domingo, abril 15, 2007

RECORDAR PARA QUE SE NÃO REPITA !!!



Passado o tom jocoso do “post” anterior (apenas uma brincadeira que não ofende), continuemos a olhar esta primeira página do boletim oficioso do clube de Carnide de hoje, detendo-nos na evocação que na mesma se contém e que se refere à circunstância de, aquando da passagem do sr. Eng. Fernando Santos pelo NQCLUBE, este ter perdido a vantagem de 6 pontos de que dispunha sobre o benfica, a seis jornadas do fim.

E se venho recordar o então sucedido, é apenas para avivar memórias, de forma a que a vergonha e a mentira dum passado ainda bem recente possam ser definitivamente erradicadas !!!

É bem verdade. A época 2003/2004 aproximava-se do seu termo e o SPORTING, na ponta final do campeonato pressionava o então líder FCPorto, dispondo de uma confortável vantagem de 6 pontos sobre os tais do outro lado da segunda circular. Eis senão quando surge o jogo no Bessa, disputado numa amena noite de sábado, na Primavera de 2004...

Bom jogo do NQCLUBE, controlo perfeito do adversário e, como corolário desta situação...... 0-1, golo de Liedson ! A um quarto de hora do fim, o soprador do apito, resolve começar também a jogar ! Expulsa o capitão Pedro Barbosa e o Rui Jorge, e, como isto não chegava, à beira do fim, inventou uma falta de que resulta o segundo golo da equipa do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Gondomar... Resultado final 2 a 1 para o Boavista ! (aconselho a leitura da imprensa da época, que reproduz as análises ao jogo e ao trabalho do apitador, as então declarações do sr. Eng...)
Já agora, para que conste, o nome do que meteu as beiças no apito – Bruno Paixão, claro... (aliás, podia ter sido outro tirado do mesmo cacifo...).
Tenho ainda hoje bem presentes as imagens televisivas do riso de verdadeiro gozo do sr. Pinto da Costa e do sr. Major, nos camarotes, no fim do jogo, enquanto, revoltada, a nossa equipa recolhia ao balneário...


Consequências desta tramóia ? Muito simples...”Eles” mataram vários coelhos com uma só cajadada...senão vejamos:
1º O NQCLUBE ficou arredado do título e, naturalmente fragilizado.
2º O FCPorto, ao deixar de se sentir pressionado pelo SPORTING no plano nacional, preparou mais sossegadamente a eliminatória seguinte da Liga dos Campeões, que, aliás, venceu na final com o Mónaco, em Geselkirchen.
3º O Clube do sr. Major viu relançada a hipótese de, nesse ano, chegar ainda à Taça UEFA que, creio, não chegou a conseguir.
4º O benfica, esse, viu-se levado ao colo para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões (chatice foi o Anderlecht... 3 secos em Bruxelas...).
Era a fase das maviosas relações entre o Sr. Vieira e o Major do sistema, em que o então Presidente do Sporting era por eles ridicularizado e menosprezado ( Não percebo o sr. Dias da Cunha quando fala do sistema... afinal o Sporting já ganhou dois campeonatos com o sistema !!! – dizia o Vieira, que ao mesmo tempo permanecia em silêncio perante malcriadas desconsiderações ao Presidente do NQCLUBE, com alusões à sua idade, vindas do seu lugar-tenente Veiga... Consultem a imprensa de então...)
Lembra-se, Sr. Dr. Dias da Cunha ????? Olhe, eu lembro-me ! Não só não me esqueço, como não perdoo !!!