segunda-feira, abril 23, 2007

Cereja em cima do bolo

Ontem, quando o sr. Elmano, por o resultado já estar feito, entendeu que podia assinalar a grande penalidade contra a Naval, gerou-se uma certa expectativa em torno de quem seria chamado a apontar o castigo máximo. Virava-se Alecsandro para o banco, a pedir para tentar o quarto e eis que o público irrompe a gritar "Ricardo! Ricardo!". Paulo Bento não foi, como se sabe, na conversa e disse logo que seria o NQ Joãozinho a marcar. E marcou mesmo!
Seja como for, foi bonita a reacção do público, a lembrar-se do nosso guarda-redes, herói desse inesquecível Portugal-Inglaterra dos quartos-de-final do Euro-2004, quando defendeu (de mãos nuas) e marcou as grandes penalidades decisivas. Em vésperas de voltar ao cenário desse electrizante jogo, o dono da baliza leonina recebe do público sportinguista um tributo de confiança e de afecto.
Recordo sempre que, pouco tempo depois de Ricardo ter assinado pelo SPORTING e de ter dito não ao Benfica como quem diz não à droga, o broncopneumónico (ou será broncopneumático?) bolsou despeitado que o montijense já devia estar arrependido. Enganou-se! Ricardo tem feito uma carreira extraordinária ao serviço do SPORTING e da selecção e a sua ligação ao Clube é cada vez mais chegada, como se verifica pela excelente entrevista que há dias deu aos jornais. Não, sr. Vieira, não está nada arrependido. Gosta de jogar no SPORTING, onde tem sido muito bem tratado. Esta é uma casa séria, onde se trabalha como deve ser e onde existem princípios, ao contrário do que sucede no clube do sr. Vieira.
Quanto ao resto, Paulo Bento fez bem em não consentir devaneios e em mandar Moutinho marcar o "penalty", como certamente estaria previsto. Só revelou consciência profissional, liderança e carácter. Mas, daqui deste cantinho, deixe-me pedir-lhe uma coisa: se, por acaso do destino, a cena se repetir no domingo à noite, com o SPORTING a ganhar à vontade nos descontos, ó mister, faça lá o jeitinho e deixe o Ricardo marcar...
Seria a cereja em cima do bolo!...