segunda-feira, abril 30, 2007

Mais tarde, o relatório o dirá

Em minha opinião, o nosso meio campo deixou que a equipa perdesse demasiado depressa o espectacular fulgor inicial. Faltou só um bocadinho para chegar ao segundo golo, que teria liquidado de vez a equipa do senhor engenheiro. Apesar do mérito do adversário em sacudir a pressão, podíamos ter tido um pouco mais de "killer instinct" nessa fase crucial do jogo (a meio da primeira parte). E não falo apenas da concretização das ocasiões de golo. Assim que a outra equipa cresceu, o SPORTING aceitou dar-lhe a iniciativa do jogo e tentar controlar o meio campo fazendo pressão alta, para lançar contra-ataques que explorassem a velocidade e o virtuosismo do trio Nani/Liedson/Yannick.
Eu sou de um tempo em que uma exibição como a que o SPORTING fez ontem na Luz não nos deixaria certamente com este amargo de boca. Temos hoje uma equipa de jovens, construída com um orçamento muito inferior ao do rival, mas que revela mais personalidade, mais ambição e um futebol substancialmente melhor. Por isso, não festejámos o empate, mesmo sabendo que penalizava mais o adversário, como o engenheiro dos tiques reconheceu.
Quanto ao título, é evidente que, ficando mais perto (a três e não a quatro pontos), parece que ficámos mais longe. Por mim, ainda não desisti. Continuo a ter esperança na possibilidade de ganharmos os próximos três jogos (felizmente que o NQ Ricardo vai recuperar do coice que sofreu ontem). E acredito que o Porto, com a decrepitude acelerada de Pinto da Costa e a cobardia intrínseca do sr. Jesualdo, não é hoje uma equipa imune (muito pelo contrário) a dar uma barraca qualquer. Para citar o nosso saudoso amigo Carlos Alberto, "mais tarde, o relatório o dirá...".

domingo, abril 29, 2007

Ao virar da esquina...

A derrota do Porto no Bessa ainda não é suficiente para transformar o "derby" desta noite no "jogo do título", mas quase. Do norte, já ninguém tem coragem de falar do "campeonato da segunda circular"...
Ontem, mesmo sabendo que aritmeticamente beneficiávamos com a igualdade, fui incapaz de desejar que o Porto alcançasse o empate. Não por anti-portismo ou por qualquer preferência pelo clube do sr. Loureiro. É que os campeonatos não se ganham com contas de cabeça. O Porto sofreu com a derrota um dano psicológico que o empate suavizaria. Se, logo à noite, tivermos arte para encurtar a diferença para um só ponto (e com vantagem nossa em caso de empate), o Porto vai entrar a tremer nos próximos jogos, seja qual for o adversário. Bem sei que virar um campeonato nas últimas jornadas é muito difícil. Há anos e anos que isso não acontece em Portugal. Para tal suceder, é preciso que quem vai à frente deixe de acreditar. E ontem o Porto já parecia não acreditar...
Sinto que, se ganharmos logo à noite, ainda vamos ter uma grande alegria no dia 20 de Maio. O facto de o Porto ter um calendário mais fácil não quer dizer nada. Em 79/80, no mais belo de todos os campeonatos, depois de obtermos um sofrido empate nas Antas (que só não foi vitória por obra dum gangster chamado António Garrido), também ficámos a três jornadas do fim a um ponto do Porto e com vantagem em caso de empate. Tal como hoje, o nosso calendário era mais difícil, mas foi o que viu. O Porto empatou na Póvoa, a jogar contra a filial número um, connosco aflitos para ganhar ao Beira-Mar em casa. Quando terminou o jogo do adversário, o NQ Manel saiu de campo para ir perguntar o resultado ao bombeiro e reentrou aos pulos, galvanizando a equipa para chegar ao golo nos instantes finais da partida. Fomos depois a Guimarães arrancar a ferros uma vitória inesquecível e no dia 1 de Junho de 1980 quem foi campeão foi o SPORTING, com uma equipa, posso assegurar-vos, quinhentas vezes mais modesta do que a deste ano.
É por isso, meus amigos, que sinto que o destino nos está a indicar o caminho: ganhar esta noite e sermos campeões! Vamos a isso, SPORTING! Para nós, a felicidade está ali ao virar da esquina!...

Cristiano Ronaldo é o Melhor do Mundo

Não por ser o melhor jogador de Inglaterra;
Não por ser o melhor jogador jovem de Inglaterra;
Sim por ser um filho do Sporting, por demonstrar uma superior formação de carácter... e por proferir as palvras mágicas:
"Prefiro que o Sporting ganhe ao Benfica, lógico!" !!!
Grande Ronaldo!!
Força Sporting

quinta-feira, abril 26, 2007

PELA BOCA MORRE O PEIXE...



“...E se ele mente, não atingirá o nível que quer atingir”, esclareceu o Special One.

Curiosas esta afirmação do Sr. Mourinho, filosofando sobre a mentira, em resposta a declarações de Cristiano Ronaldo sobre uma questão de penalties marcados na Premiereship inglesa.

É altura de recordar, não o rasgar da camisola do NQCLUBE e as inacreditáveis e miseráveis declarações sobre o que devia acontecer em campo ao NQRui Jorge, actos que terão sido praticados por esse "cavalheiro" (... as acções ficarão sempre com quem os pratica...), mas a ulterior persistência na mentira, negando a prática de tais actos !

Há uns tempos, em declarações prestadas à imprensa, o chefe da claque dos SuperDragões, o Sr. Madureira, confirmou para quem o quis ouvir ou ler, que Mourinho tinha efectivamente praticado tais acções e que o Sr. Pinto da Costa teria exercido influências para que lhe não fosse aplicado qualquer castigo na justiça desportiva... Eram os tempos áureos do “sistema”... Parece até que haverá matéria desta no longo e variado espólio das escutas da "operação Apito Dourado"...

Enfim, pela boca morre o peixe...

Uma última nota: é estranho que certa imprensa, nomeadamente a tablóide, tão useira e vezeira em escarafunchar a vida e o passado de certos notáveis, nunca se tenha debruçado sobre este “edificante” e “nobre” comportamento do tal “special one”... Curioso... Muito curioso, mesmo...

Convocatória especial

O NQC71 foi convidado para a inauguração da exposição sobre a obra de arquitectura e de design de Carlos Castanheira na Galeria de Design Dimensão, hoje às 18,00 horas, com a presença, entre outros, de Álvaro Siza Vieira. O convite é muitíssimo simpático, feito por um sportinguista a valer, e a exposição afigura-se muito interessante.
O NQC71 deve, por isso, comparecer em peso. Constando do convite que será servido um "cocktail", desde já sugiro que, às vinte horas precisas, façamos um brinde ao SPORTING, lançando simbolicamente, a setenta e duas horas do início do "derby", a operação "Boas Férias", dirigida ao clube da galinha. É que, em caso de derrota, terminam a época no domingo...

Aproxima-se o dia D... com Tranquilidade!!

Com o apróximar do fim-de-semana aumenta a ansiedade e a vontade de acabar de uma vez por todas com a peste encarnada que vamos enfrentar nessa jornada!
Será um jogo decisivo em termos classificativos e também um jogo contra o arquirival do Nosso Querido Clube, daí o nervosismo e a pressão colocada sobre a nossa equipa.
Convém, nesta altura, escutar e sentir a palavra favorita do NQ Paulo Bento: "Tranquilidade".
Na verdade, pelo profissionalismo, competência e pela excelência que a NQEquipa já demonstrou, tranquilidade não é uma prerrogativa, é sim um dever nosso!!
Uma coisa é certa: seja qual for o resultado, cá estaremos sempre com a mesma convicção a apoiar o nosso querido clube e a nossa querida equipa!
As chicotadas psicológicas ficam para os engenheiros encarniçados!

Força Sporting!!

terça-feira, abril 24, 2007

Unidade, trabalho e vigilância

O árbitro é Pedro Henriques. Parece que, desta vez, o sr. Vítor Pereira revelou algum bom-senso e, pelo menos, evitou a provocação gratuita ao Sporting e resistiu ao «canto da sereia» de alguns...
Mas é preciso manter a atenção bem desperta. A atitude dos sportinguistas até domingo à noite tem de fazer jus àquele velho slogan: Unidade, Trabalho e Vigilância!

A nomeação

Olegário Benquerença, dizem uns. Bruno Paixão, dizem outros. A confirmar-se a nomeação de um destes senhores para arbitrar o Benfica- Sporting estaremos perante mais uma ignomínia inqualificável do senhor Vítor Pereira, a merecer a devida resposta dos sportinguistas. Será um escândalo que deve merecer uma clara posição por parte do Sporting. E o senhor Pereira devia limpar as mãos à parede!

Memória

Faz hoje precisamente trinta e três anos, acordei e passei o dia todo a pensar no SPORTING. Depois de uma carreira brilhante na Taça da Taças, o SPORTING jogava na RDA uma cartada decisiva. Tinha assistido ao vivo, quinze dias antes, ao jogo da primeira mão da meia-final em Alvalade, com um empate 1-1. Foi um jogo fraco e marcado pelo azar. Logo após Yazalde ter sido rendido, o árbitro assinalou uma grande penalidade a favor do SPORTING. O extremo-esquerdo Dinis foi chamado a marcar o castigo e... fez um passe ao guarda-redes alemão. Ainda assim, toda a gente saiu do Estádio com a convicção de que no dia 24, em Magdeburgo, o SPORTING poderia carimbar o passaporte para a final.
Era eu (ai que saudades, ai, ai..) aluno do 4º ano do Liceu Padre António Vieira. O jogo estava marcado para as 18,00 horas portuguesas, mas as aulas só acabavam às 19,00 horas. O meu requerimento doméstico para faltar à última hora foi liminarmente indeferido. Restou-me, assim que tocou para a saída, largar a correr que nem um doido até casa da minha querida avó, que era bem perto do Liceu, para assistir pela televisão à segunda parte.
O SPORTING falhou, mas por pouco. Na memória de todos ficou aquela perdida infantil do Tomé, a poucos instantes do final. Seria o 2-2 que nos daria o apuramento...
Pouco depois de acabar o jogo, passava na rádio a primeira senha do 25 de Abril. A revolução estava em marcha e a equipa do SPORTING ficaria retida no aeroporto de Madrid.
São, pois, duas as memórias que se entrelaçam neste dia - a do 25 de Abril e a do SPORTING. O nosso Clube sempre presente. Sempre a fazer parte da nossa vida. Sempre a fazer parte da nossa história. Sempre com afecto. Um amor que não tem fim.

Maradona I

Que a justiça beneficie o nosso Clube.
Tem mais que direito a isso, mas não sejamos sectários.

Mais um poema, de LOS PIOJOS:


"EL CHE FUE UN REBELDE,
YO TAMBIÉN LO SOY"

MARADONA

Dicen que escapó de un sueño
En casi su mejor gambeta
Qui ni los sueños respeta
tan lenno va de coraje

Sin demasiado ropaje
Y sin ninguna carreta.

Dicen que escapapó este mozo
Del sueno de los sin jeta
Que as los poderosos reta

Y ataca a los más villianos
Sin más armas en la mano
Que un 10 EN LA CAMISETA

Comunicado

Envia-se o Comunicado de Imprensa do Gabinete Municipal do Bloco de Esquerda, sobre as conversações mantidas hoje, entre o Presidente da CML, Carmona Rodrigues e o Presidente do Sporting Clube de Portugal, Filipe Soares Franco, a propósito do loteamento nos terrenos do antigo estádio de Alvalade.

O Gabinete Municipal do Bloco de Esquerda
23 de Abril de 2007


C Â M A R A M U N I C I P A L D E L I S B O A
GABINETE DO BLOCO DE ESQUERDA / VEREADOR JOSE SÁ FERNANDES

Comunicado de Imprensa

Loteamento nos antigos terrenos do SCP
Ninguém pode estar isento de cumprir a Lei

O presidente da CML, Carmona Rodrigues, reuniu hoje com o Presidente do Sporting Clube de Portugal, Filipe Soares Franco, para abordar a questão do loteamento nos terrenos do antigo estádio de Alvalade, cuja proposta foi adiada na passada sessão de Câmara de dia 16 de Abril.
No final do encontro o presidente do Sporting declarou que o clube tem cumprido «todas as decisões que a CML e a AML deliberaram sobre a matéria», pelo que «o que se espera da Câmara é uma decisão».
Antes de mais, é necessário esclarecer que não existe qualquer decisão assumida pela Câmara Municipal de Lisboa ou pela Assembleia Municipal de Lisboa sobre o projecto em causa.
O adiamento da proposta que foi levada à última sessão da CML, é uma decisão cuja responsabilidade não cabe exclusivamente à oposição mas a todo o Executivo da Câmara, o qual deliberou, em conjunto, adiar a votação.
É também urgente que se esclareça que qualquer decisão sobre este assunto, deve ser assumida pela Câmara, não dependendo apenas da posição de uma força política, que tenha suscitado dúvidas sobre a legalidade do projecto, já que a actual maioria PSD, contando apenas com a abstenção de um dos vereadores da oposição, poderá viabilizar esta proposta.
O vereador independente eleito pelo Bloco de Esquerda, José Sá Fernandes, mantém no entanto a convicção de que o projecto em causa não cumpre o actual Plano Director Municipal, pelo que configura uma ilegalidade.
Compete, portanto, a qualquer cidadão e, em particular, a um vereador com responsabilidades sobre esta matéria assegurar que a lei seja cumprida e que nenhuma entidade esteja isenta do seu cumprimento, por mais relevante, idónea e respeitável que esta seja.
Sobre esta matéria a posição do Bloco de Esquerda na CML continua a ser a mesma de sempre: é necessário adequar o projecto em causa à lei em vigor e ao Plano Director Municipal. Só assim se poderá assegurar a qualidade de vida dos moradores daquela zona, defender os interesses da cidade e dos lisboetas e também prestigiar a iniciativa imobiliária do SCP.
Espera-se que os dirigentes do SCP demonstrem a necessária abertura para viabilizar o seu projecto imobiliário, negociando com a CML as necessárias cedências de terrenos, contempladas na lei, e que deste modo se possa ultrapassar o actual impasse, no mais curto prazo possível.
Aguarda-se ainda que o Presidente informe os vereadores da CML sobre as conversações mantidas com o Presidente do Sporting, com a máxima brevidade.

O Gabinete Municipal do Bloco de Esquerda
23 de Abril de 2007

segunda-feira, abril 23, 2007

Cereja em cima do bolo

Ontem, quando o sr. Elmano, por o resultado já estar feito, entendeu que podia assinalar a grande penalidade contra a Naval, gerou-se uma certa expectativa em torno de quem seria chamado a apontar o castigo máximo. Virava-se Alecsandro para o banco, a pedir para tentar o quarto e eis que o público irrompe a gritar "Ricardo! Ricardo!". Paulo Bento não foi, como se sabe, na conversa e disse logo que seria o NQ Joãozinho a marcar. E marcou mesmo!
Seja como for, foi bonita a reacção do público, a lembrar-se do nosso guarda-redes, herói desse inesquecível Portugal-Inglaterra dos quartos-de-final do Euro-2004, quando defendeu (de mãos nuas) e marcou as grandes penalidades decisivas. Em vésperas de voltar ao cenário desse electrizante jogo, o dono da baliza leonina recebe do público sportinguista um tributo de confiança e de afecto.
Recordo sempre que, pouco tempo depois de Ricardo ter assinado pelo SPORTING e de ter dito não ao Benfica como quem diz não à droga, o broncopneumónico (ou será broncopneumático?) bolsou despeitado que o montijense já devia estar arrependido. Enganou-se! Ricardo tem feito uma carreira extraordinária ao serviço do SPORTING e da selecção e a sua ligação ao Clube é cada vez mais chegada, como se verifica pela excelente entrevista que há dias deu aos jornais. Não, sr. Vieira, não está nada arrependido. Gosta de jogar no SPORTING, onde tem sido muito bem tratado. Esta é uma casa séria, onde se trabalha como deve ser e onde existem princípios, ao contrário do que sucede no clube do sr. Vieira.
Quanto ao resto, Paulo Bento fez bem em não consentir devaneios e em mandar Moutinho marcar o "penalty", como certamente estaria previsto. Só revelou consciência profissional, liderança e carácter. Mas, daqui deste cantinho, deixe-me pedir-lhe uma coisa: se, por acaso do destino, a cena se repetir no domingo à noite, com o SPORTING a ganhar à vontade nos descontos, ó mister, faça lá o jeitinho e deixe o Ricardo marcar...
Seria a cereja em cima do bolo!...

ALCOCHETE

Domingo, 11 horas. Numa aprazível planície, já perto das fronteiras alentejanas, está situada a Academia de futebol profissional do Sporting. Em diversos relvados evoluem jovens com as cores da camisola leonina. Neste domingo, dos iniciados aos juvenis. Dezenas de pessoas preenchem a bancada coberta do campo principal, protegem-se do Sol que faz arder e assistem à vitória do clube sobre o Belenenses por 1-0 para o campeonato de juvenis. No campo ao lado, as futuras grandes promessas esmagam um adversário mais frágil. Entre eles, o jovem ponta-de-lança Martim Águas, já uma confirmação. Força, rapaz! São instalações de grande qualidade e que denunciam o enorme esforço de dedicação ( e financeiro...) necessários para as manter. Uma aposta de futuro que merece rasgado elogio. Quando o nosso Sporting avançar para a construção do pavilhão multiusos, então seremos um dos clubes mais bem equipados, e com melhores condições, desta velha Europa. Após a festa, um almoço em Alcochete. Pelo final da tarde, petisco entre amigos que por norma antecede o desafio da equipa principal. O rescaldo foi mais uma categórica vitória, e sem os "casos" que continuam a manchar as actuações dos rivais mais directos. Ao visitar a Academia, sente-se que o Sporting está no caminho justo. Que esta estratégia se mantenha por longas décadas. Há dias que nos tranquilizam e indicam percursos de esperança. Este domingo foi um deles.

domingo, abril 22, 2007

Ano de dobradinha

Depois da cambada encarnada ter regressado às vitórias (regresso esse que bem poderia, com enorme vantagem para a humanidade, ter ficado adiado para... o dia de São Nunca à tarde!), aqui estamos em mais um "dia D" para nós. Porto-Belenenses ao fim da tarde e SPORTING ao princípio da noite.
Quando começar o jogo do Porto, dividir-nos-emos entre os que pensam, acima de tudo, no título e os que preferem, antes de mais, ver o inimigo afastado. Os primeiros, arriscarão tudo e desejarão que o Belenenses tire pontos ao Porto. Os segundos, mais receosos, preferirão que o Porto não ceda até o inimigo estar arrumado de vez. São duas perspectivas. Pela minha parte, inclino-me para a primeira. Apesar da vitória galinácea no Funchal, acho que este SPORTING, nascido para a vida no grande jogo do Dragão, merece a nossa confiança. Mesmo correndo riscos, não vamos deixar de sonhar e vamos desejar que a nossa equipa possa entrar esta noite em campo com a possibilidade de reduzir a diferença para o Porto.
Quanto ao outro emblema, esperemos pelo próximo fim-de-semana. Ganhemos à Naval, esperemos que o sr. Elmano nos deixe alinhar na cloaca com Liedson e Polga e confiemos na magnífica "expertise" de Paulo Bento para os jogos fora. O SPORTING merece a esperança. Este ainda pode ser ano de dobradinha!...

sábado, abril 21, 2007

A propósito de "VERGONHA NA SPORTTV2"!!!

Enquanto jantava, reflecti sobre o que acabara de escrever sobre o comportamento do tal prates (nem me dou ao trabalho de accionar a tecla que dá p maísculo... o fulano não merece tal esforço...).

Espero que tenham percebido que não estava em causa a influência da arbitragem no resultado final, já que isso são contas de outro rosário. Nem os de Carnide têm qualquer coisa a ver com o que escrevi.

Apenas uma profunda tristeza - e muita revolta - me invadem quando penso na fraude e na imensa mentira que é hoje a comunicação social quando manipulada, tendo em vista obter determinados fins.
Não é verdade o que acontece, mas sim apenas aquilo que esses senhores elegem como tal e com a formatação que resolvem conferir-lhe, atendendo aos interesses que servem !
O que é espantoso é que se invoca o sacrosanto direito à informação para desinformar e mistificar ! E tudo acontece na mais descarada impunidade...!

Sou duma geração que tanto respeitava e tinha confiança numa certa comunicação social, que até sabiamos ler nas entrelinhas e compreendiamos as mensagens subliminares que textos e respectivos títulos continham... Havia então censura, que queria a mentira e a desinformação para melhor sustentar um sistema sem qualquer legitimidade democrática, mas certos jornais de referência resistiam e reagiam...
Vieram depois os tempos heróicos do que então se chamou de "4º poder", em que, de tribunas livres entricheiradas nos órgãos de comunicação, se combatiam os excessos e os desmandos do poder instituído...
Seguiu-se o assalto do grande capital financeiro e de poderosas bolsas de interesses à comunicação... é o que hoje temos... Criam-se "factos", escolhem-se "verdades", manipulam-se opiniões, anestesiam-se consciências para melhor as instrumentalizar...
É, aliás, minha convicção que, quando dentro de alguns séculos houver condições suficientes de distanciamento para se fazer a análise objectiva e desapaixonada destes nossos tempos, a comunicação social em geral - há honrosas excepções - será tida com uma das pústulas da época enquanto instrumento condicionador das atitudes e opções do homem de hoje...
Sobre a evolução deste fenómeno, permito-me recomendar-vos a leitura dum notável livro de Ignacio Ramonet, intitulado "A Tirania da Comunicação" (edição do "Campo das Letras", 1999) , onde, com muita clareza, são analisados e descodificados todos este fenómenos.

É neste último contexto que se inserem comportamentos indignos como o do prates e quejandos - uma mentira, por muito repetida, torna-se verdade... um facto verdadeiro, porque silenciado, desaparece do mundo da realidade...
É assim que, cúmplice e subrepticiamente, se fabricam os mitos. "Seis milhões"... "a catedral".... "o maestro"... Descodifiquem estas manhosas atoardas, despojem-nas do fólclore com que as fantasiam, reduzam-nas ao seu real valor e, muito honestamente, vejam o que sobra... muito pouco, para não dizer, nada !

...mas enquanto houver - nem que seja um só - cidadãos que querem, de facto, ser livres, os prates serão, a seu tempo, condenados ao fracasso !!!

NOTA FINAL - Falei dos prates no futebol, se calhar, algo de diminuta dimensão no âmbito da problemática dos tempos de correm.
Mais grave e preocupante ainda são os prates que pululam em áreas bem mais importantes e decisivas da sociedade actual... que o futuro os faça cair de pútridos !!!

VERGONHA NA SPORTTV2 !!!

Acabo de assistir na SPORTTV2 a uma cena verdadeiramente lamentável, mas significativa:

O árbitro Paulo Baptista (não questiono a sua boa fé) acaba de assinalar grande penalidade contra o Marítimo.
- Um dos gregos transforma.
- Replay da eventual falta de Milton do Ó sobre Manú em que se vê nitidamente que não é falta... SILÊNCIO ENSURDECEDOR, DURANTE LARGOS SEGUNDOS, DOS COMENTADORES... NEM UM PIO..... DO SR. MIGUEL PRATES, NEM UM AÍ....... (tudo isto em manifesto contraste com o pressuroso alarido feito aquando da não marcação do penalty cometido pelo Petit... aí sim, houve intervenção imediata a dizer que não tinha sido... mas foi !!!)
- Após esses longuissímo silêncio, muito timidamente, mas com honestidade, Rui Águas, refere que lhe parece que a falta foi mal assinalada...

Valerá a pena rever exactamente o que se passou, para nos inteirarmos cabalmente da falta de seriedade e vergonha desta miserável comunicação social. São estes prates que chafurdam nas redacções, que retiram toda a credibilidade ao jornalismo desportivo deste país. Não pensem que foi um silêncio de um ou dois segundos.... o tempo arrastou-se penosamente e lá teve que vir o Rui Águas salvar a SPORTTV...

Sr. prates, mude de poiso! Candidate-se ao canal de televisão do clube da galinha! Lá estará em "su sitio"...

Aqui fica o meu veemente e revoltado protesto, enquanto assinante/pagador da SPORTTV (não há outra... e enquanto tal situação se mantiver só nos resta aguentar os prates e outros passarões que por ali esvoaçam impunemente, como se da águia vitória se tratasse...), por mais este triste exemplo, digno de figurar num qualquer processo "dourado-vermelho", focalizado para a comunicação social...

sexta-feira, abril 20, 2007

«Muito Bom»

A actuação do árbitro Lucílio Baptista no Beira Mar- Benfica foi avaliada, por quem de direito, com a nota «Muito Bom». Eis o estado da «coisa» no futebol português.

quinta-feira, abril 19, 2007

Jamor, com passagem por Belém (ou, eu vi um Sapo...)

Será com o Belenenses, como muitos desejavam, a festa no Jamor. Pessoalmente, penso que seria um melhor espectáculo de futebol uma final jogada com o Sporting de Braga, mas é o Belenenses e é ao Belenenses que temos de ganhar.
Sobre o jogo desta noite em Belém, pode-se dizer que o Braga foi uma vítima do proteccionismo que o «sistema» faz ao Benfica. Para o Benfica poder descansar mais tempo entre o jogo europeu e o jogo da Liga com o Braga, descansou menos o Braga entre o jogo da Liga e o da Taça.
Só mais uma nota: o fiscal de linha que hoje assinalou o penalti que decidiu o jogo do Restelo e que aparentemente depois se riu na cara dos jogadores bracarenses, aumentando a revolta destes, é uma das personagens mais tenebrosas do futebol português, e é verdadeiramente inacreditável que continue no activo. O seu objectivo na vida é apenas um: ajudar o seu clube do coração, de que é adepto fanático. É conhecido como o «benfiquista» de Valongo, frequentador habitual dos célebres almoços e jantares no restaurante Sapo, em Penafiel, onde se arquitectam, sob a batuta de João Teddy Rodrigues, os maiores assaltos arbitrais aos rivais do Benfica. O senhor José Luís Melo tem no seu currículum vários assaltos ao NQC e continuará sempre ao serviço do seu clube nos campos deste País. Até o deixarem, até que um Apito Encarnado abale o sistema.

Cuidado com as carteiras (mas ele ainda vai estar uns dias em casa)

O broncopneumónico acaba de sair do hospital. Cuidado.
Mas a coisa ainda não assim tão grave, porque ainda vai para casa descansar uns dias.
À saída do hospital atacou os adversários do Benfica, mesmo os de dentro do Benfica, e anunciou ao País que deixou de fumar (o que é muito preocupante do ponto de vista de saúde pública: por exemplo, eu, não fumador e até antitabagista q.b. senti, ao ler tais declarações, um imenso impulso para um maço de SG que estava perto de mim...).

A festa

Jamor conquistado. Vai ser bonita a festa, pá.

27 de Maio

Com uma exibição uns furos abaixo da conseguida na sexta-feira passada ante o Marítimo, mas jogando ainda assim bem, o SPORTING está no Jamor! Tal como muito justamente salientou o treinador, o SPORTING teve o mérito de encarar todos os jogos da Taça, mesmo aqueles em que teve de defrontar adversários mais modestos, com uma enorme dose de concentração e de responsabilidade. Por isso, está na final, enquanto os seus competidores mais directos foram eliminados por equipas dos escalões secundários. Esta é também uma imagem de marca das equipas de Paulo Bento, o homem que gosta mais de ganhar por 1-0 do que por 5-4 e que defronta o Pinhalnovense do mesmo modo que vai ao Dragão ou à cloaca de Carnide.
Dia 27 de Maio, lá estaremos de regresso ao Estádio Nacional, para disputar a final. O NQC71 já tem em marcha a preparação da grande festa. Iremos carregados de esperança. E voltaremos, estou certo, com a Taça!

quarta-feira, abril 18, 2007

Abyssus Abyssum Invocat!

Quanto terá pago o homenageado do Núcleo da Guarda do NQC aos escribas do prostíbulo chamado “Record” pela primeira página de hoje?!?

É verdadeiramente inacreditável – depois do adeus ao Título Nacional 2006/2007, à Europa, e a tudo o resto, a suinagem pimba já está a ser inebriada para 2007/2008.

O velho ditado ensinava que “os cães ladram e a caravana passa” – mas neste caso concreto, e mais acertadamente, “os porcos grunhem e a chafurda grassa”.

Efectivamente, nesta matéria, “ninguém para o Benfica”…

Também por aqui somos diferentes.

A grandeza do SPORTING

Do jornal do Clube, respingo a notícia de que o Núcleo da Guarda vai promover naquela bela cidade a "Festa do Porco".
Somos, na verdade, um clube diferente. Nesta altura difícil, em que o homem está no hospital e o clube se afunda, o Núcleo da Guarda dá o exemplo e, esquecendo rivalidades doentias, homenageia o adversário, tornando-o patrono da sua festa. Ah gente boa da Beira Alta!...

Uma meia-final muito especial

Este vosso amigo serve-se do NQBlogue para vos confessar que sente a partida desta noite de uma forma muito especial. O meu primeiro jogo, no sentido literal do termo, foi precisamente uma meia-final da Taça de Portugal. Menos de 48 horas depois de ter sido posto neste mundo (felizmente que, por ter nascido de noite, não se pode, em relação a mim, utilizar a expressão vexatória de ter sido "dado à luz"), o SPORTING recebeu em Alvalade o reles inimigo. Os ventos da sorte foram-me nessa primeira hora favoráveis e o SPORTING aplicou um contundente 3-0 à canalha encarnada, com golos de Hugo, Diego e Seminário. Alguns dias depois, empatámos 0-0 na estriqueira imunda e qualificámo-nos para a final da Taça. Corria o já muito ido ano de 1960.
Sucede que, infelizmente, não ganhámos essa Taça, tendo perdido a final com o Belenenses por 2-1. Depois disso, o SPORTING voltou muitas vezes ao Jamor, para ganhar e para perder. O Belenenses também voltou, creio que há vinte anos, para ganhar uma final ao clube da galinha, triunfo com que, recordo-me bem, me rejubilei na cabeceira norte, cheia de adeptos azuis, eu que tenho sido, ao longo destes anos, um razoável papa-finais de Taça. Contudo, SPORTING e Belenenses nunca mais se voltaram a encontrar no Jamor.
Pois é, pode ser este ano... Basta que o SPORTING elimine esta noite o Beira-Mar e o Belenenses vença amanhã o Braga para que, quarenta e sete anos depois, surja finalmente a possibilidade de acertarmos as contas de 1960, da minha primeira Taça.
Vamos a isso, meu querido SPORTING!

MARADONA

Lembro-me de o ver com a camisola do Sporting envergada, talvez na chegada à Portela. Lembro-me do penalti defendido pelo nosso guarda-redes em Nápoles, em 1989, creio. E que me recordem o nome do guardião leonino, que apostou a defesa. Reconheço-o como o melhor jogador de todos os tempos. Estou solidário com a sua luta da vida, e pela vida. Com a sua coragem, com a sua sorte. Rebelde Maradona, mão dos deuses, que sejas nosso convidado, um dia. Salud!

terça-feira, abril 17, 2007

JÁ BASTA DE TANTO NOJO!

Ai se algum jogador do NQClube viesse para os jornais dizer que não era “coxo” e, por esse facto, exigia jogar 90 minutos…

Ai se nos quadros do futebol profissional do NQClube figurasse um pseudo-treinador travestido de jogador e “chefe de orquestra”

Ai se o treinador do NQClube fosse um palhaço nas mãos de um balneário de bestas desregradas – que se borra até aos (seus) santinhos quando o porco guincha na chafurda, abrindo-lhe imediatamente a cancela (veja-se no que deu o desabafo do Sportinguista Pedro Mantorras – de jogador com uma média de 5-10 minutos por partida, foi de imediato brindado com meia parte, quiçá, para demonstrar o seu inesgotável manancial futebolístico) …

Não vislumbrei nos jornais qualquer notícia a este respeito – nem sequer ouvi qualquer paineleiro do regime grunhir acerca destes estranhos e notórios acontecimentos!

Muito pelo contrário, continuam na senda da mentira e da porcaria que lhes alimenta a alma, e até há bem pouco tempo a miragem do título – atente-se na miserável notícia inserta hoje na página 47 do Record:

“Tribunal Iliba Veiga … José Veiga foi ontem Parcialmente ilibado das acusações de burla e abuso de confiança que pendiam contra ele no chamado caso João Pinto … Este volte face no processo tem ainda repercussões directas na vida do Benfica. Afinal, José Veiga afastou-se das funções de responsável pela área do futebol profissional por causa da polémica levantada pelo processo.

ESTA NOTÍCIA É TOTALMENTE DETURPADA – E O ABJECTO JORNALISTA QUE A ESCREVEU SABE, E NÃO PODE IGNORAR, QUE REMETEU PARA PÚBLICAÇÃO UMA MENTIRA ESCANDALOSA.

O SENHOR VEIGA AFASTOU-SE DAS FUNÇÕES DE “CAPO” DE CARNIDE PORQUE UM SOLICITADOR DE EXECUÇÃO, EM CUMPRIMENTO DE DILIGENCIA DE PENHORA DE BENS MÓVEIS, ORDENADA EM PROCESSO MOVIDO POR UM CONHECIDO (DELE “CAPO”) BANCO LUXAMBRUGUÊS, À VISTA DAS OBJECTIVAS FOTGRÁFICAS E JORNALISTICAS, FEZ O FAVOR DE O LIBERTAR DA POSSE DE ALGUNS TARECOS DECORATIVOS…

JÁ BASTA DE TANTO NOJO!

segunda-feira, abril 16, 2007

O «dedo» do engenheiro

Já se nota o «dedo» de Fernando Santos nesta equipa do Benfica... (e não se esqueçam de cumprir o prometido e renovem-lhe o contrato!)

O 2º Já é nosso!!

Abram os olhos lampiões!!
Palhaços que ganham os salários que ganham e não jogam a ponta de um corno!! Deviam ter vergonha!!
- Nuno Gomes: 194.000 euros / mês - não dá uma para a caixa... Joga bem pior que o Mantorras quando está coxo!
- Simão Símio: 190.000 euros / mês - o fiteiro snob. Manda-se para o chão sempre que pode e julga que é o melhor... vergonhoso.
- Petit: 91.000 euros / mês - Só!!?? Joga bem mais que o Símio e o Gomes juntos, mas, claro - ganha bem menos.

Nem o terceiro lugar mereciam.

Bom trabalho Braga. Finalmente começamos a ter um campeonato mais limpo!

Quadras soltas (ao estilo do grande Aleixo)

Oh Maciel, querido Maciel
Basta um golinho na esterqueira
Para armares um grande granel
E festejarmos a noite inteira

O orelhas lá do hospital
Já não consegue sequer sair
Dizem-lhe que não faz mal
Mas ele nem consegue tugir

O maestro Rui anda zangado
com o senhor treinador engenheiro
O Mantorras está todo marado
Reina a desordem no galinheiro

Lá teve de vir o invertebrado Simão
Tentar dar música à canalhada
Como habitualmente só saiu cagalhão
da boca do capitão daquela manada

O poder do grande leão já provoca pavor
O segundo lugar está preso por um niquinho
Na esterqueira começa a ficar muito calor
Estão a chegar Liedson, Nani e o Moutinho

Ricardo Coração de Leão

O NQRicardo em entrevista ao Record hoje sintetiza belissimamente o grande clube onde trabalha:
"...é um clube diferente onde as pessoas se identificam com a minha maneira de estar no futebol e na vida, que é com transparência e muito carácter."
Grande Ricardo é assim mesmo!!!!
Força Ricardo, Força Sporting!!"

Noticiário do crime


Segundo rezam as notícias, um dos elementos decisivos que levaram à detenção, pela GNR, de três elementos do bando que há duas semanas assassinou uma cidadã numa bomba de gasolina em Benavente, foi a peça de roupa que um deles envergava.
Com um símbolo do SLB bem à vista.

domingo, abril 15, 2007

O canalha Fernandes continua a mentir

O episódio da condenação pelo Supremo Tribunal de Justiça do jornal P(uta que o pariu!) a pagar uma indemnização ao Sporting Clube de Portugal é exemplar do estado a que chegou a comunicação social em Portugal, seguidora fiel da máxima que uma mentira repetida mil vezes passa a ser verdade.
Continuam a encher-se páginas de comentários inflamados (mas intencionadamente desiformados) sobre o «violento ataque à liberdade de imprensa» que o acordão do STJ representaria. Todos eles partindo de dois pressupostos errados: 1 - que a notícia do P (uta que o pariu!) sobre o Sporting era verdadeira; 2- que o STJ admite que a notícia do P (uta que o pariu!).
Ora, o acordão do STJ diz, claramente: 1- que a notícia do P(uta que o pariu!) não foi provada; 2- que o P(uta que o pariu!) ofendeu o Sporting Clube de Portugal e, mais do que isso, provocou-lhe danos de natureza diversa.
Não é, pois, verdade que o P(uta que o pariu!) tenha sido condenado por uma notícia verdadeira, ao contrário do que o bestunto e velhaco canalha que o continua a dirigir anda a chorar pelos cantos, mentindo com quantos dentes tem (mesmo os postiços).
Pelo contrário, o P(uta que o pariu!) não conseguiu provar a veracidade da sua notícia e que, ainda assim, a publicou, tendo a consciência que isso iria provocar danos à actividade e à imagem do NQC. Foi por isso que o P(uta que o pariu!) foi condenado.

RECORDAR PARA QUE SE NÃO REPITA !!!



Passado o tom jocoso do “post” anterior (apenas uma brincadeira que não ofende), continuemos a olhar esta primeira página do boletim oficioso do clube de Carnide de hoje, detendo-nos na evocação que na mesma se contém e que se refere à circunstância de, aquando da passagem do sr. Eng. Fernando Santos pelo NQCLUBE, este ter perdido a vantagem de 6 pontos de que dispunha sobre o benfica, a seis jornadas do fim.

E se venho recordar o então sucedido, é apenas para avivar memórias, de forma a que a vergonha e a mentira dum passado ainda bem recente possam ser definitivamente erradicadas !!!

É bem verdade. A época 2003/2004 aproximava-se do seu termo e o SPORTING, na ponta final do campeonato pressionava o então líder FCPorto, dispondo de uma confortável vantagem de 6 pontos sobre os tais do outro lado da segunda circular. Eis senão quando surge o jogo no Bessa, disputado numa amena noite de sábado, na Primavera de 2004...

Bom jogo do NQCLUBE, controlo perfeito do adversário e, como corolário desta situação...... 0-1, golo de Liedson ! A um quarto de hora do fim, o soprador do apito, resolve começar também a jogar ! Expulsa o capitão Pedro Barbosa e o Rui Jorge, e, como isto não chegava, à beira do fim, inventou uma falta de que resulta o segundo golo da equipa do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Gondomar... Resultado final 2 a 1 para o Boavista ! (aconselho a leitura da imprensa da época, que reproduz as análises ao jogo e ao trabalho do apitador, as então declarações do sr. Eng...)
Já agora, para que conste, o nome do que meteu as beiças no apito – Bruno Paixão, claro... (aliás, podia ter sido outro tirado do mesmo cacifo...).
Tenho ainda hoje bem presentes as imagens televisivas do riso de verdadeiro gozo do sr. Pinto da Costa e do sr. Major, nos camarotes, no fim do jogo, enquanto, revoltada, a nossa equipa recolhia ao balneário...


Consequências desta tramóia ? Muito simples...”Eles” mataram vários coelhos com uma só cajadada...senão vejamos:
1º O NQCLUBE ficou arredado do título e, naturalmente fragilizado.
2º O FCPorto, ao deixar de se sentir pressionado pelo SPORTING no plano nacional, preparou mais sossegadamente a eliminatória seguinte da Liga dos Campeões, que, aliás, venceu na final com o Mónaco, em Geselkirchen.
3º O Clube do sr. Major viu relançada a hipótese de, nesse ano, chegar ainda à Taça UEFA que, creio, não chegou a conseguir.
4º O benfica, esse, viu-se levado ao colo para a pré-eliminatória da Liga dos Campeões (chatice foi o Anderlecht... 3 secos em Bruxelas...).
Era a fase das maviosas relações entre o Sr. Vieira e o Major do sistema, em que o então Presidente do Sporting era por eles ridicularizado e menosprezado ( Não percebo o sr. Dias da Cunha quando fala do sistema... afinal o Sporting já ganhou dois campeonatos com o sistema !!! – dizia o Vieira, que ao mesmo tempo permanecia em silêncio perante malcriadas desconsiderações ao Presidente do NQCLUBE, com alusões à sua idade, vindas do seu lugar-tenente Veiga... Consultem a imprensa de então...)
Lembra-se, Sr. Dr. Dias da Cunha ????? Olhe, eu lembro-me ! Não só não me esqueço, como não perdoo !!!

FANTASMAS EM CARNIDE ???

...pero que los hay, los hay...

sábado, abril 14, 2007

Uma jogatana


Grande exibição do Sporting diante do Marítimo, confirmando um grande momento de forma já exibido no Dragão ou em Braga, por exemplo. Frente aos madeirenses a NQ equipa mostrou que podem contar com ela, com todos os jogadores a demonstrarem uma condição e uma confiança que devem ser registadas.

Desta vez, foram mesmo 90 minutos a jogar em grande estilo, conseguindo explanar todo o seu futebol, feito de circulação de bola, com grande qualidade, num verdadeiro carrocel impossível de deter pelo adversário. E, quando muitos ditos «comentadores» se incomodavam com o estilo «1-0», saiu uma jogatana e uma goleada que deve ter deixado muitos dos nossos adversários inquietos ( e com razão!).

A equipa de Paulo Bento está bem e recomenda-se. As contas do campeonato, essas, como tenho aqui insistido, devem fazer-se no fim.

Para já há que pensar jogo a jogo e o próximo é um importantíssimo repto, já que a vitória significará um muito ansiado regresso ao palco do Jamor. Vamos a isso leões!

sexta-feira, abril 13, 2007

DEIXEM JOGAR O MANTORRAS!!!!

Depois destas declarações de Mantorras, proferidas logo após a eliminação do clube de Carnide pelo ESPANYOL DE BARCELONA, equipa do meio da tabela do campeonato espanhol (actual 9º classificado), ganha, finalmente, sentido a hilariante tirada do "chefe" Vieira há tempos proferida: - "Deixem jogar o Mantorras!!!!".

Grande Gorka!


Exibição potente e personalizada deste Guarda-Redes do Real Club Deportivo Espayol de Barcelona - ontem, frente aos pneumónicos de carnide.

Nem seria necessária tão convincente actuação para se destacar Gorka como um atleta pleno – à chegada a Lisboa, confrontado com as suas referências desportivas, destacou prontamente como seu “herói” (a palavra é do próprio) o NQRicardo (inequívoco defensor da baliza do NQC e da Selecção Nacional).

Este homem não é um “Periquito” – é um verdadeiro LEÃO!

Obrigado GORKA! Obrigado Espanyol!

quinta-feira, abril 12, 2007

Periquitos comem águia

Ainda se ouve: piu, piu, piu...

MENTIROSOS!

Jornal Público não foi condenado por publicar notícia verdadeira - STJ
2007-04-12, 18h52
Lisboa, 12 Abr (Lusa) - O Supremo Tribunal de Justiça (STJ) esclareceu hoje que, ao contrário do que noticiaram alguns jornais, o matutino "Público" "não foi condenado" a pagar uma indemnização ao Sporting "por ter publicado uma notícia verdadeira".
Depois de ter sido "amplamente noticiado" que o acórdão do STJ condenou o "Público" e vários jornalistas seus e o director a pagar ao Sporting a indemnização de 75 mil euros, o STJ refere, em comunicado, que tal condenação "ocorreu numa acção de indemnização por danos e não num processo-crime".
Daí - acrescenta a nota - que "a condenação proferida tenha sido numa quantia indemnizatória por danos provados e não numa pena criminal".
"Em segundo lugar - e ao contrário do que noticiaram alguns jornais diários - o jornal em causa não foi condenado por ter publicado uma notícia verdadeira", diz o comunicado, referindo que neste ponto "aqueles diários noticiaram com falta de rigor, porque nem as instâncias, nem o STJ, deram como provada a veracidade da notícia pela qual o Público foi condenado".
"Ou seja, ficou sempre por provar se existia ou não a dívida fiscal a que aludia aquele periódico na sua notícia fundadora, certo como é que a culpa é apreciada de modo diverso nos processos criminais e nos processos cíveis", explica o Supremo.
O acórdão do STJ, que gerou polémica e reacções diversas, foi proferido a 08 de Março passado e notificado às partes no dia 12 do mesmo mês.
Quarta-feira, o bastonário da Ordem dos Advogados defendeu que a decisão do STJ, no caso Sporting versus jornal "Público", tem "uma lógica que é absolutamente compatível com a lei".
Rogério Alves falava à agência Lusa a propósito do acórdão que obriga o "Público" a pagar uma indemnização ao Sporting por se considerar que a notícia em causa afectou o crédito e o bom-nome do clube.
Segundo o bastonário, um acórdão de muitas páginas do STJ "não pode ser discutido" publicamente com base em apenas dois ou três parágrafos.
Num desses parágrafos é dito que "é irrelevante que o facto divulgado seja ou não verídico para que se verifique a ilicitude a que se reporta este normativo, desde que, dada a estrutura e circunstancialismo envolvente, seja susceptível de afectar o crédito ou a reputação do visado".
Para Rogério Alves, dessa parte "não se pode deduzir que o facto publicado no jornal Público fosse verdadeiro, porque o STJ no elenco dos factos provados, que aliás vem das instâncias inferiores, não dá como provada a notícia".
"Nos factos provados não consta a veracidade da notícia do Público. Não está provado que haja esta dívida e o tribunal opera com os factos provados", adiantou Rogério Alves.
O bastonário criticou o facto de o debate público desta questão estar a "ser feito sobre um pressuposto errado: a de que a notícia é verdadeira".

E se...

... a broncopneumonia fosse, afinal, gripe da aves? Abatam a Vitória! Já!

Atenção: vacinação obrigatória

O Sporting desloca-se ao recinto do broncopneumónico, vulgo esterqueira da Segunda Circular, no próximo dia 29, pelas 20 horas. Vacinação obrigatória.
(À muito particular atenção do NQPLA, responsável pela cerimónia litúrgica de consagração do NQPastorinho ao Sagrado Coração de Leitão, perdão ... Leão)

Bronco...pneumonia

O Correio da Manhã adianta hoje que o que o senhor Vieira tem é uma broncopneumonia.
Mas isso não era já óbvio?
(broncopneumonia= pneumonia dos broncos)

quarta-feira, abril 11, 2007

PNEUmonia

Uma vez pneus, pneus para toda a vida...

Más companhias...

O senhor Luís Filipe Vieira está internado com uma pneumonia.
Aqui ficam os votos sinceros de melhoras para a pneumonia.

NQAcórdão ...

O Supremo Tribunal de Justiça proferiu por UNANIMIDADE do colectivo de Conselheiros da competente secção de processos um Acórdão verdadeiramente modelar – já aqui salientado pelo NQCEM.

Aquele NQAcórdão acentua “que o conteúdo do noticiado não se resume à mera informação de factos de pretérito, certo que ele assume uma vertente jornalística de opinião.Além disso, envolvem os referidos factos considerável pormenorização e, dada a credibilidade do órgão de comunicação que a emite, o universo dos seus leitores e o respectivo estrato social, assumiram a virtualidade de objectivar a eficácia do convencimento dos destinatários da comunicação quanto à sua realidade e, daí, a sua potencialidade de consecução de efeito nocivo em relação à personalidade moral do recorrente”.

Mais acrescentando o erudito Aresto que, à data, o NQC “se encontrava em intensas negociações com parceiros estratégicos com vista ao desenvolvimento e profissionalização do seu núcleo de empresas … estava envolvido na credibilização da actividade desportiva de futebol profissional como um novo sector da economia e alguns dos potenciais investidores no grupo de empresas ... coincide com o perfil de leitores do jornal Público.Finalmente, com o teor da notícia, vários dirigentes do recorrente e os sócios sentiram-se ofendidos naquilo que consideravam ser a sua credibilidade, prestígio, crédito, reputação e imagem”.

Está para mim assente que as pessoas colectivas podem sofrer danos não patrimoniais; não têm dores físicas ou morais, mas podem ser atingidas no seu bom nome e reputação – e, no caso concreto, o NQC foi incisivamente enxovalhado pelos senhores empregados do Público (hoje, singelamente, “P” – já aqui sugestionado de “Puta Que o Pariu”; mas tenho seguro para mim que o dito “P” vem mesmo de “Porcalhões”, muito provavelmente, nados e criados na pocilga que lhes pagou e encomendou o serviço … chafurda essa em que o esterco, seguramente, se veste de vermelho).

Uma última nota para referir que o único ponto em que discordo da argumentação expandida pelo Insigne Conselheiro Relator é aquele em que se examina o tal “P” como “um jornal de considerável acreditação junto do público e de considerada tiragem” – já foi … é verdade … em tempos idos … antes da “(pequena) Grande Marcha” ou “sangria chinesa” que varreu o verdadeiro Público, até se reduzir o jornal a uma casa de “P…”, salvo honrosas excepções, onde estacaram apenas os “brochistas”, chupadores de favores e, sabe-se lá, outras coisas…

As pequenas coincidências

Há coincidências extraordinárias.
No dia em que se inicia o play off do andebol, em que o Sporting defronta o Benfica, o jornal diário oficial da agremiação de Carnide, a bola, anuncia que o Sporting contratou dois jogadores (do Belenenses) para a próxima temporada.
A intenção da notícia é clara e visa fragilizar o actual grupo do Sporting.
Se não fosse assim, talvez o mesmo pasquim pudesse ter anunciado a contratação, a peso de ouro, aliás, de um jogador do Madeira SAD pelo Benfica já para a próxima época. Mas não, isso ficará para mais tarde, quando for mais conveniente...

Bom nome VS Liberdade de imprensa

A propósito do acórdão do supremo que decidiu a favor do Sporting que processou o Público por atentado ao bom nome, anda por aí muita gente a dizer que se quer "matar" a liberdade de imprensa.
Não é verdade. O Público não pecou por ter dado a notícia. Pecou pela forma como a deu. Dar uma notícia é uma coisa. Usar essa notícia para atingir o bom nome de quem quer que seja é outra completamente diferente. Foi este último caso que o tribunal sancionou.
Esta sanção, aliás, não é novidade nenhuma. Foi aplicada muitas vezes no passado, com outros intervenientes.
Porque é que só agora é que se fala em "matar" a liberdade de imprensa?...

terça-feira, abril 10, 2007

Um apelo aos sportinguistas (apoiar o andebol)

Realiza-se amanhã à noite (20h00) no Pavilhão do Casal Vistoso o primeiro jogo do play off da Liga de andebol, frente ao nosso rival de sempre. É muito importante que os sportinguistas possam comparecer em massa para apoiar a nossa equipa. O percurso desta tem sido marcado por alguma irregularidade, tem lutado com imensas dificuldades, muitas delas com origem no facto de ser um grupo de trabalho totalmente novo. Conseguiu, com dificuldade, mas com muito brio, o apuramento para este play off. Há que reconhecer que o Benfica (que, tal como aconteceu com o futsal investiu brutalmente na sua equipa de andebol, certamente resultante da descoberta de petróleo nos terrenos do Seixal...) tem uma equipa, muito provavelmente, mais forte e é franco favorito ao apuramento. Mas isso não deve nem pode demover os verdadeiros leões do apoio incondicional à sua equipa, dirigida tecnicamente por um grande treinador e um extraordinário sportinguista que é o professor José Tomaz, e capitaneada por um atleta de fibra que é Pedro Gama. Como demonstrou na final da Taça da Liga, o Sporting pode surpreender o Benfica e merece o apoio dos seus adeptos. Também daqueles que gostam muito de se queixar que não há um pavilhão em Alvalade, mas que depois não são vistos em nenhum jogo das nossas equipas de futsal e andebol. Esse apoio é importante. É importante que os nossos jogadores sintam a grandeza de vestir aquela camisola. Até podem perder, mas nunca poderão desistir. Todos ao andebol, todos a apoiar o Sporting!

ATENÇÃO E OLHINHOS BEM ABERTOS....


A Comissão de Arbitragem da Liga acaba de nomear este senhor, Jorge de Sousa de seu nome, para apitar o jogo do NQCLUBE contra o Marítimo, em Alvalade, na próxima sexta-feira.
Já levámos com ele em Alvalade no jogo com o benfica e no Restelo.
Espero duas coisas:
1º Que esteja de olhinhos bem abertos e não deixe passar em claro faltas como a do penalty do 20 de Carnide sobre o Miguel Garcia, que a ser marcado, muito provavelmente daria o empate e um "amarelinho" á dita criatura, nos tempos que correm tão arredada de tal cartolina... E, se então tivessemos feito o 1-1, não sei como é que o jogo acabaria....
2º Que seja tão rigoroso e atento como o foi na expulsão do Carlos Martins no jogo com o Belenenses, expulsão, aliás, á qual nada tenho a objectar. Apenas peço o mesmo rigor para os nossos adversários.
A ver vamos...

O APITO CAMALEÃO




Esta fase final do campeonato está a constituir motivo de grande preocupação para todos aqueles que pugnam para que no futebol não haja BATOTA.


Aveiro espelhou, na noite de ontem, mais uma evidência. A arbitragem interferiu decisivamente na formatação do resultado, com prejuízo maior para o Beira-Mar...e, por tabela, para outras equipas ! Não vou gastar tempo e espaço a apontar circunstâncias objectivas, de facto ocorridas no Estádio Mário Duarte. Para tanto, remeto para qualquer dos jornais desportivos, e não só, publicados hoje. Leiam, pesem bem as situações e... concluam !


A ninguém restam dúvidas de que nos últimos 20 anos não houve verdade desportiva no futebol português ! Havia um poder, organizado e estruturado para intervir na viciação de resultados, de forma a obter vantagens, por meios ilícitos, para determinadas equipas em função do que eram os objectivos dessas equipas. Era aquilo a que o então Presidente do NQCLUBE, Dr. Dias da Cunha, apelidou de SISTEMA ! Inclusivamente, indicou, sem tibiezas nem hesitações, os nomes daqueles que considerava os rostos do dito Sistema.


A denúncia sistemática feita pelo NQCLUBE e a evidência da corrupção instalada acabou por conduzir à chamada operação "Apito Dourado", levada a cabo pelas instâncias policiais e judiciais competentes.


Os detentores do poder então instalado sofreram forte e decisivo revés!!! Mas, se deixaram de exercer a sua influência pessoal como o faziam, ficou, porém, um vácuo, vácuo agravado pela permanência dos alvos passivos da corrupção e de muitos dos seus instrumentos de contacto...


Ora, dizem as mais elementares leis da física que se se não tomarem medidas, o vácuo que fica é reocupado.... E aqui reside o tal motivo de preocupação !!!!


É que lidos e analisados os chamados sinais exteriores, verificamos que se continua a fazer batota, e batota da grossa ! E de que maneira ! Aveiro foi mais um exemplo, a somar ao "tal" golo do Ronnie com a mão, à inexplicável não amostragem dos devidos cartões ao Sr. Luisão, no jogo com o Varzim para a Taça de Portugal, ao 5º amarelo que tarda em ser mostrado ao transmontano nº 20 do clube de Carnide, à não marcação do penalty que esta criaturinha cometeu sobre o Miguel Garcia no jogo que com eles o Sporting disputou em Alvalade, à cirúrgica explusão do Liedson no jogo em Leiria, ao não sancionamento disciplinar do Sr. Katsouranis depois da "castanhada" no Anderson que o mandou para o estaleiro durante meia época, ao penalty fantasma contra o Sporting que só o soprador do apito viu no jogo do Sporting contra o Marítimo, na Madeira, à miserável arbitragem no jogo contra o Estrela da Amadora, em Alvalade, com expulsões e penalties a favor do Sporting vilmente escamoteados, ....eu sei lá que mais !!! Uff.... isto é o que, nestes segundos em que estou a escrever estas palavras, me vem de rompante à memória... Se me pusesse a pensar, muito mais haveria para desfiar... aliás, só mais uma – nesta altura do campeonato (faltam apenas 6 jornadas) o NQCLUBE apenas teve uma grande penalidade marcada a seu favor, contra 3 do FCPorto e 4 dos de Carnide !!!!! Em compensação já sofreu duas, os de Carnide apenas uma e o FCPorto nenhuma!!! É obra, meus amigos !!! Ao cabo de 24 jornadas, apenas um penalty marcado..... Acreditam que tal número traduz a verdade do que se tem passado ??? Respondam em consciência...


Atenção, pois, que o tal vácuo está a ser subtilmente preenchido...


E termino repetindo o que neste Blog escrevi no passado dia 11 de Fevereiro, domingo, às 02.39 horas, que julgo manter toda a sua actualidade:
"Não nos podemos distrair com os danos que a operação "Apito Dourado" está a causar aos "poderes" que estavam estabelecidos e pensar que tudo fica saneado, porque o vazio que com isso vai surgindo, pode estar a ser ocupado pelos referidos novos "poderes" emergentes ! Atenção aos que falam em "regeneração", mas o que pretendem é "instalar-se" a partir dos cacos dos "poderes" destituídos !
NÃO A NOVOS PAPAS !!!!!
À atenção de quem manda.... e, muito particularmente, de quem está a investigar !"

QUEBRA DE TENSÃO E DE FREQUÊNCIA CARDÍACA...



O panfleto oficioso do clube de Carnide (vulgo "a bola") noticia hoje, na sua edição electrónica:


"Ciclismo
José Azevedo falha Volta ao Alentejo
José Azevedo está fora da Volta ao Alentejo, na qual era um dos principais favoritos à vitória. O habitual chefe-de-fila do Benfica foi ontem vítima de uma queda em casa, devido a quebra de tensão e da frequência cardíaca.
Suturado com 12 pontos na cabeça e aconselhado a permanecer alguns dias em convalescença, o corredor fica, assim, impedido de participar na prova que começa amanhã.Com a responsabilidade de ser o chefe-de-fila da formação encarnada ficará o búlgaro Danail Petrov, vencedor da prova alentejana em 2004.
10-04-2007 08:54"

Quebra de tensão e de frequência cardíaca ... Porquê ???? Estranho... Certamente não terá sido consequência de nenhuma comezaina em exagêro... um simples azar, e logo na véspera duma importante prova...

Desejo-lhe um rápido restablecimento.

O velho «maestro» destrambelhado

O chamado «maestro», que veio esta temporada fazer um part-time ao seu clube de sempre (uma bela graça esta, um dia Sousa Cintra talvez possa falar sobre este assunto...), anda manifestamente com os nervos em franja, um pouco destrambelhado até.
No Benfica- FC Porto, toda a gente viu na TV, teve uma muito animada discussão com o seu treinador, o engenheiro do tenta, durante a primeira parte (imagine-se se tivesse sido um jogador do Sporting a ter aquela discussão com o treinador, as páginas que não se teriam enchido com o assunto. Assim, nenhum jornal pegou na matéria... tudo normal, pois).
No fim desse jogo, soube-se agora, também manteve uma desagradável discussão com Jesualdo Ferreira a caminho das cabines, tendo o engenheiro do tenta de intervir para acabar com a gritaria do destrambelhado «maestro».
Ontem, antes de entrar em campo, voltou a ter um, chamemos-lhe assim, diálogo tenso e «quente» com o treinador-adjunto de Carnide, Jorge Rosário, também ele mostrado urbi et orbi pela TV.
E, segundo os jornais de hoje, no túnel, a caminho do balneário, envolveu-se em agitada discussão com um dirigente do Beira Mar, tendo ambos «crescido» em direcção um do outro, voltando a ser o beato Santos a ter que intervir para evitar que a coisa chegasse a vias de facto.
O «maestro» anda, pois, nervoso. Talvez tudo tenha começado quando foi enganado pelo Vieira com a bonita história do «contrato em branco» (quem mandou meter-se com tal gente?), mas a verdade é que não lhe faz nada bem andar a exibir aqueles nervos em franja.
E com aquela idade até lhe pode fazer mal. Talvez devesse beber um chá de tília ou lúcia-lima antes dos jogos. Para ver se acalma.
Entretanto, a nossa querida imprensa desportiva bem podia tentar saber porque é que o homem anda tão nervoso.

segunda-feira, abril 09, 2007

Calabote ressuScitado ou o APITO ENCARNADO VOLTA A ATACAR!

O que se passou esta noite em Aveiro tem um nome: um roubo! Não há que ter medo de dizê-lo, esta arbitragem deve ser imediatamente visionada pelo Ministério Público e pela dra. Maria José Morgado. O árbitro Lucílio Baptista revelou-se um sucessor à altura do velho Inocêncio Calabote, merecedor de uma águia de ouro e dos maiores prémios que o clube da sua terra (Setúbal...) possa disponibilizar.
O penalti nos descontos é digno de uma antologia da roubalheira, mas ainda houve tempo para ignorar um livre cometido por David Luiz mesmo à entrada da área encarnada e em posição frontal à baliza de Quim. O reco Simão conseguiu arrancar um penalti em mais um jogada típica do chafurdador porcino que é, com um belo mergulho. Mais um vez escapou inacreditavelmente ao quinto cartão amarelo (será que foi acrescentada uma adenda ao regulamento da competição determinando que a símia criatura não pode ser punido disciplinarmente?).
O senhor Vieira não nos faça a todos de parvo e faça o favor de não voltar a favor a falar do Apito Dourado! Tudo o que diga pode parecer que está a ver-se ao espelho!

Ambrósio...

... hoje apetecia-me algo especial. Uns ovinhos moles, talvez...

domingo, abril 08, 2007

Leões a sério!

Sobre o post anterior do NQ e grande amigo jhs, relativo ao futsal, há ainda algo a dizer. O ano passado o Sporting foi campeão e ganhou a Taça de Portugal e no final da temporada a sua equipa base foi dizimada. O extraordinário guarda-redes João Benedito e o melhor goleador do campeonato, o esquerdino Paulinho, foram para Espanha, para aquele que os especialistas rotulam como a melhor Liga do Mundo. Gonçalo Alves, a quem o Sporting dera emprego nos últimos anos no seu departamento jurídico (se não me equivoco) juntou-se à escumalha, o mesmo sucedendo a Bebé, suplente de Benedito no Sporting e na selecção optou também pelo dinheiro que lhe acenavam da esterqueira, assumindo ambos a condição de mercenários. Andrezinho também rumou à Fundação Jorge Antunes. No fim da temporada passada, em plena celebração da conquista da Taça ou do campeonato, já não me recordo, o «capitão» do Benfica, um tal Lima, revelando o espírito porcino que é característico aquela instituição, disse qualquer coisa como «festejem, festejem, que é o último que ganham».
Para esta época, o Benfica, que deve ter descoberto petróleo lá para as bandas de Carnide, investiu brutalmente no futsal. Para além dos renegados de Alvalade foi buscar mais quatro ou cinco jogadores da selecção nacional, «varrendo» o mercado. Formou o que foi anunciado como sendo o «dream team».
Pois bem, é certo que o «dream team» lidera a fase regular do campeonato, mas com duas derrotas, ambas com o Sporting (na Luz e em Loures), o tal que nunca mais iria ganhar nada e que capitaneado por esse leão indomável Zezito mostra um espírito inquebrantável. Esta tarde, nova demonstração, com 4-2 ao «dream team», no apuramento do terceiro e quarto lugar da Taça Intercontinental. Por esta altura, eles já devem saber que com leões não se brinca!

Boa Nova

A meio da tarde da Páscoa, chega uma bela notícia de Portimão: o futsal ganhou outra vez ao "cara de courato". Confirma-se a "capitis diminutio" do futsal encarnado sempre que nos defronta. Ficam tolhidos. Belo prenúncio para o "play-off" que se aproxima. E, já agora, que o andebol siga o exemplo...

Um Carvalho cheio de azia

A flash interview da SPORT TV no final o jogo de Braga foi bem um exemplo de como a bela vitória do NQC no Minho ficou atravessada na garganta de muito boa gente.
Desde perguntar a Jorge Costa, o treinador bracarense, sobre os três pontos «entregues» ao Sporting, até à provocação suprema de, quando Nani apelava ao apoio dos adeptos para os próximos jogos, lhe ter dito que, «pelo menos ali, não tinha sido assobiado», o auto-proclamado «jornalista» não escondeu a azia que lhe ia no estômago... e na alma. Uma vergonha, não tem outro nome!
O nome da criatura, para que fique registado: Marco António Carvalho. É caso para dizer que o seu nome apenas tem um «v» a mais! Ele que tome muitas pastilhas Rennie da próxima vez que for a um jogo do Sporting.

Importantíssimo triunfo


Importantíssima a vitória desta noite em Braga (a primeira que um grande consegue esta temporada naquele estádio), numa exibição quase sempre personalizada e com muita entrega e muito querer dos nossos atletas.
Uma vitória justa. O Sporting foi melhor durante muito mais tempo, dispôs de mais oportunidades de golo e, quando foi preciso, soube sofrer (sobretudo nos últimos 25 minutos), embora o Braga só tenha disposto de uma verdadeira oportunidade de golo, quando Maciel rematou ao lado. Em contrapartida, o Sporting dominou amplamente a primeira parte e merecia ter ido para intervalo com uma vantagem clara. E, mesmo na segunda parte, dispôs de mais oportunidades de golo, só tendo concretizado uma, pelo «puto» Nani.
Uma vitória «sem espinhas» e muito moralizadora para o que ainda falta do campeonato. O Sporting está bem e está na luta. Há que continuar a pensar jogo a jogo. As contas deixemo-las para o final.
(Foto Lusa- Estela Silva)

Que força é esta amigo?

Embargado pela emoção, só posso dizer que este foi um dos jogos que me deu mais gozo ver o SPORTING ganhar nos últimos tempos. Obrigado, meu querido Clube, velho amigo de todas as horas. Obrigado, por esta exibição categórica, digna de tantas outras (e foram tantas) a que assisti nas bancadas do Estádio 1º de Maio, em Braga.
O NQC jogou hoje muito bem. Alcançada a vitória, que todos desejavam, discutimos a exibição, como sempre acontece. A mim, apeteceu-me dizer que vi hoje o SPORTING jogar superiormente bem. Claro que o mais importante é ganhar, mas eu gosto de ver o SPORTING ser dominador - e foi isso que aconteceu, mesmo antes de termos marcado aquele santo golo que a todos nos proporciona uma Páscoa feliz.
Parabéns ao treinador. Esta vitória representa um trabalho de união da equipa a que nenhum de nós pode ficar indiferente. No Porto, vemos um Jesualdo cinzentão e, em Carnide, temos Sua Excelência o sr. Rui Costa a voltar-se aos gritos ao treinador sempre que as coisas não correm bem.
Nós, estamos serenos. Não sabemos se ganharemos. Temos até tudo contra nós. Mas, inimigos do SPORTING, tenham cuidado, não desprezem esta força que vem do fundo. Tanto quanto ainda me lembro, é a força do campeão...

sábado, abril 07, 2007

O Totenham

Acaba de terminar o Chelsea- Totenham para a Liga inglesa, ganhou pela equipa da casa por 1-0 (belo golo de Ricardo Carvalho), mas não é esse o ponto. O Totenham jogou na quinta-feira à noite, exactamente à mesma hora do Espanhol- Benfica, em Sevilha para a Taça UEFA e hoje entrou em campo às 12h45, hora de Londres e de Lisboa.
Em Portugal, devido à Páscoa, a jornada da Liga foi toda marcada para hoje. O Beira-Mar queria que o seu jogo com o Benfica de disputasse hoje, mas admitia até que, especialmente, fosse adiado para amanhã, domingo de Páscoa, devido à participação europeia da agremiação de Carnide. A Liga de Clubes marcou o jogo para segunda-feira, um dia útil, contra a vontade dos visitados, que vão ter certamente uma receita bem menor do que a que teriam se o jogo fosse hoje ou amanhã. Mas esses são interesses para os quais a Liga se esteve a «borrifar». O que faz lei é o interesse do Benfica e só ele.
É por isso que o futebol inglês é o que é. E o nosso também...

sexta-feira, abril 06, 2007

Cumpre o teu dever!

O inimigo chegou a ir às cordas esta noite. Recuperou, mas sem merecer. Se o resultado tivesse ficado em 3-0, a época teria terminado hoje mesmo. Seja como for, as debilidades continuam à vista. A equipa não joga nada, não tem alma, nem categoria. Os esgares cada vez mais estranhos do engenheiro constituem o melhor retrato do futebol encarnado.
Quanto à sorte da eliminatória, o resultado pode, ainda assim, chegar. Urge limpar a Taça UEFA! Espanhol, cumpre o teu dever!

quinta-feira, abril 05, 2007

Convocatória especial

Um fim-de-semana grande à porta. Estradas cheias de gente que parte para o descanso, para o lazer, para o divertimento. O tempo está bom, o emprego só volta na segunda-feira, que bom que é mudar de ares e espairecer, encontrar familiares e amigos, provar pitéus diferentes ou ver novas paisagens.
Outros, ficam. Porque têm de trabalhar, porque não têm programa ou porque não lhes apetece ir. E há aqueles que... têm jogo no sábado!
Para estes, concentração no NQAmigo Ma-Geu Sem Limites, a partir das 17,30 horas. Às 20,30 horas, início da vigília pascal, com saída em solene procissão até ao Portela XXI, cerimónia religiosa que será presidida pelo NQPastorinho. Oh fiéis da fé verde, juntem-se ao nosso vidente! Esperam-se novas premonições. Tragam velas!
Aleluia, SPORTING!

terça-feira, abril 03, 2007

VIEIRA SIMPLESMENTE GROTESCO E ALVAR !!!



Acabo de tomar conhecimento das declarações que o Sr. Vieira bolsou e que considero verdadeiramente grotescas e alvares no que se referem à “ameaça” de não ceder os bilhetes a que o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL tem legítimo direito para o jogo que o NQCLUBE vai disputar com a agremiação de Carnide no seu campo de futebol, acrescentando que irá conversar com o Dr. Soares Franco para lhe explicar a situação !

Verdadeiramente espantoso...!

Mas que rrrrrraio tem a ver o NQCLUBE com a evidente incompetência e incapacidade daquela gente para organizar, em concertação com as autoridades policiais, certo tipo de jogos no seu campo ??????

Na época em curso já se jogou em Alvalade com o FCPorto e com os de Carnide, já fomos jogar ao Estádio do Dragão e não houve qualquer tipo de incidentes ou problemas, situação, aliás, recorrente em todos os grandes jogos, quer nacionais quer internacionais, em que o SPORTING participa ou que tem competentemente sabido organizar no seu novo Estádio !!!!!

Porque rrrrrraio vem agora o sujeito tentar envolver nesta tramóia o SPORTING e os seus adeptos, ele que preside a uma "instituição" cuja claque já matou – repito, já matou – uma pessoa em estádios portugueses ???????? Para que se não repitam, páginas negras desta natureza devem ser sempre oportunamente lembradas, sem esquecer quem as escreveu !!!

É minha opinião que o Presidente do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL deve, pura e simplesmente, rejeitar “in limine” qualquer tipo de conversa sobre este tema com o cavalheiro em causa !!!!! Há que chamar a atenção do dito Vieira,e tão rapidamente quanto possível, para a existência de uma Liga onde têm assento todos os clubes, incluindo a "instituição" dele, que há regulamentos para estas situações aprovados por todos os clubes, incluindo a "instituição" dele, regulamentos esses que tem que ser aplicados a todos, incluindo a "instituição" dele, e ... mais nada !!!!!

O resto, além de folclore barato e chunga, é tão somente a tentativa de, mais uma vez, se fazer BATOTA !!!! (... e já que estamos nesta de batota, porque não o joguinho no Algarve, por exemplo, com um qualquer hélio, paixão ou benquerença a meter as beiças no apito ....? )

Paixão!

É caso para ficar quase em estado de choque! Uma provocação ignominiosa e que revela bem o desespero dos nossos adversários. O senhor Vítor Pereira acaba de produzir mais um escarro nas suas nomeações!
Bruno Paixão, cujo curriculum anti-sportinguista é vasto e exemplar, acaba de ser nomeado para apitar o Braga- Sporting do próximo sábado. É pois previsível mais um assalto à mão armada a cargo desse jagunço da arbitragem lusitana. É algo que cai no domínio puro da provocação ao Sporting e deve ser publicamente denunciado como tal.
Em semana de Páscoa já temos a nossa cruz. Afinal, era de prever.

O apito encarnado

Nani foi punido com um cartão amarelo no jogo com o Beira Mar por ter desviado uma bola com a... coxa. Um árbitro incompetente e um bandeirinha obviamente ainda com azia pelo resultado da véspera do clássico do petardo assim o decidiram. Simão Sabrosa teve uma entrada «assassina» sobre um jogador do FC Porto, merecedora, aliás, de cartão vermelho, e nem um amarelozinho recebeu. Eis a arbitragem portuguesa no seu melhor!
O que se passa com o estercozinho que é capitão do Benfica é, aliás, significativo. Arrasta-se há longas jornadas com uma série de 4 cartões amarelos, à bica do quinto. Já fez de tudo para receber o dito quinto, mas ainda não foi conveniente apanhá-lo. Ontem, na SIC Notícias, Guilherme Aguiar já apostava que o pequeno esterco chegaria ao fim do campeonato com os 4 amarelos. É que não dá jeito nenhum apanhar o quinto numa fase tão decisiva da época...
É um escândalo, como é um escândalo o mesmo reco, Petit e Karagounis passarem os jogos inteiros a protestarem todos os santos jogos, como se estivessem a vender peixe no Bolhão, sem qualquer reacção por parte dos árbitros.
É por estas e por outras que a verdadeira cor do apito é mesmo encarnada!

A noite foi de esperança e ....ESPERANÇA !!!


No rescaldo da noite de ontem ficou a esperança.
A começar por aquela esperança feita de justificadas expectativas que a vitória fez renascer no nosso espírito.
Depois de semanas a fio em que o rumo dos acontecimentos nos foi desfavorável, há já alguns jogos que a equipa vinha dando claros sinais de ser capaz de deixar para trás os maus resultados, superando assim os momentos menos felizes que protagonizou.
Após três vitórias consecutivas, a conjugação dos resultados desta 23ª jornada recoloca o NQCLUBE na corrida pelo título de campeão, fazendo renascer em todos nós a clara ideia de que, no futuro imediato, tudo é ainda possível. Acreditamos firmemente, ainda que saibamos que essa possibilidade é sempre aleatória, dependendo de factos futuros e incertos...


Mas se a noite de ontem foi de esperança num futuro imediato de campeões, o verificado entre as 20.30 horas e as 20.45 horas constituiu para mim o grande momento e fundamenta com firmeza, não já a esperança feita de meras expectativas, mas uma ESPERANÇA alicerçada em certezas – num ápice, o relvado do NQESTÁDIO foi pura e simplesmente pulverizado pelos nossos jovens campeões ! Foi lindo de ser ver !

A relva quase desaparecera... Só se viam Campeões !!!
De repente, irromperam os nossos jovens que no ano transacto arrecadaram todos os títulos de futebol que havia para disputar – campeões em sub-15, sub-16, iniciados, juvenis e juniores ! Palmarés simplesmente impressionante !

Aplaudiu-os de pé, e olhando-os, foi então que pensei, feliz e com alguma comoção à mistura, que afinal, hoje, no NQSPORTING CLUBE DE PORTUGAL A ESPERANÇA É UMA CERTEZA !





Uma noite tranquila


Como já escreveu o NQ amigo JHS, bela exibição do Sporting na primeira parte do jogo com o Beira Mar (onde nem se deu pela falta do NQ atleta João Moutinho, o que é, desde logo, um grande elogio), a mostrar um futebol solto, alegre, de grande qualidade e onde só faltaram mais golos (oportunidades para isso existiram).
Na segunda parte, a equipa pareceu entrar em relaxamento, o que é um perigo (já várias vezes demonstrado neste campeonato), perdeu capacidade de trocar a bola entre si e de a recuperar mais rapidamente (para o que terá ajudado a quebra física de Farnerud, que tinha feito uma primeira parte de muito bom nível e saiu em visíveis dificuldades para entrar Pereirinha), embora tenha disposto de mais 3 ou 4 grandes oportunidades para «matar» definitivamente o jogo, além de um golo muito mal anulado a Liedson (que, com ele, teria igualado a liderança da tabela de melhores marcadores). Aliás, a arbitragem voltou a estar ao nível habitual: miserável.
É justo, como já o fez o nosso JHS, destacar Nani, que, quando joga assim é um regalo e um encanto (merecia ter marcado o golão que lhe foi negado pelo guarda-redes aveirense com uma portentosa defesa). Para além de ser letal para os adversários. Não é justo, pois, que ao primeiro falhanço ou lapso haja NQ colegas de bancada que desatem a assobiar o jovem jogador. Não é assim que se apoia o Sporting.
Em resumo, três pontos ganhos com alguma tranquilidade e aproximação aos rivais. Mas há que pensar jogo a jogo. As contas deixam-se para o fim. O próximo é no sábado de Aleluia em Braga, um terreno muito difícil, mas onde se espera que o Sporting volte a encher-nos a alma.

segunda-feira, abril 02, 2007

Cavaleiros da esperança

Antes da partida, um belo convívio, com a presença do NQA Prof. José Tomaz, com palavras de grande confiança no futuro do SPORTING, que me encheram de satisfação. No início desta época, senti que o SPORTING tinha, como nunca, as pessoas certas nos lugares certos. Ouvir alguém com o prestígio de Tomaz dar conta disso mesmo é muito consolador e muito mobilizador. Pela minha parte, declaro a minha inteira disponibilidade para colaborar em tudo quanto possa ser útil. O SPORTING, paixão antiga e que parece sempre tão jovem, merece tudo.
No Estádio, bela assistência para uma segunda-feira à noite, ambiente entusiástico, num jogo em que petardos só à baliza do Beira-Mar. O SPORTING fez uma excelente primeira parte. A exibição de Nani encantou-me. Em vésperas de poder renovar o contrato, o jovem ariete leonino realizou um jogo que só um trabalho psicológico muito importante à retaguarda tornou possível. O que demonstra que, também no banco, o SPORTING tem as pessoas certas nos lugares certos. Por isso, os sportinguistas devem meditar bem no apelo feito por Paulo Bento na conferência de imprensa a seguir ao jogo, pedindo aos adeptos que façam os jogadores sentirem-se bem quando jogam em Alvalade.
Quanto à luta pelo título, creio que ninguém negará que o SPORTING da primeira parte jogou melhor do que qualquer dos seus rivais no jogo da Luz. Cada vez mais me convenço de que a nossa sorte depende do desempenho dos jogadores mais jovens. Os consagrados (Ricardo, Polga, Caneira, Liedson) estão em forma e vão render de certeza. Os jovens são (ainda) uma incógnita. Veremos como Moutinho, Veloso, Yannick, Nani e Companhia conseguirão reagir à pressão destas autênticas finais que temos pelo caminho. É por isso que a exibição de Nani esta noite representa o melhor dos presságios. Se o mais vulnerável de todos os nossos jovens craques arrancar uma ponta final de época ao nível do que sentimos está ao seu alcance, tudo pode acontecer. Eles são os nossos cavaleiros da esperança...

Ainda o clássico dos petardos

Ao contrário do que a insuportável arrogância lampiã proclamou ao longo de duas (longas) semanas (aliás, potenciada pelo beato Santos, que anunciara que o Benfica seria líder às 23h00 de domingo...), o clássico do dia das mentiras, também conhecido como o clássico dos petardos, manteve os encarnados no segundo lugar, e com muitas hipóteses de estarem em trânsito para o terceiro. Uma bela machadada na basófia arrogante dos benfiquistas, que só não foi maior porque lá arranjaram um auto-golo que lhes permitiu «salvar os móveis».
Mas, devo dizer que uma das coisas que mais me impressionou no jogo de ontem foi aquilo que aparentou ser uma grande fragilidade física do FC Porto no último quarto de hora, em que manifestamente faltaram pernas para acompanhar alguns dos jogadores adversários. O FC Porto parecia um conjunto completamente esgotado naqueles minutos finais. Será só sensação?

domingo, abril 01, 2007

A 24 horas do jogo com o Beira-Mar

O empate na estriqueira adensa ainda mais a expectativa para o jogo de amanhã com o Beira-Mar. O destino parece querer obrigar o SPORTING a continuar a pensar no título. Não apenas por podermos ganhar dois pontos a cada um dos adversários, como pelo facto de o jogo da Luz ter revelado duas equipas muito mais débeis do que seria de esperar. A verdade é que Benfica e Porto jogaram esta noite muito poucochinho e, assim, o sonho de ver os nossos meninos campeões já esta época ganha figura. O SPORTING sai muito favorecido da comparação entre o jogo de hoje e o de há quinze dias no Dragão. Se adicionarmos a isto as jogatanas feitas pelos nossos jovens craques nas selecções, pode estar criada a base psicológica de que precisamos para virar o campeonato a nosso favor. Meus amigos, os factos a isso nos obrigam: vamos sonhar!...
Uma pequena nota sobre o rebentamento de petardos na Luz. Para quem, como eu, esteve há alguns anos atrás no Estádio Nacional, vendo cair um very-light sobre o nosso público, matando um adepto, facto que não inibiu a nojenta equipa que ganhou esse jogo de festejar a vitória como se nada se tivesse passado, com o assassino abraçado aos jogadores do slb, custa muito ouvir falar sobre o rebentamento de petardos em campos de futebol sem que ninguém pergunte ao "maior clube do mundo" se ainda não terá passado o tempo necessário para fazer o tal jogo que prometeram para compensar a família do adepto assassinado nessa tarde. A falta desse jogo representa o quadro mais perfeito daquilo a que chamam a "instituição". Não têm palavra, não têm vergonha, não têm moral.

A mente parada

O beato Santos - que, depois de ser o «engenheiro do penta» se tornou no «engenheiro do tenta»- queixou-se de ter sofrido um golo de bola parada. Já é uma moda...
Mas é preciso topete ser dito por quem empatou o jogo com o FC Porto com um auto-golo do adversário, na sequência de um livre!

O empate do dia das mentiras

O jogo do dia das mentiras acabou com um empate. Há quem diga que é o melhor resultado para o NQC.
Mas eu junto-me a Paulo Bento. O melhor resultado para o Sporting é ganhar amanhã ao Beira Mar!

Sondagem NQC71

Os nossos leitores votaram.
Está feita a escolha:
Se o Benfica não ganhar a festa também é nossa!!

Dia das Mentiras

Deixemo-los então degladiarem-se no dia das mentiras. Nada mais adequado...