006 arbitrou a mesma equipa??????? (...desculpem tanto "mesmo" mas é mesmo o mesmo senhor árbitro!!!)
Será que é normal nomear - sublinho, nomear - para o tão próximo dia 16 de Dezembro um senhor árbitro que exactamente no tão recente dia 19 de Novembro, pura e simplesmente "inventou" ( a imprensa especializada "dixit"...) uma grande penalidade contra a equipa que passado menos de um mês vai voltar a arbitrar???????
E que grande penalidade foi essa??????? A esta eu sou capaz de responder:Foi uma grande penalidade, que a não ter sido defendida por um valoroso jovem de 19 anos, escamotearia o resultado do jogo, com gravíssimo prejuízo para o Sporting...Mas, sobretudo, foi uma grande penalidade relativamente à qual a posição do senhor árbitro no terreno (revejam-se as imagens televisivas e constate-se a sua colocação bem perto do lance, sem nenhum outro jogador de permeio) era excelente para ver que a falta foi cometida a uma clara distância da linha da grande área...
PERGUNTO, PARA VER SE PERCEBO - SERÁ QUE É NORMAL???????QUEM MANDA E DECIDE, QUE RESPONDA...
Posted by PCCB at 10:38
Domingo, Dezembro 17, 2006
"PAIXÃO" A DOBRAR - II parte
CONTINUO A PERGUNTAR PARA VER SE PERCEBO:
No rescaldo do SPORTING-Académica, revejo a actuação do senhor árbitro, na qual, entre outros atropelos, sobreleva, e de que maneira, a não marcação de uma grande penalidade favorável ao Sporting, quando ao minuto 55 o nosso Tonel é, pura e simplesmente, "engravatado" por um jogador da Académica, dentro da grande área coimbrã...grande penalidade clara e indiscutível, aliás unanimemente constatada na imprensa desportiva, desde os próprios comentadores até aos especialistas de arbitragem que aí observam e analisam os lances...mas, pasme-se (ou talvez não...), o senhor arbitro não assinalou o castigo máximo.
PERGUNTO PARA VER SE PERCEBO - Porque não assinalou o senhor árbitro a grande penalidade a favor do SPORTING e que toda a gente viu???Deficiente colocação no terreno dirão uns, legítimos critérios do árbitro dirão outros, helas... intenção de prejudicar o SPORTING dirão os maledicentes e eternos mal intencionados...
Procurando integrar o facto em análise num contexto mais alargado que o explique, começo por me referir à arbitragem global do próprio jogo. Para que essa referência não seja considerada facciosa, remeto-vos para as análises que a imprensa fez ao trabalho do senhor árbitro... leiam--nas e depois concluam vós mesmos...
Por outro lado, a memória é implacável... Que bom seria para alguns que num qualquer teclado extra-vida se pudesse accionar o botão "delete" e assim apagar, sem deixar rasto, do curriculum de cada um, alguns actos cometidos... pois é, tal não acontece e, de facto, a memória é implacável...Assim, respigo, ao acaso, factos, repito factos, que a minha memória retém, e que encontro???
1º. Há 3 ou quatro semanas, no Marítimo-SPORTING, uma falta cometida fora da área é transformada em grande penalidade, como se tivesse sido cometida dentro da área ! Afinal, este senhor árbitro marca mesmo grandes penalidades - mesmo as que não existem... PERGUNTO PARA VER SE PERCEBO - porque não marcou esta contra a Académica, que existiu ???
2º Na época passada, no Penafiel-SPORTING, só pela excelente qualidade do tecido das camisolas utilizadas, o nosso Liedson não acabou o jogo em tronco nú, tantos foram os puxões e agarrões dentro da área ! Afinal, este senhor árbitro é mesmo avesso a marcar grandes penalidades... PERGUNTO PARA VER SE PERCEBO - Então, marca-as ou não as marca???Começo a ficar "baralhado"...
3º Na época 2003/2004, no Boavista-SPORTING, no Bessa, ganhávamos por 0-1, com um golo de Liedson. No último quarto de hora o senhor árbitro expulsa o Pedro Barbosa e o Rui Jorge e inventa uma falta inexistente de cuja marcação resulta o golo da vitória do Boavista (aconselho a leitura da imprensa da época, na análise que fez ao trabalho do senhor árbitro). Quem beneficiou com este resultado. Eu respondo:
a) - O Porto, que com SPORTING arredado do título com este resultado, mais descansadamente preparou a sequente jornada europeia;
b) - O benfica, que se viu assim catapultado para pré-eliminatória da Liga dos Campeões (a chatice foi o Anderlecht, em Bruxelas...3 secos...)
c) - O Boavista, que viu relançada a hipótese de, nesse ano, chegar ainda à Taça UEFA (o que, creio, não chegou a conseguir).
PERGUNTO PARA VER SE PERCEBO - Porque foi o SPORTING o grande prejudicado desta tramóia???
e, agora, para terminar este breve mergulho na memória, LA CRÈME DE LA CRÈME:
4º estádio da luz, jogo benfica-Oliveirense para a Taça de Portugal, dia 21.12.2004, às 18.30 horas. Com a Oliveirense a ganhar por 1-0, o senhor árbitro marca uma grande penalidade contra Oliveirense. Na respectiva conversão, o benfica falha.
Uns tantos minutos depois, nova grande penalidade contra a Oliveirense. O benfica torna a falhar...
Entretanto, o empate não surge... claro, terceira grande penalidade contra a Oliveirense. À terceira foi de vez, a bola lá acabou por entrar. Só assim foi possível chegar ao prolongamento no qual a Oliveirense finalmente soçobrou... (para os que gostam de relacionar factos, sublinho que esta a foi época de 2004-2005, do jogo com o Estoril no Algarve, do empurrão do Luisão ao nosso Ricardo dentro da pequena área, etc...tudo isto como "préalables" do resultado final de que todos estão certamente recordados...)
PERGUNTO PARA VER SE PERCEBO - Porque marcou o senhor árbitro 3, III, três - olhem que foram mesmo três - grandes penalidades num só jogo a favor do benfica contra a Oliveirense???? ( à margem do que aqui me traz, sempre vou dizendo que este facto é que é digno de figurar no Guiness...).
Já vai longo o arrazoado. É, pois, tempo de concluir.
PERGUNTO PARA VER SE PERCEBEM - Que há de comum entre o jogo SPORTING--Académica da gravata ao Tonel e os jogos acima referidos em 1º, 2º, 3º e 4º ????
EU RESPONDO PARA PERCEBEREM - Todos estes jogos foram arbitrados pelo mesmo senhor árbitro...
....................FAITES LA LIAISON.......................
Posted by PCCB at 18.03
Sábado, Fevereiro 03, 2007
JANTARES...PENALTIES INVENTADOS.... Coincidências...ou talvez não ???... vá la saber-se...
Na página 46 do Jornal O JOGO de hoje, dia 3 de Fevereiro, na secção “O Pato”, pergunta o Sr. António Tavares-Telles – e passo a citar: “quem é que, no passado dia 14 de Novembro, jantava no restaurante do Guincho Quinta do Cortador com João Rodrigues e o árbitro Bruno Paixão ? Quem souber...”
Começo por referir que não sei quem acompanhava o referido árbitro e o Sr. Dr. João Rodrigues, figura sobejamente conhecida no meio desportivo português (e não só) que dispensa qualquer tipo de apresentação.Não sei, mas gostava de saber...
É que...É que... bom, é que a memória ainda vai sendo razoável mas como às vezes já falha, saquei do meu telemóvel onde está registado tudo o que é importante sobre os eventos actuais do NQClube, com lembrete e tudo... (muito me gozam os NQAmigos...) e encontro apenas estes factos:
1º - Dia 14 de Novembro, terça-feira, ao fim da tarde, o site da Liga Portuguesa de Futebol Profissional divulga os árbitros escolhidos para a jornada seguinte, neste caso a 10ª, e para o jogo Marítimo-SPORTING sai-nos o apitador Paixão...
2º - Dia 19 de Novembro, domingo, às 19.15 h tem início, no Estádio dos Barreiros, no Funchal, o Marítimo-SPORTING, “soprado” pelo referido Paixão...
3º - Entre estes momentos, e segundo Tavares-Telles, teve lugar o referido repasto...
Até aqui tudo normal. Apenas coincidêncas...ou talvez não ??? ...vá lá saber-se... É que, porém...
No citado jogo, o dito cujo arrancou uma arbitragem miserável relativamente ao SPORTING, que só não teve consequências danosas porque a grande penalidade que inventou contra o nosso clube foi defendida por um valoroso jovem de 19 anos, o nosso Rui Patrício... Foi uma grande penalidade relativamente a qual a posição do Sr. árbitro no terreno (revejam-se as imagens televisivas e constate-se a sua colocação bem perto do lance, sem nenhum outro jogador de permeio) era excelente para ver que a falta tinha sido cometida a uma clara distância da linha da grande área...Não fora Rui Patrício, e o Sr. Paixão tinha influenciado descaradamente o resultado...
Quer dizer, o SPORTING teve que derrotar o Marítimo e....o Sr. Paixão...Ora bem, foi o clique que me trouxe à memória estes factos e a sua proximidade temporal, que despertou em mim uma curiosidade imensa em saber quem era a equipa completa que jantou no Guincho, no dia 14 de Novembro.. saber quem lá estava para além do Sr. Dr. João Rodrigues e do Paixão soprador de apitos... porque em relação áquilo de que trataram, pois...pois...só eles saberão.... Se calhar até quem esteve também presente foi uma reencarnação da santa Irmã Lúcia ou do saudoso Padre Américo, e então tudo indica que trataram de obras de caridade...
Sr. Tavares-Telles, enquanto leitor assíduo desse Jornal que muito prezo, penso que me assiste o direito de lhe pedir, por favor, que me não deixe nesta dúvida e, se e quando souber, diga-nos o que está por esclarecer... quem sabe até se, depois de conhecer a identidade dos restantes participantes, não terei de me penitenciar de, mais uma vez, estar a ver bruxas onde elas não existem... pero que las hay las hay...
P:S. Para quem quiser detalhar um pouco mais algumas das “diabruras” mais recentes do Paixão, permito-me sugerir a consulta do posts que escrevi neste blog - “Paixão a dobrar...” e “Paixão a dobrar – II parte” – em 14 e 17 de Dezembro de 2006.
Posted by PCCB at 17:41
terça-feira, abril 21, 2009
PARA QUE A TERRA NÃO ESQUEÇA !!!!!!!!!!

Meu caríssimo amigo, rebuscando o que a memória ainda conserva – e esta é uma daquelas "indignidades" que jamais esquecerão !!!!! – esclareço-o que o campeonato de 2003-2004 chegava ao fim, faltando apenas 4 ou 5 jornadas e o NQSPORTING, então treinado põe Fernando Santos, em 2º lugar a 5 ou 6 pontos do 3º, que era o clube da galinha, deslocava-se ao Bessa. Com um golo de Liedson, ganhava por 1-0. A cerca de um quarto de hora do fim, inexplicável expulsão de Rui Jorge e depois de Pedro Barbosa. Com o NQCLUBE reduzido a nove jogadores, o Boavista empata e, depois consegue o 2-1 na sequência de um livre inexistente. Nesta fase “brilhante” do jogo ainda recordo um “bárbaro” fora de jogo assinalado ao mesmo Liedson ainda no meio campo do SPORTING !!!
Consequências desta malfeitoria:
1. O FCPorto ficou mais folgado na classificação e com o título nacional praticamente resolvido, o que lhe permitiu encarar com outra disponibilidade os jogos finais da então Champions League, que então, treinado por Mourinho, veio a ganhar.
2. Os galináceos começaram assim a ser transportados ao colo para o 2º lugar de que o NQCLUBE era arredado , ficando com acesso à referida Champions League (creio mas não garanto, que na pré-eliminatória foram despachados pelo Anderlecht com 3 secos em Bruxelas…).
3. O Boavista ganhou um novo alento na luta pela Europa, mas, tanto quanto me lembro, nem assim acabou por conseguir…
Terminado o jogo, tenho bem presente uma imagem televisiva que mostrava um camarote, onde, lado a lado, se riam prazenteiramente e com ar de muito gozo, os srs. Pinto da Costa e Valentim Loureiro, ambos na altura com uma relação com o Sr. Luís Filipe Vieira como a de Deus com os anjos… Tão amigos que eles eram... Uma imagem perfeita que tão bem ilustrava o "sistema" de então... Era a fase em que "eles" escolhiam e combinavam quem eram os árbitros que iam soprar nos apitos... Lembram-se ??? Diziam então que uns "podiam ser" e outros não...
A nós restava-nos a REVOLTA !!!!
O NQPaulo Bento era nessa altura um dos nossos valorosos atletas.
O árbitro, esse foi o tal paixão, cuja cara acima dou à estampa, PARA QUE A TERRA NÃO ESQUEÇA…