quarta-feira, dezembro 31, 2008
O lampião do ano
segunda-feira, dezembro 29, 2008
Roubos...
quinta-feira, dezembro 25, 2008
Prenda de Natal
Feliz Natal Verde!
O Sporting nasceu um dia
Sob o signo do leão
Nós aprendemos a amá-lo
E a trazê-lo no coração
E gritem todos comigo
Viva ao Sporting !
Rapaziada quer se possa
Ou se não possa
A vitória será nossa
Viva ao Sporting !
Rapaziada oiçam bem o que eu lhes digo
E gritem todos comigo
Viva ao Sporting !
Rapaziada quer se possa
Ou se não possa
A vitória será nossa
Viva ao Sporting !
Bandeira verde o Leão
E uma esperança sem fim
Muita fé no coração
O sportinguista é assim
E gritem todos comigo
Viva ao Sporting !
Rapaziada quer se possa
Ou se não possa
A vitória será nossa
Viva ao Sporting !
Rapaziada oiçam bem o que eu lhes digo
E gritem todos comigo
Viva ao Sporting !
Rapaziada quer se possa
Ou se não possa
A vitória será nossa
Viva ao Sporting !
Ai vamos lá cantar a marcha
Que é a de todos nós
Cantam todos os do Sporting
Desde os netos até aos avós
E gritem todos comigo
Viva ao Sporting !
Rapaziada quer se possa
Ou se não possa
A vitória será nossa
Viva ao Sporting !
Rapaziada oiçam bem o que eu lhes digo
E gritem todos comigo
Viva ao Sporting !
Rapaziada quer se possa
Ou se não possa
A vitória é sempre nossa
Viva ao Sporting !
terça-feira, dezembro 23, 2008
Perturbações
segunda-feira, dezembro 22, 2008
Deus IV (O Chamamento)
Os lampiões recorreram para a secretaria, acusaram o árbitro, gritaram e espernearam... Mas não venceram - como dizem as escrituras!! Mais uma prova de que Deus não dorme. Oremos!!
Pai Natal ...
PS - Herói de Estugarda ...
Tem cuidado ao passar pela fila 15 ... nunca me enganaste ... és um lampião do mais emporcalhado que existe ... e, por isso mesmo, não és digno de frequentar Alvalade!
sexta-feira, dezembro 19, 2008
Deus III
Fora Lampiões Porcalhões!
Hallo München, der löwe ist da!
Ó cervejarias da cidade bávara, previnam-se para a chegada do NQC71! Ó ninfas do Isar, alegrem-se com o regresso desse Jörg befürchtet! Ó orgulho alemão, prepara-te para sucumbires à alma lusitana! Ó colossal Bayern, vais-te vergar à jovem armada verde e branca!
Olá, Munique, aqui está o leão! Hallo München, der löwe ist da!
Reviravolta
quarta-feira, dezembro 17, 2008
Susto em Santa Maria
Quando recuperaram do choque, os meninos lá perceberam que se tratava de uma iniciativa de charme do Benfica.
Pena não ter ocorrido aos promotores da bondosa iniciativa que nenhum dos dois craques fala português...
domingo, dezembro 14, 2008
Aniversário
Obrigado pela lembrança
Veja-se o sucedido com o aniversário, que hoje se assinala, da mais perfeita de todas as tardes do futebol português (salvé, ó 14 de Dezembro de 1986!...), que dá, aliás, o mote ao nosso blogue.
Este ano, o outrora conhecido como grande clube da Luz não esteve com meias medidas - antecipou-se a toda a gente (incluindo, porca miséria, a nós próprios aqui no NQC71) e, como se o 14 de Dezembro fosse dia de santo, decidiu comemorar de véspera!
Mesmo ultrapassados, temos de agradecer a iniciativa, em particular ao sr. Henrique Flores, que, mexendo-se com dificuldade no meio de um sobretudo muito apertado e de uma data de cachecóis assertoados que quase o afogavam (cheguei a pensar que o Leixões-Benfica se estava a disputar na Gronelândia), teve o génio de reservar a estrela da companhia para bater o último penalty. Um grande bem-haja também ao próprio jogador, de seu nome Rozé Antonió Rei-és, para seguir a impecável pronúncia castelhana do Valdemar lampião.
Enfim, graças a estes homens bons, a Taça está limpa!
Passem um bom 14 de Dezembro e... obrigado pela lembrança!
quinta-feira, dezembro 11, 2008
terça-feira, dezembro 09, 2008
Basileia
sexta-feira, dezembro 05, 2008
Concentração
quinta-feira, dezembro 04, 2008
O BOTA DE MERDA!
"Numa escola aqui de Luanda, o professor de educação física perguntou:
- Kizua, quem é o Bota de Ouro?
- Cristiano Ronaldo mas o sô psôr sabe quem é o Bota de Merda?
-Não. Quem é?
- O guarda-redes do Benfica!" (sic).
Bendita Máfia
Faltou frisar que, não fosse essa organização de benfeitores, as pobres moças nunca se livrariam da máfia encarnada!!
À beira da qualificação
quarta-feira, dezembro 03, 2008
Nota positiva
terça-feira, dezembro 02, 2008
Prémios
O prémio vai para aquela criatura que ontem, antes do golo do Ó, exibia um cartaz em que dizia Vimo-nos gregos, mas estamos em 1º.
Deus II
Aguardo com espectativa novas iguarias deste especialista ovíparo!
segunda-feira, dezembro 01, 2008
Sejamos claros
DESTA VEZ O ARTISTA CHAMOU-SE GOMES...

O paradigma da actuação do Sr. Gomes – ao que se diz pertence à nata dos "sopradores do apito" em Portugal – vai certamente ser aferido a partir dum golo que o sujeito, com a colaboração do respectivo auxiliar, não validaram, supostamente porque não terão visto a bola entrar na baliza.
Claro que as circunstâncias que rodearam a análise do lance dão grande margem aos analistas cúmplices de toda a “engrenagem” que comanda a arbitragem cá do burgo para invocarem a dificuldade de ajuizamento da situação, desculpando o erro cometido com as condições de deficiente visão da correcta posição da bola quando o seu perímetro ultrapassou completamente a linha de baliza. Aliás, foi só ouvi-los nas rádios e televisões após o jogo… Coitadinhos do Gomes e do seu auxiliar que não viram (?) a bola entra na baliza…
Dou-lhes “de barato” essa argumentação que até pode convencer os incautos e os de boa fé…
Mas clarinho como água foi o que ocorreu logo aos 2 minutos numa entrada por trás de João Alves sobre Izmailov dentro da área do Guimarães – Penalty indiscutível !!! O Gomes seguia a jogada e o seu auxiliar, esse, tinha o campo totalmente aberto para ver ( e viu !!!) o que se passou !! Estava ali, a meia dúzia de metros sem ninguém a obstruir-lhe a visão !! Que aconteceu ?? Nada… Para a semana lá estará o Gomes a apitar noutra freguesia como se tivesse feito o melhor trabalho do mundo...
Enfim, a saga continua e a mediocridade e vergonha permanecem impunes !!!
Foi contra estas adversidades que o NQCLUBE soube mais uma vez dar uma resposta condigna, arrancando uma exibição suficientemente segura e convincente que lhe permitiu arrecadar uma justíssima vitória. Tal como há umas semanas atrás, em Vila do Conde, contra o Rio Ave, lá teve o SPORTING que marcar mais golos do que aqueles que lhe foram creditatos…
Será sina ?
Sina não é... é talvez outra coisa bem evidente, aliás... é só ver...
domingo, novembro 30, 2008
Concentração
Faço, por isso, um apelo aos melhores adeptos do mundo para que não se esqueçam da responsabilidade desta condição que não devem querer perder. Contra tudo e contra todos, incluindo contra o sr. Duarte Gomes, vamos ganhar ao Guimarães. Acarinhando os jovens, apoiando a equipa, sobretudo quando ela mais necessitar. Unidos. Sempre unidos. Deixemos as vaias, a maledicência, o bota-abaixismo e a descrença para os outros. Nós somos os melhores adeptos do mundo!
Concentração NQC71 na Nova Lisboa, às 18,00 horas. Que não falte ninguém. Todos a Alvalade. Alma até Almeida! Força, SPORTING!
sábado, novembro 29, 2008
Que vergonha...
Hoje, em vez de destacar o facto de Quim ter conseguido sofrer 11 golos numa semana, ou de Quique ter desatado aos gritos no treino, o ex-jornal preferiu virar-se para o SPORTING. A parangona é Liedson está no mercado, podendo sair já em Janeiro, o que, segundo "A Bola", agita Alvalade. Sobre o possível regresso de Vukcevic e a reunião de ontem do montenegrino com Ribeiro Teles e Pedro Barbosa, nem uma pequena referência, pelo menos na primeira página.
Isto é jornalismo? É claro que não. Isto é uma bosta. O produto ordinário que o sr. Serpa (que já saiu do Sindicato) coloca nas bancas todos os dias é pura propaganda, cada vez menos encapotada. Ai que vergonha sentiriam, se cá estivessem, os homens que criaram aquele jornal...
quinta-feira, novembro 27, 2008
Erros meus...
Quanto ao Barcelona, quem sabe se não nos voltaremos a ver esta época. Talvez então venha ao de cima o génio leonino. Até porque o célebre soneto termina assim:
Que Jogo Tão Estranho
Sporting Sempre!
quarta-feira, novembro 26, 2008
Lobito
Mesmo em paragens distantes, o PLA continua a privilegiar os ambientes selectos e cosmopolitas. Um autêntico dandy dos nossos tempos. Um rapaz de bom senso e de bom gosto!...
Concentração
Evocação
Pena que o Fernando Mendes, por erros próprios, não tivesse querido continuar em Alvalade, em vez de andar a saltitar de clube para clube, chegando até à ignomínia de vestir a camisola da galinha, o que arrasa a carreira de qualquer praticante desportivo.
Tantos anos volvidos, faço votos para que este SPORTING de 2008 consiga estar à altura do SPORTING dessa noite de há mais de 22 anos.
Nota
Trata-se de um reconhecimento justo e de um gesto bonito. Revela que a direcção já se apercebeu de que tem de olhar mais para a alma do Clube. O SPORTING deve ser gerido com rigor empresarial, mas não é uma empresa!
Ídolo
domingo, novembro 23, 2008
Dobrámos o cabo Mondego
Agora, vamos lá tratar do Barcelona.
...JÁ AOS 37 MINUTOS, O DIAS DISSE "AO QUE VINHA"...


Por lá deambulou um jovem sujeito que tinha por missão julgar com isenção os lances da partida, de forma a que, para além de eventuais erros que pudesse cometer – só não erra quem nada faz… - mostrasse claramente que, pelo menos, se posicionava equidistantemente em relação aos contendores em presença.
Terá sido isso a que assistimos ??? Digo claramente que NÃO !!!
O que para mim releva no julgamento que acabo de referir não será a decisão em si, mas o patético do seu fundamento. Haverá alguém de boa fé que acredite que neste jogo o guarda-redes ou qualquer outro jogador do SPORTING, aos 37 minutos da primeira parte já estivesse a jogar com o tempo para ganhar o jogo ??? É evidente que não… até o próprio Dias sabia muito bem que não era esse o caso !!!
Simplesmente ao decidir como decidiu, o cavalheiro, logo aos 37 minutos, disse claramente “ao que vinha”…
E “ao que vinha” ele ??? perguntarão vocês…
Analisem serenamente as restantes incidências do trabalho daquele simulacro de árbitro e muito facilmente encontrarão a resposta, verificando que tudo bate certo…
A terminar, daqui sugiro a Paulo Bento que no processo disciplinar que lhe foi movido, para sua defesa, junte como peça instrutória as edificantes imagens do “trabalho” do Dias, para assim fundamentar e provar o que disse sobre a vergonha e o nojo que grassam na arbitragem em Portugal !!!
sábado, novembro 22, 2008
Concentração
A que se deverá?
Ontem, depois desta referência de Mourinho, os jornalistas procuraram o antigo presidente do Benfica, mas este declarou que não se lembra de ter dito que ia ganhar por 3-0. É muito estranho este lapso de memória do sempre bem disposto dr. Vilarinho. A que se deverá?
sexta-feira, novembro 21, 2008
Coentrão
quinta-feira, novembro 20, 2008
Em grande
quarta-feira, novembro 19, 2008
Liga Intercalar
Camisola
E trata-se, para além do mais, da mais linda camisola do mundo!...
terça-feira, novembro 18, 2008
A diferença
Associação criminosa, tráfico de estupefacientes, posse e tráfico de armas de fogo, roubo, incêndio, ofensas à integridade física qualificada. Eis o Benfica.
Generalizações
segunda-feira, novembro 17, 2008
17 de Novembro
domingo, novembro 16, 2008
Mais notícias do crime
Prevenção criminal
sábado, novembro 15, 2008
Concentração
Para a partida com o Leixões, concentração NQC71 na Nova Lisboa às 18,00 horas. Se o sr. Proença deixar, passaremos a noite na frente do campeonato! Força, SPORTING!
sexta-feira, novembro 14, 2008
Solidariedade
Nenhum Clube no mundo tem uma obra como a que é feita pelos "Leões de Portugal", com a atribuição de dezenas de bolsas de estudo (incluindo ao melhor aluno da Academia), que engrandece este projecto desportivo, que os fundadores quiseram, logo de início, que fosse diferente. Em noites como a de ontem, sentimos bem esse âmago especial do sportinguismo, esta forma de estar no desporto e na vida que fez e faz do amor ao nosso Clube uma distinção para quem o sente.
terça-feira, novembro 04, 2008
Concentração
segunda-feira, novembro 03, 2008
4 de Novembro: Yes, we can!
Esta noite em Alvalade, madrugada fora em frente à televisão.
YES WE CAN
PARA QUE CONSTE...

O mês de Outubro valeu ainda mudança de líder, com o Manchester United a ser ultrapassado por Barcelona e Liverpool, isto apesar de os «red devils» terem sido considerados o clube do mês.
Eis o «ranking» (entre parênteses a posição do mês anterior):
domingo, novembro 02, 2008
TEM 3 SÍLABAS... TERMINA EM "....ALHO"... MAS É "RAMALHO"...

O regresso do NQCLUBE às vitórias na Liga profissional de futebol foi ontem abrilhantado por um festival de “bandeirola no ar” protagonizado por um tal de três sílabas e terminado em “....alho”, mas que é Ramalho.
Na segunda metade da segunda parte, em fase crucial do jogo e num curto espaço de tempo de menos de 20 minutos, essa sinistra personagem “desarrincou” 3 foras de jogo em jogadas eminentemente perigosas do ataque do SPORTING – uma das quais até redundou em golo limpo mas anulado, - cotando-se assim como o mais eficaz elemento da defesa do Rio Ave.
Foram, porém, 3 foras de jogo que só o “artista” descortinou, vá- -se lá saber porquê...
Vendo e revendo as imagens televisivas, constata-se que o dito Ramalho estava muitíssimo bem posicionado para “ver” que nem Liedson nem Izmailov (duas vezes) estavam em posição ilegal.
As imagens provam que ele não podia “ver” qualquer fora de jogo desses jogadores já que as referidas imagens evidenciam que qualquer dos atletas tinha entre eles e a linha de baliza o número suficiente de adversários para estarem em posição correcta (quantas vezes acontece que defesas em cima da linha de golo, encobertos pelos postes, enganam os “ramalhos”... mas não foi o caso !)
Provando as imagens televisivas que o campo visual do Ramalho só lhe permitia ver que os jogadores em causa não estavam deslocados, é óbvio que não foi por deficiente posicionamento que o Ramalho “inventou” os ditos foras de jogo...
Terá sido por incompetência, como sugeriu, por exemplo Jorge Baptista, em comentário na SIC ?
Não creio ! O homem até é internacional, portanto do melhor que temos cá no burgo...
... e os erros foram demasiado grosseiros para serem levados à conta de incompetência...
Tanto quanto se sabe, não sofrendo o dito Ramalho de “Parkinson precoce” causador de incontroláveis acessos de tiques que o levassem a, descontroladamente, levantar o braço - ainda por cima logo aquele bracinho que empunhava a “bandeirinha”... - eu deixo aqui uma pergunta “à Jardel” – PORQUE SERÁ ????
Responda quem souber...
(eu cá não sei pela certa, mas... desconfio...)
quarta-feira, outubro 22, 2008
Final da Taça
Concentração
quarta-feira, outubro 15, 2008
domingo, outubro 12, 2008
HÁ QUE REFLECTIR...

A entrevista dada pelo Dr. Filipe Soares Franco, Presidente do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, a diversos órgãos da comunicação social na passada 6ª feira – Diário de Notícias, Record e Diário Económico – constitui uma verdadeira pedrada no charco e espero bem que seja o ponto de partida para uma profunda e adequada reflexão de todos os sportinguistas no que respeita à sua atitude face ao clube. Exemplo disto foram as reacções que se seguiram e de que adiante me socorrerei.
Para começar, e quanto ao efeito imediato da entrevista, foram significativas as palavras do Dr. Manuel Pinto Coelho ao referir que a "Declaração abanou-me. Abanou os meus alicerces de sportinguista....".
A “praxis” democrática faz do substracto humano das instituições o seu verdadeiro motor, que naturalmente potenciará outros aspectos estruturais não menos importantes, mas sempre dependentes da dinâmica que o referido substracto humano for capaz de lhes imprimir. Quero com isto dizer que o SPORTING será aquilo que os seus sócios forem capazes de dele fazer !
Quanto a este aspecto o diagnóstico foi claro – há falta de militância.
Encaro esta muito lúcida observação com um duplo alvo.
Em primeiro lugar, dirigida aos adeptos que poderiam ser sócios e assim alargar o real universo do NQCLUBE. Este factor, se por um lado tem causas que radicam em manifestas insuficiências de iniciativa interna, havendo que tomar medidas que apelem a novas adesões, tem sobretudo mais a ver com a clara situação de crise que a nossa sociedade atravessa, onde as dificuldades do quotidiano são cada vez mais preocupantemente evidentes.
Disse, e muito bem, o Dr. Ernesto Ferreira da Silva – “... a base de apoio existe. Problema é levá-los a envolver-se. Há causa internas e externas. A globalização, o custo de vida e os horários dos jogos por uma lado, mas também o falhanço da área comercial.”.
( Aproveito para apelar a que meditemos sobre os “el dorados” que nos foram então acenados pelos precursores dos neoliberalismos globalizadores da Sra. Thatcher e do Sr. Ronald Reagan e tão triunfalmente celebrados nas teses que se lhe seguiram sobre o “fim da história” papagueadas pelos Fukuyama’s e Cia... Foi o endeusamento do sacrossanto mercado, essa realidade absoluta que em si tudo continha, inclusivé a capacidade para se autoregular e autoregenerar... Agora, pelos sete cantos do mundo, não há quem não reclame a intervenção do Estado, então tão vilipendiado e tido como uma força de bloqueio ao desenvolvimento... Está à vista o embuste com que nos tentaram intoxicar... Mas isto são prédicas para outras paróquias, ainda que aqui deixe o apontamento).
O outro alvo das palavras do Presidente do SPORTING são aqueles sócios que, sendo-o, deveriam assumir uma postura mais actuante e consequente no apoio ao Clube e às suas representações, devendo ter bem presente que se à partida votaram neste ou naquele candidato, em quem eles efectivamente acabaram por votar foi no SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, pelo que atitudes como a de “fazer oposição” têm de ter uma formatação muito específica que não ponha em causa o apoio inequívoco a quem veste a camisola do NQCLUBE.
A propósito, recordou Fernando Mendes, um dos nossos “grandes capitães” – “Lembro-me de um jogo como FC Porto em 61 em que atirámos seis bolas ao poste e no último minuto perdemos. Fomos ovacionados e acabámos campeões. Agora é impossível: na sociedade moderna as pessoas só querem vitórias e não perdoam.” (Como tenho bem presente esse jogo, quanto mais não seja porque, chegado da longínqua África, foi o meu primeiro SPORTING-FCPorto ao vivo... Apenas uma pequena rectificação, meu caro Fernando Mendes, o jogo foi em fins de Janeiro ou princípios de Fevereiro de 1962, e não em 61...).
Exemplos a ter em consideração são, por exemplo as palavras de José Eduardo ou de Bessone Basto que, ultrapassando a sua opção em momento eleitoral, sabem desfraldar a sua bandeira do SPORTING quando declaram que “Apesar de ter feito oposição a Franco é justo reconhecer o trabalho extraordinário que tem feito. Mas no capítulo da relação com os adeptos há muito a fazer” (José Eduardo) ou “Concordo com Soares Franco e a partir de hoje estou com ele. É importante que as pessoas percebam que temos de lutar todos para o mesmo lado. O Sporting tem de sair desta crise” (Bessone Basto).
Comentando a entrevista do Dr. Soares Franco, sublinho a análise correcta do Dr. Aguiar de Matos quando refere que “ É capaz de ter razão e isso reflecte-se no facto de não ter aumentado o número de sócios. O adepto do Sporting tem uma postura muito acomodada. Quer os êxitos mas não faz muito por isso.”.
Creio que tudo isto são dados mais do que suficientes e diversificados para que, no intervalo das preocupações quotidianas em que a actual crise social nos mergulhou, ao arranjarmos espaço e tempo para reflectir sobre o NQCLUBE, saibamos estar à altura de sermos verdadeiros SPORTINGUISTAS, de modo a darmos as respostas que nos cabem.
A propósito, permitam-me respigar parte de um “post” que aqui em tempos deixei:
SER SPORTINGUISTA...
...é ver no SPORTING uma das páginas mais belas das nossas vidas...
... é sentir o SPORTING como uma das realidades mais importantes do mundo...
...é sentir felicidade quando o SPORTING ganha...
... é sentir uma grande tristeza quando o SPORTING perde...
... é sentir um profundo orgulho em ser do SPORTING, quer ganhe quer perca...
... é apoiar sempre, mas sempre, a equipa do SPORTING e todos os que a representam de leão ao peito...
... é tudo isto e muito mais...
MAS SER SPORTINGUISTA...
...NÃO é fomentar a divisão em nome de falsos e vaidosos protagonismos...
...NÃO é enxovalhar na praça pública quem legitimamente representa o SPORTING...
...NÃO é assobiar os nossos atletas quando as coisas correm mal, se calhar exactamente no momento em que se impõe o incentivo...
terça-feira, outubro 07, 2008
Sintonia
segunda-feira, outubro 06, 2008
Este belo jogo
O Cardoso
O Cardoso não se limitou a consentir ou a premiar o anti-jogo, fez ele próprio anti-jogo. Em várias ocasiões, foi ele e não o Porto a travar o ritmo que o SPORTING imprimia ao jogo, tentando alcançar o golo. Para além de influenciar o resultado, começou por influenciar o próprio jogo.
Está em grande o Cardoso.
sexta-feira, outubro 03, 2008
Parabéns à RTP
quinta-feira, outubro 02, 2008
Limpeza
Forza, Napoli! Que a rapaziada da ETAR em frente ao Colombo chore esta noite - jogar com Nápoles e morrer...
Queremos a Taça UEFA limpa!
Passou o Verão!...
quarta-feira, outubro 01, 2008
CEM
Falei com ele há pouco pelo telefone e estava entusiasmado com uma notícia em grande destaque no The Star, jornal malaio, que anuncia para esta noite o regresso de Liedson à equipa do SPORTING. He's back!
No final do telefonema, um pedido: apesar de o SPORTING-Basileia começar às quatro da manhã, hora da Malásia, quer informações minuto a minuto.
Ah, grande Martins!
Cada vez mais...
O facto não justificou nenhum tratamento especial na comunicação social, surgindo apenas no habitual rol de castigos da jornada. E está muito bem assim. Um dirigente do Benfica aos insultos não é notícia. Notícia seria ter um comportamento decente e desportivo.
Para além disso, a multa é só de €200,00 - decerto menos do que o maestro gasta em gel, para reforçar aquele ar de mafioso da Damaia tão do agrado do chamado universo benfiquista.
Não deixa, contudo, de ser engraçado notar as diferenças entre o comportamento real do personagem e a imagem imaculada de que dele faz passar a máquina de propaganda. O rapazinho meio totó, muito puro, sempre de lágrima ao canto do olho pela galinha, afinal cospe no chão, chama nomes ao árbitro e o mais que, a seu tempo, revelará ao mundo.
O que não quer dizer que não constitua um exemplo para todos os benfiquistas. Cada vez mais...
terça-feira, setembro 30, 2008
Concentração
sábado, setembro 27, 2008
Força, SPORTING!
sexta-feira, setembro 26, 2008
Vésperas
1. Passe o que se passar acabará esta quarta jornada à frente do seu adversário de amanhã e do FC Porto.
2. A equipa tem demonstrado neste começo de temporada estar muito mais consistente do que o adversário. O Sporting é, neste momento, muito melhor equipa do que o Benfica.
3. Rui Patrício, Abel, Polga, Tonel, Grimi, Miguel Veloso, Rochemback, João Moutinho, Romagnoli, Derlei (ou Postiga) e Djaló. Analisando jogador a jogador é difícil não chegar à conclusão que é um onze que chega para qualquer onze que o Benfica possa apresentar amanhã.
4. O Sporting de Paulo Bento tem demonstrado uma especial apetência pelos chamados jogos grandes, revelando muita competência na forma como são preparados e abordados cada um desses confrontos.
4. Eis alguns motivos para termos confiança. Mas a confiança tem de ser demonstrada dentro de campo com muito trabalho e entrega da parte de todos.
5. É evidente também que há contras. O jornal oficial do Benfica, aquela escarreta em forma de papel designada A Bola, iniciou hoje a sua tarefa de condicionamento da arbitragem, que estará a cargo do conhecido benfiquista Duarte Gomes. Veremos. Caneira, Izmailov e Vuckevic lesionados. Luisão não joga: é a maior baixa de todas para o lado do Sporting.
6. Força leões!
domingo, setembro 21, 2008
Já estamos isolados no primeiro lugar...
Força Paços.
Viva o Sporting - Sempre!
sábado, setembro 20, 2008
Concentração
sexta-feira, setembro 19, 2008
Dois minutos...
A carreira da equipa neste início de época tem sido triunfal. Repare-se que ontem até conseguiram, pela primeira vez, estar a ganhar. Foram dois minutos para mais tarde recordar...
Estivemos Melhor ...
Reagimos de imediato e foi restabelecida a justiça no marcador.
O inimigo voltou a disfarçar a miséria futebolística com a vaca do costume - e um resultado que já cheirava a goleada acabou por revelar-se pela margem mínima.
Mas o mais preocupante para a equipa de carnide é o facto de os seus atletas não aguentarem 90 minutos de jogo - mais uma vez foi penoso assistir àquele festival de cãibras, lesões musculares e desistências...
Abrem-se boas perspectivas para a segunda mão - a eliminatória está perfeitamente ao nosso alcance.
Força NÁPOLES!
quarta-feira, setembro 17, 2008
Felicidades
A formação de uma equipa
segunda-feira, setembro 15, 2008
Alerta geral
Entretanto, segundo fontes da Europol, assistir-se-á em Nápoles a uma das maiores concentrações transnacionais do crime dos últimos anos, admitindo-se mesmo que possa chegar a este encontro uma mensagem encriptada enviada por Ben Laden aos participantes nesta cimeira, onde deverão marcar presença alguns dos cadastrados considerados mais perigosos de toda a Europa, Argentina, Paraguai e até das Honduras. «Tutti quanti!», exclamou um comissário dos carabineiros em Nápoles, quando interrogado quais seriam os elementos mais perigosos que podiam vir a marcar presença naquele que já é considerado como um dos grandes acontecimentos de cena criminal das últimas décadas.
domingo, setembro 14, 2008
Ansiedade
sábado, setembro 13, 2008
ESTE É UM DOS NOSSOS ORGULHOS !

No NQClube os “projectos” não se inventam porque um qualquer fora-de-série nos cai do céu aos trambolhões, sem que para isso algo se tivesse feito.
No SPORTING, fomenta-se, forma-se, e nada acontece por acaso...
O que se segue é disso exemplo.
Para que conste, permito-me transcrever esta nota publicada no site http://www.sporting.pt/

"12-09-2008
ONDA VERDE VOLTA A INVADIR O PAÍS
As primeiras semanas de Setembro, marcam o regresso à actividade desportiva de mais de 3.000 jovens, com idades compreendidas entre os cinco e os 15 anos de idade, que militam naquele que é, reconhecido como um projecto de sucesso de formação futebolística em Portugal: as Escolas Academia Sporting. Os mais de 3000 atletas inscritos, 20 escolas espalhadas de Norte a Sul do país, são números que atestam bem a validade deste inovador projecto, lançado pelo Sporting, na época de 2006/2007 e que vai entrar na sua terceira época.
As Escolas Academia Sporting combinam na sua génese a tradição do Sporting, os ensinamentos colhidos ao longo dos anos e a excelente qualidade dos técnicos, para formar jovens valores de acordo com os pergaminhos centenários do Sporting, não só na área desportiva, mas também na vertente humana. Aquele que é apontado como o clube, em Portugal, com maior taxa de sucesso na área de formação do futebol juvenil, recrutando e seleccionando jovens valores de todo o país, já recrutou, para as suas equipas de formação, 21 jovens atletas oriundos das Escolas Academia Sporting, número que traduz a validade do projecto.
O actual modelo de formação de jovens valores do Sporting já existe em 20 pontos de norte a sul do país, a saber: Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Alfena, Oiã-Aveiro, Marinha Grande, Gaeiras-Óbidos, Turcifal-Torres Vedras, Almeirim, Samora Correia, Póvoa de Santa Iria, Alta de Lisboa, CIF-Restelo, Carcavelos, Manique, Cacém, Sintra, Corroios, Setúbal, Lagoa (João Moutinho) e Faro. As duas épocas já realizadas permitiram para além do desenvolvimento desportivo e intelectual dos jovens atletas, a vivência de momentos inolvidáveis, como a possibilidade de jogar no Estádio José Alvalade, na Academia Sporting/Puma, entre outras actividades exclusivas relacionadas com o universo Sporting.
Num futuro, que se augura como auspicioso, é intenção da Coordenação das Escolas Academia Sporting - que recorde-se opera numa lógica de dentro do clube para o exterior - manter os elevados padrões de qualidade que caracterizam o projecto, nomeadamente através de um rigoroso e criterioso processo de selecção de novos parceiros, bem como um contínuo acompanhamento das unidades existentes. “O grande objectivo continua a ser inovar, pelo que, para o futuro estão reservadas novas ideias que, uma vez mais, vão permitir manter-nos na linha da frente, na formação de jovens valores”, reconhece Diogo Matos, Coordenador das Escolas Academia Sporting."
Não é por mera coincidência que na edição deste ano da Liga dos Campeões da Europa - em que Portugal está representado pelo NQClube e pelo FCPorto - só 3 dos 32 clubes que nesta Liga participam, tem mais jogadores inscritos que o SPORTING oriundos das respectivas camadas jovens.
Mais considerações para quê ?
A realidade fala por si.
Parabéns!
sexta-feira, setembro 12, 2008
Um Nojo!

E em cinco dias úteis o referido diário dedicou cerca de 20 (vinte) páginas a um (até agora incógnito) cidadão hondurenho…
Mais, o falido pasquim teve o despudor de enviar jornalistas à terra natal do cavalheiro para se inteirarem duma "receita de batido" de banana que o mesmo bebia enquanto menino - por sinal, num botequim de aspecto tão mal cheiroso como a pocilga para onde agora vem chafurdar.
Estou a falar, claro, do “Rei” David Suazo.
Ponta de lança temível – com “arranques mortíferos”, dotado de velocidade "decisiva para desiquilibrar a defensiva adversária".
Patrão da selecção nacional da grande potência do futebol mundial que é as Honduras – apenas com uma presença ridícula na fase final do Mundial 82, em Espanha.
Referência do futebol moderno – “não se calou durante todo o jogo e mostrou ser muito expressivo dentro do campo”.
E além de tudo isto, como se já não bastasse, “deixa o sorriso, a tranquilidade e a humildade como imagem de marca”.
Enfim, para o Benfica, como não podia deixar de ser, tinha de vir o melhor, e à escala Planetária – só há um pequeno pormenor …
… é que ainda ninguém o viu jogar à bola…
Alerta
quinta-feira, setembro 11, 2008
quarta-feira, setembro 10, 2008
Pois é...
Recorde-se que se tratava de um jovem extremo muito promissor e, para além disso, um rapaz modesto e humilde. Não fazia segredo do seu inveterado sportinguismo, declarando que jogar em Alvalade representava o maior sonho da sua vida. Foi esse o seu azar. O sr. Vieira, que gere a "instituição" como nem uma associação de bairro deve ser dirigida, decidiu picar a direcção do SPORTING e acenar ao rapaz com um contrato muito acima do que o SPORTING lhe poderia pagar e do que o jogador efectivamente valia. O gesto de Vieira foi completamente idiota, dado que o SPORTING, que tem uma escola de jogadores a sério, fez desde logo saber que só o amor desmedido do jogador pelo Clube o poderia levar a admitir a contratação.
Os cifrões acabaram por falar mais alto e o Fábio lá se deixou seduzir. Com a assinatura do contrato, o jovem jogador mudou por completo. Ainda ao serviço do Rio Ave, passou a armar-se em vedeta, começou a faltar aos treinos, agrediu um árbitro e, como é óbvio, perdeu o lugar na equipa. Perante este quadro, alguém ouviu algum responsável pelo Benfica dizer qualquer coisa que pudesse levar o jovem a retroceder e a mudar a sua atitude pertante a vida? Nada. É o Benfica no seu melhor...
Já de galinha ao peito, o promissor jogador que despontava em Vila do Conde perdeu-se por completo. De empréstimo em empréstimo, rumou este ano a Saragoça, envolvido na transferência daquele craque (um dos três melhores do mundo na sua posição, segundo o maestro rançoso) que estava afastado do futebol e que tem aspecto de arrumador de automóveis. Já em Espanha, Fábio não perdeu tempo a mostrar os seus atributos - não os futebolísticos mas os da estróina. Numa destas noites, tal era a festa em sua casa que os vizinhos tiveram de chamar a polícia. De um lugar na equipa está afastado, mas uma alcunha já ganhou - é o Fábio... Cointreau!
Na história infeliz deste jovem, o Benfica fez o papel de droga e Vieira de dealer que o aliciou. É esta a condição a que o Benfica desceu sob a direcção de um presidente que tanto entusiasma os seus adeptos. Aqueles, poucos, que têm consciência disso, calam-se com vergonha. Ou outros, que são a maioria, assobiam para o lado, com aquele ar papalvo que os distingue. Para eles, estas histórias pouco importam. É o Benfica. Pois é...
domingo, setembro 07, 2008
Uma ida ao andebol
1. A equipa tem ainda muito trabalho pela frente, revelou muitas deficiências sempre que jogou em superioridade numérica, uma eficácia baixíssima no contra-ataque (um clássico ponto-forte do nosso andebol nos grandes tempos), com muitas falhas nos lances em que um jogador surge isolado frente ao guarda-redes contrário, dificuldades em lidar com a meia-distância contrário.
2. Apesar de tudo, a equipa é muito melhor do que no ano passado. Finalmente, temos um pivot de grande qualidade e vê-se que ali há material para fazer coisas boas.
3. A equipa precisa de ser mais vibrante, para também contagiar o público. Na fase decisiva do jogo, em que tinha dois golos de vantagem a cinco minutos do final, pareceu abúlica, quase que assistindo com «naturalidade» à reviravolta adversária. É preciso mais nervo, mais «raça». Até para que mais público compareça aos jogos e o apoio crescer. A equipa tem de «ligar» com o público, o que não aconteceu. É preciso ESFORÇO, DEDICAÇÃO, DEVOÇÃO.
4. Arbitragem inacreditável, da que dizem ser a mais promissora dupla nacional. Por amor de Deus! Se assim é, estamos tramados. Uma disparidade de critérios inaceitável. O Sporting teve um jogador excluído aos 38 segundos, sem o atleta ter antes recebido nenhum cartão amarelo (!), o Madeira SAD só perto do intervalo, com o critério (correcto) da primeira falta grave de cada jogador corresponder a um cartão amarelo. Faltas iguais punidas de forma diferente, quase sempre em prejuízo do Sporting.
5. Pouco público (250 pessoas, para aí). O Sporting merece mais. O Sporting É mais. Era bom que muitos dos que gostam de pregar sobre a necessidade do clube ser ecléctico, da falta que faz um pavilhão (o que ninguém ignora), do «antigamente é que era bom», do «homem da bandeira» e coisas que tais, comparecessem nestes jogos. Para terem autoridade para falar.
sexta-feira, setembro 05, 2008
"A BOLA" MENTE !!!

“.......
Certo é que, João Moutinho, ao contrário do que foi ontem noticiado pelo jornal “A Bola”, não reclamou, junto da SAD leonina, qualquer percentagem relativa à recusa de uma alegada proposta do Everton. O emblema inglês demonstrou interesse na contratação do capitão leonino, fez uma abordagem junto da SAD, através do representante do atleta, Pini Zahavi, mas não efectuou nenhuma proposta por escrito. João Moutinho nada solicitou ao Sporting, e não existem divergências relativamente à interpretação do contrato.”
Face ao que se acaba de transcrever, há uma óbvia conclusão: “A BOLA” (suposto jornal de informação desportiva mas que mais não é do que um jornal de propaganda ao serviço do clube de Carnide usando uma estratégia de baixa e grosseira manipulação bem ao estilo do sr. Joseph Goebbels) MENTE DESCARADAMENTE !!!
Nada a que esse jornaleco execrável não nos tenha já habituado, a nós, sportinguistas ...
... de qualquer forma, aqui fica o registo... e o aviso...
Meus amigos, parafraseando Pessoa, direi que "estas são malhas que O SISTEMA ao serviço da "instituição" vai tecendo !!!"
quinta-feira, setembro 04, 2008
Ricardo Costa, sempre ao serviço da «instituição»
2. Sucede que esse adepto encarniçado é agora presidente da Comissão Disciplinar da Liga e recusa-se a dizer publicamente com que clube é que simpatiza, o que constitui uma suprema hipocrisia, além de uma cobardia sem nome. Toda a gente tem direito a ter um clube. Mais: quem é titular de um cargo destes devia ser obrigado a fazer uma declaração pública de interesses, incluindo - por se tratar essa a área em que se movimenta -, qual é o clube em que milita ou com quem simpatiza.
3. Em todos os seus actos como presidente da CD da LIgaa, Ricardo Costa tem, obviamente, conduzido os processos da forma que mais agrada ao Benfica. Em todos os seus actos, repito.
4. As multas pecuniárias para punir AGRESSÕES aos fiscais de linha do jogo entre Benfica e FC Porto, cometidas por adeptos do Benfica, são patéticas e constituem um precedende perigosíssimo. A partir de agora, há uma tabela: bater num fiscal de linha custa 1500 euros. A não ser que seja só no Estádio da Luz e se seja adepto do Benfica...
5. É óbvio que está tudo montado para o castigo de 2 jogos a Luisão irá ser reduzido para um. O senhor presidente da CD da Liga quis, obviamente, fazer uma utilização mediática desse castigo, tentando que ele disfarçasse a vergonha das multas por AGRESSÕES aos fiscais de linha... Basta ver as capas dos jornais de ontem, todas com referências ao castigo de Luisão, sem nenhuma referência aos outros «castigos» ao Benfica.
6. Como se julga um génio, outra das suas características é a vaidade e a presunção, ditou um castigo de dois jogos ao rapaz alto, com o óbvio propósito de, perante os recursos benfiquistas, vir a passá-lo apenas para um. A BOLA de hoje, na sua qualidade de jornal do Benfica, já exulta com o facto.
7. Assim se faz a «justiça» no futebol português. A porca da «justiça»
quarta-feira, setembro 03, 2008
A OUTRA "ANUNCIAÇÃO" DO ANJO GABRIEL (que não consta de "A Bíblia", nem esta foto é a do Menino Jesus...)

Esta não lembrava ao “diabo” nem ao “careca”... (esclareço que me limito a citar um ditado popular sem qualquer conotação com o “pequerrucho” Carlos Santos que tentou esganar o bandeirinha Ramalho ou com o Sr. Gabriel, director de comunicação do clube de Carnide...)
Repito, esta não lembrava ao diabo nem ao careca...
Vem agora aquele Gabriel, feito anjo, "anunciar" que a visita do Sr. Vieira à cabine do árbitro foi uma violação involuntária !!!
Involuntária ??? Ora, das duas uma – ou o Vieira não sabia que estava castigado (o que seria estranho) ou então terá havido uns tantos matulões que, atropelando os seus guarda-costas, agarraram no homem e levaram-no à força, se calhar com ele a gritar em altos berros – "ai que me estão a bater !!!!"
Bem, deixemo-nos de brincadeiras e falemos a sério – o que está verdadeiramente em causa é o despudor de alguém que, sabendo-se disciplinarmente inibido para a prática de determinado acto, não tem qualquer pejo em agir nesse sentido, na convicção que isto é tudo dele, como sendo o novo dono do “sistema” !!!
Sê-lo-à ??? Não sei, o futuro o dirá...
Mas, para já, tem a palavra o conselheiro Costa, que, tomado por Maria, poderá ter sido o destinatário da "anunciação" do anjo Gabriel... Esperemos que desta vez não acredite no Espírito Santo e lhe faça ouvidos moucos... Ou não fará ??? Depois de simples multazecas para punir as castanhadas nos bandeirinhas do jogo contra o Porto, já não digo nada...
Mais vergonhas
A vergonha
Mais tarde, o outro bandeirinha foi «atingido na cabeça por uma garrafa de água cheia (...), o que lhe provocou hematoma com corte». Preço: 2000 euros.
O grande justiceiro do futebol português, o lampião Ricardo Costa, não podia fazer melhor.
terça-feira, setembro 02, 2008
Uma palavra de solidariedade aos vizinhos
Liderança, aqui estamos nós!...
E, assim, liderança, aqui estamos nós! Quem sabe se para ficar. Até Maio...
domingo, agosto 31, 2008
Um bom fim-de-semana
No andebol, entrada em grande com uma vitória rotunda sobre o Sporting da Horta.
Os nossos juniores do futebol iniciam o campeonato com uma goleada, apesar de metade da equipa ser constituída por juniores de primeiro ano.
Esperemos que amanhã em Braga possa ser dada continuidade a este belo fim-de-semana com que despedimos Agosto.
5-3...

Os galináceos tomaram o gosto aos 5-3....
Depois de os despacharmos com esta marca nas meias-finais da Taça de Portugal em futebol, foi agora a vez da nossa equipa de futsal lhes aplicar a mesma dose na Supertaça, arrecadando assim o primeiro troféu oficial da época nesta modalidade.
Bom arranque do jogo que nos fez chegar aos 3-0 e depois foi a gestão controlada da vantagem, sem perder a serenidade quando eles reduziam a diferença, situações em que o NQCLUBE repunha o resultado !
Vitória inquestionável da melhor equipa !!!
PARABÉNS, SPORTING !!!!
Os campeões das cãimbras
À espera do doutor Costa.
O doutor lampião Ricardo Costa - que deve estar «doente» com dois empates seguidos a abrir o campeonato- que decida se isto é punível e quanto custa. Porque se for só mesmo uma multazinha, então eu estarei disponível para fazer o mesmo no Estádio de Alvalade a qualquer fiscal de linha como o do jogo com o Trofense...
A não ser que haja uma medida para o Estádio da Luz e outra para os outros estádios... A ver vamos
sábado, agosto 30, 2008
sexta-feira, agosto 29, 2008
O arranque do andebol
Quando a anedota se torna mesmo real
Caso para dizer: foi tudo muito Curto! Paz à sua alma.
O albergue espanhol
Longe vai o tempo em que os benfiquistas enchiam a boca com o facto de não terem estrangeiros na sua equipa. Em 2008, os portugueses já são a minoria. Mais um grande feito da instituição e da sua aposta na formação(ahahahaha)
Parabéns!
quinta-feira, agosto 28, 2008
CONVOCATÓRIA
Na próxima segunda-feira, 1 de Setembro, o NQCLUBE vai até Braga para um jogo da máxima importância neste arranque da Liga.
Proponho que nos encontremos no "Nova Lisboa", às 18.30 horas, e após o repasto rumaremos ao Portela XXI.
Mas este nosso encontro será da máxima importância por um outro motivo. Já no próximo dia 16 de Setembro, 3ª feira, o SPORTING inicia a sua participação na Liga dos Campeões, em Barcelona. Urge definir a nossa participação nessa jornada, que queremos gloriosa, combinando a deslocação do NQC71 a Nou Camp para apoiar a nossa equipa.
ATÉ MORRER, SPORTING ALLEZ !!!!
Barcelona, Basileia ou Donetsz?
Aguardemos agora pelo calendário (que será conhecido dentro de horas). Quanto à deslocação NQC71 da época, há que escolher - Barcelona, Basileia ou Donetsz?
Champions League
A lição de Madrid
Acabou por ser um teste interessante, sobretudo para saber quem é quem no actual plantel do NQC, mas à custa de um risco tremendo de sair do Santiago Bernabéu com um resultado humilhante. Felizmente, isso foi evitado com o decurso da segunda parte. A primeira, repete-se, fica na caixinha dos pesadelos.
terça-feira, agosto 26, 2008
Com os olhos em bico
Acabo de ler, com consternação, a seguinte notícia: «Yu Dabao, avançado chinês do Benfica, fracturou um dedo do pé no decorrer de um treino e vai estar indisponível para a competição para, pelo menos, os próximos três meses.» (in MAIS FUTEBOL)
Indisponível para a competição para, pelo menos, os próximos três meses??? Mas qual competição?
O culto da hipérbole
segunda-feira, agosto 25, 2008
Onda de criminalidade
Só espero ver o cremalheira feliz
Ranço Total ... e Nervosismo!
Depois de um banho de futebol, o Maestro Rançoso a roer as unhas na tribuna.
Ainda mais ridículo que no relvado.
Efectivamente,
Ninguém Pára o Benfica!
(PS- Post que não deverá ser lido pelo NQ e Atento leitor Lampião AB, ou AC)
domingo, agosto 24, 2008
Para além do assalto...
Em matéria de bom futebol, o Sporting surgiu numa bela forma.
VERGONHA !!! ATENÇÃO, O "SISTEMA" ESTÁ VIVO !!!

Centremo-nos no essencial e não percamos tempo com aspectos secundários que podem esbater a realidade dos factos ou distraír-nos da verdade nua e crua – em Alvalade, no jogo inaugural do NQCLUBE contra o Trofense, um tal Paulo Baptista, secundado por um tal Luís cujo outro nome nem me dou ao trabalho de ir ver, protagonizaram uma arbitragem simplesmente miserável e não inocente !!!!
Como é possível contemporizar com a prática reiterada de jogo faltoso de uma das equipas, por vezes a ameaçar a integridade física dos adversários, sem que os amarelos sejam oportunamente mostrados ???
Como é possível que dois cavalheiros, embora não-profissionais, mas bem pagos, decidam que foi dentro da àrea uma falta cometida bem um a dois metros fora dessa mesma área ??? Atenção, não é interpretar determinado lance, não é não ver determinada acção por má colocação ou deficiente visão, não é analisar um lance que ocorre em cima do limite da área, não, não é nada disto !!!
O Baptista e o Luís pura e simplesmente viram o que não existiu – Polga a fazer falta dentro da grande área, quando tal falta ocorre, repito, bem a um ou dois metros do limite da área e só eles a viram ( ou quiseram ver...) dentro da área... Nem preciso das imagens televisivas - que ainda as não vi - para o confirmar !!!
Como é possível que o Baptista não tenha visto (se calhar, viu...) uma carga grosseira sobre João Moutinho, a 5 minutos do fim do jogo, dentro da grande área do Trofense, e, estando em cima do lance e claramente a olhar a jogada, tenha decido que nada acontecera ???
Tudo isto é muito preocupante para que eu me fique, aceitando que estamos apenas perante dualidades de critérios !
Atenção, não está em causa o julgamento de lances que ocorreram e para cuja decisão é soberano o critério do árbitro, discutível ou não, isso é outro aspecto.
Não, nada disto. O Sr. soprador do apito inventou o que, de facto, não existiu, e inventou como muito bem quis e entendeu !!! Se já é muito grave não ver o que acontece, então como classificar "ver" o que não acontece ??? Acho que não é difícil encontrar a resposta...
Não é a tranquila vitória do SPORTING que nos deve distraír de arbitragens escandalosas com aquela a que se assitiu esta noite em Alvalade.
Foi demais ! Isto assim não pode ser !
HÁ QUE, DESDE JÁ, PEDIR CONTAS A QUEM TEM QUE AS PRESTAR !!! CALAR SERÁ CONSENTIR !!! O "SISTEMA" ESTÁ VIVO E BEM VIVO !!! RESTA SABER QUEM O CONTROLA OU QUER CONTROLAR...
sábado, agosto 23, 2008
O princípio
FORÇA LEÕES, FORÇA SPORTING!
sexta-feira, agosto 22, 2008
Ansiedade
quinta-feira, agosto 21, 2008
Parabéns Nelson Évora (para lá da porca)
(Até pode ser que hoje a porca tome banho!)
quarta-feira, agosto 20, 2008
Jogos Olímpicos (IV)
Também refere as verbas auferidas por Rui Silva - convém lembrar, medalha de bronze nos 1500 metros em Atenas 2004 - nos últimos quatro anos, referindo que «não participou» nos Jogos. Talvez conviesse saber que Rui Silva esteve lesionado toda esta temporada, tendo regressado apenas uns dias antes da data final para a obtenção de minímos, não os tendo alcançado, não se deslocando naturalmente a Pequim. A não ser que o camarada Tadeu e a sua pandilha defendam que até de muletas devia ir. Um caso para levar ao Comité Central, talvez. O camarada Tadeu é que sabe.
Jogos Olímpicos (III)
2. No desporto, como em muitas coisas na vida, há dias que correm bem e dias que correm mal. Chamam-lhe a gloriosa incerteza do desporto. Tenho visto todos os dias nas finais olímpicas de atletismo, gigantescas surpresas, com atletas dados como vencedores antecipados a não ficarem sequer nas medalhas. Tyson Gay, por exemplo, nem foi à final dos 100 metros!
3. O que os Jogos de Pequim deixaram claro foi que os atletas portugueses que formam a delegação olímpica, para além dos feitos atléticos que os levam aos Jogos, devem ser alvo de uma formação rápida em contactos com os media. Pelo menos com um pequeno briefing antes de falarem com a comunicação social. O que, obviamente, não sucedeu. A maior parte deles, tirando meia dúzia, são atletas sobre os quais nunca incidiu nenhum foco mediático, muitos nem jornalistas têm a assistir às suas provas de todo o ano, mas nos Jogos são obrigados a lidar com isso. Assim se explicam algumas declarações infelizes. Tem de haver mais profissionalismo nesta matéria. Deve ser para isso que serve o adido ou o assessor de imprensa, também para «treinar» os atletas a enfrentarem os media. Provavelmente, em vez de um assessor, para uns Jogos onde Portugal tem quase oitenta atletas, deviam ser uns três ou quatro. Além do mais, a manhosa figura que foi o adido de imprensa de Portugal nos Jogos de Pequim deve ter mais do que fazer...do que proporcionar esse media training. Mas juntar toda a comitiva antes da partida e dar-lhes duas ou três sessões de media training seria certamente uma boa medida para edições futuras dos Jogos Olímpicos.
4. Mas, já agora, que exista mais profissionalismo em tudo, até nos dirigentes. Antes dos Jogos de Pequim ouvi o senhor chefe da delegação portuguesa a dizer que a escolha de Nelson Évora para porta-estandarte da cerimónia de abertura era motivada pelo facto do Nelson se ter estreado numa grande competição internacional na mesma altura e competição em que o senhor chefe de delegação se tinha estreado nessas funções. Obviamente, e isto nada tem a ver com a figura de Nelson Évora, esta é uma justificação totalmente imbecil e discricionária (vá lá que o senhor chefe de delegação não tinha nenhum primo ou prima a competir...) e absurda. A escolha de um porta-estandarte deve ter um claro significado, deve ser simbólica para o País, não para o senhor chefe de delegação.
terça-feira, agosto 19, 2008
Jogos Olímpicos (II)
Os sportinguistas têm muito orgulho nestes dois grandes atletas e não há nenhum motivo para não continuarmos a sentir esse orgulho.
Obrigado, Naide. Obrigado, Francis.